Programa Energia Solar - Vulcano

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por jotamira »

fonix Escreveu:a diferença entre o ts de 200l e 300l é o nº de pessoas ou tem outras? aqui somos 4 pessoas em casa e ñ sei o que comprar
os ts200l e ts300l são em tudo idênticos.
o ts200l é aconselhados para a utilização até 3 pessoas enquanto o ts300l é aconselhado para o uso até 5 pessoas.

jotamira
por uma pegada cada vez mais verde

fonix
Membro
Membro
Registado: quinta set 03, 2009 8:43 pm

Mensagem por fonix »

pelo que me disseram no ts de 300l os paineis solares são mais fracos em relação ao ts de 200l. será verdade? pq se assim for pela relação preço até é preferivel optar no meu caso pelo ts de 200l.
obrg.

jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Mensagem por jmsf »

boas

a minha opiniao como instaldor é que o ts200 tem um painel para aquecer 200 lts de água
logo se fossem colocar o mesmo painel para aquecer 300lts de água ía existir sobredimensionamento, assim devm ter pensado e colocaram uns com rendimento menor que /os fkb) em vez de 2 fkc

tenho dito
soltec
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------

jmsf
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jmsf »

fonix Escreveu:a diferença entre o ts de 200l e 300l é o nº de pessoas ou tem outras? aqui somos 4 pessoas em casa e ñ sei o que comprar
o melhor será o de ts300 pois apesar de segundo os criteriso de dimensionamento o de 200 chegar
só que na pratica não e bem assim
o meu conselho será colocar o de 300 lts, mas tem que fazer as contas em relação ao preço/necessidade

tenho dito

soltec

---------jmsf----------

ccm
Membro
Membro
Registado: sexta set 11, 2009 3:00 pm

Mensagem por ccm »

boas,

adquiri um termossifão 200l da vulcano. ciente que vou ter uma novela pela frente vou aqui apresentar os episódios até ao seu desfecho.

episódio 1

25/08 - inicio do processo.
deslocação ao banco e informar-me sobre o processo e os papeis necessários.
optei pelo crédito pelo que tive um pouco mais de trabalho a reunir a papelada necessária.
28/08 - entrega de toda a papelada no banco e inicio do processo para aprovação do crédito.
07/09 - informação do banco que o crédito tinha sido aprovado.
assinatura da papelada... f&%$#-se, uma semana para aprovar a m#$%a de um crédito de 1000€...
nem quero pensar se fosse um crédito de 100 000€, demorariam um ano...
encomenda efectuada.
11/09 - contacto com a pmelink para saber o porquê de não ter sido contactado pelo instalador(já passou mais de 72h).
foi-me dito que do lado deles estava tudo ok. o problema está na marca.
tentei contactar telefonicamente com a marca mas do outro lado deve estar tudo em pausa para o café... ninguém atendeu o telefone...

próximo episódio

enviar e-mail para a vulcano e aguardar resposta (espero que seja rápida).

ccm
Membro
Membro

Mensagem por ccm »

episódio 2

- passado algumas horas do envio do e-mail para a vulcano chega a resposta informando que já tinham contactado o instalador para que cumprisse as 72h estipuladas.

- passado meia hora de receber o e-mail telefona-me o instalador a marcar o dia e a hora da visita. ficou marcado para amanhã ao fim da manhã.

a isto chamo eficiência alemã...

Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am

Mensagem por Vespita »

boas.

ccm é uma pessoa com sorte, sei de um caso em que o pagamento foi feito no dia 01/09/09 a pronto pagamento e a instalação só está marcada para o dia 15/09/09 a isto eu não chamo eficiência alemã. talvez portuguesa, talvez!!!
ah e ainda isto está acelarado porque passado uma semana do pagamento ter sido feito ainda não havia novidades da instalação, toca a pessoa em questão a mandar mails para pmlink e vulcano a saber o que se passava.

bem já para não falar do meu caso.

paineis vulcano são bons mas agora na rapidez da instação, hummm...... falo por estes 2 casos que estou envolvido.

jmsf
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jmsf »

caro ccm e vespita

como instalador solar e com conhecimento de causa, o que se pode estar a acontecer no caso do sr ccm é um não procedimento correcto por parte do instalaor ou não, visto que nesta altura como a vulcano esta com as entregas atrasadas, as encomendas sejam propositadamente atrasadas na marca.
no caso so sr.vespita possivelmente tera sido isso que aconteceu, falo isto porque esta semana ja tive dois casos identicos

ja agora sr. ccm se puder acompanhar a instalaçao, agraeciamos que desse o seu contributo ao contar como aconteceu se possivel com imagens

tenho dito

soltec

---------jmsf----------

ccm
Membro
Membro

Mensagem por ccm »

olá,

depois de ler alguns casos aqui relatados fiquei a saber que não está a haver capacidade de resposta para o número de instalações. sabendo disso é que comecei a relatar o meu caso em episódios...

possivelmente houve uma má leitura da vossa parte pois o que só está agendado é a primeira visita do instalador, ou seja, vem cá ver as condições para instalar o painel e caso seja necessário efectuar outros trabalhos que não estejam contemplados pelo protocolo proceder a um novo orçamento.

agora, a instalação propriamente dita penso que a data será marcada amanhã, mas no protocolo está lá escrito que pode demorar entre 4 a 6 semanas...

amanhã já terei uma data em concreto.

em relação à instalação vou tentar marcar para um dia que esteja em casa e acompanhar todo o processo, com fotos...

abraço

jmsf
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jmsf »

caro ccm

1º podes estar numa zona do pais em que a rede de instaladores não seja muito vasta, e por conseguinte em que ele esteja com as instalaçoes atrasadas

2º o prazo que os instaladores tem para fazer a instalação são duas semanas apos a visita previa (prazos estabelecidos pela vulcano)

mande noticias e va postando

tenho dito

soltec

---------jmsf----------

ccm
Membro
Membro

Mensagem por ccm »

1º - moro nos arredores de lisboa, mais propriamente belas.

2º - obrigado por me informar desse timing da vulcano.

abraço.

ccm
Membro
Membro

Mensagem por ccm »

episódio 3

conforme o combinado o instalador passou hoje cá por casa, coloquei-lhe todas as dúvidas que tinha e ele foi-me respondendo, mas houve uma que não me convenceu.

tenho um esquentador com mais de 20 anos com piloto e só regulação do caudal da água.

questão:
posso não instalar o módulo solar e substituir por um esquentador já preparado para o solar?
resposta:
não. tem sempre que ter o módulo solar.

pelo o que andei a ler penso que esta resposta não está correcta. podem confirmar?

ah, não ficou marcada a data da instalação pois em primeiro o instalador vai encomendar o termossifão e só depois me liga para combinar o dia. qualquer das formas disse que em principio para o final da semana procederiam à instalação.

abraço.

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

boa noite a todos.
eu como instalador no protocolo, o que vos posso dizer é que o ataraso nas instalações na maior parte dos casos não se deve á eficacia dos instaladores, quando já existe um atraso de entega dos equipamentos por parte dos fornecedores é obvio que as instalaçãos vão acumular.

Vespita
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Vespita »

ccm Escreveu:questão:
posso não instalar o módulo solar e substituir por um esquentador já preparado para o solar?
resposta:
não. tem sempre que ter o módulo solar.
não é verdade não presisa de modulo solar nenhum caso o esquentador seja solar evidentemente.

em caso de duvida verifique nas fotos que coloquei se está lá algum modulo solar.

assim poupa cerca de 98€ que já dá para amortizar na compra do esquentador.

em relação aos atrasos nas instalações que tenho conhecimento os atrasos não se deveram ao instalador mas sim à vulcano.
sei também que o fornecedor de depositos é italiano e que esteve encerrado para férias durante o mês de agosto estando só agora a vulcano a receber depositos, mas as pessoas que compram é que não têm nada a ver com isso, se o fornecedor não tem capacidade de resposta que arranjem outro ou outros.

continuo a afirmar que os paineis solares da vulcano são bons na minha opinião, agora os timings de instalação não são os melhores isso é um facto.

ccm
Membro
Membro

Mensagem por ccm »

obrigado pelo esclarecimento.

segundo percebi ao não colocar o módulo solar terei de colocar uma válvula misturador termostática, para garantir que a água não entra com uma temperatura muito elevada para o esquentador.

quanto custa (+/-) a válvula misturador termostática?

abraço.

Vespita
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Vespita »

boas

a valvula misturadora vem com o kit do painel solar, pelo menos no meu caso veio. depois de de sair nessa valvula misturadora entra no esquentador solar, isto no meu caso. a temperatuda da valvula parece-me que está estabelecida para os 55º.

acho que nas fotos que coloquei da para ver a referida valvula.

cumprimentos

ccm
Membro
Membro

Mensagem por ccm »

oi,

sim, nas imagens da tua instalação dá para ver essa válvula.
se vem com o kit, não percebo para que é o módulo solar?!?!
pois com mais uma válvula que fizesse o bypass ao esquentador (caso o esquentador não estivesse preparado para o solar) e caso a temperatura da água do painel solar fosse > 45º (por exemplo), ficaria com o problema resolvido...

ou melhor, até percebo, havendo o módulo solar que custa 98€ para quê arranjar uma solução mais barata????

estes "alemões" têm a escola toda...

abraço

jmsf
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jmsf »

ccm Escreveu:oi,

sim, nas imagens da tua instalação dá para ver essa válvula.
se vem com o kit, não percebo para que é o módulo solar?!?!
pois com mais uma válvula que fizesse o bypass ao esquentador (caso o esquentador não estivesse preparado para o solar) e caso a temperatura da água do painel solar fosse > 45º (por exemplo), ficaria com o problema resolvido...

ou melhor, até percebo, havendo o módulo solar que custa 98€ para quê arranjar uma solução mais barata????

estes "alemões" têm a escola toda...

abraço
boas

a valvula misturadora só vem no kit quando vem com resistência eléctrica que é para evitar de a água entrar no circuito de aqs a mais de 55º

claro que a optar como o vespita diz e bem por colocar o esquentador solar ja serve para proteger o esquentador.

o que o instalador diz é que se ja veio o modulo solar então tem que o colocar.

soltec
instalador solar

---------jmsf----------

Vespita
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Vespita »

boa noite.

pois é a eficiência alemã nos casos que conheço é só mesmo fogo de vista.

a instalação do meu pai um ts de 200l que estava previamente marcada desde a semana passada para o dia de amanhã 15/09/09 ficou sem efeito. ficou marcada para o dia 17/09/09.
mas porque não dizem logo às pessoas que não entregam na data prevista, deixam tudo para o último dia e para saber que não havia instalação tive de ligar e estar uns bons 15 minutos à espera de ser atendido. programam as pessoas as vidas para no último dia avisarem que não é instalado.
ah e atenção esta situação não é da responsabilidade do instalador, é mesmo da vulcano.

bem eu já devia de estar calejado com a vulcano uma vez que a minha instalação também teve uma serie de pripecias com as datas de instalação.

vulcano ém termos de equipamento parece ser bom agora os timings, tsssssssssss.......nem de perto nem de longe.

quem comprar vulcano que se prepare para estas aventuras das datas de instalação a serem alteradas.

o vespita
ilhavo

jmsf
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jmsf »

parece que a vulcano já começou a entragar o material a tempos e horas

novas instalações em breve

tenho dito

soltec