AQS recentemente montado...!!!

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm

Re: AQS recentemente montado...!!!

Mensagem por Nezocas »

boas pessoal,

é mesmo o multimetro que deu o berro mas só na parte da temperatura.

esta sonda serve para medir temperatura em componentes electronicos, temp. ambiente, liquidos e mesmo chamas (mas sem meter a manga termoretractil em contacto com a chama...claro).

na escala de precisao de 1º ( -20º a 1000º )
na escala de precisao de 0.1º ( -20º a 400º )

até sem sonda ele mede a temperatura ambiente, mas até esta função está "impacada" nos 20/23º

tenho de o levar à casa onde comprei e acçionar a garantia que este brinquedo não foi barato

Solius
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda fev 23, 2009 9:07 pm

Mensagem por Solius »

nezocas Escreveu:boas,

deposito cheio ontem pelas 17.30

aqui ficam as fotos...à noite já ponho as temperaturas a diferentes horas do dia

Imagem
Imagem
sem querer criticar a instalação vou alertar para a falta de uma misturadora termostatica que é imprescindivel numa instalação deste tipo.

cumps

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

caro solius,

gostaria de ouvir a sua opinião em relação à misturadora

eu vejo as coisas por este ponto de vista (posso estar enganado). ao meter uma misturadora logo à saida do acumulador, vamos estar "limitados" à temperatura pré-selecionda. poderão existir alturas em que precisamos de àgua mais quente do que a misturadora deixa sair, e de certeza que também nas diferentes divisões da casa, será necessário misturar alguma fria para as diferentes utilizações.

outro ponto que julgo ser benéfico, é o "transporte" da àgua à temperatura do acumulador até aos pontos de consumo, minimizando assim as percas pelo caminho

exponha as suas

Solius
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Solius »

nezocas Escreveu:caro solius,

gostaria de ouvir a sua opinião em relação à misturadora

eu vejo as coisas por este ponto de vista (posso estar enganado). ao meter uma misturadora logo à saida do acumulador, vamos estar "limitados" à temperatura pré-selecionda. poderão existir alturas em que precisamos de àgua mais quente do que a misturadora deixa sair, e de certeza que também nas diferentes divisões da casa, será necessário misturar alguma fria para as diferentes utilizações.

outro ponto que julgo ser benéfico, é o "transporte" da àgua à temperatura do acumulador até aos pontos de consumo, minimizando assim as percas pelo caminho

exponha as suas
caro nezocas

as misturadoras normalmente são reguladas para 50 ou 55 graus que é a temperatura normal de consumo para aqs, as vantagens são: retenção da agua quente no acumulador se esta ultrapassar estas temperaturas( se o acumulador tiver uma temperatura de 80 graus a valvula fecha parcialmente essa entrada e acrescenta agua fria para obter a temperatura desejada, retendo a agua quente no acumulador e alargando a sua capacidade de consumo, ao misturar na torneira como referiu o circuito da agua quente está totalmente aberto e a agua sai a 80 graus do acumulador o que vai gastar muito mais rapido a agua armazenada sem falar no consumo de agua que tambem é maior ao fazer a mistura na torneira.
e depois evita queimaduras o que acontece frequentemente com as crianças no verão.

resumindo: maior autonomia e mais segurança

cumps

ps: em relação a instalação o vaso de expansão podia ficar na parte de tras dos colectores não sendo visivel estraga um bocado a vista naquele sitio hehhe

NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm

Mensagem por NunoNeiva75 »

nezocas Escreveu: outro ponto que julgo ser benéfico, é o "transporte" da àgua à temperatura do acumulador até aos pontos de consumo, minimizando assim as percas pelo caminho
a lógica é ao contrário, quanto maior a diferença de temperatura entre a água dos canos e a superfície envolvente, maiores são as perdas.

pense do seguinte modo: depois da utilização, a água quente ficará nos canos entre o acumulador e os pontos de consumo. se a água que estiver nos canos estiver a uma temperatura superior, terá mais " energia acumulada" que se desperdiçará quando o seu calor se dissipar para o ambiente.

cumprimentos,

nuno neiva
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

pronto, não batam mais no ceguinho

mas que é um luxo lá isso é já deixou de acontecer estar a tomar banho e a maria abrir a àgua ao lavar a loiça e apanhar um escaldão e o meu esquentador é de 14 lts

àgua quente que nunca mais acaba

xor xico
Membro
Membro
Registado: sexta out 10, 2008 1:50 am

Mensagem por xor xico »

viva,

tenho um sistema de aqs e aqc com caldeira a lenha, estou a pensar meter um sistema solar para aqs, ao longo do tempo com experiencias que fui desenvolvendo reparei que o isolamento nunca é demais, no seu sistema reparei que na ligação entre os paineis não tem isolamento e nos joelhos superiores também não, se calhar na primavera/verão nao e relevante mas no inverno é significativo, principalmente se a instalação estiver como é o caso no exterior, muitas vezes os instaladores não vão ao pormenor (não os censuro) não há nd como sermos nós a rever os detalhes.
só um exemplo, troquei o isolamento das tubagens junto á minha caldeira (que está num anexo interior) de 6 mm para 13mm com revestimento adicional de lã de vidro com fita de aluminio a volta e as diferenças foram grandes....
de qualquer forma parece-me uma instalação muito bem feita e com resultados á vista!
se fosse perto de viseu pedia já o contacto.

abraço

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

todas as uniões de tubos , joelhos etc ficaram à mostra a meu pedido

agora que já verefiquei que não existe a minima fuga, já está tudo devidamente isolado

e nestes dias de chuva ainda não liguei o esquentador

xor xico
Membro
Membro
Registado: sexta out 10, 2008 1:50 am

Mensagem por xor xico »

boas,

como disse estou a pensar por um painel solar qual o motivo que te levou a escolher o termosifão e não o outro sistema?
para o colector plano com circulação forçada qual a inclinação aconselhada para privilegiar o rendimento no inverno por exemplo?

abraço

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

boas,

já à algum tempo que pensava num sistema destes ou semelhante para ter àgua quente. mas como o investimento não era pequeno e nunca tinha visto nenhum pessoalmente, nem as prestações dos mesmos...tava com duvidas

mas depois de ver o do meu velho a funcionar e ver as prestações dele, não tive a menor duvida em avançar. quanto ao ser termossifão, circulação forçada ou de tubos, tudo depende do local a instalar.

henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm

Mensagem por henriquefala »

caro amigo ha varios factores que podem levar o cidadão o escolher o termossifão em vez do sistema forçado um deles desde ja é o preço associado ao termossifão outros factores como facilidade de instalação quase ausencia de elementos mecanicos ou electronicos na gestão do sistema uma aplicação vasta em todo tipo de habitações levam a que a escolha recaia quase sempre no termossifão. agora é assim ha certos aspectos tecnicos que por vezes impossibilitam a escolha do termossifão e ai então a solução natural sera o sistema forçado. quanto a questão da inclinação para previligiar o periodo de inverno eu diria que o ideal andara nos 50 a 55 graus.

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

boas pessoal,

aqui de novo, já com o multimetro arranjado

aqui ficam as temperaturas da àgua do painel do meu pai e do meu:

pai: 78.1º
meu: 67.6º

de salientar que foi retirada alguma àgua do painel do meu pai durante o dia.

já agora, alguém sabe me dizer o porquê da diferença de + de 10º de um painel para o outro o dia foi de sol pleno, e ambos os paineis estão a 1 km um do outro e ambos com a mesma inclinação, e os vidros do meu foram limpos ontem, pois já se encontravam como os do meu pai...cheios de polen

uma das coisas que pode ocasionar isto (irrelevante no verão), julgo que seja o modo de enchimento do primário o do velho foi cheio por baixo e o meu foi por cima, junto da valvula de saida de bolhas de ar.

julgo que seja a forma mais acertada de o encher (por baixo), visto que se está a meter a àgua com o glicol por baixo, deixando o ar menos denso subir por cima até começar a sair a mistura junto da valvula de bolhas de ar (por onde o meu foi cheio)..

será que o meu tem ar no primário, originado assim uma má circulação

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

boas,

o do velho: 69.6º ( com utilização na noite anterior,e durante o dia para a esfregona e louça)
o meu : 68.3º (sem a minima utilização desde a noite anterior)

temperaturas medidas às 18.30

hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm

Mensagem por hugoriba »

boa, excelentes rendimentos.
eu no meu painel o máximo que obtive desde que em fevereiro coloquei um sensor de temperatura dentro do painel foi cerca de 60 graus.
não sei se terá muito a ver mas o meu está muito menos inclinado do que o teu, está apenas assente no telhado e por isso de inverno não lhe dará o devido rendimento.
outra coisa que observei foi que ele perde numa noite cerca de 8 graus em média.... e o teu...?
a partir de cerca de 39 graus sei que posso tomar banho com conforto e escuso de ligar o esquentador. temperaturas de verão eu logo te direi, mas as sonda tem como limite os 70 graus...
abraço.

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

boas,

hugoriba, quanto às percas, eu não posso ser muito especifico visto que eu tomo banho todos os dias à noite, consequentemente entram "x" de litros de àgua fria lá dentro

o que eu posso fazer é....um destes dias ligar o esquentador para não usar àgua do painel e assim poder medir a temp da àgua de manhã mas mesmo assim, para medir a temp da àgua no dia anterior,(para poder comparar na manhã seguinte) terei de deixar entrar uns bons litros dela até me dar a temp maxima na torneira, logo....no dia seguinte a diferença "percas" dos graus pode não ser certa, pois pode ser os "x´s" de litros de àgua fria que entrou para medir a temperatura à saida da torneira

mas exprimentar não custa

Solius
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Solius »

olá, o painel pode ter ficado com ar no circuito primario, que deve ser cheio sempre com o painel tapado e muito lentamente para não ganhar ar. a maior parte das vezes é o que acontece.

cumps

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

obrigado colega solius

as temperaturas de hoje medidas às 20.00 depois de um banho em cada equipamento foram:

pai 56.5º banho longo ... segundo ele
meu 34.3º o meu foi à abrir que mal se podia

já liguei ao instalador, que se prontificou a esvaziar o primário e voltar a encher será feito ainda esta semana.

já agora, este tipo de equipamentos custuma ser cheio por onde pela torneira em baixo baixo junto dos paineis, ou junto da valvula que deixa sair o ar na parte superior onde entra no deposito
Imagem

Sèrgio Almeida
Membro
Membro
Registado: sexta jan 09, 2009 10:38 pm

Mensagem por Sèrgio Almeida »

nezocas Escreveu:
já agora, este tipo de equipamentos custuma ser cheio por onde pela torneira em baixo baixo junto dos paineis, ou junto da valvula que deixa sair o ar na parte superior onde entra no deposito
Imagem

boas desculpe,não conheço este sistema mas acho que o enchimento do sistema é feito por baixo.
já instalei sistemas da conergy e o funcionamento parece ser igual .
Atentamente
Sérgio Almeida

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

tem toda a logica que seja no ponto mais baixo possivel e de modo mais lento possivel...
Cumprimentos
Nuno Leitão

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

obrigado a ambos pelas respostas

também é a minha opinião, mas nada como comparar com as vossas

temperaturas de hoje às 18.00