LAVAR BIODIESEL

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

cuidado com a percentagem do metanol. os testes já foram feitos por membros da nossa comunidade.

methanol(ml/l), unreacted material(%), methanol (%)
110, 16.2, 0.9
130, 9.7, 1.2
150, 5.8, 1.6
180, 3.0, 2.2
210, 1.3, 3.1
250, 0.9, 4.0

methanol(ml/l) means mls of methanol used per litre of oil. unreacted material means the sum of mono, di and triglyceride. methanol (%) means percentage methanol in the biodiesel product before washing, by weight.

astm standard was reached with about 205ml methanol per litre of oil.

ora, 20 litros em 60, significa uma perda de 33%, ou seja, de cada 9 litros de bio produzido, 3 são perdidos por causa da lavagem.
então, no custo de produção, temos que acrescer, nesse caso, 33% referente ao bio que vai ser perdido.
há algo de errado na reacção. a percentagem de quebra, na lavagem por névoa dos meus lotes, tem sido de aproximadamente 9%.

abraços.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas fry:

vc tem razão. acho que o meu amigo que usa apenas 15% está mais preocupado em produzir bio de baixo custo sem se preocupar com a qualidade.
visitei a sua "usina", e de teste de qualidade, não vi nada, apenas a transparência que era boa.

depois de ver a quantidade de testes que podemos fazer, imagino que o bio produzido por ele não está de acordo com a qualidade que procuramos.

sem contar que o excedente da reação, pode ser recuperado através do destilador que o red baron nos apresentou. lá no tópico de bio de gordura animal tem a foto. fácil e eficiente.
há algo de errado na reacção. a percentagem de quebra, na lavagem por névoa dos meus lotes, tem sido de aproximadamente 9%.
certamente que existe algo errado. fecho a torneira quando percebo que não é mais água que sai e sim agua+biodiesel. como no bio de gordura animal faço muitas lavagens ( no mínimo 6 ), a minha perda é maior, porisso minha dedicação em evitar o uso de água.

creio que estamos muito próximos de achar a fórmula ideal para purificação do bio.
não tenho nada contra o uso de água, apesar de ser um processo demorado, poluidor e que disperdiça um bem que em muito pouco tempo vai fazer falta no mundo.

a purificação via sílica já é uma realidade em muitas usinas de grande porte de biodiesel.

claro que lá eles contam com equipamentos ultra sofisticados.

mas aqui no fórum vamos achar o nosso caminho. está muito próximo.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas baron:

a filtragem com a areia, depois que acrescentamos uma camada de talco, afim de criar um novo filtro por cima da areia, foi um sucesso.

embora tenha demorado 10 horas para filtrar 60 litros, isso deu uma média de 6 litros por hora, que traduzido em 24 horas/dia, representa 144 litros/dia.
como faço 60 litros ao dia, o filtro é compatível com o que necessito.

em breve vou precisar de um filtro que tenha pressão positiva. talvez nesse momento o filtro de piscinas com areia seja o ideal.

sds

luciano

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas luciano.

estive a pensar que um bidon de plastico forte( redondo aguenta mais pressão) com tampa fechada com cinta metálica deve servir para o efeito.
estes bidons tem uma junta de borracha na tampa que veda muito bem e como a tampa tem a largura total do dito é muito fácil de limpar e substituir a camada superior.
se for usada a técnica do pano entre as duas camadas de areia pde-se pegar pelas pontas deste e retira-se com facilidade a camada superior.
depois é só sacuir o pano , ou usar outro enquanto este vai para lavar e secar para a próxima utilização.
mete-se um novo pano mais uma camada pequna de areia fina e tá feito.

uma ideia para trabalhar com pressão é ligar uma mangueira entre o depósito com o bio para filtrar e o filtro, e este primeiro ficar 2 a 3 metros acima do nível do filtro.

podes usar a saída (ou meter um t e torneira no circuito de recirculação do reactor) assim que estiver pronto é só abrir atorneira e enviar o rapaz lá para o deposito.

atenção à junta que pode não aguentar e ter que ser substituida por outro material.
se quiseres uma coisa para grande duração há depositos em inox com boca larga.

sds.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas baron:
red baron Escreveu:estive a pensar que um bidon de plastico forte( redondo aguenta mais pressão) com tampa fechada com cinta metálica deve servir para o efeito.
tenho aqui na fazenda alguns desses bidons e ficam hermeticamente fechados mesmo. depois de colocar a cinta não sai nada.

aliado à sua sugestão, pensei numa maneira de introduzir pressão nesse bidon.

após deitar o bio, poderíamos introduzir ar para dentro desse bidon, facilmente adaptando uma entrada que se ligaria à um compressor de ar.

necessário seria colocar um manômetro para aferir a pressão existente dentro do bidon.

não sei quantos psi esse bidon aguentaria, mas não seria muita coisa, talvez umas 5 ou 10 libras seria o necessário para criar essa pressão positiva, que forçaria a saída do bio pela torneira embaixo, passando pelo filtro.

que lhe parece

sds

luciano

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

boas luciano.
esse metodo eu já testei com uma garrafa de coca cola e é simplesmente espetacular.
sem pressão não passava nada pelo filtro mas com 5 psi filtrou bem rapido e o bio ficou impecável. usei uma amostra de meio litro de bio com talco, mas já não me lembro as quantidades.
alem disso, se o filtro vedar bem e não hover fugar de ar, basta encher o compressor uma vez e ficar à espera que o bio filtre. por cada 60l de bio filtrado gasta-se apenas 60l de ar comprimido.

quando o bio acaba dentro do filtro o ar começa a passar pelo filtro com muita rapidez devido à inexistência de viscosidade e costuma acontecer nesta altura a velocidade elevada do ar a passar pela areia arrastar alguma porcaria para dentro do bio filtrado.
a solução é remover a pressão logo que o bio acabe dentro do filtro mas só é possivel se o filtro for transparente ou translucido.

sds.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas baron:

aí é fácil de resolver: se coloco lá dentro 60 litros de bio para filtrar, quando tiver saído 50 litros paro a filtragem, retiro o ar e deixo pronto para a próxima filtragem.

pensei também em colocar dentro do bidon, acima da camada de talco, uma peça circular de feltro grosso, parecido com aquelas de enceradeiras. isso criaria uma camada espessa que evitaria a movimentação da camada de talco deitado na parte superiora da areia.
como o feltro é permeável, o bio vai passar pelo feltro lentamente, sem agredir o ambiente filtrante que criamos.

hummmm... parece tudo muito fácil....

onde será que está o furo do sistema...

o negócio é ir para a prática em quantidades grandes...

sds

luciano

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

por isso tenho acompanhado calmamente o vosso trabalho.

imaginem o investimento para 300 litros

força....
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Angelo Lobo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda out 29, 2007 11:46 am

Mensagem por Angelo Lobo »

desculpem a pergunta, mas qual será a maneira mais facil/eficaz para quem é novato nestas coisas mas tem muita vontade de iniciar a produção.
estou um pouco confuso porque pelo que li existem vários processos de lavar bio, uns mais eficazes que outros, uns mais fáceis que outros etc.
ajudem o novato a lavar o seu primeiro bio.
obrigado
lobo

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas fry:

certamente a solução para sua quantia diária passa por esse bidon com injeção de ar.
os problemas que tínhamos era da camada de talco ficar muito espessa e paralizar a descida por gravidade do bio. problema este já resolvido com a decantação em separado do talco.

depois disso surgiu um novo problema: sem o talco, o bio passava pela areia junto com particulas em suspensão. problema esse já resolvido com a adição de uma camada de talco para criar esse primeiro filtro fino sobre a areia.

agora o nosso problema está somente no tempo para filtrar quantidades grandes. problema esse que será resolvido com a injeção de uma pressão positiva num filtro hermeticamente fechado.

eu e o red baron contamos com a sua indicação para o nobel do biodiesel...

sds

luciano

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas lobo:

o mais difícil você já conseguiu. encontrar o maior forum sobre energias renováveis e alternativas da net!

já localizou também um tópico que está sendo discutido e debatido alternativas para a filtragem sem o uso de água.

e os resultados estão bastante animadores.

ainda tem uma parte igualmente difícil que é a leitura atenta de todo o tópico.
sugiro uma leitura também nas ultimas paginas do topico sobre biodiesel de gordura animal que criei. tem vários temas sobre a filtragem que convém vc ler.

estou convencido que a purificação será feita usando exclusivamente talco, ou outro produto similar que estamos testando.

à medida que vc for lendo, poste suas dúvidas. vc vai encontrar solução para tudo.

sds

luciano

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

parabéns luciano kaefer.

pela sua elevação a membro platinium.

quanto ao prémio nobel proponho que seja atribuido um para portugal e outro para o brasil.

a festa da entrega poderá ser na adega do fry.

estou a brincar..

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

luciano.

boa ideia essa do feltro, sem duvida.

tanbem se pode adaptar na ponta da mangueira que leva o bio para dentro do filtro uma peça que é um disco circular em chapa com diametro aprox. de 10cm colocado a 3 ou 4 cm da ponta da mangueira e segura à mangueira por uma peça qualquer (chapa, barra ferro etc) para que fique no lugar quando o bio bater nela.

a função é espalhar o bio por uma superficie mais larga criando menos agressividade na superficie do feltro.

está quase.....

sds.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas amigo red baron:

fico profundamente gratificado pela elevação ao topo dos membros do forum.
quando entrei no forum pela primeira vez, e vi lá abaixo do meu nome escrito "membro", jamais pensei que chegaria à essa quantidade de posts.
mas a amizade formada aqui dentro estimula a compartilhar tudo que aprendemos e desenvolvemos sobre biodiesel.
quando lembro que não sabia absolutamente nada sobre biodiesel e hoje lido com o biodiesel com uma facilidade muito grande, quase nem acredito nessa grande transformação em tão pouco tempo.
a notícia espalhou-se na região, e hoje, pessoas que sequer conheço ligam-me para saber sobre o biodiesel, e falo com uma desenvoltura que até eu mesmo me espanto.

recebo a suposta indicação do fry ( ainda não confirmada ) ao nobel do biodiesel com muita satisfação

creio que o local mais adequado para a premiação seja mesmo a adega do fry. lá pelo dito, tem 4 camas e vinho de boa qualidade.

só faço uma pequena reparação em dividir o premio entre portugal e brasil. no caso de portugal não posso opinar, mas do brasil posso. sei que vai haver um grande comício, com os políticos de sempre e depois alguém vai roubar e derreter o prêmio, como fizeram com jules rimet ( copa do mundo ).

saudações

luciano

também estou a brincar...
mas o que seria dessa vida se a gente levar as coisas sempre à ferro e fogo

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas baron:

vamos então aos trabalhos, já que o confete já foi atirado...

a idéia de aspergir o bio utilizando uma placa de metal na ponta da mangueira é muito boa.

é semelhante aos aspersores de pivot central de irrigação, ou mesmo daqueles dispositivos contra incêndios existente em áreas com prevenção à incêndios.

hoje, apesar dos grandes problemas elétricos de nosso trator, comecei a dar mais uma secada no biodiesel produzido.

como vamos introduzi-los em todos os tratores à partir de amanhã, resolvi pegar os 300 litros de bio já produzidos e passar por um aquecimento numa panela grande ( 60 litros ) até a temperatura de 80 graus e deixar arrefecer até uns 40 graus para depois então coloca-lo no bidon, onde será transformado em b40 e dalí direto para os tratores.

impressionante que não havia nada de umidade no bio. nenhum estralo característico da existência de água no bio.

um bio limpo, bonito de ver, e que passou em todos os testes de qualidade que dispomos em casa.

sds

luciano

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

red baron Escreveu:
tambem se pode adaptar na ponta da mangueira que leva o bio para dentro do filtro uma peça que é um disco circular em chapa com diametro aprox. de 10cm colocado a 3 ou 4 cm da ponta da mangueira e segura à mangueira por uma peça qualquer (chapa, barra ferro etc) para que fique no lugar quando o bio bater nela.

a função é espalhar o bio por uma superficie mais larga criando menos agressividade na superficie do feltro.

está quase.....

sds.
pode também ser algo parecido com a ponteira de um regador de plantas. não sei se o termo em portugal é esse, mas parecido com um chuveiro, onde o bio a ser filtrado sai por vários furos...

sds

luciano

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

luciano .

não imagina como fico contente em ouvir as suas palavras sobre o sucesso na filtragem do bio.

por vezes imagino que, com você, se poderá passar o mesmo que se passa comigo.

o tempo é sempre pouco para tanto que há para fazer.

estou a meio de um teste e já estou a magicar outra forma de tentar resolver o problema.
à noite adormeço, "sonhando" com o sucesso que irá ser o teste de amanhã.
depois vem a desilusão. afinal era apenas fantasia, estava a partir de um pressuposto errado e.. novo desafio.
por vezes abandono o método para me dedicar a resolver o mesmo problema mas por um caminho diferente e, a maior parte das vezes dou comido numa situação ainda pior que a anterior.
volto à carga e já estou habituado.. por vezes os desafios levam anos a ser vencidos..mas nunca desisto. uns dizem que é vicio outros que sou maluco.. já não sei quem tem razão se eles ou eu.
agora tenho uma nova dependência segundo se diz.....ontem no intervalo de uma aula arrumei o plano de sessão e a apresentação de power point à pressa para ir dar uma espreitada no forum.
os olhos fixam-se de imediato no inicio da linha de experiências e protocolos como se tratasse de uma criança a quem prometeram um chocolate.
consulto o forum n vezes por dia quando posso.
minha maria já me "expulsou varias vezes da cozinha...diz que não gosta do jantar temperado com biodiesel... e eu lá lhe digo que o bio e tão inofensivo quanto açucar.
agora passou a visitar-me com mais frequência quando estou no computador.....vai-se lá saber porquê?
eu digo-lhe que é só o biodiesel não tem mais nada não.... pode estar descansada.

agora vou dormir

mas pode postar que eu amanhã de manhã assim que acordar é a primeira coisa que faço é ir ver se tem resposta.

um dia destes somos multados por abuso de ocupação de espaço no forum com assunto fora do contexto.

um abração para o outro lado do atlântico.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas baron:

creio que contamos com a benevolência do administrador do site, o luimio, que vê nas fugidas aos assuntos dos tópicos, uma maneira divertida de levar os trabalhos.
aliás, o luimio nunca escreveu uma linha nos nossos tópicos... será que o luimio existe mesmo

lembro de meus professores da infância e recordo que os que hoje tenho melhor lembrança, são aqueles professores divertidos, até meio palhaços, que usavam a diversão para introduzir as matérias em seus alunos.

aqui na fazenda, deixo o laptop ligado sempre no novaenergia. o pessoal deve olhar e ver que o luciano kaefer está sempre ligado e devem ficar pensando: " esse luciano é um folgado, não faz mais nada, está sempre no computador "

mas o que fica ligado é o laptop. hoje passei quase o dia toda na oficina elétrica, tentando ( e conseguindo ) resolver uma pane elétrica do nosso principal trator.

estamos bem na época dos tratos culturais da lavoura de milho, e a tal da lagarta se faz presente. como a pulverização de inseticidas tem que ser feita com ventos calmos, só conseguimos faze-la à noite.

e pane elétrica à noite é ruim... sou acordado diversas vezes ao longo da madrugada para socorrer os tratoristas, levando luz, ferramentas e conhecimento técnico de eletricista ( que não tenho ).

nesse período tenho que dormir na sala, pois o telefone celular toca pelo menos umas 4 vezes na madrugada, chamando por emergências.

hoje decidi parar a máquina e levar ao eletricista. descobrimos uma grande quantidade de fios em curto-circuíto, o que geravam os problemas noturnos. espero que esta noite seja boa e produtiva.

minha maria confia no taco! sabe o quão importante é o biodiesel para nossa fazenda. ( é ela quem paga a conta do diesel no posto ).

e sabe que estamos produzindo bio por 25% do valor da bomba. e ela sabe fazer contas... e como sabe...

e fico muito contente por de vez em quando ser a luz no meio da escuridão. assim quando também estou com resultados negativos ( como foi o caso da gosma ), encontramos ajuda em alto nível.

não esqueci a gosma. vai sair...

e passo o tempo inteiro vendo as respostas no tópico... e às vezes penso: que droga, ninguém dá um palpite...

o coitado do meu tópico do biodiesel de banha de porco está lá encravado nos 321 posts... à dias...

acho que vou criar um novo perfil, só para ir lá conversar comigo mesmo, sem que eu saiba...

sds

luciano

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

por vezes imagino que, com você, se poderá passar o mesmo que se passa comigo.
estou a meio de um teste e já estou a magicar outra forma de tentar resolver o problema.
à noite adormeço, "sonhando" com o sucesso que irá ser o teste de amanhã.
. afinal era apenas fantasia, estava a partir de um pressuposto errado e..
depois vem a desilusão
por vezes abandono o método para me dedicar a resolver o mesmo problema mas por um caminho diferente e, a maior parte das vezes dou comido numa situação ainda pior que a anterior.
sou acordado diversas vezes ao longo da madrugada
tenho que dormir na sala
telefone celular toca pelo menos umas 4 vezes na madrugada
minha maria confia no taco!
não esqueci a gosma. vai sair...
o coitado do meu tópico do biodiesel de banha de porco
só para ir lá conversar comigo mesmo, sem que eu saiba...
hummmm...... não sei se o albert einstein sofria dos mesmos disturbios vocês cuidem-se...

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”