A minha ZEV...

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:oi, o processo de balanceamento é feito durante a carga e não tem muita influência no tempo de carga, penso que em tempo não demore mais do que 10 - 20 % do tempo total de carga normal.

para isso acontecer pode estar a acontecer vários problemas;

- o software está a controlar mal a carga

- o carregador não está a dar corrente suficiente para carregar, mas como ele é embutido na mota e o próprio software é que controla, este ponto está relacionado com o primeiro. mesmo assim podes analisar pela indicação do amperímetro se continua sempre nos 3 amperes, se a bateria carrega, então para onde estão a ir esses amperes.

- o software está sempre no processo de manutenção da bateria.
- a bateria está danificada e não carrega, caso seja isto, também notas na autonomia.

acho que o problema está na calibração/inicialização do controlador em relação com a bateria, já que foi o que aconteceu antes. cuidado com essa carga demorada, o controlador pode estar a medir mal o estado da bateria e estar a provocar uma sobrecarga, o que vai diminuir drasticamente a vida dela.
noto que a carga estar a descer um pouco mais rapidamente do que era costume. em vez de esgotar 9 traços dos 17, estou a gastar 11, 12 ou 13 (como aconteceu hoje). ou seja, (a hora jah eh tardia e o trabalho foi cansativo, mas, se fiz bem as contas) cerca de 30% mais.
o carregamento começa normal, a tirar entre os 10 ou 11 amperes. passado umas horas (3 acho), jah estah a tirar a 3 amperes. depois pára. e quando começa a tirar de novo, fica-se pelos 3 amperes.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

outra coisa que faz (e que me esqueci de mencionar) eh que, ao fim de 4 horas e meia (+/-) começa a contar para trás e a carregar ao mesmo tempo!... acho que nunca a tinha visto a fazer isto...

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

tenta fazer uns qts deep discharges seguidos...talvez resulte...talvez não...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:outra coisa que faz (e que me esqueci de mencionar) eh que, ao fim de 4 horas e meia (+/-) começa a contar para trás e a carregar ao mesmo tempo!... acho que nunca a tinha visto a fazer isto...
isso é normal. ela para finalizar costuma dar uma hora de carga baixa. faz parte do processo de carregamento. quanto à menor autonomia, parece-me que deverás tentar uma ou duas descargas completas. se continuar na mesma, então as baterias poderão estar afectadas e deves falar com eles...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:
volt Escreveu:outra coisa que faz (e que me esqueci de mencionar) eh que, ao fim de 4 horas e meia (+/-) começa a contar para trás e a carregar ao mesmo tempo!... acho que nunca a tinha visto a fazer isto...
isso é normal. ela para finalizar costuma dar uma hora de carga baixa. faz parte do processo de carregamento. quanto à menor autonomia, parece-me que deverás tentar uma ou duas descargas completas. se continuar na mesma, então as baterias poderão estar afectadas e deves falar com eles...
mesmo asism, ela estava a contar 3 horas pra tras...

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
jmap Escreveu:
mesmo asism, ela estava a contar 3 horas pra tras...
que coisa esquisita, nunca dei por a minha fazer isso... eu sei que o controlador é complexo mas só tenho conhecimento de o carregamento variar com o novo software... até parece que o instalaram e nem sabem disso... mas não quero acreditar em tal coisa... era muito grave pois há um procedimento rigoroso a fazer (o tal) depois de o instalar e não o fazer traria consequências... enfim uma complexidade dispensável para muita gente que gostaria de não ter de se preocupar com as baterias e apenas disfrutar dela...

porém e só para teres a certeza de que não é mesmo o novo software, com a mota ligada carrega no travão trás (manete esquerda) e sem largares desliga e retira a chave da mota. se ela começar a fazer um countdown de 30 minutos é porque é o novo software, caso contrário permanecerá desligada.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:porém e só para teres a certeza de que não é mesmo o novo software, com a mota ligada carrega no travão trás (manete esquerda) e sem largares desliga e retira a chave da mota. se ela começar a fazer um countdown de 30 minutos é porque é o novo software, caso contrário permanecerá desligada.
eu fiz isto e ficou na mesma. acho que eh mesmo o software antigo.
olha uma cena: quando, no carregamento, ela começa a contar "algumas" 4 horas para tras, aparece-me a indicação "eo 152". sabes o que quer dizer?
Imagem

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

acho que significa que está a dar uma carga constante de 3amp e 152v à bateria. faz parte do processo final para estabilizar a carga destas, mas só estou habituado a ver isto a demorar uma hora...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:acho que significa que está a dar uma carga constante de 3amp e 152v à bateria. faz parte do processo final para estabilizar a carga destas, mas só estou habituado a ver isto a demorar uma hora...
152volts, acho muito.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:
jmap Escreveu:acho que significa que está a dar uma carga constante de 3amp e 152v à bateria. faz parte do processo final para estabilizar a carga destas, mas só estou habituado a ver isto a demorar uma hora...
152volts, acho muito.
quanto aos 152 não tenho duvida que são volts a serem fornecidos, tenho é duvidas no "eo"...

o que costuma aparecer no fim é: ec 154, ou seja, " equalizing charge 154v", mas dá apenas 1,5a durante uma hora.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:
152volts, acho muito.
quanto aos 152 não tenho duvida que são volts a serem fornecidos, tenho é duvidas no "eo"...

o que costuma aparecer no fim é: ec 154, ou seja, " equalizing charge 154v", mas dá apenas 1,5a durante uma hora.
eu pensava que a voltagem estava no mostrador da esquerda (149)... entao o que querem dizer os 149?
aqui estah uma foto com ela a contar 3 horas e 37 minutos para tras:
Imagem

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

149 são os volts que a bateria acusa no momento.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

coloquei a tua questão num forum da especialidade e a mesma duvida surgiu... se o firmware era o novo pois este passa a fazer 4 horas de balanceamento da carga a cada 8 horas de condução.

está esquisito, por um lado parece que o tens, por outro o contrário. se a oficina não te conseguir explicar tens mesmo de voltar a contactar a masac. aquele episódio decerto não se repetirá com algo que o concessionário não consegue responder.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:coloquei a tua questão num forum da especialidade e a mesma duvida surgiu... se o firmware era o novo pois este passa a fazer 4 horas de balanceamento da carga a cada 8 horas de condução.

está esquisito, por um lado parece que o tens, por outro o contrário. se a oficina não te conseguir explicar tens mesmo de voltar a contactar a masac. aquele episódio decerto não se repetirá com algo que o concessionário não consegue responder.
muito esquisito... tou a ver que me "promoveram" a cobaia em tudo...
e neste ultimo milhar de km jah tive demasiadas situaçoes desagradaveis...
ora, e se me puseram o novo firmware (sem cumprir as especificaçoes), quais serao as implicaçoes que terei?

ps: qual foi o forum da especialidade?
ps2: thx .

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
jmap Escreveu:coloquei a tua questão num forum da especialidade e a mesma duvida surgiu... se o firmware era o novo pois este passa a fazer 4 horas de balanceamento da carga a cada 8 horas de condução.

muito esquisito... tou a ver que me "promoveram" a cobaia em tudo...
e neste ultimo milhar de km jah tive demasiadas situaçoes desagradaveis...
ora, e se me puseram o novo firmware (sem cumprir as especificaçoes), quais serao as implicaçoes que terei?

ps: qual foi o forum da especialidade?
ps2: thx .
se te puseram o novo firmware sem efectuar o procedimento é grave (basta lê-lo para verificar como é importante fazer tudo como é dito). não sei se lesa as baterias mas que reduz drasticamente a autnonomia de certeza.
coloquei a questão aqui (em inglês):
http://visforvoltage.org/forum/5348-cod ... wn-4-hours
e já lá podes ver uma resposta de um procedimento para confirmares...

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:se te puseram o novo firmware sem efectuar o procedimento é grave (basta lê-lo para verificar como é importante fazer tudo como é dito). não sei se lesa as baterias mas que reduz drasticamente a autnonomia de certeza.
thx jmap.
por acaso jah tinha "navegado" por esse forum antes . agora fui lah e coloquei a resposta. creio que estou com uma mistura qualquer de versoes.
tou a ver que tenho mesmo de meter o novo firmware...
okay pessoal da oficina: a cobaia vai a caminho...

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
jmap Escreveu:se te puseram o novo firmware sem efectuar o procedimento é grave (basta lê-lo para verificar como é importante fazer tudo como é dito). não sei se lesa as baterias mas que reduz drasticamente a autnonomia de certeza.
thx jmap.
por acaso jah tinha "navegado" por esse forum antes . agora fui lah e coloquei a resposta. creio que estou com uma mistura qualquer de versoes.
tou a ver que tenho mesmo de meter o novo firmware...
okay pessoal da oficina: a cobaia vai a caminho...
já me tinha passado a ideia de mistura das versões pela cabeça, porém não faço ideia como tal será possível... mas que está alguma coisa mal feita está...

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

bom, jah tenho o novo software mas ainda eh um pouco cedo para falar. soh mais logo eh que vou descarregar e carregar a bateria totalmente (pela primeira vez desde que o software foi actualizado).
entretanto, tambem jah tenho as carenagens novas (que o gajo do reboque tinha partido no dia 27 do mes anterior). .
serah que eh desta que tudo vai correr "normalmente"?
(colocar aqui um boneco a fazer figas).
.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:bom, jah tenho o novo software mas ainda eh um pouco cedo para falar. soh mais logo eh que vou descarregar e carregar a bateria totalmente (pela primeira vez desde que o software foi actualizado).
entretanto, tambem jah tenho as carenagens novas (que o gajo do reboque tinha partido no dia 27 do mes anterior). .
serah que eh desta que tudo vai correr "normalmente"?
(colocar aqui um boneco a fazer figas).
.
boa sorte. a minha não quis o novo software ! como retaliação vão-lhe pôr baterias novas para aprender a se portar bem!
segue à risca as instruções excepto o ultimo parágrafo que tenho sérias dúvidas de que as baterias nihm gostem disso. vou colocar um post no meu diário, para ver se os entendidos me ajudam porque há lá uns procedimentos que para além de serem muito chatos, ou estou muito enganado ou reduzem a vida das baterias.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

vivas!

ontem foi dia de fazer a primeira descarga (e carga) das baterias com o novo software.

antes de sair do trabalho, imprimi as instruçoes para nao me esquecer: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 951#p79951.

vinte minutos depois, quando cheguei à minha rua, tinha 4 traços de bateria. ainda tive de "inventar" umas voltas pela vila que dessem para gastar o resto. aproveitei para filmar um pouco da viagem (9 minutos e meio), visto que num outro post jah se tinha falado da "performance" da ve com 4 traços de bateria:

Link
viram logo no começo do video a rapidez com que ela acelera?

nem parece que leva um "gajo" de 90 kilos em cima (pois eh, eu e as baterias temos um problema comum: nao conseguimos emagrecer).

deixei a menina a arrefecer e fui beber um cafeh. voltei passado umas horas (jah eram 23!) e meti a menina a carregar. como a temperatura estava "baixinha", nem esperou a hora e meia de "delay". começou logo a carregar.

quando hoje me levantei para ir trabalhar, ela estava desligada (bom sinal, pois jah ha uma semana que nao conseguia fazer um carregamento "completo" em menos de 10 horas!). ao ligar a chave (ainda com o carregador ligado ah tomada) vi o mostrador esquerdo indicar "08:06", que penso significar que ela levou 8 horas de carregamento "em cima".
meti-me ao caminho e a menina estava a funcionar "normalmente" bem. e nao eh que, mesmo quando estava a perder o meu cepticismo, acontece isto:

Link

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”