ideias para colunas de destilarias de alcool

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Avatar do Utilizador

sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por sandro_ventania »

luciano, já percebi que vc é uma pessoa inteligente e que gosta se encontrar soluções...então por que vc não tenta encontrar saidas "não classicas" para esse problema?
sem falar em algumas conhecidas como plantio direto e adubação organica...voce já pensou em fabricar seu proprio adubo quimico? creio que a formulação seje facil e com analise do solo vc adiciona somente o que precisa e na quantidade necessaria...já me falaram em economia maior que 200%!!
se o problema for quantidade...cooperativa.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

carlos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 03, 2006 3:14 pm
Localização: Aveiro/Portugal

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por carlos »

boas!
eis aqui as minhas fotos já há muito tempo prometidas.
Esta é a minha destilaria.<br />Por debaixo daquelas latas, á uma pequena fogueira, que vai dar inicio á destilação. Como podem ver na figura está uma ventoinha e um  termostato na base da &quot;lareira&quot;.<br />Quando eu fiz &quot; lareira&quot; fiz de modo a estrangular o ar, para que pode-se ter um controlo sobre o lume (caso coloca-se muita lenha), sendo assim quando acende-se o lume a temperatura é muito baixa e a ventoiha liga-se, quando chega á temperatura prédefenida a ventoinha desliga-se para manter a temperatura do lume. Este processo está continuamente a executar-se durante a destilação por que o ar está estrangulado (o unico ponto de entrada de ar é so por aquele tubo de aluminio que se vê na figura). Conseguindo -se assim uma grande exactidam de temperatura.<br /> <br />Os vapores vão subir pelos canos e entrar no radiador (o radiador tem que ser de latão ou cobre), eu coloquei um termostato e uma ventoinha por detràs do radiador, para que caso os vapores excederem a temperatura predefenida por algum motivo, a ventoinha entra em acção, conseguindo assim uma maior precisão o que leva a  um maior teor de alcool.<br />Este radiador faz a separação da agua com o álcool.<br /><br /> A água dentro do radiador arrefece transformando -se em água e por força da gravidade volta de novo para as latas.<br />O álcool mantem -se em vapor e sai do radiador.-em seguida entra num segundo radiador (radiador de cobre de um ar condicionado- este radiador está em cima do muro do lado esquerdo da figura) que vai arrefecer o álcool ao ponto de este ficar liquido.
Esta é a minha destilaria.
Por debaixo daquelas latas, á uma pequena fogueira, que vai dar inicio á destilação. Como podem ver na figura está uma ventoinha e um termostato na base da "lareira".
Quando eu fiz " lareira" fiz de modo a estrangular o ar, para que pode-se ter um controlo sobre o lume (caso coloca-se muita lenha), sendo assim quando acende-se o lume a temperatura é muito baixa e a ventoiha liga-se, quando chega á temperatura prédefenida a ventoinha desliga-se para manter a temperatura do lume. Este processo está continuamente a executar-se durante a destilação por que o ar está estrangulado (o unico ponto de entrada de ar é so por aquele tubo de aluminio que se vê na figura). Conseguindo -se assim uma grande exactidam de temperatura.

Os vapores vão subir pelos canos e entrar no radiador (o radiador tem que ser de latão ou cobre), eu coloquei um termostato e uma ventoinha por detràs do radiador, para que caso os vapores excederem a temperatura predefenida por algum motivo, a ventoinha entra em acção, conseguindo assim uma maior precisão o que leva a um maior teor de alcool.
Este radiador faz a separação da agua com o álcool.

A água dentro do radiador arrefece transformando -se em água e por força da gravidade volta de novo para as latas.
O álcool mantem -se em vapor e sai do radiador.-em seguida entra num segundo radiador (radiador de cobre de um ar condicionado- este radiador está em cima do muro do lado esquerdo da figura) que vai arrefecer o álcool ao ponto de este ficar liquido.
tn_nova destilaria 004.JPG (95.21 KiB) Visto 27252 vezes
Anexos
As valvulas de segurança tem que ter possibiliade de regular a pressão como pertender-mos.<br />As valvulas de segurança de quatro bars não servem, as latas começam a inchar, mas não há sinal da valvula actuar.
As valvulas de segurança tem que ter possibiliade de regular a pressão como pertender-mos.
As valvulas de segurança de quatro bars não servem, as latas começam a inchar, mas não há sinal da valvula actuar.
tn_nova destilaria 005.JPG (99.87 KiB) Visto 27236 vezes
Esta ventoinha é de dozes voltes de carro.<br />Este termostato já está adulterado, por tanto nao se fiem neste, mas um termostato de 120 graus já serve .
Esta ventoinha é de dozes voltes de carro.
Este termostato já está adulterado, por tanto nao se fiem neste, mas um termostato de 120 graus já serve .
tn_nova destilaria 009.JPG (96.77 KiB) Visto 27220 vezes

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas carlos

leio com atenção seu post e te digo: parabéns. de forma artesanal, conseguiu fazer uma destilaria com uma coluna de fracionamento, visando enriquecer o teor de alcool.

não compreendi a exata função das 2 latas. numa delas, com certeza está o vinho.e a outra ?

à princípio, a água na forma de vapor, após condensada no radiador, retorna para a mesma lata na forma líquida.

já mediste o teor de alcool do que conseguiste produzir ?

aproveite que já sabes como postar fotos no forum, e enriqueça esse tópico. uma imagem vale mais do que dezenas de posts. acredite.

gostaríamos de ver detalhes, e com os detalhes posso te ajudar com aquilo que sei sobre colunas de destilação.

por exemplo: à medida que a destilação avança, e com o retorno da água para o vinho, essa mistura começa a diminuir sobremaneira o teor alcoolico.
à rigor, quando baixa de 85º gl, desviamos o produto final para um outro depósito, pois o alcool carburante pode ser usado somente acima de 84ºgl. esse alcool, mais pobre, continua a ser destilado até que nada mais pingue. esse alcool pobre, pode ser reunido e feito uma nova destilação, com o seu enriquecimento.

o que fizeste com o radiador é a mesma coisa que ocorre nas colunas de fracionamento.

é interessante colocar um copo adaptado na saída do alcool, onde você possa ir medindo, constantemente o teor alcoolico, para decidir o momento de desviar o alcool mais pobre.

vai postando que eu sigo junto!

O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por lobão »

boas carlos, faço minhas as palavras do luciano, se entendi bem as duas latas são só para aumentar o depósito, se puderes coloca as fotos do segundo radiador .

vai colocando fotos pois precisamos dos detalhes, sua coluna é a mais pura engenharia made in home, o luciano vai dizer que é engenharia reversa , mas o que interessa é que funcione com os materiais que temos em mãos!!!

fico na espera de mais detalhes!!

um abraço!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

carlos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 03, 2006 3:14 pm
Localização: Aveiro/Portugal

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por carlos »

boas !

em ambas as latas são para aumentar o deposito, ambas vão destilar beterraba moida.

esta destilaria ainda não está a laborar por falta de materia prima.
a materia prima (beterraba vulgar) ainda está a nascer, contudo fiz uma serie de testes com vinho, e aguardente no qual consegui obter alcool com 85 a 90 graus.
à princípio, a água na forma de vapor, após condensada no radiador, retorna para a mesma lata na forma líquida.
exatamente.
o que fizeste com o radiador é a mesma coisa que ocorre nas colunas de fracionamento.
a ideia é exatamente essa.
é interessante colocar um copo adaptado na saída do alcool, onde você possa ir medindo, constantemente o teor alcoolico, para decidir o momento de desviar o alcool mais pobre.
eu futuramente vou fazer isso.

agora eu tenho um enorme problema !... não consigo arranjar beterraba sacarina, nem cana-do-açucar.
onde posso encontrar estes produtos?
Anexos
Esta é mais uma foto do mesmo radiador.<br />Este radiador foi retidado de uma arca congeladora horizontal .
Esta é mais uma foto do mesmo radiador.
Este radiador foi retidado de uma arca congeladora horizontal .
tn_destilaria 018.JPG (84.88 KiB) Visto 27109 vezes
Este radiador vai arrefecer os vapores de alcool, tornando em alcool liquido.
Este radiador vai arrefecer os vapores de alcool, tornando em alcool liquido.
tn_destilaria 006.JPG (89.9 KiB) Visto 27104 vezes
Esta é a conecção entre o radiador de fraccionamento com o radiador de condensação.<br />Neste tubo só passa vapor de alcool que posteriormente vai ser arrefecido.
Esta é a conecção entre o radiador de fraccionamento com o radiador de condensação.
Neste tubo só passa vapor de alcool que posteriormente vai ser arrefecido.
tn_destilaria 007.JPG (103.53 KiB) Visto 27095 vezes

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por lobão »

carlos, belo trabalho!!!
carlos Escreveu:agora eu tenho um enorme problema !... não consigo arranjar beterraba sacarina, nem cana-do-açucar.
onde posso encontrar estes produtos?
tenta as casas especializadas em agricultura que deverás achar, pelo menos a beterraba, pelo que sei é muito usada aí na europa.

carlos quando começares a produção vai postando fotos, que estamos atento ao seu trabalho!!

um abraço.
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

carlos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 03, 2006 3:14 pm
Localização: Aveiro/Portugal

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por carlos »

boas!

eu recentemente destilei bagaço, e quando comecei estava a sair alccol com 40graus e fim de algum tempo foi diminuíndo.
agora gostaria de referir as vantagens e desvantagens deste sistema.

vantagens
-consegue-se construir uma pequena destilaria por pouco dinheiro

desvantagens
-não se consegue obter alcool com 90 graus logo á primeira (seria necessário destilar varias vezes até ficar mais refinado)

-este processo é lento, perde-se tardes inteiras de volta disto, para no final tirar 0,5l litros de alcool com baixo grau

- as latas com o tempo ficam com algumas amolgadelas criando fugas nas vedações

-a colocaçao de lenha é dificil, o que significava que para por lenha têm que retirar as latas.

- a temperatura do lume era regulado por um termostato e por uma ventoinha, e era um sistema um bocado imprevisivel ora funcionava muito bem ora muito mal, devido a quantidade de lenha que se colocava no seu interior ou a falta dela.


nota- quando eu fiz esta destilaria, tinha em mente colocar a funcionar e vir-me embora. só lá voltar daqui a uma hora , pois não tenho tempo para coisas lentas ( por isso é que coloquei a ventoinha para manter o lume sempre á mesma temperatura). mas tal não aconteceu , devido ao facto de ser dificil regular a temperatura do lume após a colocação de lenha. o lume aumentava exponencialmente de temperatura dando cabo da minha paciencia.

esta é a minha opinião pura e dura do meu caso, é óbvio que numa destilaria comum certamente que não se passa nada disto. mas o objectivo foi fazer uma destilaria simples barata e eficaz para que todos podessem construir, para tal estou a expor todas as virtudes e defeitos do meu projecto, para que os leitores possam ver analisar e quando tentarem construir uma destillaria, possam corrigir todos os problemas que eu tive.


engenhariacaseira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: segunda out 27, 2008 12:43 pm

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por engenhariacaseira »

carlos Escreveu:boas !!! (para todos)
eu fiz uma pequena distilaria.
para tal usei uma lata de 20l ( a lata é da massa consistente, com tampa e aro ),
1 radiador de um carro com ventoinha
1 radiador de uma arca frigorifica.

a lata esta ligada ao radiador do carro, que este por sua vez esta ligado ao radiador da arca frigorifica.

o radiador do carro vai fazer a separaçao da agua e do alcool ( a agua arrefece e fica no fundo, enquanto o vapor do alcool segue para o radiador (arca frigorifica ) para condensar.

tirei bons resultados com este processo
testei com aguardente com 20graus e no fim obtive 90 gruas estou a esforçar para melhorar os resultados.

lado negativo :eu utilizo uma lata de 20l, o que muito pouco porque para destilar um litro demoro o dia todo.

alguem sabe onde posso comprar latas 20l com tampa e aro??????
??????????????????????????????????????????????????????
já procurei por toda a minha zona de aveiro, e nao encontro.

bom dia...
parabens gostei de seu projeto...

como vc fez a fermentação???q tipo de fermento???
e o vapor pra destilar.....vc fez que jeito??ou vc só aqueceu o caldo fermentado...

abraçosss

Avatar do Utilizador

carlos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 03, 2006 3:14 pm
Localização: Aveiro/Portugal

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por carlos »

boas!

o fermento que eu utilizei, foi fermento que se utiliza na fabricação do pão, que se compra em qualquer padaria.
que funciona muito bem, afinal de contas é fermento.

eu só aqueci o caldo fermentado.

abrassos.

Avatar do Utilizador

Olicheski
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça jun 29, 2010 6:17 pm
Localização: Charqueadas - RS

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por Olicheski »

fala ai pessoal!!!

bom, to com a ideia de fazer alcool de cana a tempos, mas como nessa vida nada é como queremos ou planejamos... to com as canas plantadas a uns 2 anos acho nada de + acho q umas 10 "varas" por assim dizer só plantei pra testar e me "divertir".

mas o primeiro problema que me deparei foi a parte da moenda da cana, não to afim de reinventar a roda, entao la vai. alguem ai tem algo bem caseiro para moer a cana, retirar o "suco"? tipo, o que eu fiz foi com moedor de carne, ate ficou legal com o caldo, so que fiz trabalho dobrado de retirar o bagaço que saia junto, ja que moia a cana por completo e fora o trabalho que da, ja que fiz com moedor manual alem de ter de cortar em pedaçinhos bem pequenos.

outro detalhe é o seguinte... surgindo varias variaveis... vou tentar explicar meu objetivo...
quero fazer alcool para mim usar... nada para substituir a gasolina, como muitos almejam.... encontrei um e-book em .pdf aqui no site muito bom, mas como todos os outros, falam em fazer em grande quantidade, quero fazer apenas para mim, entao a ideia é colocar a "caldeira" junto ao fogao a lenha, assim, ela aproveita o calor do mesmo, enquanto as "marias" estiverem fazendo nosso almoço de cada dia, ou eu estiver tomando meu chimarrão e trovando fiado vendo tv.

bom, como caldeira peguei a ideia desse opico aqui mesmo.. usa uma panela de pressão... ja vem com o furo pronto "a ideia é fazer pouco mesmo" mas o problema pior bate no nome deste topico... e a coluna de fracionamento... no livro diz que a destilação simples não serve para alcool combustivel. mas e destilando 2, 3 vezes? e com o termometro colocado direto no liquido... "mostro" se não me engano, não teria como saber qual liquido esta destilando primeiro, tipo... a temperatura vai subir ate o alcool começar a evaporar, ai estacionando e após toda evaporação do alcool, subir ate 100ºc para evaporar a agua existente nesse liquido???
para isso o livro me deu uma ideia tambem, de colocar uma pequena coluna com pedras, bolas de gude, algo que impedisse a imediata "subida" do alcool, segue foto do mesmo... oque acham???
Coluna..JPG
Coluna..JPG (24.03 KiB) Visto 24586 vezes

camarada luciano kaefer sabe me dizer qual a melhor época de plantio da cana aqui na regiao??? pretendo plantar no verão... deixar um ano e após colher para destilar no verão mesmo, ja que com este frio que anda fazendo aqui, não deve ter fermentação que guente.

uma coisinha a mais, quanto tempo dura o alcool combustivel guardado em garrafas??? acho que nunca ninguem fez esta experiencia, mas ja ouvi falar da gasolina, que ela tem prazo de 90 dias, depois perde octanagem e vira uma "pasta" praticamente.

bom camaradas... fico por aqui...
e desde ja agradeço respostas... se tiver.
“A ciência não é mais que uma perversão se seu objetivo final, não for a melhoria da humanidade”.
Nikola Tesla 1919.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por Luciano Kaefer »

olichesky

tem muita coisa pra ler, principalmente sobre volumes de etanol destilado. com uma panela de pressão, vai demorar meses para tirar um tanque para seu carro.

e ter que aguentar as marias por meses só pra encher um tanque, putz, idéia ruim.

a época de plantio de cana é à partir de agosto, aqui na nossa região. abra uma valeta, coloque as mudas deitadas, duas por vês, em sentido contrário ( pé de uma cabeça da outra ) e vai plantando.
depois quando estiverem com uns 50 cm, tem que fazer o enleiramento, com enxada ou trator. antes coloque uma mistura de adubo mais ureia. mantenha o canavial no limpo. as mudas melhores são provenientes de plantações com 1 ano de vida.

existe um materialm cujo endereço está aqui no forum, de uma coluna de destilação de 100 litros por dia. se tu fizer etanol só nos finais de semana, vai produzir uns 800 litros por mês, mas só na safra.

dá pra fazer etanol de materiais que possuam amido ( batata, arroz, mandioca etc.), mas aí, precisa quebrar as moléculas com uma enzima antes, para que o líquido chegue para fermentar, já com um bom teor de brix.

moenda não tem segredo. esqueça moedor de carne. tem que ter uma moenda de 3 ternos. pode usar sorgo sacarino também, o resíduo depois de extrair o caldo, pode ir para alimentação animal de ruminantes.

para de trovar e venha aqui na fazenda. vai ver meu reator tabajara e o tal do sorgo sacarino.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Olicheski
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça jun 29, 2010 6:17 pm
Localização: Charqueadas - RS

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por Olicheski »

fala ai camarada...
como disse... ando enrolado... mas assim que der eu vou mesmo... quero conhecer essas "bujigangas" funcionando...
agora minha ideia não é colocar no carro... quero fazer por fazer... ver a coisa funcionando... economia vai ser consequencia... ate pq... ja ouvi falar que carros como o meu fazem 3km por lito de alcool... entao.. mesmo enchendo o tanque....

é... o esquema do moedor foi para testar... e mesmo asim me arrependi... mas quero ver conseguir um... hora desas vou dar uma volta pelos ferros velhos daqui, quero conseguir um motor mesmo que seja 2t de cortador de grama mesmo e ja vou dar uma olhada em um "espremedor" de cana tambem... vi uns rolom uma vez aqui no ferro velho... mas ja faz tempo.

agora esse seu sorgo sacarino... pode ter certea que vou querer uma muda...

agora não esquenta pq quero ir ai sim... no entanto tenho muito a pesquisar, principalmente esse esquema de brix... tem a ver com o teor de açucar... mas falta a explicação pratica... pra pegar a ideia

e no mais... colocar mao na massa... ja tenho experiencia com fermentação, ja que andei fazendo hidromel... algo interesante... mas como não bebo... foi so a experiencia mesmo.

abraço... vou ver como vai surgindo as ideias agora.
“A ciência não é mais que uma perversão se seu objetivo final, não for a melhoria da humanidade”.
Nikola Tesla 1919.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por lobão »

olicheski, seja bem vindo índio velho, mas essa tua produção não vai dar nem para eu e o luciano molhar o bigode!!!


um abraço!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Olicheski
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça jun 29, 2010 6:17 pm
Localização: Charqueadas - RS

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por Olicheski »

mas essa tua produção não vai dar nem para eu e o luciano molhar o bigode!!!
e quem disse que é pra vocês???

kkkkkkkkkk

brincadeira camarada... obrigado pela recepção... mas to pesquisando daqui e dali, buscando alternativas e meios de produzir, ate hoje o que fiz foi apenas "brincar" de produzir alcool, agora to pensando em algo mais serio, por isso vim ate aqui no forum.

no entanto a época aqui no sul não ta apropriada pra fazer alcool, afinal a temperatura nao é das melhores, bom... você sabe.

aproveitando... alguem ai sabe onde posso comprar sementes da tal beterraba sacarina? procurei aqui na cidade e nada, nem na internet encontrei.

e aquela tal de enzima gluco-amilase? tambem nada sobre a venda desse tipo de produto, com ela da pra diversificar e muito o tipo de plantação.

abraço a todos.
“A ciência não é mais que uma perversão se seu objetivo final, não for a melhoria da humanidade”.
Nikola Tesla 1919.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por lobão »

olicheski, não sei como se comporta a cana de açúcar aí em charqueadas, pois é a produção de álcool mais barata para nós,depois o sorgo,que é parente da cana,quanto a beterraba, procura na embrapa!!!

mas se não vai ter canha tô fora!!!!!

um abraço!!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Leo Rebeschini
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta ago 26, 2010 8:52 pm

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por Leo Rebeschini »

pessoal!!!
sou novo por aqui......e pelo jeito já encontrei algumas respostas a que procuro.....
mas o que quero saber de vcs é o seguinte:
temos lá na chacara um alambique montado que usamos pra produzir cachaça...... usando uma area de cana-de-açucar que foi plantada para utilização no confinamento do gado.....mas que usamos alguma coisa pra fazer um pouco de cachaça.....

pergunto!!!

preciso adpatar o que para poder produzir alcool hidratado?????

a area de cana é de uns 3 ha......e sempre sobra.....não utilizamos tudo.....
estou pensando em aproveitar isso pra produzir alcool.....mas não sei como!!

agradeço aos que derem atenção a minha pergunta.

att:
leo
leo

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por Luciano Kaefer »

quando você produz cachaça, na verdade está fazendo um etanol muito pobre. para enriquece-lo, vai precisar de uma coluna de retificação. isso se consegue injetando calor ( via água quente, numa serpentina, ou vapor ), cuidando da regulagem dos termometros. dentro dessa coluna, estarão obstáculos: bolas de gude, palha de aço, qualquer coisa que impeça ao vapor de etanol pobre subir, pois só sobe o mais puro.

não dê atenção ao lobão, que vai estimula-lo à fazer etanol ( com segundas e terceiras intenções... )

existem sistemas que preveem mais de 1 coluna de retificação. à cada uma que o vapor de etanol passa, enriquece-se cada vez mais.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por lobão »

seja bem vindo leo rebeschini!!!
mas não esqueça de fazer sua apresentação no local adequadeo!!!

quanto a sua pergunta vamos por partes!
leo rebeschini Escreveu:preciso adpatar o que para poder produzir alcool hidratado?????
o alambique produz um álcool por volta de uns 50° mais ou menos, para um motor funcionar bem precisamos de 96° mais ou menos,então você terá de destilar várias vezes no alambique ou terá de colocar um retificador!
leo rebeschini Escreveu:a area de cana é de uns 3 ha......e sempre sobra.....não utilizamos tudo.....
estou pensando em aproveitar isso pra produzir alcool.....mas não sei como!!
e simples tem que fazer o mesmo processo para a cachaça só que com uma coluna para retificar!!!!!

um abraço a todos!!!

ps: enquanto eu escrevia o luciano estava coma boca seca, diga qual a sua região que nós vamos ver de perto esse alambique, que cá entre nós produz um ótimo etanol para humanos e lobos!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por Luciano Kaefer »

leo:

bem que eu avisei. experimente revelar o endereço do alambique ao lobão para descobrir que 3 hectares não dá pra nada.

uma pequena observação: motores à combustão já funcionam sem dano à partir de 84º gl

e 96º gl é o maximo que você conseguirá com colunas de retificação. mais do que isso, só em industrias pesadas, que produzem etanol anidro.

mas com 50º gl, determinados motores funcionam. principalmente o do lobão.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


rbathkejr
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo mai 19, 2019 12:54 pm

Re: ideias para colunas de destilarias de alcool

Mensagem por rbathkejr »

Achei interessante o projeto.

Sei que há pesquisas na utilização do amido da batata-doce (me parece que é uma espécie específica que não sei nominar).

https://www.agrolink.com.br/noticias/us ... 93932.html

Pelo que entendi, o maior problema é a produção da matéria-prima e a energia para o aquecimento do destilador.

Eu tenho intenção de produzir apenas para o meu consumo, o que é perfeitamente permitido pelas leis brasileiras.

Estive pensando em investir num destilador para produção de cachaça... que já existe pronto no AliExpress, e adatpar uma coluna de destilação para a produção do Etanol.

É possível? Quanto de matéria-prima eu preciso para produzir uns 2000 litros de etanol entre 84°e 94°?

Eu uso muito o meu carro... em média tenho um consumo de 800 a 900 litros de etanol num mês... e a economia que eu pudesse conseguir, me seria muito útil.

Um kit GNV para mim é inviável, pois na minha região não tem os gasodutos e, rescentemente, o governo brasileiro vem aumentando os preços deste gás em 40%, graças ao aumento de consumo pelos motoristas por aplicativos. E não vejo muita vantagem também pelas modificações e vistorias constantes que são necessárias no veículo, o que acaba encarecendo ainda mais isso.

Acho muito mais vantagem investir numa tecnologia que qualquer pessoa, com um devido treinamento, possa produzir o Etanol em sua própria casa... para o seu próprio consumo... e com as devidas orientações e medidas de segurança.

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”