Colectores instalados na vertical?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
biofuturehouse
Mensagens: 22
Registado: terça fev 10, 2009 10:48 am
Localização: Seixal - Setúbal

Colectores instalados na vertical?

Mensagem por biofuturehouse »

poderei instalar colectores na vertical, encostados na fachada, empena da casa? é que neste caso tenho s´2 águas no telhado, uma a nascente e outra a poente. sei que vi numas imagens

será que alguem já usou isto?

bfh


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Colectores instalados na vertical?

Mensagem por jbaptista »

yes... já instalei... tubos de vácuo.


henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
Localização: benavente (peniche)

Re: Colectores instalados na vertical?

Mensagem por henriquefala »

então e o rendimento que consegue com essa inclinação é bom?
é que a teoria diz nos que a inclinação ideal anda entre os 35 a 40 graus. mas se consegua agua quente realmente so se for com uns tubos de vacuo.


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Colectores instalados na vertical?

Mensagem por jbaptista »

é verdade o ideal seriam os 45º o ideal. estes que instalei, foram a título experimental e funcionam muitíssimo bem. a empresa para a qual trabalho queria uma solução "apartamento" com 20 tubos em circulação forçada e um depósito de 200l.
até agora têm sido muito eficazes. estão montados há cerca de 2 anos.

abraço


Autor do tópico
biofuturehouse
Mensagens: 22
Registado: terça fev 10, 2009 10:48 am
Localização: Seixal - Setúbal

Re: Colectores instalados na vertical?

Mensagem por biofuturehouse »

então os coletores planos,nestun!!!
okapa


Pedro Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: terça out 14, 2008 9:33 am

Re: Colectores instalados na vertical?

Mensagem por Pedro Dias »

há de facto a possibilidade de instalar colectores na vertical. existem já aplicações em vários países da europa central. a integração dos paíneis na arquitectura dos edifícios é uma àrea em que se espera bastante desenvolvimento no solar térmico (e existem também os paineis solares térmicos a ar -tipo solarwall - em que a aplicação mais comum é a vertical).

não sei qual é impacto do grau de inclinação no rendimento do colector, até porque isso depende sobretudo da época do ano e da latitude. normalmente em países da europa central/norte uma colocação vertical permite uma boa eficiência nos meses de inverno, quando são mais necessários (dado o sol estar "baixo").

mas atenção, estes colectores (quer sejam planos ou de tubo) têm que estar preparados para instalação vertical. ou seja, não se pode comprar um colector qualquer no mercado e instalá-lo na vertical. e a plaicação é feita em sistemas de circulação forçada.

pode ver algumas fotos de exemplos desta aplicação aqui:

http://www.estif.org/pictures/gallery_c ... iashop_pi2[uid]=1452

http://www.estif.org/pictures/gallery_c ... iashop_pi2[uid]=1453

http://www.estif.org/pictures/gallery_c ... iashop_pi2[uid]=1255

eu acho que ficam impecáveis



tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: Colectores instalados na vertical?

Mensagem por tvcrabo »

eventualmente no futuro teremos paineis que serão fabricados para substituirem as telhas em vez de colocados de forma disfarçada em cima delas...

um dia que o fabrico destes paineis seja suficientemente barato puderemos assistir a substituíção de paredes por paineis solares na construção de edificios.

Avatar do Utilizador

Solius
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: segunda fev 23, 2009 9:07 pm

Re: Colectores instalados na vertical?

Mensagem por Solius »

biofuturehouse Escreveu:poderei instalar colectores na vertical, encostados na fachada, empena da casa? é que neste caso tenho s´2 águas no telhado, uma a nascente e outra a poente. sei que vi numas imagens

será que alguem já usou isto?

bfh
pode perfeitamente aplicar placas no telhado a poente e tambem a nascente desde que se tenha o cuidado de ver o rendimento optico das placas e ai fazer um calculo de quantas serão necessarias , a nascente aproveitão o sol de manha e as de poente da parte da tarde.

cumps

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”