Velocidade de circulação num AQS CF

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Velocidade de circulação num AQS CF

Mensagem por Valter Silva »

vivam,



a minha bomba circuladora do meu sistema de aqs de circulação forçada tem 2 velocidades (fotos: viewtopic.php?f=47&t=7980&st=0&sk=t&sd=a&start=60)....
ora, a pergunta parece óbvia.... é mais rentável circular o liquído mais rapidamente ou mais lentamente???
abraço

valter
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
Localização: benavente (peniche)

Re: Velocidade de circulação num AQS CF

Mensagem por henriquefala »

vamos la ver é assim se o seu sistema funcionar com um caudal muito baixo o que vai acontecer é que a energia que retira dos paineis é elevada rapidamente consegue aquecer a sua agua no deposito mas rapidamente desliga a bomba circuladora fazendo o seu sistema entrar em estagnação.é o seguinte se realmente tiver grande consumo de aqs isso ate não e mau pois vai estar sempre a transmitir calor a agua no seu deposito agora quando não ha consumo atinge a tal estagnação que lhe falei.agora é assim com a velocidade elevada de caudal consegue captar energia mantem o colector com uma temperatura de funcionamento boa impedindo o de ficar perto da estagnação melhorando com isso o desempenho do sistema.agora repare havera situações que se calhar e melhor um caudal elevado e outras com um caudal menor o melhor é pensar na sua instalação e ver o que realmente quer no seu caso e estudar o a maneira de ter o seu controlador diferencial a tirar o melhor proveito da bomba e dos colectores. o seu controlador não trabalha com a hipotese de quando o diferencial de temperaturas for elevado aumentar a velocidade aumentando o caudal de modo a ter a temperatura que quer no deposito rapido e baixar a velocidade quando o diferencial estiver quase perto do pretendido?


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Velocidade de circulação num AQS CF

Mensagem por Valter Silva »

henriquefala Escreveu:vamos la ver é assim se o seu sistema funcionar com um caudal muito baixo o que vai acontecer é que a energia que retira dos paineis é elevada rapidamente consegue aquecer a sua agua no deposito mas rapidamente desliga a bomba circuladora fazendo o seu sistema entrar em estagnação.é o seguinte se realmente tiver grande consumo de aqs isso ate não e mau pois vai estar sempre a transmitir calor a agua no seu deposito agora quando não ha consumo atinge a tal estagnação que lhe falei.agora é assim com a velocidade elevada de caudal consegue captar energia mantem o colector com uma temperatura de funcionamento boa impedindo o de ficar perto da estagnação melhorando com isso o desempenho do sistema.agora repare havera situações que se calhar e melhor um caudal elevado e outras com um caudal menor o melhor é pensar na sua instalação e ver o que realmente quer no seu caso e estudar o a maneira de ter o seu controlador diferencial a tirar o melhor proveito da bomba e dos colectores. o seu controlador não trabalha com a hipotese de quando o diferencial de temperaturas for elevado aumentar a velocidade aumentando o caudal de modo a ter a temperatura que quer no deposito rapido e baixar a velocidade quando o diferencial estiver quase perto do pretendido?
obrigado pela resposta.
não, o meu controlador não varia a velocidade da bomba circuladora. é on-off... ou está ligado ou desligado.
a bomba circuladora é que tem um selector de velocidade (2 velocidades).

os painéis são tubo de vácuo.... e, pelas experiências que tenho feito, com maior velocidade a água aquece mais.
realmente o consumo é elevado...... portanto devo ter maior velocidade? estou correcto?
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”