Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

camart
Membro
Membro
Registado: quarta jul 01, 2009 10:49 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por camart »

ok!

até agora, a água tem estado sempre a 48 graus, nunca chegou a estar tépida... mas efectivamente se o sol estiver ausente durante alguns dias terá ?? que se ligar a resistência, mas até ver nunca o fiz (aconselhado pelo instalador).

a instalação foi de um dia![/quote]

para o sr jorgesantos 73.
olá sr. jorgesantos73.
desculpe esta mensagem aqui assim, mas tinha se ser em concreto para um utilizador da norquente. tenho seguido com interesse os topicos relacionados com norq. porque tinha um sistema termosif.300l encomendado à mais de um mês. vieram montar no sabado 27, como ficou pronto perto das 18h, no domingo e segunda não esteve sol na minha zona (guimaraes) só na terça f. dia 30 tive agua quente. foi utilizada à noite para banhos rapidos de duche, estava muito quente ,foi preciso temperar com agua fria. ora hoje de manha por volta das 7h, a agua já estava fria.
diga por favor pois tem um sistema igual, consigo acontece o mesmo ? ou o meu tem algum problema ?
já vi topicos de outras marcas , em que utilizadores afirmam que no dia seguinte de manhá tem agua bem quente.
agradeço se me puder reponder.
obrigado.

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

camart Escreveu:ok!

até agora, a água tem estado sempre a 48 graus, nunca chegou a estar tépida... mas efectivamente se o sol estiver ausente durante alguns dias terá ?? que se ligar a resistência, mas até ver nunca o fiz (aconselhado pelo instalador).

a instalação foi de um dia!
para o sr jorgesantos 73.
olá sr. jorgesantos73.
desculpe esta mensagem aqui assim, mas tinha se ser em concreto para um utilizador da norquente. tenho seguido com interesse os topicos relacionados com norq. porque tinha um sistema termosif.300l encomendado à mais de um mês. vieram montar no sabado 27, como ficou pronto perto das 18h, no domingo e segunda não esteve sol na minha zona (guimaraes) só na terça f. dia 30 tive agua quente. foi utilizada à noite para banhos rapidos de duche, estava muito quente ,foi preciso temperar com agua fria. ora hoje de manha por volta das 7h, a agua já estava fria.
diga por favor pois tem um sistema igual, consigo acontece o mesmo ? ou o meu tem algum problema ?
já vi topicos de outras marcas , em que utilizadores afirmam que no dia seguinte de manhá tem agua bem quente.
agradeço se me puder reponder.
obrigado.[/quote]

se não tem, se calhar convém pensar em instalar uma misturadora termostática. assim a água não lhe saia tão quente; se tem torneira termostática e sente a água muito quente então o melhor é reduzir a mesma para uma temperatura menor - rentabiliza a água quente e reduz ao mesmo tempo as perdas da mesma pelo caminho (quanto mais quente maior as perdas na tubagem).
não se esqueça que o sistema não tem capacidade para recuperar energia durante a noite. se gastar, por exemplo, metade do deposito ao final da tarde vai ficar metade do deposito com água fria e outra metade com água quente. esta mistura fica estratificada durante uns tempos mas acaba-se com o tempo por misturar e a temperatura da água diminuiu. este efeito juntamente com as perdas do deposito com o exterior mais o facto de a água poder não estar a uma temperatura tão elevada quanto pensa podem explicar o que lhe aconteceu

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

camart
Membro
Membro
Registado: quarta jul 01, 2009 10:49 am

Mensagem por camart »

d'eu Escreveu:
camart Escreveu:ok!

se não tem, se calhar convém pensar em instalar uma misturadora termostática. assim a água não lhe saia tão quente; se tem torneira termostática e sente a água muito quente então o melhor é reduzir a mesma para uma temperatura menor - rentabiliza a água quente e reduz ao mesmo tempo as perdas da mesma pelo caminho (quanto mais quente maior as perdas na tubagem).
não se esqueça que o sistema não tem capacidade para recuperar energia durante a noite. se gastar, por exemplo, metade do deposito ao final da tarde vai ficar metade do deposito com água fria e outra metade com água quente. esta mistura fica estratificada durante uns tempos mas acaba-se com o tempo por misturar e a temperatura da água diminuiu. este efeito juntamente com as perdas do deposito com o exterior mais o facto de a água poder não estar a uma temperatura tão elevada quanto pensa podem explicar o que lhe aconteceu

d'eu
obrigado pela sua resposta.
o sistema tem misturadora termostática. e vou diminuir à temperatura , quanto ao deposito se, de facto nestas condições atmosfericas tem estas percas, no inverno então...
vou aguardar pelos proximos dias para ver.

D'eu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por D'eu »

também tem de ver que ao comparar com outro sistema instalado noutra região as condições de funcionamento do sistema não vão ser as mesmas logo, os resultados podem ser diferentes.
quanto ao sistema em si, não se pode ter tudo. muita qualidade, muito rendimento, excelente isolamento e baixo preço são condições dificeis de atingir no mundo dos homens. o melhor, mesmo sendo o mais barato vai ser sempre o mais caro

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

d'eu Escreveu:também tem de ver que ao comparar com outro sistema instalado noutra região as condições de funcionamento do sistema não vão ser as mesmas logo, os resultados podem ser diferentes.
quanto ao sistema em si, não se pode ter tudo. muita qualidade, muito rendimento, excelente isolamento e baixo preço são condições dificeis de atingir no mundo dos homens. o melhor, mesmo sendo o mais barato vai ser sempre o mais caro

bue poetico!! mas pouco pratico! é dificil justificar mais de 1000€ de diferença, por um sistema que não tem mais rendimento, e se tem duvidas se sequer vai durar mais!! quanto muito terá mais garantias de qualidade na assistencia!!
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm

Mensagem por nj05 »

boas

a minha instalação cf ficou hoje pronta. a instalação terminou cerca das 17h30 e o céu estava muito nublado, pelo que o ganho foi muito pouco. a temperatura no termoacumulador subiu 4 ou 5 graus. amanhã é que vou ver como se porta.

a minha impressão geral é que o instalador se esforça por poupar tudo quanto pode, seja na quantidade de tubo a usar, no tipo de isolamento e mesmo na colocação de isolamento em alguns locais. desagrada-me profundamente ver alguns tubos e acessórios metálicos sem isolamento na parte superior do termoacumulador. chamei a atenção do pessoal e eles disseram que fazem de acordo com o protocolo definido com a norquente. julgo que os preço baixos também resultam de um esmagamento dos valores pagos aos instaladores, o que faz com eles façam apenas como está estabelecido e não facilitem muitas coisas na montagem.

como me faz impressão ver aquilo assim vou acabar por isolar aquilo direitinho depois com mais tempo.

em anexo coloco algumas fotos da instalação. agradeço comentários.

nj05
Anexos
Norq CF 3.zip
(102.72 KiB) Transferido 1104 vezes
Norq CF 2.zip
(144.01 KiB) Transferido 529 vezes
Norq CF 1.zip
(128.93 KiB) Transferido 495 vezes

D'eu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por D'eu »

system32 Escreveu:bue poetico!! mas pouco pratico! é dificil justificar mais de 1000€ de diferença, por um sistema que não tem mais rendimento, e se tem duvidas se sequer vai durar mais!! quanto muito terá mais garantias de qualidade na assistencia!!
se se justifica a diferença de 1000€? não sei ... nenhum de nós sabe ... e se calhar nem no futuro saberemos! depende ... das ideias, pensamentos e objectivos de cada um e da carteira! quanto à parte do rendimento ... acho que há sistemas com mais rendimento neste programa, o preço é que é diferente! de qualquer uma das maneira, para quem não queira fazer um grande investimento ... os painéis da frequente são, na minha opinião, um bom investimento. tudo depende da perspectiva
Última edição por D'eu em quarta jul 01, 2009 9:55 pm, editado 1 vez no total.

D'eu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por D'eu »

pois ... esses tubos metalicos sem isolamento é que ficaram um bocadinho mal na foto

quando fizeram a instalação do meu sistema cá em casa no circuito secundário por vezes o isolamento tinha tendência para recuar; como tinha na caldeira uns tubos que o empreiteiro (já há 6 anos atrás) deixou sem isolamento aproveitei e fui aqui a uma casa cá perto e comprei daquela fita (com cola) para isolamento - armaflex fita. paguei pela fita (um rolo enorme mas era o mais pequeno que havia) perto de 20€. ficou tudo o mais isoladinho possível ... deixei tudo de forma a que nem ponta de tubo se viesse. pode sempre comprar dessa fita e isolar aquilo que eles não isolaram.

já agora, o isolamento que fica no telhado não devia ter uma camada protectora contra os raios uv?

d'eu

nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por nj05 »

d'eu Escreveu:... deixei tudo de forma a que nem ponta de tubo se viesse.
d'eu
hehe isso faz-me lembrar outra coisa...

mas é isso mesmo que vou fazer. comprar isolamento para corrigir o que ficou mal. e efectivamente no telhado vou ver se arranjo isolamento anti uv. afinal é só 1 metro...

já gora d'eu, qual o deltat entre o colector e o termoacumulador que tem definido no seu sistema para arranque da bomba de circulação? por defeito estava a 10º mas baixei para 6ºc.

D'eu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por D'eu »

o anti-uv é que deve ser mais difícil ... aquilo não se vende ao metro pelo que me apercebi. vende-se a extensões de tubo muito grande para quem só quer 1 metro de tubo! o instalador não lhe marcou nenhuma visita pós-instalação? para ver se tudo tinha ficado ok?

d'eu

nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por nj05 »

d'eu Escreveu:o anti-uv é que deve ser mais difícil ... aquilo não se vende ao metro pelo que me apercebi. vende-se a extensões de tubo muito grande para quem só quer 1 metro de tubo! o instalador não lhe marcou nenhuma visita pós-instalação? para ver se tudo tinha ficado ok?

d'eu
não. disse apenas para lhe ligar caso notasse algum problema.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

é reclamar, meus amigos. reclamar sempre que o bom funcionamento e a qualidade do isolamento fiquem comprometidos.
uma reclamação bem fundamentada, com fotos, e dirigida em triplicado por carta. ao fabricante, ao instalador e à agência que coordena todo o processo.
se reclamarmos temos alguma hipótese de obter um bom serviço para nós e para os que nos seguirem.
relativamente ao isolamento e à resistencia aos uv, posso adiantar que a minha instalação está coberta por uma manga isoladora preta (comum) e coberta com fita de aluminio. o aluminio garante a reflexão dos uv e a estanquicidade da manga.
Porreiro, pá!

D'eu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por D'eu »

por acaso em determinadas zonas do meu telhado também foi aplicada essa fita de alumínio. manuelcar essa fita é a mesma que se utiliza na pelicula da cozinha ou tem alguma coisa de diferente?

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

sim, é consideravelmente mais grossa e é autocolante. usa-se nos sistemas de aquecimento solar mas também em chaminés de recuperadores e salamandras e frequentemente os isolantes dos recuperadores, fornos e fogões são em lã de rocha revestida com este material.
reparem que a manga esponjosa que reveste os tubos expostos à intempérie fica com a sua eficácia reduzida quando ensopada.
este material não é barato por isso é natural que as empresas ou os instaladores não o usem tão profusamente quanto gostaríamos, mas a mim parece-me fundamental o revestimento de todo o comprimento dos tubos a descoberto. caso isso não tenha sucedido no vosso caso talvez seja de tomar uma atitude.
Porreiro, pá!

D'eu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por D'eu »

eu nesse aspecto não me posso queixar . o isolamento ficou tudo cinco estrelas; eu é que quis ser perfeccionista. a única coisa que não gostei muito no meu caso foi das ligações entre as calhas técnicas no exterior ... ficaram mal feitas. mas também já fui lá dar o meu jeito, cortar o resto da espuma que ficou em excesso e uni as calhas direitinhas com silicone!

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

em anexo coloco algumas fotos da instalação. agradeço comentários.
boa noite,

não faz parte da minha maneira de ser vir aqui comentar instalações. no entanto, também não queria deixar passar em claro uma chamada de atenção relativamente a um ou dois apspectos que me parecem bastante errados.

à parte a questão estética que é sempre discutível, um instalador desculpar-se com o protocolo de uma determinada marca para fazer um trabalho pouco satisfatório parece-me de todo reprovável. não quero crer que a norquente ou qualquer outra marca, aconselhe os seus instaladores a desrespeitarem a lei, no que diz respeito ao isolamento. o rsece indica, para fluídos até 100 ºc, um isolamento mínimo de 20mm (não 6) com uma condutividade térmica de referência de 0,04 w/(mk) e que esta espessura tem que ser aumentada em mais 10mm em situações de exterior. já a questão da protecção uv é uma questão de boas práticas, caso contrário ao final de um verão ou dois o isolamento já lá não faz quase nada.

assim, temos um decreto lei (79/2006) que obriga a 20mm dentro de casa e 30mm no exterior. isto para fluídos quentes, entre 40 e 100 ºc e em tubagens de diâmetro inferior a 35mm. eu sei que um isolamento armaflex com 30mm e protecção uv é muito caro (custará algumas 12 vezes mais do que o de 6mm), mas colocar isolamento de 6mm sem protecção também é um abuso e francamente não acredito que a norquente aconselhe tal prática.

não sei se isto é totalmente verdade, mas várias vezes me tem dito que em termos de certificação energética da habitação, o isolamento mal aplicado anula pura e simplesmente a existência do sistema solar. se houver algum perito neste fórum, peço por favor que confirme ou negue esta afirmação.

quanto aos tubos que não estão isolados (sobre o tanque), deve preocupar-se essencialmente com a saída de água quente do depósito e o troço de +-30 cm que sai da misturadora termoestática até ao multicamada.

eu peço desculpa pelo desabafo, mas penso que devia contactar a norquente e manifestar a sua preocupação em relação a estes aspectos que o desgostam.

agradeço-lhe a sua partilha e deixo votos para que tire um óptimo proveito do seu novo sistema.
cumprimentos.

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

boas
sr nj05
existe ai uma situação mais grave que o isolamento pelo menos assim o parece a nível da foto.
o campo de colectores devera ser sempre ascendente isto é desde a entrada do liquido no 1º colector (lado direito) até á saída do liquido (colector lado esquerdo ) devera existir uma diferença de 5% de inclinação, caso contrario a leitura da sonda não será real fazendo com que a bomba por vezes não trabalhe quando deveria trabalhar (resultado, desperdício de energia captada pelos colectores, uma vez que não está a ser aproveitada)
este desnível é resultante dos pontos de fixação da estrutura, deveria existir um ponto a meio de cada colector, neste caso existem 2 pontos para 3 colectores, o que dá origem aos colectores de descaírem nas extremidades e influenciarem o seu rendimento.
a válvula de segurança situada no colector não é indicada nem faz falta nesse local, qualquer elemento de segurança colocado junto aos colectores terá de suportar a temperatura de estagnação do mesmo, o que não é o caso (garantidamente)
o purgador só lhe irá trazer problemas alem de não suportar as temperaturas de estagnação não existe qualquer válvula de corte, quando o sistema ultrapassar os 120º vai-se transformar em vapor o mesmo irá sair pelo purgador. resultado perda de pressão no circuito primário.
o isolamento de longe que não é o indicado, teria de ser isolamento indicado para a situação em questão, está descriminado no contrato entre o fornecedor e o instalador:
…respectivo isolamento térmico e todos os acessórios destinados ao correcto funcionamento da instalação dos equipamentos…
o isolamento uv existe em varas de 2 metros diâmetro 18 sensivelmente os 6 € por metro, uma das casas que o comercializa é a tiba ou então procurar junto da armacell.
não isole peças amovíveis com a fita de isolamento de colar, é preferível cortar o isolamento ao meio e colocar só isolamento cola no local do corte.

já agora, por acaso já assinou o protocolo de arranque da instalação?
nesse documento constam todo esse tipo de perguntas e se foram analisadas por si ou não?

não considere a minha intervenção como uma critica (visto que alguns foristas achem que a intervenção dos instaladores sejam só para criticarem o trabalho feito por outros instaladores)
confronte as minhas declarações com as do instalador que lhe fez a obra.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

as normas têm em portugal força de lei, enquanto um contrato entre um instalador e um fabricante apenas os obriga a eles.
telefone e papel de carta devem resolver essa situação, caso contrário temos que pensar numa actuação conjunta.
Porreiro, pá!

D'eu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por D'eu »

eu no meio desta historia toda ainda não percebi uma coisa ... afinal os instaladores não recebem uma parcela fixa pela instalação, valor esse previamente fixado? esse valor varia de marca para marca ou é mesmo fixo? se é fixo eu não consigo entender como é que há pessoal que se arrisca a fazer destas coisas por meia dúzia de euros! e também não consigo entender como é que há quem consiga fazer a instalação toda direitinha e há quem, com os mesmos €, não o consiga. se calhar, os segundos são os tais dos mercedes classe s! lol ainda bem que o meu instalador andava num renault 21 velho a cair de podre e numa combo! lol

agora deixando de brincadeiras e falando a sério. há erros e erros. e os aspectos para os quais o fyntas alertou são bastante importantes ... é que há coisas em que podemos discutir e não há consensos ... há outras que são pura preguicite e vontade de poupar meia dúzia de euros. e depois querem que o pessoal confie nos instaladores solares ... eu sou sincero, quando optei por instalar paineis solares (mesmo antes deste programa do governo) tinha imenso medo da instalação. uns cantavam bem, mas bem demais e outros cantavam de menos. eu ficava a olhar para os orçamentos. no papel tudo parecia bonitinho, boa apresentação, folhas coloridas mas quando relacionava orçamento com a pessoa, com o que tinha ouvido a consciência chamava por mim!talvez tenha sido por isso que adiei a instalação tanto tempo ... por um lado ainda bem (poupei uns euros) mas, por outro, nada diria que tudo ia ficar bem instalado. tive sorte!

relativamente à norquente já são vários aspectos a falhar: equipamentos amolgados e riscados, atrasos constantes nas instalações, agora que temos acesso a imagens de uma instalação deparamo-nos com n falhas.

há que reclamar. porque se ninguém reclamar eles não se vão importar - continuam a receber o dinheirinho e toca a andar ...

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

atenção não culpem os instaladores.
quando digo instaladores são aqueles que zelam por o bom funcionamento do produto que estam a aplicar.
tem que condenar sim as marcas, porque com a ganancia de vanderem os sistemas entregam a qualquer instalador que tenha o cap, porque é o que o protocolo exige, mas esquecem-se que o cap por si só não faz instalações como deve de ser.
as marcas tem de selecionar o pessoal e isso é o que tem vindo a acontecer, mas só depois de terem problemas com esses instaladores.
dai au ter dito no inicio que é preciso ter sorte com os instaladores.
o grande problema aqui é que a maior parte das marcas não tem mercado logo não tem agentes o que os obriga a recorrer a qualquer instalador desde que tenha o cap.
só espero que este incentivo não venha a desencadear a desconfiança que apareceu na decada de 70/80 em que qualquer tipo instalava sistemas solares (não era é obrigatório o cap)
eu desde que vi marcas fornecedoras de equipamentos a patrocinar o curso de energia solar térmica com acesso ao cap já acredito em tudo.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”