kit europecon

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm

Mensagem por ANCCO »

hynek:

há no brasil um uruguaio, luis, que comentou algo a respeito de acrescentar gasolina, diesel e outras coisas junto com o ov: creio que está no tópico "kit ov no brasil", é a primeira colocação. talvez não seja prudente a mistura. estou também atrás da informação sobre "redutor de cheiro" que ele cita para motores 2t, assim que souber algo informo.
quanto à porcentagem em massa do gráfico de teu site, tens que pesquisar a densidade da gasolina, a densidade do ov é de 0,92: assim poderá descobrir a quantidade em massa que está utilizando

forte abraço a todos por aí
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

jossef
Staff Member
Staff Member
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am

Mensagem por jossef »

se a % for essa nos até diziamos 10% no inverno temos q alterar o q temos escrito.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

há algumas diferenças de palavras entre portugal e brasil, por isso venho lhes perguntar o que é um "filtro feito com canga"? é algum tipo de tecido? sinto destoar do assunto atual, mas tenciono experimentar ov usado depois de um certo tempo....
agradeço-lhes a atenção e forte abraço a todos os que estão além-mar...
ANCCO

jossef
Staff Member
Staff Member

Mensagem por jossef »

existe alguma diferença no portugues de portugal e o vosso portugues mas n é canga é sim ganga (levis, lois,etc)

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

ancco Escreveu:tó, citastes o seguinte:

"então gostava de saber o que as minhas perguntas têm de mal?
e não queimam?
como é controlada a temperatura?
ou fico sem saber o que é um forum para estas pessoas..."

vamos por partes: a questão de não queimar deve estar relacionada diretamente com o temocontato, que controla a temperatura do sistema ; dessa forma, o que ocorre é o seguinte (penso eu...):
1 - o ov flui através da peça, sendo que a vela incandescente deve estar alojada em um furo que não tenha contato com o ov, porém as distâncias entre a parede deste furo e a vela de incadescência devem ser muito pequenas, talvez até a vela seja montada através de interferência (engastada)
2 - sendo assim, o ov não está em contato direto com a vela de incandescência, ela está, digamos, encapsulada por metal, sendo que este está em contato com o ov.... . esta é minha opinião, não necessariamente é assim, mas penso que seja...
3- conforme a vela incandescente vai aquecendo o ov, a temperatura do mesmo vai aumentando, aumentando, aumentando até chegar à temperatura controlada pelo termocontato: quando chega a este valor, a energia elétrica que alimenta o relê que aciona as velas de incadescência é desligada pelo termocontato....simples assim...

pessoal, creio que o fórum deve ser usado para trocarmos experiências sobre ov, não percam a paciência, muitas vezes indaguei a respeito de questões que eu tinha a mais absoluta certeza e mudei minhas opiniões... está aí o hynek para comprovar (quando ainda pensava em aquecer o ov a 110ºc antes da bi.... ): mal sabia eu que estaria avariando definitivamente o componente, desta forma estamos aqui todos para aprender e ensinar.... .
tó, se tiver alguma dúvida mais, creio que só comprando um kit e desmontando-o para conferir . fica tranquilo, como dizem aqui no brasil, "agora eu vou pra galera...."
andré obrigado pela explicação, quem sabe sabe explicar e não tem medo que venha a ser ultrapassado, eu também conto tudo aquilo que sei, pois não tenho medo de ser ultrapassado e se for fico orgulhodo de um dia o ter ensinado.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

tó,

o certo é que o que sei é muito pouco em comparação com o que aprendi neste fórum: vamos, cada um de nós, nos empenhar em achar soluções viáveis e avaliar prós e contras de cada questão, é para isso que serve o fórum.... temos que "ir fuçando" e partilhar nossas experiências por aqui.

forte abraços a todos do além-mar
ANCCO

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

ancco Escreveu:tó,

o certo é que o que sei é muito pouco em comparação com o que aprendi neste fórum: vamos, cada um de nós, nos empenhar em achar soluções viáveis e avaliar prós e contras de cada questão, é para isso que serve o fórum.... temos que "ir fuçando" e partilhar nossas experiências por aqui.

forte abraços a todos do além-mar
fui bem esclarecido e isso é que interessa, eu também tenho aprendido muito neste fórum, posso dizer que devo de ter sido dos poucos neste fórum que, andam a ovd só com um depósito e no verão cheguei a fazer muitos km a 100% ov, o kit que tenho montado é muito rudimentar e não satisfaz, quem como eu é apologista do mono tanque, este aqui apresentado apresenta alguns melhoramentos, mas para funcionar em pleno, continuamos a necessitar de 2 tanques
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

pessoal,

não sei como é o clima por aí, temperaturas, etc., mas aqui onde moro (estado do mato grosso) o clima é bem quentinho: durante o dia a tempertura ronda 30ºc e à noite por volta de 23ºc. mesmo assim, sou adepto do sistema 02 tanques principalmente devido ao início de funcionamento do motor, pois neste momento ele está mais suscetível a desgaste por trabalhar em temperatura abaixo do normal, seus componentes ainda não estão com as dilatações térmicas necessárias para a operação dentro das folgas e tolerâncias que, muitas vezes, são microscópicas.
no entanto, o sul do brasil tem clima temperado: no inverno é normal temperaturas que rondam os 5ºc pela manhã e durante a noite, daí meu interesse nos dois tanques ser ainda maior, não necessariamente que eu viaje uns 2.300 km periodicamente para ir para o sul, porém devo considerar esta questão para a eventualidade de ir até lá, pois sou oriundo de curitiba, capital do estado do paraná conhecida por seu clima instável.
outra questão: o tanque principal em que estão colocando ov é de metal ou plástico? parece-me que o ov não é propício à utilização com metal, ontem estive vendo alguns modelos de tanque para utilizar ov (em cima da caçamba da caminhonete), optei por um de 140 litros cilíndrico de plástico, o qual vai preencher praticamente toda parte frontal da caçamba próxima à cabine, em conjunto com um filtro decantador de água.

forte abraço a todos do além-mar
ANCCO

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

o depósito de plástico serve perfeitamente, mas o sistema clássico de dois depósitos usa o depósito principal, originalmente para gasóleo, para ov e instala um outro depósito, mais pequeno, para gasóleo, que passa a ser usado muito menos, só para arranque e purga do sistema antes de deixar o carro estacionado de um dia para outro.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

hynek,

não acho seguro instalar um depósito para gasóleo, mesmo que pequeno, sobre a caçamba da caminhonete, talvez consiga instalar entre as longarinas do chassis, tenho que avaliar os espaços e os tanques disponíveis para isso. o problema que utilizar o depósito principal que atualmente usa gasóleo para colocar ov é o fato de ser metálico....(minha caminhonete é de 1997, ainda não era fabricada com tanque plástico... ), mas tentarei a adoção do depósito de 140 litros, caso não encontre opção viável. segundo o sistema que pretendo instalar, pretendo que seja fácil a remoção deste enorme tanque suplementar da caçamba da caminhonete, caso necessário. utilizo a mesmo em meu serviço, e por vezes necessito de todo o espaço da caçamba para transporte.
com relação à utilização de um depósito menor, vi as fotos do seu lr, preocupa-me o fato do combustível estar alojado no mesmo ambiente dos passageiros, não sei como é a legislação sobre isso em portugal, porém aqui não é permitido, além de não ser muito seguro. como seu lr parece ser chassis+carroceria, talvez seja interessante pesquisar um espaço no chassis para colocação do tanque de gasóleo (não levem a mal, é somente uma opinião....

forte abraços a todos por aí
ANCCO

jossef
Staff Member
Staff Member

Mensagem por jossef »

• caçamba da caminhonete ?????????????????????? isto é em portugal n existe a palavra caçamba
    as temperaturas em portugal são mais 40º de dia no verão e á noite 20º no inverno depende onde moras portugal é pequeno mas as temperaturas são diferentes norte -5 de noite até 15º de dia no sul 7º de noite 20º de dia.
    o sistema do hynek n pode andar com aquele deposito no carro no ipo (inpecção periodica obrigatoiria9 e uma vesturia geral ao carros por tecnicos uma x por ano ele n passa mas ´so tem q o tirar antes de ir
    em questão a dois depositos pode-se mandar fazer em fibra ou comprar numa sucata um deposito em fibra os dos land são em fibrae levam 80l

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

jossef,

caçamba de caminhonete (caminhonete ou pick-up), aqui no brasil, é a parte traseira exposta da caminhonete (onde se carregam cargas), não sei o termo utilizado em portugal.
quanto à idéia do depósito em fibra creio ser muito interessante, vou verificar custos para confeccionar um de uns 20 litros para utilizar com gasóleo, mas terei que substituir o tanque original por um de plástico fabricado atualmente, o meu é dos antigos (metálico).
agradeço-lhe a atenção dispensada.

forte abraços a todos além-mar
ANCCO

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

jossef e hynek:

quanto a tirar o depósito suplementar durante a inspeção veicular está ok, não sei se vocês eventualmente encontram fiscalizações em ruas e estradas como aqui no brasil, aí o bicho pega....
o problema maior creio não ser este, mas sim a segurança dos passageiros, visto utilizarem, além de gasóleo, gasolina para diluir o mesmo; apesar de quantidades ínfimas, gasolina é sempre gasolina....
ANCCO

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

hynek:

como minha empresa comercializa válvulas solenóide, tenho ampla literatura a respeito de válvulas duas vias como a que possui acoplada ao depósito suplementar de gasóleo. pelo que informou, aquela válvula é própria para utilização com gás natural veicular (aqui no brasil são chamadas válvulas para gnv), verifique com seu fornecedor ou no site do fabricante se estas válvulas tem vedações que suportam o gasóleo para evitar dissabores....
as vedações geralmente indicadas para gasóleo, óleo vegetal, etc., ou seja, líquidos mais agressivos, são geralmente em buna-n ou borracha nitrílica, quando se utiliza uma temperatura acima de 70ºc são indicadas vedações de viton (um tipo de nylon fabricado pela dupont).

ANCCO

jossef
Staff Member
Staff Member

Mensagem por jossef »

o nome aqui é ou carroçaria de caixa aberta ou também como ai pick-up.
é como caminhonete aqui o nome mais c é camioneta.
muitos aqui tem é aqueles depositos de água q levam 200l ou mesmo 500l na parte de traz. ai tambem existe e podes por um mais pequeno.

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

ah, outra coisa:

não esqueçam que, além do gasóleo, vocês utilizam gasolina e óles diversos para diminuir a viscosidade, portanto se atentem a isso na hora de instalar tubulações e conexões, podem haver vazamentos devido ao tipo de combustível e temperatura de utilização (ressecamentos de mangueiras e vedações). não acreditem somente na palavra do vendedor, peçam catálogos com informações técnicas....
ANCCO

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

jossef:

desculpe destoar do assunto do fórum, mas aqui travões = freios, tejadilho = teto solar, temos diferenças regionais interessantes...
entendi quanto ao depósito, vou buscar alternativas, por enquanto a única que possuo é um tanque enorme para 140 litros....
ANCCO

jossef
Staff Member
Staff Member

Mensagem por jossef »

estes depositos são muito bons.
Imagem

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

ancco Escreveu:hynek:

pelo que informou, aquela válvula é própria para utilização com gás natural veicular (aqui no brasil são chamadas válvulas para gnv), verifique com seu fornecedor ou no site do fabricante se estas válvulas tem vedações que suportam o gasóleo para evitar dissabores....
as vedações geralmente indicadas para gasóleo, óleo vegetal, etc., ou seja, líquidos mais agressivos, são geralmente em buna-n ou borracha nitrílica, quando se utiliza uma temperatura acima de 70ºc são indicadas vedações de viton (um tipo de nylon fabricado pela dupont).

deves ter confundido. esta válvula de 3 vias foi desenvolvida especialmente para adaptar os carros ao ov, suportam gasóleo e ov aquecido.

quanto a gás, eu usei uma válvula, usada nos carros a gpl, para ligar e desligar o gasóleo. mas vou substitui-la brevemente por esta de 3 vias.

no site está info em pdf que contém, entre outras, esta informação (espanhol):
carcasa aluminio, interior acero inoxididable con una capa
de ptfe, las juntas de viton(fpm)
temperatura do fluido -20 até +130 ºc
petroleo, aceite vegetal y otros gases y líquidos
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

estes depósitos parecem interessantes, quais os volumes, preços e onde se arranjam?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”