Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Responder

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por Barrocas »

Yummi ;) ta fixe :D para soldar é que vai ser bonito...

agora ja da para ter uma noçao mais aproximada da coisa.. aquela pista fininha no meio da R5 nao fica muito proxima da base de R5?

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Excelente trabalho RJSC, e a toda a equipa dos melhoramentos!
Está um trabalho digno de prémio!

Não te preocupes pafi, todos ficarão fãs, deixa esperimentarem, não vão querer outra coisa!
Eu pedi meia duzia, mas se calhar vou aumentar o meu pedido! :)
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Hoje após muitas e muitas tentativas falhadas de transferir o desenho para a placa de cobre com o ferro de engomar lá consegui uma minimamente aceitável.
Então há bocado ela finalmente passou a existir no mundo real:
var_regen_escala.jpg
var_regen_escala.jpg (79.39 KiB) Visto 4294 vezes
(Sim barrocas, dá para soldar à mão! :lol: )

No entanto tive um azar!
Depois de montar tudo, fui testar e estava a reagir ao contrário: a ligar o STOP e a regeneração quando o punho está abaixo de 0.9V.
Quando removi um transístor para passar a ligar a regeneração com qualquer coisa que ligue a lâmpada de STOP (botões, travões e descanso) tinha que inverter as entradas do comparador e esqueci-me. :evil:

A placa correta fica do mesmo tamanho apenas com 2 pistas que mudam de sítio:
var_regen_kelly.png
var_regen_kelly.png (10.16 KiB) Visto 4294 vezes
Mais um atraso, pois amanhã e terça não estou em casa (mas também não vou fazer palhaçadas para a rua).

Só espero que no próxima placa de validação antes de mandar fabricar não me custe tanto a passar o desenho do toner da impressora para o cobre.

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Jovem, faz lá isso em tamanho a dobrar e com toda a segurança e robustez eletrónica, porque não falta espaço na zona frontal das Predator.
Mais um pouco e é preciso chamar um neurocirurgião para soldar isso! A palavra é fiável e não microscópico ;)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

pafi Escreveu:Jovem, faz lá isso em tamanho a dobrar e com toda a segurança e robustez eletrónica, porque não falta espaço na zona frontal das Predator.
Mais um pouco e é preciso chamar um neurocirurgião para soldar isso! A palavra é fiável e não microscópico ;)
Não tem problemas de fiabilidade por ser pequeno.
O circuito integrado propriamente dito (o bocado de silício que está dentro do plástico) é do mesmo tamanho no comparador grande do primeiro protótipo e neste, assim como o tamanho do silício dos transístores.
Só o dos STOPs é um pouco mais fraco mas mesmo assim é para 4A (48W), que o outro era um exagero (15A - 180W) mas era o que estava à mão na altura.
O que muda dos componentes grandes para estes é o tamanho dos pinos para soldar e o tamanho do plástico envolvente.

Com as placas de fábrica as pistas vão sair todas direitinhas e com uma camada de verniz isolante tornando a soldadura ainda mais fácil.

Com este tamanho também é possível envolver o circuito em manga termo-retrátil como na foto seguinte e isolar as pontas com silicone o que aumenta ainda mais a fiabilidade ao impedir a entrada de lixo e agua para o circuito.
Imagem

Esta redução de tamanho permite que possa mandar fazer placas numa fábrica e não ficar a pedir na rua.

Há também outra vantagem: se por acaso houver alguma avaria, com placas destas é só meter num envelope para repara e segue logo uma de substituição para ninguém ficar a pé.
Depois na mota basta desligar a avariada e colocar a boa.

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Barrocas »

Excelente! :D

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Barrocas Escreveu:Excelente! :D
Se ainda estás com vontade de soldar tu, isto solda-se bem com solda fina e algo deste género para segurar os componentes no sítio quando se encosta o ferro:
Imagem

Eu peguei numa coisa como a da foto seguinte e meti-a a segurar o palito de modo à base de ferro ficar um pouco levantada e o peso carregar no palito
Imagem

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Barrocas »

Got it ;) tinha um suporte desses esquecido no armario.. :D

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Grande trabalho! :oops: de "maosinhas"...
Este fórum ainda acaba por criar, (um padrão), na industria dos VE 2 rodas.
acautelem-se!

BondadeSua

PS: Estava obviamente a pensar em todos os projectos que por cá foram divulgados e que podiam muito bem ser usados/aproveitados, pela nossa "industria"!
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Versão final construida em placa caseira e testada em bancada.

Foram renumerados os componentes para consistência: alguns componente começavam no Nº 2 e uma das resistências passou a RA (de Ajuste) já que esta apenas serve para fazer um paralelo para quem desejar que o circuito se ative antes dos 0.9V-

Versão Final da Placa:
var_regen_kelly_brd.png
var_regen_kelly_brd.png (15.7 KiB) Visto 4176 vezes
Versão Final do Esquema:
var_regen_kelly_sch.png
Com este esquema já a regeneração é ligada com os travões, o botão, o descanso ou qualquer outra coisa que ative a Lâmpada de Travagem.

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Pessoal, as placas foram enviadas para produção e deverão cá está na 2ª ou 3ª semana de Março, devido ao ano novo Chinês.

As minhas desculpas pelo atraso, mas fábricas europeias que trabalham com pequenas quantidades levam muito caro.

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Barrocas »

Acho que nem sequer ha nada para desculpar, mas sim a agradecer :)

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Grande trabalho colega RJSC! (também estou em Eng. Electrotécnica e de Computadores no IPT) ;)

Nunca experimentei soldar componentes SMD, mas como não tenho mão muito firme, acho que não o conseguia fazer bem.

Acho que também vou ser cliente duma placa dessas. Podia copiar o teu e fazer eu mesmo, mas só tenho experiência académica e nunca fiz uma placa minha. Assim contribuo para o teu trabalho e fico com uma placa bem feita!

Obrigado pelo teu trabalho! Espero que estejas no encontro de Mesas para nos conhecermos! ;)
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

e_bike Escreveu:Grande trabalho colega RJSC! (também estou em Eng. Electrotécnica e de Computadores no IPT) ;)

Nunca experimentei soldar componentes SMD, mas como não tenho mão muito firme, acho que não o conseguia fazer bem.

Acho que também vou ser cliente duma placa dessas. Podia copiar o teu e fazer eu mesmo, mas só tenho experiência académica e nunca fiz uma placa minha. Assim contribuo para o teu trabalho e fico com uma placa bem feita!

Obrigado pelo teu trabalho! Espero que estejas no encontro de Mesas para nos conhecermos! ;)
Eu vou.

O grande problema disto nem é soldar SMD (seguros pelo palito faz-se bem) é mesmo as placas caseiras, que ficam com as pistas irregulares, e sem a "solder mask" ficam sujeitas a oxidação das pistas por humidade.

Vou agora fazer contas a ver que preço posso fazer, com as seguintes opções disponíveis:

Kit Circuito Montado:
:arrow: Testado em Bancada antes do envio
:arrow: Inclui Ficha fêmea para cravar na cablagem da moto e esquema de ligação em papel
:arrow: Com garantia (cliente paga os portes para a troca/reparação)
A Garantia cobre defeitos da placa (pistas que estalem com variações térmicas), soldas defeituosas, componentes avariados que não se encontrem visivelmente rebentados.
Componentes visivelmente queimados serão pagos, já que isso é causado por erros de instalação.
Por exemplo: Curto Circuito na saída para a Lâmpada de STOP ou sobrecarga (mais de 4A) resultam no transístor Q1 Queimado/Rebentado

Kit "Faça Você Mesmo" com:

:arrow: Placa de Circuito Impresso
:arrow: Fichas Macho e Fêmea para Ligação
:arrow: Manga Termo-retrátil para Isolamento
:arrow: Folha A4 com Esquema, Desenho da Placa com Localização dos Componentes, e componentes SMD colados com Adesivo junto à sua identificação
:arrow: Eventuais problemas terão todo o apoio na resolução mas componentes extra que sejam danificados e portes serão pagos à parte.

Métodos de Entrega:

Com Custos de Envio;
:arrow: Correio Registado - Contra Pré-Pagamento via Transferência Bancária ou PayPal (acresce taxas do PayPal)
:arrow: Correio Normal/Azul - Contra Pré-Pagamento via Transferência Bancária ou PayPal (acresce taxas do PayPal) e eventual extravio à responsabilidade do Cliente. - Não Recomendado
:arrow: Envio à Cobrança

Sem Custos de Envio
:arrow: Entrega Pessoal ao Próprio em Encontros ou Aveiro (sem custos de envio)
:arrow: Compra via Instalador da Zona (Jorge Rocha ou eventual futura concorrência :lol: ) - Apenas Circuitos Montados e Testados

Como sempre, aberto a sugestões.
Por exemplo, se acharem que os esquemas em papel não são necessários pois estão disponíveis on-line.

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
"- Shegalepá!" ...(avança) ;)

Creio que podes manter em aberto as 2 opções de KIT e de forma de entrega. Cada um que escolha. Eventualmente podes considerar a opção de venda/fornecimento, em quantidades!
Eu opto por combinar a opção com o "instalador"!

Já agora uma pergunta. Será que o circuito não pode ser integrado/comercializado com o KIT CB do Jmal? Barrocas, se calhar também entras aqui, como distribuidor/instalador?
Quem sabe se potenciam simultâneamente?

Parabéns!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Já posso apresentar os custos finais.

Kit Circuito Montado - 23€
:arrow: Testado em Bancada antes do envio
:arrow: Inclui Ficha fêmea para cravar na cablagem da moto e esquema de ligação em papel
:arrow: Com garantia (comprador paga os portes para a troca/reparação)
A Garantia cobre defeitos da placa (pistas que estalem com variações térmicas), soldas defeituosas, componentes avariados que não se encontrem visivelmente rebentados.
Componentes visivelmente queimados serão pagos, já que isso é causado por erros de instalação.
Por exemplo: Curto Circuito na saída para a Lâmpada de STOP ou sobrecarga (mais de 4A) resultam no transístor Q1 Queimado/Rebentado

Métodos de Entrega:

:arrow: Correio Registado Simples (Depositado na Caixa de Correio):
Transferência Bancária: +1.73€
PayPal: +2.93€

:arrow: Correio Registado Em Mão:
Transferência Bancária: +1.90€
PayPal: +3.10€

:arrow: Correio Azul (eventual extravio à responsabilidade do Comprador. - Não Recomendado):
Transferência Bancária: +0.73€
PayPal: +1.89€

:arrow: Correio Normal (eventual extravio à responsabilidade do Comprador. - Não Recomendado):
Transferência Bancária: +0.58€
PayPal: +1.74€

:arrow: Envio à Cobrança: +3.10€

:arrow: Entrega Pessoal ao Próprio em Encontros ou Aveiro: Sem Custos Adicionais
:arrow: Compra via Instalador da Zona (Jorge Rocha ou eventual futura concorrência :lol: ): Sem Custos Adicionais

Kit "Faça Você Mesmo" - 13€
:arrow: Placa de Circuito Impresso
:arrow: Fichas Macho e Fêmea para Ligação
:arrow: Manga Termo-retrátil para Isolamento
:arrow: Folha A4 com Esquema, Desenho da Placa com Localização dos Componentes, e componentes SMD colados com Adesivo junto à sua identificação
:arrow: Eventuais problemas terão todo o apoio na resolução mas componentes extra que sejam danificados e portes serão pagos à parte.

Métodos de Entrega:

:arrow: Correio Registado Simples (Depositado na Caixa de Correio):
Transferência Bancária: +1.73€
PayPal: +2.59€

:arrow: Correio Registado Em Mão:
Transferência Bancária: +1.90€
PayPal: +2.76€

:arrow: Correio Azul (eventual extravio à responsabilidade do Comprador. - Não Recomendado):
Transferência Bancária: +0.73€
PayPal: +1.55€

:arrow: Correio Normal (eventual extravio à responsabilidade do Comprador. - Não Recomendado):
Transferência Bancária: +0.58€
PayPal: +1.40€

:arrow: Envio à Cobrança: +3.10€

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

BondadeSua Escreveu:Já agora uma pergunta. Será que o circuito não pode ser integrado/comercializado com o KIT CB do Jmal? Barrocas, se calhar também entras aqui, como distribuidor/instalador?
Se fosse ao jmal depois do trabalho todo no CB integrava isto e ainda cruise control. O pior é que não deve ter vendas de muitas unidades para justificar mandar produzir placas à profissional.

Podem comprar as duas coisas em conjunto e mandar instalar.

Só falei no Jorge Rocha porque mora aqui e posso entregar-lhe pessoalmente sem custos de envio.
Para o Barrocas (ou outros instaladores) sem custos de envio, sé em encontros.
Instaladores podem encomendar alguns para instalar a terceiros poupando ligeiramente nos portes ou então quando encomendam mandam enviar para a morada do vosso instalador favorito.

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Barrocas »

Eu estou disponivel para ajudar quem necessite, como habitual :)

Tambem estou a considerar adquirir mais kits para futuras instalações ;)

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Barrocas Escreveu: Tambem estou a considerar adquirir mais kits para futuras instalações ;)
Não dou garantia às tuas soldas ;) hehe

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

RJSC, queres testar isso na pratica?
Pode ser que fiques com mais um cliente.

Acho muito bem que, quem tenha conhecimento para tal, desenvolva novas aplicações para melhorar as nossas motas. As nossas motas têm muito potencial não aproveitado. O cruise control é apenas mais um exemplo de algo que nem parece ser muito complicado de implementar.

Maluco do JR que se lembrou instalar 2 aceleradores numa mota :lol:

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”