boas pessoal, a questão é a seguinte, vivo numa moradia unifamiliar e durante a construção não foi prevista a montagem de psolares no telhado. a casa tem dois pisos e um sotão com condições excelentes para aplicação deste tipo de tecnologia não só pelo seu posicionamento (sudoeste) como espaço para colocação dos painéis. mas a duvida reside nas tubagens, li num site sobre o assunto aonde referiam "chaminé" se facto tenho duas chaminés uma para a lareira e outra relativamente perto do local da colocação dos paineis que serve de exaustaão de gases da cozinha por duas condutas distintas. claro eatá q a questão é não partir paredes mas também não vejo as tubagens passarem pelas condutas da chaminé.
agradecia alguém q se tenha depara do com problema semelhante o esclarecimento necessário.
obrigado desde já
Duvidas na instalação de PSolares
-
zepires
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: segunda mar 02, 2009 9:23 pm
-
jbaptista
- Membro Silver

- Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm
Re: Duvidas na instalação de PSolares
boas zépires.
que sistema está a pensar adquirir? termosifão ou circulação forçada?
o sistema de termosifão usa tubagem tipo pex ou multicamada, facilmente maleáveis que podem passar por essa tal chaminé da exaustão da cozinha. se tiver uma boa estrutura no telhado pode optar pelo termosifão uma vez que o depósito fica junto dos colectores.
o sistema de circulação forçada usa cobre ou duosolar anelado com o fio condutor da sonda de temperatura, muito mais díficil de trabalhar nesse tipo de espaço. tem também de verificar a colocação do depósito dentro do sótão.
abraço
que sistema está a pensar adquirir? termosifão ou circulação forçada?
o sistema de termosifão usa tubagem tipo pex ou multicamada, facilmente maleáveis que podem passar por essa tal chaminé da exaustão da cozinha. se tiver uma boa estrutura no telhado pode optar pelo termosifão uma vez que o depósito fica junto dos colectores.
o sistema de circulação forçada usa cobre ou duosolar anelado com o fio condutor da sonda de temperatura, muito mais díficil de trabalhar nesse tipo de espaço. tem também de verificar a colocação do depósito dentro do sótão.
abraço
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
o sótão é habitável?
ou seja tens wc lá em cima? se tiveres é só ligares á tubagem da agua quente do sotão e problema resolvido.
è assim que eu tenho em minha casa.
ou seja tens wc lá em cima? se tiveres é só ligares á tubagem da agua quente do sotão e problema resolvido.
è assim que eu tenho em minha casa.
Dos Fracos Não Reza a História...
-
Solius
- Membro Dedicado

- Registado: segunda fev 23, 2009 9:07 pm
olá amigo se tem exaustaão de gases da cozinha por duas condutas distintas, qualquer opcão é viavel.
cumps
cumps
-
zepires
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: segunda mar 02, 2009 9:23 pm
desde já os meus agradecimentos pela atenção prestada ao problema
quanto ao sotão n é habitável mas tem espaço suficiente para um deposito, o q me parece mais viável uma vez q tenho a pré instalação para acentral, na casa claro , no sotão só tenho electricidade, n sei se o termosifão responderá com a mesma eficácia para aqs+acentral, durante a construção era muito fácil prever as condutas pois logo por baixo o wc do 1piso tem uma caixa de águas e pelo q me apercebi basta ter um ponto de água quente a ligação verdade?
um abraço
quanto ao sotão n é habitável mas tem espaço suficiente para um deposito, o q me parece mais viável uma vez q tenho a pré instalação para acentral, na casa claro , no sotão só tenho electricidade, n sei se o termosifão responderá com a mesma eficácia para aqs+acentral, durante a construção era muito fácil prever as condutas pois logo por baixo o wc do 1piso tem uma caixa de águas e pelo q me apercebi basta ter um ponto de água quente a ligação verdade?
um abraço
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
exacto
basta um ponto de agua quente e uma torneira de segurança.
quanto ao aquecimento central, penso que não será a melhor idéia, pois há meses que a agua do painel nem para banhos dá, a não ser que se use um apoio.
basta um ponto de agua quente e uma torneira de segurança.
quanto ao aquecimento central, penso que não será a melhor idéia, pois há meses que a agua do painel nem para banhos dá, a não ser que se use um apoio.
Dos Fracos Não Reza a História...
-
Gaspar
- Membro Dedicado

- Registado: sábado jan 05, 2008 11:09 am
pode sempre optar por termossifão ou forçado, desde que passe uns tubos de cobre (rolo) pela chaminé que atingir menor temperatura (talvez do exaustor).