erbium Escreveu:estes exames sempre foram assunto que dava pano para mangas... mas penso ter lido qq coisa de equivalências, salvo erro, pessoal com carta anterior a 03/98 que tinha a de ciclomotores...
eu tirei a carta de carro (categoria b) em 1989 e voltei a tirar em 2008 a de mota (categoria a). fui obrigado por lei a fazer o código, o que para mim não fazia sentido nenhum... grande erro meus caros, fiquei convicto de que todos deviam ter de fazer um exame mais rápido e mais conciso, pelo menos o teórico e de 10 em 10 anos. há muita coisa que mudou entretanto e nota-se por exemplo nas rotundas que as pessoas não sabem o código. para mais, (e considero-me um condutor consciente e respeitador), os maus hábitos (com a prática do dia a dia) sobrepõem-se ao que diz a teoria com o passar do tempo...
eu voltei a tirar a carta 19 anos depois e garanto que me fez bem relembrar. já os exames e os preços da dgv (antiga), são toscos e absurdos. por exemplo chumbei à primeira por causa de ter errado numa questão que perguntava se o condutor não podia beber liquidos ou comer antes de ir andar de mota com temperaturas muito baixas. primeiro que tudo, se estivesse assim tanto frio não ía e depois pensei que fosse comer pois podia acontecer alguma indisposição. afinal errei e nem sei porquê, porque raio é que não podia beber? à segunda estudei um pouco mais e pude constatar que os próprios exames entram em contradição... detectei erros que os formadores não conseguiam justificar e até os submeteram à dgv. avaliação a quem faz os exames: reprovado!
depois estão equipados com computadores que foram comprados há mais de 15 anos e quase nem se mexem, o que eu paguei pelo exame dava para comprar todos os computadores daquela sala e ainda sobrava. o meu exame foi interrompido por 3 vezes e demorou o dobro, tudo por dificuldades técnicas que não são mais do que o descuidar do parque informático e sistema de avaliação, que não vê investimento nenhum apesar de ser uma mina de ouro. enfim, é à portuga.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado