Aos utilizadores de Vectrix

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Re: Aos utilizadores de Vectrix

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
jmap Escreveu:ainda mais interessante seria um sistema que acompolasse na manete do travão a travagem regenerativa e de disco na roda traseira. claro que tudo deveria estar devidamente afinado e só a partir de certa pressão é que a travagem de disco era accionada em paralelo da regenerativa. tudo isto sobre o olhar atento do abs que entraria logo em acção em caso de bloqueio da roda. parece complicado fazer a transição mas não me parece impossível.
por acaso eu gosto do sistema de travagem rodando o acelerador em sentido contrario. preferia ter ambos em paralelo: este sistema na mesma travando devagarinho; e o que sugeres (manete de travao), para as travagens mais fortes.
eu gosto bastante do sistema de travagem regenerativa como está, porém confesso que tenho alguma dificuldade em usá-lo e travar com a frente ao mesmo tempo. é raro mas às vezes dava jeito e é por isso que digo que ainda poderia ser melhor se se conseguisse fazer o 2 em 1. segundo julgo saber, é uma questão de treino conseguir fazer as duas coisas num movimento rápido, mas se fosse mais fácil tal não seria preciso.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

volt Escreveu:
jmal Escreveu:o estranho não vem do preço, mas sim do sistema, sem bombas servo-accionadas não à abs, e como já experimentei uma e não tem abs, derrapa como todas as outras.
eu acho ridiculo colocar abs numa mota que desliga o motor quando se carrega na manete de travao. mas quem sou eu para opinar, senao um mero utilizador que se sente inseguro numa descida a 80 kph em que trava e perde a força do motor...

é uma medida de segurança, isto para evitar que o utilizador não use o motor enquanto trava. além disso a desactivação do motor eléctrico cria qualquer inercia nem tão pouco o contrário, penso que a vectrix também é assim, quando travas com os travões de disco ela desactiva o motor, certo ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:
volt Escreveu:
jmal Escreveu:o estranho não vem do preço, mas sim do sistema, sem bombas servo-accionadas não à abs, e como já experimentei uma e não tem abs, derrapa como todas as outras.
eu acho ridiculo colocar abs numa mota que desliga o motor quando se carrega na manete de travao. mas quem sou eu para opinar, senao um mero utilizador que se sente inseguro numa descida a 80 kph em que trava e perde a força do motor...

é uma medida de segurança, isto para evitar que o utilizador não use o motor enquanto trava. além disso a desactivação do motor eléctrico cria qualquer inercia nem tão pouco o contrário, penso que a vectrix também é assim, quando travas com os travões de disco ela desactiva o motor, certo ?
nope. ela até faz burnouts...

Link
manter o motor em funcionamento ajuda a travar e também regenera.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

yeap... o jp jah respondeu...
mas, olha que, o "desligar de motor" numa descida quando se carrega na manete de travao, "acelera" a mota (solta-a) provocando um "treme treme" da frente e, em travagem mais apertada (ou brusca), pode causar queda.
eu nao gostei nada da sensaçao...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu::hello:
mas, olha que, o "desligar de motor" numa descida quando se carrega na manete de travao, "acelera" a mota (solta-a) provocando um "treme treme" da frente e, em travagem mais apertada (ou brusca), pode causar queda.
concordo 100%. é perigoso!

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

ui nós de bereco e outras chinesas passamos isso todos os dias...

claro mais leves!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

é essa parte que não entendo, o motor eléctrico ligado não cria qualquer tipo de atrito que se note ao contrário de um motor de explosão que tem de vencer sempre a compressão dos cilindros.
Cumps Inovadores

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

boas, pode ser apenas impressão minha (muito provavelmente é), mas quando vou em deslize em plano e rodo o punho até metade ela parece que trava(abranda), só depois de rodar totalmente o punho é que noto a aceleração, mas como disse pode ser apenas impressão minha.

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

serges Escreveu:ui nós de bereco e outras chinesas passamos isso todos os dias...
claro mais leves!
viva serges.

voces passam por isso a velocidades menores. mas mesmo assim...
jmal Escreveu:é essa parte que não entendo, o motor eléctrico ligado não cria qualquer tipo de atrito que se note ao contrário de um motor de explosão que tem de vencer sempre a compressão dos cilindros.
viva jmal.

pois... eu nao conheço muita teoria, mas posso falar do que "sinto" na "pratica".
ha duas coisas importantes:
1º, o acelerador controla a mota nas aceleraçoes e nas desaceleraçoes. ou seja, a mota prende sempre. tal como acontece com as motas de ci a 4 tempos. se largarmos o acelerador, a mota desacelera com a força do motor (parece que prende). acho que isto eh o que consideras atrito. e isso, eu senti em todas as zev de duas rodas que experimentei ateh hoje... (n.d.a. por acaso, vendo bem, jah andei em varios motociclos e bicicletas electricos, mas acho que nunca experimentei um ciclomotor electrico. nao eh igual neste aspecto?).
2º, quando se desliga o motor numa descida e a mota se solta, a roda da frente fica a fazer menos contacto com o alcatrao (a frente fica mais leve e o peso vai para a traseira***n.d.a.2***). e com a frente a fazer menos contacto com o alcatrao, o travao soh "abranda" (e se apanhar agua, podemos perder a frente e... chao.).

*** nota do autor 2 *** - as motas sao como as mulheres em varios aspectos. este eh um deles:
quando as "soltamos", elas ficam descuidadas e, (frente "leve", traseira "pesada") saem ao "pai"...

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

volt, não concordo contigo, apesar de não ter a tua experiência das motos, mas analiso em termos de física.
em velocidade constante, se o motor estiver engatado ou não, o peso que é exercido (força no sentido vertical) no alcatrão é sempre o mesmo.
a não sei que exista uma transladação de pesos de uma roda para a outra, o que não acontece pois o condutor, motor, etc, não se mexe nem para a frente, nem para trás.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

rocker_pt Escreveu:volt, não concordo contigo, apesar de não ter a tua experiência das motos, mas analiso em termos de física.
em velocidade constante, se o motor estiver engatado ou não, o peso que é exercido (força no sentido vertical) no alcatrão é sempre o mesmo.
a não sei que exista uma transladação de pesos de uma roda para a outra, o que não acontece pois o condutor, motor, etc, não se mexe nem para a frente, nem para trás.
em termos fisicos volt não se exprimiu bem mas o fenómeno que ele relata por experiência tem fundamento fisicos bem sólidos e embora com muito menos experiêcia que ele, percebo o que ele diz.

tentanto fazer uma analogia em termos exagerados (para que se perceba) com a tecnologia tradicional (ci), o que se passa é mais ou menos o seguinte:
imaginem que vão numa descida acentuada no vosso carro com uma segunda engrenada. mas nem mesmo a segunda engrenada aguenta o peso do carro pelo que usam um pouco o travão também. agora imaginem que carregam a fundo na embreiagem durante o processo. o carro solta-se e tem que se travar muito mais para conseguir a mesma velocidade reduzida. sabendo-se que nas motas os travões não são tão estáveis, o adiamento do uso destes é sempre bem vindo e o facto de o motor estar engrenado (não desligado) ajuda a controlar.

aquilo que o volt se queixa é de quando começa a travar, o motor desliga-se e a ajuda deste no movimento desaparece. se tal acontecer em curva pode ser complicado porque obriga a travar ainda mais e todos sabemos que a travagem das motas em curvas tem de ser muito cuidadosa.

nas vectrix, o motor sente-se constantemente. nesta temos a travagem regenerativa que ajuda muito mais mas mesmo que não a usemos, em "ponto morto" (sem acelerar e sem regenerar) sente-se sempre o motor engrenado que desacelera a mota. pode-se dizer que isso significa desperdicio de energia e talvez seja verdade mas prefiro a segurança de um motor sempre presente a controlar o movimento.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

rocker_pt Escreveu:volt, não concordo contigo, apesar de não ter a tua experiência das motos, mas analiso em termos de física.
viva rocker_pt.

tens toda a razao quando falas em velocidade constante. alias, eu nem devia questionar a tua razao, pois creio que percebes mais de fisica que eu... . no entanto, foi de proposito que coloquei o exemplo da "descida a 80 kph" (estah num post que fiz mais atras)... embora, mesmo que seguisse em recta, creio que a inercia do movimento frontal, ao se "desembrear"/"soltar" o veiculo, provoca este efeito que falei (mudança do peso/atrito da frente para a traseira).
mais uma vez, afirmo que, nao sou conhecedor da teoria, mas sim da pratica...

e novamente, a metafora: as motas sao como as mulheres... na teoria, sao todas "direitinhas", mas na pratica, sao cah umas "tortas"... ui ui.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

bem, o jmap antecipou-se ao meu post e ateh "explicou-me" melhor.

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

boas.

pelos vossos comentários, fiquei com a impressão que quando se larga o acelerador da vectrix, ela começa a fazer travagem regenerativa, mas bastante mais suave que quando o punho é rodado para a frente. daí se sentir sempre a mota presa.

como as chinesas não têm (ainda) travagem regenerativa, quando se larga o acelerador ou se trava, o motor vai sempre livre.

será isso?

bons comentários e bons kms
nunio

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

nunio Escreveu:boas.

pelos vossos comentários, fiquei com a impressão que quando se larga o acelerador da vectrix, ela começa a fazer travagem regenerativa, mas bastante mais suave que quando o punho é rodado para a frente. daí se sentir sempre a mota presa.

como as chinesas não têm (ainda) travagem regenerativa, quando se larga o acelerador ou se trava, o motor vai sempre livre.

será isso?

nunio

acho que na vectrix dá para regular até quanto (muito ou pouco) a mota "prende" com o motor...quem diz "prende" diz "travar com o motor"...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

será isso?

nunio
viva.

nop, nao eh nada disso.
o comportamento da vectrix eh "normal". tal e qual um motor de ci a 4 tempos: quando se acelera, ela acelera; quando se trava, ela trava; quando se larga o acelerador, ela deixa de acelerar... tipo, fica ao ralenti... as duas concorrentes que experimentei no encontro fazem o mesmo (excepto na parte da travagem)...

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

rufus Escreveu:

será isso?

nunio

acho que na vectrix dá para regular até quanto (muito ou pouco) a mota "prende" com o motor...quem diz "prende" diz "travar com o motor"...
eu penso que sim mas como efeito secundário de distracções e erros de afinação...
na realidade o acelerador é calibrado durante o diagnóstico de arranque para descobrir a posição 0. se o acelerador estiver "mexido" a leitura da posição 0 poderá ser incorrecta e influenciar aonde começa a travagem regenerativa ou a aceleração. o "ponto morto" poderá afinal não ser no local natural. a forma de acelerar e regenerar poderá ainda ser personalizada através de um truque não documentado que envolve o "kill switch" e o acelerador quando a mota está parada. uma configuração errada e poderá desajustar a forma que se deseja para acelerar e regenerar, pelo que se recomenda apenas a quem sabe o que está a fazer.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
rufus Escreveu:

será isso?

nunio

eu penso que sim mas como efeito secundário de distracções e erros de afinação...
na realidade o acelerador é calibrado durante o diagnóstico de arranque para descobrir a posição 0. se o acelerador estiver "mexido" a leitura da posição 0 poderá ser incorrecta e influenciar aonde começa a travagem regenerativa ou a aceleração. o "ponto morto" poderá afinal não ser no local natural. a forma de acelerar e regenerar poderá ainda ser personalizada através de um truque não documentado que envolve o "kill switch" e o acelerador quando a mota está parada. uma configuração errada e poderá desajustar a forma que se deseja para acelerar e regenerar, pelo que se recomenda apenas a quem sabe o que está a fazer.
este homem é um espectáculo...
é ai que entra o tal encoder, todos eles têm uma calibração do ponto zero, na industria estou muito familiarizado com eles.
Cumps Inovadores

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

o meu encoder eh que hoje voltou a "mostrar-se" (apareceu a dar erro de novo). nao sei se foi do excesso de vento.
provavelmente, as chinesas que hoje tentassem atravessar a 25 de abril mergulhariam...
viva a vectrix. .

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

o meu encoder eh que hoje voltou a "mostrar-se" (apareceu a dar erro de novo). nao sei se foi do excesso de vento.
provavelmente, as chinesas que hoje tentassem atravessar a 25 de abril mergulhariam...
viva a vectrix. .
não considero os erros esporádicos muito preocupantes. estou desconfiado que a maior parte das vezes que isso acontece é devido a bug do software. a mim já me aconteceram duas vezes (com o software antigo) desde que a tenho. depois do reiniciar ficou boa novamente. enfim, quando a microsoft vender motas o pessoal que as tiver vai ter de passar a vida a parar na berma para fazer reboot

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”