Escolher tipo painel ?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
jamador
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta mar 25, 2009 2:38 pm

Escolher tipo painel ?

Mensagem por jamador »

bom dia,

estava interessado como toda a gente em diminuir a minha factura energética, mas as escolhas multiplicam-se e os 'apoios' do estado ainda pareçem vir mais complicar o cenário, se me puderem dar alguma indicação sobre a escolha acertada para o meu cenário agradeço desde já :

- moradia
- telhados e terraços com orientação a sul
- 3 pessoas mas instalar sistema preparado para suportar 4
- distancia entre localização possível dos painéis e interface esquentador de cerca de +- 5 metros
- esquentador existente de 18litros, recente vulcano
- preferencialmente instalar o sistema solar como 'apoio' ao esquentador
- consumo gaz natural na ordem dos 50€/mês

que recomendariam neste caso ?

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Escolher tipo painel ?

Mensagem por jbaptista »

termosifão de 300l com ligação ao módulo solar vulcano para gestão inteligente do apoio. ou, "cagas" no esquentador (se for a única coisa que uses a gás) e metes uma resistência com termoestato e relógio para apoio.

abraço

Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça nov 20, 2007 2:47 pm

Mensagem por Jotoli »

jbaptista Escreveu:módulo solar vulcano para gestão inteligente do apoio.
inteligente, esse módulo?
posso não estar a ver bem a coisa, mas acho esse módulo um duplo desperdiçador de energia.

quanto á solução de termossifão de 300 litros, completamente de acordo.

Autor do tópico
jamador
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta mar 25, 2009 2:38 pm

Mensagem por jamador »

obrigado pelas respostas.

que mal teem o modulo da vulcano ??

pelo que me apercebi até agora , ronda os 150€ e só liga o esquentador em caso de apoio, o que suponho fará com nunca me arrependa de ter optado pela via solar nas piores alturas que é debaixo do chuveiro..

ora e se puder ter mais uma dica quanto em quanto ficará um
termossifão de 300 litros qualidade mediana.

Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça nov 20, 2007 2:47 pm

Mensagem por Jotoli »

boas, realmente nunca lhe vai faltar água quente debaixo do chuveiro, mas repare, segundo o principio de funcionamento do referido módulo, se a água estiver a menos de 45º é desviada para o esquentador, ora vão haver muitas situações em que o esquentador estará a aquecer água que poderá já estar a 40º por exemplo e vai estar a meter água fria no depósito solar. daí o duplo desperdicio, aquece água pré-aquecida mas não gasta menos gaz por isso, baixa a temperatura da água no depósito solar obrigando a nova acumulação de energia.
resumindo, quando um sistema é dimensionado no limite (não seria o seu caso), poderia o esquentador nunca desligar, e os paineis estão lá a pré-aquecer a água para o esquentador.

cumps.

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Mensagem por jbaptista »

bem... eu falei nisso pelo facto que se aproveitar o esquentador. mas há sempre outras opções.

um termosfisão de 300l fica por volta dos 2700€, mais do que isto só muito bem justificado.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”