Quero comprar um termossifão e os valores que me deram foram

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
biofuturehouse
Mensagens: 22
Registado: terça fev 10, 2009 10:48 am
Localização: Seixal - Setúbal

Quero comprar um termossifão e os valores que me deram foram

Mensagem por biofuturehouse »

quero comprar um termossifão e os valores que me deram foram:

150l - €1100,00
200l- €1500,00
300l- €2075,00

são certificados e valores com iva.

o que acham?

valerá a pena, ou tem conhecimento de valores melhores?

braços

bfh

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Quero comprar um termossifão e os valores que me deram foram

Mensagem por Master »

os preços parecem razoáveis.
mas tudo depende da marca.
já inclui tudo?
transporte, iva, montagem, instalação, materiais...
Dos Fracos Não Reza a História...


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: Quero comprar um termossifão e os valores que me deram foram

Mensagem por tvcrabo »

o bio diz que o preço é com iva mas refere-se apenas a aquisição do painel. penso que nem os acessórios estão incluídos. todas as tubagens serão compradas por ele assim como acessorios de montagem.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Quero comprar um termossifão e os valores que me deram foram

Mensagem por Master »

o meu de 300 lt custou no verão passado 2500,00 € tudo incluido.
mas depende muito da marca.
em vários que procurei, a minha marca foi a mais barata.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Re: Quero comprar um termossifão e os valores que me deram foram

Mensagem por gryphus »

master, segundo percebi o teu é da solco, verdade? estás contente com o produto? eu estou a pensar construir uma moradia ainda este ano (espero ) e estou a começar já a pesquisar que solução será melhor para aqs. o aquecimento central só vou fazer a pré-instalação, pois vou antes de mais isolar bem a casa e depois ver se é necessário ou não instalar o aquecimento central (devido ao elevado investimento necessário...). a minha ideia era instalar colectores solares termossifão e com esquentador como apoio e na sala um recuperador de calor pois tanto eu como a minha esposa adoramos recuperadores, k achas (tu e o resto do pessoal, claro)? ah, é verdade, moro em paredes, k fica entre o porto e vila real, de inverno é um bocado frio, será que há problema dos tubos do colector congelarem e com a expansão do gelo partirem?
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Quero comprar um termossifão e os valores que me deram foram

Mensagem por hugoriba »

oi amigo. eu sou de alpendurada e comprei o meu solco na max mat de paredes. estou satisfeito sim embora não tenha duvidas que existem melhores, mas mais caros. esses preços não são muito caros, mas atenção á instalação, mais do que um bom painel, a sua boa colocação é um dos pontos mais importantes.
alguma dúvida em que te possa ser util, basta dizeres.
abraço.

p.s.: podes saber mais aqui: viewtopic.php?f=47&t=6271&start=200

Avatar do Utilizador

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Re: Quero comprar um termossifão e os valores que me deram foram

Mensagem por gryphus »

ok, obrigado pelo apoio, em relação à instalação do painel eu já estive a ler alguns tópicos neste fórum e pelos vistos o melhor é orientá-lo a sul (o que no meu caso não é problema) e a 30-35º de inclinação, não é assim? quanto ao inverno, sentiste algum problema com o gelo no painel?
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Quero comprar um termossifão e os valores que me deram foram

Mensagem por Master »

eu sou de santa iria de azóia, norte de lisboa.
este ano já tive dias aqui na zona com temperaturas nocturnas negativas.
o nosso painel (a marca é essa que mencionas) não costuma ter problemas de temperatura devido a ser de "plastico" ou seja têm capacidade de expansão ou encolhimento sem danos e sem necessidade de anti-congelantes.
no entanto o envolvente (tubagem metalica) já é diferente, eu neste inverno no pior dia de frio, fiquei com uma das curvas a pingar, mas com um aperto voltou ao sitio.
estou muito satisfeito com o painel (ainda só o tenho a 10 meses), mas não com a instalação e com a orientação, fiquei muito triste.
eu uso como apoio o esquentador a gás, que desde a semana passada não têm sido necessário (graças a deus e ao sol )
a minha vivenda não têm aquecimento central e uso como apoio de aquecimento ambiente o ar condicionado, pois fazer obras agora fica demasiado caro, mas tu estás a construir e fica mais facil.
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Quero comprar um termossifão e os valores que me deram foram

Mensagem por hugoriba »

gryphus Escreveu:ok, obrigado pelo apoio, em relação à instalação do painel eu já estive a ler alguns tópicos neste fórum e pelos vistos o melhor é orientá-lo a sul (o que no meu caso não é problema) e a 30-35º de inclinação, não é assim? quanto ao inverno, sentiste algum problema com o gelo no painel?
este inverno houve um dia logo pela manhã que o motor do painel não ligava, deve ter congelado a água das tubagens que saem do painel, mas sem problema, liguei a água da rede. de qualquer das maneiras não tinha água quente, foi em dezembro. isto só me aconteceu uma vez naqueles dias de temperaturas negativas, nada de preocupante pois a água dentro do painel nunca congela.
essa inclinação parece-me insuficiente, o meu está apenas assente no telhado e devia ter aplicado um suporte que lhe desse mais inclinação.

Avatar do Utilizador

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Re: Quero comprar um termossifão e os valores que me deram foram

Mensagem por gryphus »

hugoriba Escreveu:
gryphus Escreveu:ok, obrigado pelo apoio, em relação à instalação do painel eu já estive a ler alguns tópicos neste fórum e pelos vistos o melhor é orientá-lo a sul (o que no meu caso não é problema) e a 30-35º de inclinação, não é assim? quanto ao inverno, sentiste algum problema com o gelo no painel?
este inverno houve um dia logo pela manhã que o motor do painel não ligava, deve ter congelado a água das tubagens que saem do painel, mas sem problema, liguei a água da rede. de qualquer das maneiras não tinha água quente, foi em dezembro. isto só me aconteceu uma vez naqueles dias de temperaturas negativas, nada de preocupante pois a água dentro do painel nunca congela.
essa inclinação parece-me insuficiente, o meu está apenas assente no telhado e devia ter aplicado um suporte que lhe desse mais inclinação.
quanto é k aconselharias então? 45-50º? mas o teu painel está mesmo virado a sul? eu também estou a pensar nessa solução (painel+esquentador), acho que para o meu caso é suficiente e a mais barata também...
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Quero comprar um termossifão e os valores que me deram foram

Mensagem por jbaptista »

boas. eu aconselho sempre os 45º. pela diferença da "altura" do aol entre o verão e o inverno. se o tiveres a 30/35º, no verão vais ter desperdício de energia. e mais dificuldade a aquecer no inverno. que será a altura que mais precisas.

abraço

Avatar do Utilizador

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Re: Quero comprar um termossifão e os valores que me deram foram

Mensagem por gryphus »

jbaptista Escreveu:boas. eu aconselho sempre os 45º. pela diferença da "altura" do aol entre o verão e o inverno. se o tiveres a 30/35º, no verão vais ter desperdício de energia. e mais dificuldade a aquecer no inverno. que será a altura que mais precisas.

abraço
ok, obrigado!
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".


Autor do tópico
biofuturehouse
Mensagens: 22
Registado: terça fev 10, 2009 10:48 am
Localização: Seixal - Setúbal

Re: Quero comprar um termossifão e os valores que me deram foram

Mensagem por biofuturehouse »

então quer dizer que se juntar um termossifão a uma caldeira ou esquentador tenho sistema de aquecimento da casa?

braço

Avatar do Utilizador

Solius
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: segunda fev 23, 2009 9:07 pm

Re: Quero comprar um termossifão e os valores que me deram foram

Mensagem por Solius »

biofuturehouse Escreveu:então quer dizer que se juntar um termossifão a uma caldeira ou esquentador tenho sistema de aquecimento da casa?

braço

não amigo é uma pessima solução, termosifão só para agua quente sanitaria!

em relação aos valores de termosifão sim estão razoaveis.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”