Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?

Mensagem por D'eu »

podes sempre copiar a folha no scanner e mandá-la imprimir em pdf com um programa do tipo pdfcreator ... o ficheiro fica com um tamanho reduzido normalmente.
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

jfkpt Escreveu:
fyntas Escreveu:
está equivocado
norquente – 1.91 m2 x 2 = 3.82 m2
2.058 kwh / 3.82m2 = 0.53 kwh por m2

vulcano - 2.23m2 x 1 = 2.23 m2
1.748 kwh / 2.23 m2 = 0.78 kwh por m2

atenção que a energia anual referida é calculada sobre a área total disponível obviamente quantos mais painéis tivermos maior será a energia fornecida.
onde é que estou equivocado?
sempre referi que o painel da norquente tem menor rendimento do que o da vulcano, mas o sistema completo da norquente fornece mais energia.

e volto a reforçar, o que interessa ao utilizador não é o rendimento individual dos painéis, mas sim o do sistema.
fyntas Escreveu:
para tudo existe um ponto de equilíbrio, diga-me compare com todas as outras marcas o porque de só nesta existir uma área superior à outras?
agora raciocine.
para mim é óbvio, os colectores da norquente, uma vez que têm menor rendimento, são mais baratos, daí eles incluirem dois em vez de um.

e o problema do sobredimensionamento para mim é uma falsa questão.
neste momento a tecnologia encontra-se num estado em que um colector único apenas consegue captar x energia.
se a tecnologia actual permitisse que o colector conseguisse captar o dobro do que acontece actualmente acha que não era usado? claro que era.

ainda sobre o "sobredimensionamento":

para o vulcano, comparação entre os ts de 200 e 300l:
ts de 200l - ts de 300l -> 50% mais água.
energia 200l = 1748kwh - energia 300l = 2778kwh -> 59% mais energia no ts de 300l.

ora se "apenas" há 50% mais de água, porque é que o sistema fornece 59% mais?
deve estar sobredimensionado!

isto tudo para dizer que também consigo distorcer os dados para puxar a brasa à minha sardinha.

como já referi, gostava que a discussão fosse produtiva e não andassemos todos aqui a inventar problemas, mas fico irritado com certos comentários e gosto de responder na mesma moeda.

não leve a mal, é tudo no espírito da discussão sã!
estou completamente de acordo contigo o que interessa é o resultado final.
só há um pequeno pormenor que aqui deixo para uma discusão amigavel não estou a dizer mal de ninguem. nem dos paineis. (já optei por um).
mas o ts (200l) da vulcano tem 1 painel de 2,23m2 e o deposito é de 195l e tem 1.748kwh o outro ts (300l) tem 2 paineis de 2,23m2 e o deposito é de 286l e tem 2.778kwh.
o que ainda dá uma diferença ainda maior para um aumento de 47% de agua temos um aumento de potencia de 59%.
o que dá um sobredimensionamento ainda maior. (digo eu)

jfkpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am

Mensagem por jfkpt »

alexjp4 Escreveu: estou completamente de acordo contigo o que interessa é o resultado final.
só há um pequeno pormenor que aqui deixo para uma discusão amigavel não estou a dizer mal de ninguem. nem dos paineis. (já optei por um).
mas o ts (200l) da vulcano tem 1 painel de 2,23m2 e o deposito é de 195l e tem 1.748kwh o outro ts (300l) tem 2 paineis de 2,23m2 e o deposito é de 286l e tem 2.778kwh.
o que ainda dá uma diferença ainda maior para um aumento de 47% de agua temos um aumento de potencia de 59%.
pois, não tinha visto a capacidade dos depósitos.
penso que esta questão do dimensionamento penso que está um pouco empolada.

há alguém que consiga determinar qual é a forma de cálculo de um dimensionamento? será que existe? ou é apenas dependente da tecnologia?

tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Mensagem por tlicas »

jfkpt Escreveu:
alexjp4 Escreveu: estou completamente de acordo contigo o que interessa é o resultado final.
pois, não tinha visto a capacidade dos depósitos.
penso que esta questão do dimensionamento penso que está um pouco empolada.

há alguém que consiga determinar qual é a forma de cálculo de um dimensionamento? será que existe? ou é apenas dependente da tecnologia?
jfkpt;
a questão do dimensionamento é simples: se o sistema que eu quero impingir tem menos rendimento, digo que está mais bem dimensionado que o outro, por motivos de segurança,pressão,etc(se calhar até pela cor do depósito)
agora a sério, se tem rendimento muito alto, inclina-se mais e baixa o rendimento no verão. essa questão do sobredimensionamentoi faz-me lembrar o pescador que deixa cair sempre o peixe maior. se quiseres fazer cálculos, vai a www.tecsol.fr e simulas. eu neste momento só estou á espera de novos aderentes ao programa e de alguns relatos de quem já tenha instalado norquente.
cumprimentos
tlicas

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

sr ticas tem razão.
podemos baixar o rendimento do sistema colocando-o mais inclinado, mas para instalar o sistema em cima de um telhado a 45º é um bocado complicado, não acha?
o sobredimensionamento é uma realidade por ex.
um sistema de 300 litros com 2 paineis instalado no centro do pais para um consumo de 3 utilizadores não está sobredimensionado, mas o mesmo sistema com características de utilização e de instalação iguais mas instalado no sul do pais estará concerteza absoluta sobredimensionado.
existem soluções para este problema (estamos a falar do ts) mas nem todas as marcas utilizam esse componente, é uma simples válvula de segurança mas alem de fazer a descarga por pressão também a faz por temperatura (o principio de funcionamento é o mesmo que o da misturadora termostática)
algumas marcas não a utilizam porquê?
devido a forma do depósito. para que se possa colocar esta válvula teríamos de ter a saída de água quente numa lateral ou no topo isto porque a válvula tem uma espécie de pistão que tem de estar em contacto com a agua de consumo, que é ai que ela faz a leitura mediante a temperatura esse pistão em cobre vai dilatar uma determinada percentagem, quando o pistão registar a temperatura maxima para que está calibrado abre a válvula por completo.
por ex no caso da vulcano não adiantaria colocar a válvula porque a saída da agua quente é feita por baixo logo essa válvula estaria a registar uma temperatura mais baixa.
aliás acho que de todas as marcas só a solargus utiliza essa válvula.
quando falo em sobredimencionamento não quero dizer que seja uma situação de todos os equipamentos tudo depende das características de instalação e de consumo.
até um sistema de 200 litros com um painel pode estar sobredimencionado, agora a questão não é o sobredimencionamento se não for exagerado não há problema a questão é a falta de um mecanismo que proteja o equipamento dessa situação.
você sabe a que temperatura se cria o vapor, agora diga-me na altura do verão você vai de férias 15 dias e não há consumo, a que temperatura pode chegar a agua dentro do depósito?
eu já vos disse que vos estou a tentar dar dicas não vos estou a tentar vender nada e muito menos a dissuadilos de aderirem a campanha.

bem sr ffbento pelo que descreve teve sorte com o instalador, é disso mesmo que tenho tentado falar aqui temos um bom exemplo de profissionalismo.
mas será que todos são assim?
coloquem os vossos pontos positivos e negativos, só dessa forma conseguem tirar as vossas próprias elações do que está a acontecer.

tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Mensagem por tlicas »

fyntas Escreveu: existem soluções para este problema (estamos a falar do ts) mas nem todas as marcas utilizam esse componente, é uma simples válvula de segurança mas alem de fazer a descarga por pressão também a faz por temperatura (o principio de funcionamento é o mesmo que o da misturadora termostática)
algumas marcas não a utilizam porquê?
sr fyntas;
penso que uma instalação certificada tem que ter os dispositivos de segurança que refere. no meu primeiro pedido de informações feito à pmelink, os mesmos enviaram-me caracteristicas dos equipamentos de 3 fornecedores-vulcano,openplus e norquente (eram os que existiam na altura), e só no da norquente referia "grupo hidráulico de segurança", que penso que será isso que o sr refere, mas julgo que isso é obrigatório numa instalação certificada e que os outros fornecedores também implementarão. de qualquer das formas, obrigado pelo reparo, pois é um ponto que certamente irei ter em atenção quando optar pelo equipamento, esperando apenas a entrada de mais aderentes (marcas conceituadas e com provas dadas) para então tomar a decisão final.
sr fyntas, como já vi que o sr é um técnico com experiência no ramo, caso saiba e me pudesse esclarecer, agradecia: depósitos em cobre estanhado ( existem em termos solares na norquente e na conceituada "ao sol"), são bons, põem a água verde, etc ?? tem algum feedback sobre esta questão ?
obrigado pelo seu contributo e respectivo esclarecimento técnico.
cumprimentos
tlicas

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 16, 2009 6:04 pm

Mensagem por ccarvalho »

sr fyntas;

o meu sistema é um vulcano 300l ts...como sabe.
há dias veio-me dizer que o sistema era sobredimensionado e até mencionou o facto de ng me ter aconselhado sobre o de 200l ser suficiente no meu caso.
vivo em anadia, centro do país, somos 3 em casa. poratnto...pelo que diz, afinal o meu sistema n tem assim tanto problemas de sobredimensionamento como falava há uns posts atrás.

iso só para lhe dizer que n deve generalizar as coisas mas sim analisá-las caso a caso.

cmpts;
ccarvalho

fyntas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fyntas »

ticas
o grupo de segurança a que fazem referencia é só por pressão e não temperatura.
o melhor material para depósitos de acumulação será o inox, mas um determinado tipo de inox, e essa qualidade é muito cara o que iria elevar muito o preço dos depósitos, em alternativa temos o vitrificado.
não é por nada que é proibido a utilização de cobre para a distribuição de a.s
já que fala em ao sol, o que é feito desses?

ccarvalho tem razão esqueceu-me de referir o factor localização, mas mesmo assim não quer dizer que não o esteja.

Interrogação
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm

Mensagem por Interrogação »

fyntas Escreveu: já que fala em ao sol, o que é feito desses?
você está a ser corrosivo

ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Mensagem por ffbento »

bom dia,

durante o fim-de-semana estive a analisar a instalação e a utilizar o sistema verificando o seu comportamento. já que se falou aqui das válvulas de segurança, devo dizer que a vulcano também inclui a referida válvula que, se não estiver enganado, actua por pressão e temperatura. já tirei as fotos e hoje se tiver oportunidade irei colocá-las aqui. na minha instalação ela ficou debaixo do painel (dentro do sotão) e é azul. também pelo que percebi ela actuará em condições muito excepcionais e em que a água dentro do depósito atinga temperaturas muito altas e nesse caso toda a água (e não só a que está no topo) pelo que o facto de estar na parte de baixo talvez não seja um grande problema...estou errado?

existe uma outra válvula no topo do depósito (esta vermelha), elas complementam-se? têm finalidades completamente distintas?

a única dúvida que tenho neste momento diz respeito ao modo de funcionamento do módulo solar da vulcano. a sensação que tenho é de que a temperatura a que está regulado é um pouco elevada. isto porque o esquentador entra em funcionamento numa altura em que a água que vem do painel ainda está suficientemente quente. sei isso porque experimento desligar o esquentador e a água continua a escaldar.

aproveito para deixar uma pergunta: considerando que o meu esquentador não tem chama "modulante" (acho que é este o termo correcto) ou seja nao é "solar", com este tipo de módulo (dupla válvula termostática da vulcano) o consumo de gás quando este está em funcionamento é na mesma inferior ao que seria antes de ter o sistema, tirando parte da água "parcialmente" quente que vem do painel? ou seja, o módulo consegue dosear a quantidade de água a tirar do esquentador e mistura ambas?

a publicidade da vulcano dá a entender que sim...mas...

http://www.vulcano.pt/index.php?tema=24 ... 3&visual=1

ffb

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ccarvalho »

ffb;

no meu caso, tenho uma caldeira a gas a servir de apoio e ela tem chama modulante. se a tiver ligada, como as primeiras águas nas tubagens são frias...ela liga e depois de uns 10/15 segundos desliga-se. noto que a chama nesse curto espaço de tempo é modulada e é muito baixa. como a caldeira não tem a "inteligência" para perceber que as 1ªs águas são sempre frias simplesmente desliguei-a, para poupar o gas gasto nesses arranques desnecessários.
pelo que me disse o meu instalador, o módulo solar vem pré-definido para 45º. ou seja, a água ao passar pelo módulo com essa temperatura, faz a mistura da água fria.
esses 45º podem ser alterados e aquando da instalação pedi-lhe para que a mistura fosse feita aos 40º pois acho 45º excessivo. assim o fez, assim o tenho e chega-me perfeitamente.

quanto às válvulas, confirmo o que vc diz pois a mesma explicação foi-me dada. caso a água no depósito atinja uma temperatura muito elevada, o volume aumenta e a válvula abre. mais que isto...não lhe sei dizer.

o que lhe posso dizer e já o referi várias vezes, é que vieram instalar o meu sistema no dia 30 de abril. no dia 1 de maio ao meio dia desliguei a caldeira. só a voltei a ligar no dia 14 de maio depois de 4 dias cinzentos e de chuva e apenas para ter a água um pouco mais quente para o meu banho de manhã. nesse dia estava morna já. nesse mesmo dia o tempo voltou a melhorar, desliguei a caldeira no final do dia e até hoje nunca mais a liguei.
recordo: sistema vulcano 300lt ts, sou da zona centro do país e são 3 banhos diários, fora outras utilizações para além dos banhos, claro.

em suma: mais satisfeito não posso estar.
espero ter ajudado.

cmpts;
ccarvalho

fyntas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fyntas »

como tinha falado em sobredimensionamento
este manual está explicito, poderá ajudá-los nalgumas dúvidas que tenham

http://www.greenpro.de/po/solartermico.pdf

sr bento essa válvula de segurança só actua por pressão 10 bar, e não deveria de estar dentro do sótão a menos que esteja ligada ao esgoto, a outra válvula de segurança que está no topo do depósito é de 3 bar e está no circuito primário (circuito dos painéis e permutador do depósito)

a válvula que eu falava esta representada nesta pagina do manual

componentes de um sistema solar térmico pagina 3.37

sr ticas quanto aos depósitos

componentes de um sistema solar térmico pagina 3.18

ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ffbento »

sr. ccarvalho,

obrigado pela explicação. acho que vou pedir ao instalador para diminuir também um pouco a temperatura no módulo. e provavelmente vou desligar o esquentador para evitar o referido arranque desnecessário. vou também pensa em instalar uma sonda, mesmo que seja no tubo que chega ao módulo vindo do painel (em vez de estar dentro do depósito), dado que a instalação é bastante mais fácil. alguém conhece um modelo simples e barato (do género união no tubo com mostrador)?

sr. fyntas,

obrigado pelo documento parece-me bastante completo e elucidativo (quando tiver oportunidade vou lê-lo todo). continuo com uma dúvida. diz-me que a válvula só actua por pressão. contudo, dado que a pressão aumenta com a temperatura não podemos associá-los? ou seja, acima de uma determinada pressão quer isso seja consequência do aumento de pressão da rede ou da temperatura no painel?

a válvula que indica no circuito primário terá o mesmo objectivo, correcto? proteger o circuito de excesso de temperatura (pressão)?

a sua nota é pertinente (se está dentro do sotão deve estar ligada ao esgoto). de facto não está porque o instalador perguntou-me como/onde é que preferia ligá-la. preferi ver primeiro (não estava no local aquando da instalação) e decidir depois, sendo que combinámos que depois o instalador passará por lá para fazer a ligação (até lá tem um latão debaixo da válvula para qualquer eventualidade, sendo que com a metereologia actual a descarga é pouco provável). acho que vou pedir para o tubo fazer a saída para o telhado uns metros abaixo do painel (com um "pescoço de cavalo").

ffb

Influenza
Membro
Membro
Registado: segunda mai 25, 2009 12:32 pm

Mensagem por Influenza »

boa tarde, na passada sexta feira estiveram cá em casa a montar o kit ts vulcano 300l, como desde sexta tem estado mau tempo não tenho agua quente proveniente do sol.
quanto tempo demora a água a ficar quente apenas com a resistencia a funcionar?

grato

fyntas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fyntas »

sr bento
poderia colocar um termómetro no tubo que vem do solar só para saber qual a temperatura que o sistema está a debitar.
e também um termómetro entra o modulo e a entrada para a rede de a.q.s desta forma poderia regular com exactidão o módulo

quanto à válvula de segurança sem estar ligada ao esgoto é um ponto negativo para o instalador essa situação não deveria acontecer. a válvula poderia perfeitamente ficar no telhado.
a válvula de segurança da vulcano é de 10 bar, será esta a pressão de abertura total, mas a válvula começa por abrir gradualmente até atingir o limite (começa por pingar)
não é preciso pescoço de cavalo na ligação da válvula.
as válvulas referidas só actuam por pressão

sr influenza
uma resistência de 2.5kw aquece 100 litros de água dos 10º aos 40º em 1.5h
a sua é de 2.2kw
conte-nos mais sobre a sua instalação

ampaio
Membro
Membro
Registado: segunda mai 25, 2009 9:14 am

Mensagem por ampaio »

hoje fui à cgd e fiz a encomenda de um termossifão da wikora.

o processo foi pacifico (paguei a pronto) e agora estou a aguardar o contacto do instalador.

vou aproveitar esta thread para relatar os acontecimentos...

ap

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ccarvalho »

fyntas Escreveu:sr bento

quanto à válvula de segurança sem estar ligada ao esgoto é um ponto negativo para o instalador essa situação não deveria acontecer. a válvula poderia perfeitamente ficar no telhado.
ffb;
a minha de facto está do lado de fora (telhado).
mas se diz que é provisório...
ainda assim penso que a válvula no telhado é mais fácil e n tem q se preocupar com instalações etc.

fyntas;

como seria essa instalação dos termómetros? é necessário alguém entendido para instalar isso? de que tipo de termómetros se refere?

cmpts;
ccarvalho

ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ffbento »

ora vivam,

não considero a questão da válvula um ponto negativo (até agora) porque acordámos deixar assim até eu decidir como instalar o tubo de escoamento. portanto eu assumi que ficaria assim por enquanto, até perceber por onde prefiro o tubo.
pelo que o instalador me explicou a vávula teve de ficar dentro devido ao tipo de suporte de fixação à vigota e ao pouco espaço entre o suporte/painel e a telha.

de facto a questão dos termómetros/sondas está a interessar-me...vou explorar a ideia um pouco mais.

ffb

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ccarvalho »

ffb;

a mim tb me interessa saber a que temperatura está a água lá em cima.
qdo tiver novidades acerca disso...
vou procurar saber também.

cmpts;
ccarvalho

ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ffbento »

ok. combinado.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”