Mostrador Evoluído para Veículos Eléctricos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mostrador Evoluído para Veículos Eléctricos

Mensagem por jmap »

a experiência que acumulei durante este ano na posse de um veículo eléctrico, levou-me à conclusão de que os mostradores são demasiado básicos e de pouco servem.

assim e depois de pensar um bocado nisto, elaborei este mostrador que passo a explicar:
mostrador.jpg
mostrador.jpg (0 Bytes) Visto 2805 vezes
estimativa da autonomia:
a autonomia não pode fugir à complexidade que realmente detém pois quando é curta, como acontece nos veículos eléctricos, a sua importância toma outras proporções. até hoje várias são as abordagens que se puderam observar mas em todas elas se verificaram defeitos e vantagens. a ideia é reunir a parte positiva de todas para que a estimativa seja baseada no estilo de condução do condutor, tenha em consideração o momento em que conduz e também tome em linha de conta o desempenho da bateria.
no mostrador pode observar-se à direita, a estimativa baseada na condução tida durante o ultimo ciclo de carga completo. esta estimativa é importante pois informa-nos um valor muito próximo da autonomia real se o estilo de condução e o percurso forem semelhantes aquando o último ciclo de carga completo.
imediatamente à esquerda deste é apresentada a estimativa baseada no esforço quase imediato que tem em conta o último quilometro. aqui é estimada a autonomia perante o esforço actual exigido à bateria.
a estimativa final ponderada é adquirida segundo uma fórmula complexa que tem em conta ambas as anteriores estimativas. esta fórmula deverá ter ainda em conta a temperatura das baterias que como se sabe influencia directamente o seu desempenho e/ou saúde. esta fórmula matemática é bastante complexa e poderá ser substituída por um sistema pericial de aprendizagem constante, ou seja, um esquema que constantemente se ajusta e se treina perante as leituras e resultados. o seu desenvolvimento poderia por exemplo recorrer às redes neuronais que tão bons resultados dão para este tipo de previsões (inteligência artificial).

temperatura:
o conhecimento da temperatura é essencial ao condutor consciente. como se sabe, as baterias têm melhor rendimento dentro de determinado intervalo e fora dele o seu desempenho pode cair drasticamente e no caso de sobreaquecimento, a “saúde” destas pode mesmo ser comprometida. a temperatura reportada pelas baterias, próxima da ambiente é geralmente sinal de boa ventilação e do melhor desempenho.
no mostrador pode-se verificar à esquerda e a cores as temperaturas problemáticas a amarelo, as seguras a verde e as nocivas a vermelho. a temperatura ambiente é reportada logo a seguir e a máxima reportada pelos sensores das baterias um pouco mais à direita.

relógio:
para além de ser uma informação sempre útil ao motociclista, pode ajudar a estimativa a ser ainda mais exacta pois por exemplo a nossa temperatura nocturna durante o verão é melhor para o bom desempenho. incorporar no entanto este peso numa fórmula já de si complexa é tarefa quase impossível devido à sua característica dinâmica, sendo no entanto possível através das abordagens da inteligência artificial atrás referidas.

informações técnicas:
outras informações podem ser também desejadas, tais como a voltagem e a amperagem momentâneas. são no entanto informações que implicam outro conhecimento e devem ser opcionais. o seu lugar no mostrador poderia ser o espaço para isso reservado no topo.

resumindo, o mostrador aqui descrito necessitaria de bastante lógica associada mas quando a funcionar em pleno disponibilizaria toda a informação necessária a um condutor interessado e preocupado pela sua segurança e pela do veiculo.

qual a vossa opinião? as minhas necessidades correspondem às vossas?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Mostrador Evoluído para Veículos Eléctricos

Mensagem por serges »

incrivel ou não foi o que eu pensei quando escrevi o meu ultimo post no meu diario de bordo...

era uma muito boa aposta!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

serges Escreveu:incrivel ou não foi o que eu pensei quando escrevi o meu ultimo post no meu diario de bordo...

era uma muito boa aposta!
vejo portanto que já lhe sentes também a necessidade...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

é certo que ainda não a conheço 100% mas...

acredito que um mostrador destes só não te dizia era as horas que chegavas a casa e se o jantar estava pronto...

mas temos de ter em conta que a vectrix é das mais avançadas e carece bastante de uma coisa destas, mais o miev quando eu o conduzi notei que tinha algo muito básico mas continha todas essas informações mas dispersas no tablier...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

onde estao as rpms?? e os km/h?? um velocimentro com barras verticais nao seria mais facil de ler tipo hi-fi stereo???

go? epa, tanta complexidade e depois um go?? a seguir vem um stop ou parking?? nao, nao tenho uma vetrix. isso é muito americanizado para o meu gosto. a amperagens e voltagens momentanea é muito importante, e a flutuaçao da voltagens das celulas tambem. tudo isto poderia ser visualizado de uma forma imediata e trivial (a cores) num mostrador/monitor grafico.
aqui é estimada a autonomia perante o esforço actual exigido à bateria.
a estimativa final ponderada é adquirida segundo uma fórmula complexa que tem em conta ambas as anteriores estimativas. esta fórmula deverá ter ainda em conta a temperatura das baterias que como se sabe influencia directamente o seu desempenho e/ou saúde. esta fórmula matemática é bastante complexa e poderá ser substituída por um sistema pericial de aprendizagem constante, ou seja, um esquema que constantemente se ajusta e se treina perante as leituras e resultados. o seu desenvolvimento poderia por exemplo recorrer às redes neuronais que tão bons resultados dão para este tipo de previsões (inteligência artificial).
formula complexa? como é uma estimativa que tal ...

(estimativa a + estimativa b) / 2 ???

agora a serio, existem questoes que devem ser lidadas unicamente pelo sistema de uma forma automatica, para preservar as celulas e o motor. o condutor tem outros factores em mente, como a orientaçao via gps, a menina do café e tal. e como num veiculo a gasolina há que manter o ouvido atento... e conduzir com o coraçao.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

bluesky Escreveu:onde estao as rpms?? e os km/h?? um velocimentro com barras verticais nao seria mais facil de ler tipo hi-fi stereo???
o design foi inspirado no actual da vectrix e teve o cuidado de aproveitar o espaço curvo de um mostrador. este é também um segundo mostrador para figurar ao lado do velocimetro.
go? epa, tanta complexidade e depois um go?? a seguir vem um stop ou parking?? nao, nao tenho uma vetrix. isso é muito americanizado para o meu gosto. a amperagens e voltagens momentanea é muito importante, e a flutuaçao da voltagens das celulas tambem. tudo isto poderia ser visualizado de uma forma imediata e trivial (a cores) num mostrador/monitor grafico.
o "go" poderia ser outra coisa com o mesmo significado, representa aqui o aviso que está tudo ok e pode circular, que já existe nas vectrix.
aqui é estimada a autonomia perante o esforço actual exigido à bateria.
formula complexa? como é uma estimativa que tal ...

(estimativa a + estimativa b) / 2 ???
espero que estejas a gozar... no entanto desta vez o que aqui apresentei é sério, é realmente o que eu acho falta. a tua fórmula já seria melhor que as actuais mas demasiado básica também com erros muito elevados em relação à realidade.
agora a serio, existem questoes que devem ser lidadas unicamente pelo sistema de uma forma automatica, para preservar as celulas e o motor. o condutor tem outros factores em mente, como a orientaçao via gps, a menina do café e tal. e como num veiculo a gasolina há que manter o ouvido atento... e conduzir com o coraçao.
de acordo mas aquilo que aqui é discutido não pode ser compensado de forma automática. cabe ao utilizador decidir o que fazer. actualmente este já tem essas preocupações só não tem os auxiliares que o ajudariam imenso. por exemplo estão 40ºc lá fora e as baterias não gostam nada dessas temperaturas. cabe ao utilizador avaliar perante a sua necessidade correr o risco de as baterias chegarem aos 50º que como se sabe são temperaturas proibitivas para a sua saúde.

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

serges Escreveu:é certo que ainda não a conheço 100% mas...

acredito que um mostrador destes só não te dizia era as horas que chegavas a casa e se o jantar estava pronto...

mas temos de ter em conta que a vectrix é das mais avançadas e carece bastante de uma coisa destas, mais o miev quando eu o conduzi notei que tinha algo muito básico mas continha todas essas informações mas dispersas no tablier...
para te dizer a que horas chegavas a casa necessitava de recorrer a um gps, o que não seria muito complicado. podia vir incorporado em modelos topo de gama como aliás já acontece com os ci.

o design foi inspirado no mostrador da vectrix mas pode ser facilmente adaptado. acho no entanto que este permite através de um rápido vislumbre, adquirir a informação necessária mantendo os olhos aonde são mais precisos (estrada). não gosto nada da tendencia actual (nos carros) de remeter toda a informação mais complexa para um visor rectangular ao nível dos joelhos pois desvia demasiado tempo a atenção do condutor e muitas vezes o design é descuidado, ou seja, não é orientado para um rápido vislumbre.

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

pequeno update ao mostrador:
mostrador.jpg
mostrador.jpg (0 Bytes) Visto 2873 vezes

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

interessante, na minha que é muito mais básica, não tenho nada disso, é a simplicidade extrema, (velocidade instantãnea +-, conta-km e voltímetro algo vago), mas há algumas coisas que concordo que seriam úteis, e planeio vir a ter.

relógio dava muito jeito, um ou 2 conta-km parciais, velocidade real, e outros detalhes posso conseguir facilmente com um simples e pequeno velocímetro digital de bicicleta

temperatura, voltagem (com +precisão) e amperagem, já teriam de ser com outros equipamentos, mas também se consegue aplicar mesmo nas "menos tecnológicas"

a tua concepção surge naturalmente face ao que acreditas ser necessário na tua utilização diária como condutor cuidadoso, muitos não estão com tanta atenção aos pormenores, e confiam nos sistemas de protecção integrados para proteger os circuitos/baterias se algo anormal ocorrer.

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

barrocas Escreveu:(...)a tua concepção surge naturalmente face ao que acreditas ser necessário na tua utilização diária como condutor cuidadoso, muitos não estão com tanta atenção aos pormenores, e confiam nos sistemas de protecção integrados para proteger os circuitos/baterias se algo anormal ocorrer.
este mostrador não invalida as medidas automáticas. tenta apresentar estimativas o mais proximo possível do real e dá a conhecer ao condutor a temperatura. atenção que o excesso de temperatura (e julgo nem sequer haver corte) só é assinalado muito para além do que já não é bom para a vida das baterias. estes avisos ajudam também a perceber se a ventilação está a ser adequada e se a temperatura das baterias permite delas retirar o melhor desempenho. imagina que elas estão a funcionar a 0ºc, tem para aí metade da autonomia a essa temperatura e só por causa disso.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”