Berbequins electricos com rodas
-
levathar
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: segunda abr 13, 2009 2:39 pm
Berbequins electricos com rodas
ola ola, é verdade, ha uns dias encontrei no youtube um video incrivel.
façam a procura por "drill powered bike".
é a coisa mais facil de adaptar, basta substituir a broca por um elemento de borracha e pronto.
o primeiro berbequim electrico.
substituindo a bateria por outra de capacidade maior...
eu próprio estou a pensar seriamente em aplicar isto á minha bike...
façam a procura por "drill powered bike".
é a coisa mais facil de adaptar, basta substituir a broca por um elemento de borracha e pronto.
o primeiro berbequim electrico.
substituindo a bateria por outra de capacidade maior...
eu próprio estou a pensar seriamente em aplicar isto á minha bike...
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Re: Berbequins electricos com rodas
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
RJSC
- Membro Platinium

- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
eles são é malucos!
vendem esse adaptador/caixa de velocidades, oq ue quiserem chamar por 600 usd
-
levathar

pois, mas e ideia é interessante, e com algum jeito não é preciso essas caixas.rjsc Escreveu:eles são é malucos!
basta um sistema de interruptor no volante e uma adaptação por ex: á jante da bicicleta.
um espectaculo, estou já a planear o meu sistema!
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
sim a ideia é engraçada. tens é que criar uma desmultiplicação para transformar alguma da rotação em força!
boa sorte para o projecto!!
[[]]
boa sorte para o projecto!!
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
e com sorte consegues subir uma subida de 1% de inclinação á velocidade de 1km/h
-
Njay
- Membro Gold

- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
na verdade essas aparafusadoras têm bastante força. já vi por aí características de motores-roda de bicicleta de 250w, e indicavam um torque nominal de 7n.m. ora, até uma aparafusadora de 18v tem mais de 15 n.m nominais. não me admiraria que a caixa de redução desse sistema de adaptação fosse na verdade para obter mais velocidade e não mais torque (já deixei um link para essa empresa e esse video há tempos cá no fórum, mas está num tópico sore outro tema).
foi isto que me levou a comprei uma aparafusadora para motorizar a minha trotineta, mas a adaptação tem-se tornado difícil; daí que já estou a pensar num sistema universal de "garra" em que a roda original não é removida nem a trotineta alterada...
foi isto que me levou a comprei uma aparafusadora para motorizar a minha trotineta, mas a adaptação tem-se tornado difícil; daí que já estou a pensar num sistema universal de "garra" em que a roda original não é removida nem a trotineta alterada...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Aprilia RS125e
-
tavares
- Membro Gold

e a rotação na ponta do eixo?
eu tenho aqui aparafusadoras da hilti que têm tanta força que até partem os parafusos mas só fazem 400rpm , se se desmultiplica por ex. na relação 1:10 a roda só faz 40rpm , encostar o eixo da aparafusadora ao pneu faz uma relação muito grande para ter algum beneficio a nivel de rpm´s da roda.
eu tenho aqui aparafusadoras da hilti que têm tanta força que até partem os parafusos mas só fazem 400rpm , se se desmultiplica por ex. na relação 1:10 a roda só faz 40rpm , encostar o eixo da aparafusadora ao pneu faz uma relação muito grande para ter algum beneficio a nivel de rpm´s da roda.
-
tavares
- Membro Gold

mas este binário não é na ponta do motor , é na ponta da aparafusadora , porque entre o motor e a ponta existe uma caixa de redução normalmente de planetários.njay Escreveu:até uma aparafusadora de 18v tem mais de 15 n.m nominais
-
Njay
- Membro Gold

exactamente, na ponta da aparafusadora, mas e então? podemos olhar para ela como uma caixa fechada, não interessa se tem lá dentro uma caixa de redução ou não, se tem 2 motores eléctricos ou se tem um motor de bedini (tou a brincar, claro), o que interessa é exactamente o que sai, o que sai no eixo cá para fora.
a rotação na ponta do eixo é baixa, daí que eu disse que não me admiraria se a caixa de engrenagens desse adaptador fosse para aumentar a rotação.
também tens aparafusadoras com 2 velocidades. usavas a 1ª para arrancar e depois comutavas para a 2ª para mais velocidade.
a rotação na ponta do eixo é baixa, daí que eu disse que não me admiraria se a caixa de engrenagens desse adaptador fosse para aumentar a rotação.
também tens aparafusadoras com 2 velocidades. usavas a 1ª para arrancar e depois comutavas para a 2ª para mais velocidade.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
tavares
- Membro Gold

e até com velocidade variávelnjay Escreveu:também tens aparafusadoras com 2 velocidades. usavas a 1ª para arrancar e depois comutavas para a 2ª para mais velocidade.
nã este sistema não me agrada
-
Njay
- Membro Gold

velocidade variável acho que todas as dessa gama têm; vou re-formular: "2 mudanças".
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
porque brincas com assuntos sérios? nao sabes, muito bem, não falas. o "motor" de bedini nao gera torque mas sim electricidade. aconselho o uso da designação gerador de bedini, ou motor-gerador de bedini. agora terás de ter o bom senso para descobrires o que tótós como eu querem dizer com motores-geradores ou simplesmente carregadores de ressonânçia de bedini e estarás a fazer um favor não a mim mas sim a ti/a vós mesmo/s.ou se tem um motor de bedini (tou a brincar, claro)
agora a "sério", redutores serão mesmo precisos? penso que sim, uma batedeira electrica é capaz de forneçer um e depois basta regular a tensão no motor/berbequim. sem velocidades, transmissao directa como habitualmente. esse redutor-adaptador berbequim-roda pode nao ser fácil de construir, dai o preço.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
RJSC
- Membro Platinium

não pode ser...njay Escreveu:na verdade essas aparafusadoras têm bastante força. já vi por aí características de motores-roda de bicicleta de 250w, e indicavam um torque nominal de 7n.m. ora, até uma aparafusadora de 18v tem mais de 15 n.m nominais. não me admiraria que a caixa de redução desse sistema de adaptação fosse na verdade para obter mais velocidade e não mais torque (já deixei um link para essa empresa e esse video há tempos cá no fórum, mas está num tópico sore outro tema).
eu tirei os pedais da bicicleta e adaptei o meu berbequim sem fios de 18v à cremalheira, meti na mudança mais leve que tinha e o berbequim não conseguiu fazer andar a bicicleta comigo em cima só em estrada lisa e depois de eu dar o arranque com os pés!
-
levathar

bom, se conseguir que a bicicleta desenvolva 5 km hora e tenha força para algumas inclinações, fico satisfeito.
o meu objectivo é o puro passeio, apreciar ... sem pedalar eh eh eh.
acho que directamente na cremalheira é muito esforço.
tens de inventar uma redução. mesmo na mudança mais leve, o binário na cremalheira é o teu peso (x9,81 para ficar em newton) x o raio da cremalheira = nm. faz as contas e verificas qual o binário que tu produzes só com o teu peso.
tens de inventar uma redução. mesmo na mudança mais leve, o binário na cremalheira é o teu peso (x9,81 para ficar em newton) x o raio da cremalheira = nm. faz as contas e verificas qual o binário que tu produzes só com o teu peso.
-
visitante
- Membro Gold

- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
abraços
[***************]
está mal descrito..até se poderá ser levado a pensar que não sabes o que é o binario..levathar Escreveu:bom, se conseguir que a bicicleta desenvolva 5 km hora e tenha força para algumas inclinações, fico satisfeito.
abraços
[***************]
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
rjsc Escreveu:não pode ser...njay Escreveu:na verdade essas aparafusadoras têm bastante força. já vi por aí características de motores-roda de bicicleta de 250w, e indicavam um torque nominal de 7n.m. ora, até uma aparafusadora de 18v tem mais de 15 n.m nominais. não me admiraria que a caixa de redução desse sistema de adaptação fosse na verdade para obter mais velocidade e não mais torque (já deixei um link para essa empresa e esse video há tempos cá no fórum, mas está num tópico sore outro tema).
eu tirei os pedais da bicicleta e adaptei o meu berbequim sem fios de 18v à cremalheira, meti na mudança mais leve que tinha e o berbequim não conseguiu fazer andar a bicicleta comigo em cima só em estrada lisa e depois de eu dar o arranque com os pés!
tudo depende da potência do motor, claro que se ele for muito pouco eficiente também não ajuda, mas o motor da minha bike tem no máximo 400w, mas com 250w, ele mexe bem a bike, e aos 300w já a mete a rolar aos 40 kmh, em subidas muito íngremes não consegue sozinho, mas uma pequena ajuda nos pedais e vai na boa.
é fácil saber se está bem adaptado na rotação, se ele aquecer muito, tipo mais de 40 ºc quer dizer mal dimensionado na rotação.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Njay
- Membro Gold

rjsc, eu já fiz a experiência de me sentar em cima da trotineta e encostar a cabeça do berbequim à roda da frente e, apesar de ser difícil fazer isto segurando com a mão, dá para perceber que ele é capaz de pôr a coisa a andar.
este teste com a trotineta tem mais uma redução, dada pelo diâmetro da cabeça face ao diâmetro da roda da trotineta. numa bicicleta, a combinação de maior força leva a ter-se, pelo que vejo na minha, um diametro semelhante da roda dentada da frente e na de trás, não dando desmultiplicação nenhuma. como a roda da bicicleta é grande, ocorre uma (grande) conversão de força em velocidade, na verdade reduzindo a força do berbequim (transformando-a em velocidade); nestas condições e segundo o teu teste, não há força suficiente. teria que se usar um acopolamento por exemplo da cabeça do berbequim directamente à roda ou então por corrente a uma das rodas dentadas dos pedais fazendo uma redução para "compensar" o diâmetro da roda da bicla. eu numa bicicleta acho que o berbequim não daria, pois não é capaz de atingir a velocidade necessária com o torque necessário, e foi por isso que escolhi a trotineta.
quanto às especificações de torque, são as dadas pelos fabricantes. o "catch" pode estar é no "nominais"; possivelmente o torque máximo (aplicado por exemplo no arranque) dos motores de 250w vai muito acima dos nominais 7 n.m...
este teste com a trotineta tem mais uma redução, dada pelo diâmetro da cabeça face ao diâmetro da roda da trotineta. numa bicicleta, a combinação de maior força leva a ter-se, pelo que vejo na minha, um diametro semelhante da roda dentada da frente e na de trás, não dando desmultiplicação nenhuma. como a roda da bicicleta é grande, ocorre uma (grande) conversão de força em velocidade, na verdade reduzindo a força do berbequim (transformando-a em velocidade); nestas condições e segundo o teu teste, não há força suficiente. teria que se usar um acopolamento por exemplo da cabeça do berbequim directamente à roda ou então por corrente a uma das rodas dentadas dos pedais fazendo uma redução para "compensar" o diâmetro da roda da bicla. eu numa bicicleta acho que o berbequim não daria, pois não é capaz de atingir a velocidade necessária com o torque necessário, e foi por isso que escolhi a trotineta.
quanto às especificações de torque, são as dadas pelos fabricantes. o "catch" pode estar é no "nominais"; possivelmente o torque máximo (aplicado por exemplo no arranque) dos motores de 250w vai muito acima dos nominais 7 n.m...
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
RJSC
- Membro Platinium

só pode. aplicado centro da roda e com menos binário que um berbequim não ia andar de certeza.njay Escreveu:quanto às especificações de torque, são as dadas pelos fabricantes. o "catch" pode estar é no "nominais"; possivelmente o torque máximo (aplicado por exemplo no arranque) dos motores de 250w vai muito acima dos nominais 7 n.m...
-
Njay
- Membro Gold

queria dizer "por encosto à roda", e não aplicada ao centro.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e