cartas categoria B - foi aprovado decreto-lei!!

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: cartas categoria B - foi aprovado decreto-lei!!

Mensagem por serges »

marcoluz Escreveu:
serges Escreveu:pois para poderes andar nas ae!

creio ser necessário...
mas não faz sentido, o exame prático deles não te dá nenhuma preparação para andar numa ae.

e se for pela potência, uma 50cc a 2t pode ter até 7cv de potência o que equivale a uma 125cc a 4t.
mas ainda nem sabem em que vai consistir o exame????
vamos aguardar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

erbium Escreveu:estes exames sempre foram assunto que dava pano para mangas... mas penso ter lido qq coisa de equivalências, salvo erro, pessoal com carta anterior a 03/98 que tinha a de ciclomotores...
eu tirei a carta de carro (categoria b) em 1989 e voltei a tirar em 2008 a de mota (categoria a). fui obrigado por lei a fazer o código, o que para mim não fazia sentido nenhum... grande erro meus caros, fiquei convicto de que todos deviam ter de fazer um exame mais rápido e mais conciso, pelo menos o teórico e de 10 em 10 anos. há muita coisa que mudou entretanto e nota-se por exemplo nas rotundas que as pessoas não sabem o código. para mais, (e considero-me um condutor consciente e respeitador), os maus hábitos (com a prática do dia a dia) sobrepõem-se ao que diz a teoria com o passar do tempo...
eu voltei a tirar a carta 19 anos depois e garanto que me fez bem relembrar. já os exames e os preços da dgv (antiga), são toscos e absurdos. por exemplo chumbei à primeira por causa de ter errado numa questão que perguntava se o condutor não podia beber liquidos ou comer antes de ir andar de mota com temperaturas muito baixas. primeiro que tudo, se estivesse assim tanto frio não ía e depois pensei que fosse comer pois podia acontecer alguma indisposição. afinal errei e nem sei porquê, porque raio é que não podia beber? à segunda estudei um pouco mais e pude constatar que os próprios exames entram em contradição... detectei erros que os formadores não conseguiam justificar e até os submeteram à dgv. avaliação a quem faz os exames: reprovado!
depois estão equipados com computadores que foram comprados há mais de 15 anos e quase nem se mexem, o que eu paguei pelo exame dava para comprar todos os computadores daquela sala e ainda sobrava. o meu exame foi interrompido por 3 vezes e demorou o dobro, tudo por dificuldades técnicas que não são mais do que o descuidar do parque informático e sistema de avaliação, que não vê investimento nenhum apesar de ser uma mina de ouro. enfim, é à portuga.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

por isso é que eu tenho receio de fazer o exame teórico de motas. em vez de perguntarem o que é importante, fazem perguntas estupidas e o examinando é que se lixa.
vou esperar a ver o que vai dar esta proposta de lei.

gostava era de ver isenção de portagens nas scuts e autoestradas, favorecendo a mobilidade nas 2 rodas em relação aos outros veículos.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

alguém sabe como está esta questão? passou na especialidade? aguarda publicação em dr? e sempre se confirma que poderemos ter uma evo com esta nova lei?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

estou ainda na expectativa.
o meu sonho é ter uma bereco evo ou uma teycars cantábrico. o preço é que doi.
Mais de 160.000km em VE!

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm

Mensagem por CarlosPoças »

rocker_pt Escreveu:por isso é que eu tenho receio de fazer o exame teórico de motas. em vez de perguntarem o que é importante, fazem perguntas estupidas e o examinando é que se lixa.
vou esperar a ver o que vai dar esta proposta de lei.

gostava era de ver isenção de portagens nas scuts e autoestradas, favorecendo a mobilidade nas 2 rodas em relação aos outros veículos.

e aonde é que iam buscar o dinheiro para a minha reforma antecipada !
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

hugopinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mar 21, 2009 3:05 am

Mensagem por hugopinto »

também estou na expectativa para ver se o decreto-lei é aprovado rapidamente ou não. é que já tinha escolhido a escola de condução e tudo para ver tirava a carta durante este verão, mas agora com isto assim... e o equivalente a uma 125cc chega perfeitamente para o uso que lhe pretendo dar.
mas se calhar para datas tão próximas mais vale voltar à ideia da carta...
estou ainda na expectativa.
o meu sonho é ter uma bereco evo ou uma teycars cantábrico. o preço é que doi.
não digo que seja propriamente um sonho, mas eu também estava interessado num desses modelos.
a vectrix está praticamente fora de questão porque com as minhas necessidades actuais acabaria por nunca ter retorno do investimento.
entre a bereco evo e a teycars cantábrico o ideal era mesmo... uma bereco voltio.
é que apesar de já ter lido mais do que uma vez que a tecnologia da evo era bastante mais evoluída que a da cantábrico (ou voltio pois na verdade se não sao a mesma são praticamente) a evo não me convence minimamente em aspecto e dimensões, enquanto a cantábrico não tem bms.
por isso continuo à espera...

hugopinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por hugopinto »

acho que fazia todo o sentido, não a isenção porque alguém tem de as pagar e acho que deve ser quem circula nelas, mas a criação de uma nova classe para eléctricos.
eu pago classe 2 nas portagens quando passo lá de tt, porquê? não deve ser porque estraga mais o alcatrão do que um ligeiro já que a definição é feita pela altura do capot, logo a única razão deve ser ambiental (se não é devia). num eléctrico (2 ou 4 rodas) fazia todo o sentido pagar menos do que um ligeiro.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

rocker_pt Escreveu:... uma bereco evo ou uma teycars cantábrico. o preço é que doi.
ou eu estou muito enganado ou chegaram as baixas de preços do verão?
a cantabrico está com preço tentador: 3350 c/iva
fonte: baterycar

esta aqui resolve o problema de muitas famílias.
Anexos
Velocidad máxima: 90 kmp/h                                                            <br />Autonomía: 100-140 km
Velocidad máxima: 90 kmp/h
Autonomía: 100-140 km
1.jpg (11.03 KiB) Visto 3436 vezes
Mais de 160.000km em VE!

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

rocker_pt Escreveu:
rocker_pt Escreveu:... uma bereco evo ou uma teycars cantábrico. o preço é que doi.

essa autonomia é real ou daquelas de condições ideais em pista?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

pesquisa tu no site da baterycar
Mais de 160.000km em VE!

lmrsb
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo jun 14, 2009 1:33 pm

Mensagem por lmrsb »

rocker_pt Escreveu:

boas

algumas questoes relativamente a esta scooter: pode conduzir-se com carta de carro (agora com este novo escalao)? existe algum importador que as venda em portugal (para se poder utilizar o abatimento no irs?

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

lmrsb Escreveu: boas

algumas questoes relativamente a esta scooter: pode conduzir-se com carta de carro (agora com este novo escalao)? existe algum importador que as venda em portugal (para se poder utilizar o abatimento no irs?
sim quando esta lei entrar em vigor, depois de realizar o exame prático pode-se conduzir esta scooter.
sim existe um importador cá em portugal! googla pela marca que encontrarás!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

mix Escreveu:

sim quando esta lei entrar em vigor, depois de realizar o exame prático pode-se conduzir esta scooter.

[[]]
salvoerro, ele esteve presente no mini encontro de ve's:
http://www.vimeo.com/3901859

arturaraujo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 28, 2008 11:07 am

Mensagem por arturaraujo »

jmap Escreveu:
mix Escreveu:

[[]]
salvoerro, ele esteve presente no mini encontro de ve's:
http://www.vimeo.com/3901859

podes ver mais informações em

http://aerosolarportugal.com/
Parapente + EVT 4000e + Teycars Cantábrico

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

mix Escreveu:...depois de realizar o exame prático pode-se conduzir esta scooter...
o exame, quando isto estiver legislado, em principio, eh soh para quem tenha menos de 25 anos...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm

Mensagem por Romi »

podes fundamentar a tua informação sff. é que isso não é lá muito abonatório.
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

nao eh abonatorio pq?
quanto ao fundamentar, se tem mesmo de ser, posso te dizer que sou um gajo que gosta de ler noticias...
e isto eh o que tem vindo nas revistas, nos jornais e ateh nos foruns. experimenta ir ao forum da motociclismo que encontraras por lah o proprio deputado que propos esta lei a fundamentar os pontos dela.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm

Mensagem por Romi »

então vamos lá ver se percebo, se o individuo tiver mais de 25 anos não precisa de fazer exame? ao possuir a carta de ligeiro fica automáticamente autorizado a conduzir os tais motociclos até 125cm3 e 11kw? é isto?

ao ler anteriormente fiquei com a ideia (errada) que este decreto era só para quem tivesse menos de 25 anos
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:

hugopinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por hugopinto »

sinceramente nunca consegui perceber este tipo de legislação... já não o percebia na obtenção das licenças, muito menos agora!
então se assim for quer dizer que o meu avó, que por acaso já tem 80 e muitos anos e provavelmente não devia ter carta há para aí 15 a 20 anos (mas como em portugal para ter a licença renovada apenas tem de ir ao médico dizer que vê bem, que ouve bem e que se mexe bem pois fazerem exames rigorosos é mentira), e lá continua ele a conduzir todo contente apesar de ser um perigo para todos os que circulam na estrada, se quiser agora com esta nova lei pode pegar numa mota até 125cc e fazer-se à estrada, mesmo com rodas as dificuldades de movimentação normais para a idade... porque a lei lhe permite!
em contrapartida, um individuo que tenha 24 anos tem de ir fazer um exame de condução, apesar de até poder já ter carta da categoria b à 6 anos... enfim, são as leis que temos

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”