boas tardes
comprei à algum tempo uma banheira de hidromassagem/jacuzzi de 300 lt, á cerca de 2 anos, nesse tempo só a usei por 2 vezes, em virtude de levar muito tempo a encher, devido à canalização de casa ter uma tubagem reduzida e encher devagar, e em virtude de levar tanto tempo(cerca de 1 hora a encher) são os custos com o gás que se tornam pesados.
gostaria que me dessem o vosso parecer de como poderei resolver isto, ter um sistema de aquecimento de água que possa usar para encher a dita banheira e que possa usar tb em toda a casa. tenho de tomar uma decisão, pois foi uma banheira que me custou caríssima e é chato vê-la ali e não me servir dela e tanto que esta vida nos custa a ganhar, para termos as nossas coisitas.
agradeço desde já toda a atenção que possam dispensar
um abraço
Aquecimento de Água para Banheira de 300L ?
-
fazpaginas
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm
-
pseudominus
- Membro Silver

- Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Re: Aquecimento de Água para Banheira de 300L ?
fazpaginas Escreveu:boas tardes
comprei à algum tempo uma banheira de hidromassagem/jacuzzi de 300 lt, á cerca de 2 anos, nesse tempo só a usei por 2 vezes, em virtude de levar muito tempo a encher, devido à canalização de casa ter uma tubagem reduzida e encher devagar, e em virtude de levar tanto tempo(cerca de 1 hora a encher) são os custos com o gás que se tornam pesados.
gostaria que me dessem o vosso parecer de como poderei resolver isto, ter um sistema de aquecimento de água que possa usar para encher a dita banheira e que possa usar tb em toda a casa. tenho de tomar uma decisão, pois foi uma banheira que me custou caríssima e é chato vê-la ali e não me servir dela e tanto que esta vida nos custa a ganhar, para termos as nossas coisitas.
agradeço desde já toda a atenção que possam dispensar
um abraço
primeiro é preciso saber que tipo de casa tem.
depois, quantas mais pessoas colocar na banheira menos água vai precisar, e menos quente precisa de estar.
cumpts.
-
fazpaginas

boas tardes
a casa que tenho é uma casa de campo toda restaurada por mim e a parte da banheira fiz uma casa de banho privada no meu quarto. independentemente do número de pessoas a ir para a banheira, o que eu gostaria mesmo de saber é qual a melhor forma, qualidade / preço que posso instalar para me aquecer a água da banheira, estes 300 lt. tenho a abastecer a casa um depósito com água e a qual é encaminhada para casa através de uma bomba. gostaria de montar um sistema em paralelo que me fornecesse a água quente para a banheira e ao mesmo tempo usasse também para o resto da casa. o número médio de pessoas aqui em casa é 4.
isto é no algarve e o sol geralmente é um bom aliado para alguns painéis solares para aquecimento, mas gostaria de saber a vossa opinião, sobre o que fariam se estivessem nesta situação.
um abraço e obrigado pela preciosa ajuda que poderão desde já dar
a casa que tenho é uma casa de campo toda restaurada por mim e a parte da banheira fiz uma casa de banho privada no meu quarto. independentemente do número de pessoas a ir para a banheira, o que eu gostaria mesmo de saber é qual a melhor forma, qualidade / preço que posso instalar para me aquecer a água da banheira, estes 300 lt. tenho a abastecer a casa um depósito com água e a qual é encaminhada para casa através de uma bomba. gostaria de montar um sistema em paralelo que me fornecesse a água quente para a banheira e ao mesmo tempo usasse também para o resto da casa. o número médio de pessoas aqui em casa é 4.
isto é no algarve e o sol geralmente é um bom aliado para alguns painéis solares para aquecimento, mas gostaria de saber a vossa opinião, sobre o que fariam se estivessem nesta situação.
-
henriquefala
- Membro Dedicado

- Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
caro amigo o seu problema é que logo a partida os kits termossifão que são economicamente os mais acessiveis ao cidadão como nos normalmente tem depositos de 300l no maximo nao conheco sistemas que tenham mais de 300l portanto logo a partida tera que instalar um sistema de circulação forçada isto ja a contar com o n de habitantes na sua casa que diz voce serem 4 e que segundo o que normalmente esta convencionado em media gastam para um consumo normal cerca de 50l por pessoa portanto alem dos 300l adicione mais 200l de consumo dos residentes e tem um deposito que tem que ter pelo menos 500l claro esta que para ter uma temperatura de qualidade aceitavel na casa e no jacusi tera que ter um apoio para os dias em que o solar nao serve as necessidades em 100% depois ha toda uma serie de factores a esclarecer como quando necessita de ter disponivel os 300l de agua é que nao esqueca que quando gasta agua o deposito vai meter agua fria e isso vai lhe arrefecer a agua que fica no deposito e caso o sistema nao consiga captar energia suficiente para repor o diferencial de agua em valor aceitavel la estara voce a usar o apoio enfim tem que pensar em varias situações. no meu caso pessoal eu penso que melhor sistema de apoio para si sera sempre o gas ou se vive numa zona com bastante acesso a biomassa porque nao uma caldeira a biomassa enfim toda uma serie de factores a ter de pensar.
-
pseudominus
- Membro Silver

- Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
fazpaginas Escreveu:boas tardes
se apenas utilizar pontuamente a habitação, eu mantinha o gás sem dúvida. por mais que custe, não é assim tanto.
1º - já tem o sistema (não precisa fazer investimento).
2º - simplicidade, baixissíma manutençaõ e funciona o ano todo.
de verão, no algarve, se quer ter água quente a baixo custo, compre um depósito plástico de 1000l, pinte de preto, coloque ao sol.
claro que terá de ter boia de alimentação e bomba no abastecimento do circuito de água quente. coloque um aquecedor a gás em série (nos dias com bom sol nem vai funcionar).
coloque relógio a comandar ev, para abastecer o depósito apenas no início da manhã.
quer mais barato, baixa manutenção e boa eficiência? não conheço.
um abraço.
-
fazpaginas

boas pesudominus
em relação à citação efectuada por ti "claro que terá de ter boia de alimentação e bomba no abastecimento do circuito de água quente. coloque um aquecedor a gás em série (nos dias com bom sol nem vai funcionar).
coloque relógio a comandar ev, para abastecer o depósito apenas no início da manhã.", gostaria de saber se sabes algum site ou post, que refira e explique esta solução, que eu possa ler e ver como funciona o que me disseste e o que teria de fazer se optasse por uma solução destas e que material precisaria.
tenho furo e a casa é abastecida por bomba de balão.
obrigado pela preciosa ideia
em relação à citação efectuada por ti "claro que terá de ter boia de alimentação e bomba no abastecimento do circuito de água quente. coloque um aquecedor a gás em série (nos dias com bom sol nem vai funcionar).
coloque relógio a comandar ev, para abastecer o depósito apenas no início da manhã.", gostaria de saber se sabes algum site ou post, que refira e explique esta solução, que eu possa ler e ver como funciona o que me disseste e o que teria de fazer se optasse por uma solução destas e que material precisaria.
tenho furo e a casa é abastecida por bomba de balão.
obrigado pela preciosa ideia