Chegou a hora?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

parece complicado...
o preço que indicas do painel solco é optimo, eu dei 1500 pelo meu, mais instalação.
mas não esqueças que este painel não funciona sob pressão da rede, o cilindro lá em cima é basicamente um autocolismo com água quente.
mas vai desenvolvendo e talvez surjam mais ideias.
abraço.


solaris
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 20, 2009 5:53 am

Re: Chegou a hora?

Mensagem por solaris »

bom, consegui perceber como se faz. depois se alguém estiver interessado mande pm.

comprei o painel e depois de estar devidamente instalado abrirei topico para dar conta do desempenho.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por ventoinhas »

comprei o painel e depois de estar devidamente instalado abrirei topico para dar conta do desempenho.

sem querer descordar pela sua decisao .e porque nao continua aqui ;uma vez que estao reunidos os principais interessados nos sistemas?
agora que os dias ja vao sendo maiores quantas horas de sol capta por dia master?
seria interessante nesta epoca ,que sao escaços os dias completos de sol descoberto ,saber o desempenho do sistema .
-se ao fim de cinco horas de esposiçao a agua esta quente .
se sim ao fim de quantas esta fria (morna).
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Dima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda fev 02, 2009 3:07 pm

Re: Energia hídrica

Mensagem por Dima »

boas, obrigado pelo comentário
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

olá
já tenho mais horas de sol no telhado.
o problema é que está na parte errada do telhado
ou seja nota-se que o sol quando aparece, ele está mais forte, o problema continua a ser a orientação do painel, pois todos os dias aumentam os minutos de sol, mas esses minutos são na outra parte do telhado, no lado e costas do painel.

quanto a este tópico, foi feito essencialmente para tirar dúvidas e esclarecer assuntos relacionados com a minha instalação.
è um tipo de diário e ajuda, que eu e os demais colegas ajudaram a actualizar.
no entanto e assim que fizer um ano da instalação do meu painel eu irei dar como findo esse diário (não o tópico), pois assim já terei uma idéia anual do que faz o meu painel e todos poderão comparar.
acho boa idéia começar outro tópico mais próprio para outro caso e já agora este está um tanto ou quanto grande e torna-se massador ler todas as respostas desde o início, apesar de ter muitas coisas uteis á malta que como eu somos inesperientes.
no entanto sempre que surjam problemas ou dúvidas cá estaremos...
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

após estes dias de sol lindos, experimentei a agua no banho.
já consigo tomar banho em agua quente (só do painel).
ontem estava confortável, hoje estava mesmo quente.
portanto, deixei de tomar banho com agua exclusivamente vinda do painel em 15 de novembro, e voltei a usar agora em 12 de fevereiro.
portanto penso que para o meu caso, terei agua quente para banhos apartir do painel (sem apoio) +- de 1 de março a 1 de novembro, sete meses.
nada mal
agora estou a ponderar e não sei se é possível, montar outro painel com a inclinação e orientação para o inverno, mas de modo a ligar os dois paineis, um ajuda o outro e assim acho que consiguirei para o ano inteiro....
tenho que aproveitar agora qqe o sócrates paga metade do painel
porque é que as eleições nao foram o ano passado???? assim poupava uns bons euritos...
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

mas a que horas tomas banho? eu experimentei ontem as 12.30 e não dava, apesar de morna. julgo que lá para as 17h da tarde já devo conseguir, isto se entretanto não usar a água do painel durante o dia.
outra coisa, consegui um medidor de temperatura (artesanal) para colocar no meu painel.
assim por acaso, encontrei ontem na rádio popular um pequeno termómetro com 3 metros de fio e sonda. dá a temperatura interior na unidade e a exterior da sonda. como apenas 3 metros de fio são insuficientes eu acrescentei outros 10 de fio audio e resultou!!! o campo de temperatura da sonda vais de -50º a +70º pelo que deve ser suficiente.
ainda não instalei a sonda porque quero primeiro isolar para que não apanhe água e se estrague, vou envolve-la em silicone (talvez). outra coisa, comparando com um termómetro que tenho interior e exterior da oregon scientific, este agora não é tão preciso (a temperatura da sonda indica cerca de 4º a menos do que o que devia, mas tudo bem, uma vez colocada no painel e encontrado um ponto de referência passo a dar o devido desconto do erro e não será difícil saber se está ou não ideal para banhos.
depois volto aqui para postar os resultados, vou ter de fazer uns furos no telhado para passar o fio...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

lá em casa, banhos só á noite e sempre depois das 21h00.
ao contrário de ti, tenho mais agua quente ao meio dia do que ás 17h00 (no inverno, claro)
ao meio dia tenho sol, ás 17h00 nem vê-lo...
consegues colocar a foto da sonda e do fio antes da montagem?
a sonda vais colocar a que altura?
ou seja a agua quente sobe, e tendo em conta que cada banho gasta em média 50 lts, colocas a sonda em cima para saber a temperatura máxima da agua ou colocas a meio para saber até quantos banhos dá?
è complicado pois, em cima pode estar a 50º e após 2 banhos a agua vir fria...
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

ainda hoje coloco fotos logo que possível.
estou a pensar colocar a sonda pela abertura no topo do painel, só estou indeciso entre a deixar em cima fora de água ou dentro de água, mas sempre na parte de cima onde ela é mais quente e onde se faz a captação. já isolei a sonda com cola e veda, espero que não derreta nada nem se estrague. provavelmente vou fixa-la no tubo de captação com duas anilhas plásticas. tenho que ter cuidado pois o fio da sonda que vem com o aparelho é muito frágil.


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

estou indeciso entre colocar a sonda no topo interior (fora de água) do painel ou logo abaixo da linha de água.
qual será a diferença de temperatura existente? alguém me pode ajudar? isto porque receio estragar a sonda com a água.
será que atinge temperaturas acima de 70º que é o limite da sonda?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

o ideal será mesmo colocar na agua, pois de certeza que a temperatura da agua e a do envolvente será diferente, e o interesse é saber o da agua, ainda para mais o nosso tipo de painel em que o isolamento é deficiente.
no verão quase que aposto que a temperatura é superior aos 70º.
no entanto o limite que colocam acho que é apenas o de medição e não o de rebentar ou estragar.
è como um termometro da febre, o limite é de 45º mas se puseres a 60 ou 70º ele não se estraga, simplesmente não mede.
eu pedi que colocasses as fotos, porque pensei que o medidor e indicador de temperatura fosse identico aos dos frigoríficos, em que a temperatura é medida por um fio de metal (normalmente está enrolado, mas pode-se esticar) que transfere a temperatura até ao indicador e termostato.
nesse caso só tinhas que colocar um fio de metal (bom condutor termico) na agua e a ligar ao indicador de temperatura que está fora da agua.
aposto que haverá no mercado algo do genero:
-fio condutor metalico (igual aos do frigoríficos) e se não souberes o que quero dizer eu tiro-te uma foto do meu frigorífico, da minha loja que tem o tal fio exposto.
-um indicador de temperaturas igual ao dos frigoríficos e que dê a margem de temperaturas que necessitas.
parece simples.
Dos Fracos Não Reza a História...


super8
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jun 25, 2008 9:44 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por super8 »

se bem entendo a sonda que tens é com fio electrico, por isso tens de a aplicar com uma bainha própria para esse tipo de sondas.o sitio a aplicar depende. se tiveres mais uma entrada livre podes aplica-la lá (deve ser um sitio que esteja em contacto com a água), senão põe um tê na saída da água e aplicas a bainha, o que certamente vai levar à perda de caudal,mas não é por aí. mas atenção que não é muito aconselhavel andar a vazar e encher a instalação.


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Valter Silva »

no meu sistema lá de casa, coloquei um sensor (home made) à saída do depósito para controlo constante da temperatura da água.
podem ver fotos aqui:
viewtopic.php?f=47&t=7980&start=60

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

pronto, tenho o termómetro (amador) instalado no painel e resultou, para já!!

aqui está o que eu comprei na radio popular, foto tirada ás 17h depois de instalada a sonda no painel. a água estava a 38º, mais ou menos o que eu previa depois de ter estado com as mãos dentro do painel, estava no limite do confortável para um banho.

Imagem

aqui está o sensor, coloquei silicone onde entra o fio para prevenir entrada de água.

Imagem

depois coloquei o sensor dentro de um pedaço de tubo que também utilizei para proteger o fio por debaixo das telhas. soldei uma ponta e na outra coloquei silicone para que não entrasse água. fiz um pequeno furo na parte que ficou fora de água para o caso do tubo dilatar com o calor e não rebentar.

Imagem

aqui vê-se o tubo com a sonda dentro preso ao tubo de saída de água quente. assim sei qual a temperatura de saída, é provável que esteja mais quente um pouco mais acima, mas não muito mais.

Imagem

aqui está a outra ponta do tubo com silicone. fiz um furo no plástico para o prender com uma anilha e assim ficar fora de água e não interferir com a boia.

Imagem

aqui está tudo montado, fiz passar o fio pelo compartimento do motor para proteger a união entre ele e o outro que comprei para prolongar. vê-se a saida para debaixo das telhas no lado esquerdo.

Imagem

e pronto, agora posso controlar melhor o comportamento do painel e saber quais as temperaturas máximas e minimas da água. depois vou postando aqui os resultados.
neste momento, são 19.30 e a temperatura está a 37.4 graus (perdeu 0,6º desde as 17h), vamos ver como estará amanhã de manhã.
esperemos que a bricolage continue funcionando...
abraços.


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

valter silva Escreveu:no meu sistema lá de casa, coloquei um sensor (home made) à saída do depósito para controlo constante da temperatura da água.
podem ver fotos aqui:
viewtopic.php?f=47&t=7980&start=60

abraço
essa eléctronica toda é demais para mim. o meu é bem mais simples, mas desde que cumpra com o que eu pretendo fico todo contente. andava para fazer isto á meses!!!
parabéns pelo teu sistema, está excelente!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

37º é pouco para um banho no inverno.
eu tomo banho pelas 21h00, logo tendo em conta os teus resultados, a agua estaria a cerca de 35º ou 36º a essa hora.
não chega...
para medires a temperatura de manhã, não te esqueças de ter o apoio desligado
como o teu painel é igual ao meu, as tuas medições serão então muito identicas ás minhas, vou estar atento.
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

eu retirei a resistência elétrica ao meu logo após a compra, o unico fio elétrico é para alimentar o motor.
outra coisa que fiz quando o comprei foi isolar bem a lateral com lâ de rocha e folha de alumínio. ainda injetei espuma de poliuretano em alguns orificios para preencher alguns espaços vazios no interior. ainda temia que no verão com a dilatação pudesse quebrar algo, mas não, já passaram 2 anos e está tudo bem. quando o fiz notei realmente a espuma a expandir no espaço livre interior, mas como aquilo é muito flexivel não houve problema nenhum. esperava com isso isolar um pouco melhor do frio da noite, mas este painel tem sempre a parte do absorvedor preto exposta e aí não há nada a fazer, perde bastante temperatura nas noites frias.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

retiraste?
porquê? e se precisares dele numa emergencia, tipo falha de gás...
o meu painel têm 2 fios que alimentam o painel, 1 para o motor e outro para a resistencia.
no fio da resistencia coloquei um relogio, que ligo ás horas que quero e pode ficar sempre ligado ou desligado.
para além disso cada um dos fios têm um disjuntor no quadro, como tal é só desligar o que quero.
mas se precisar por algum motivo de ligar, ele está pronto...
se tiveres algum problema, acho que não te dão a garantia.
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

enganei-me, eu retirei apenas o termoestato que vinha regulado para 60º. se quiser posso sempre ligar a resistencia e regular-me pela temperatura aqui no mostrador. mas isso implica outro fio pois o que leva energia e pode ser desligado no quadro é o que alimenta o motor. mas não é muito complicado colocar outro.
hoje de manha ás 9 horas a água estava a 30º, perdeu 8º durante a noite (desde as 17h quando deixou de bater o sol), que nem foi das mais frias. no pico do inverno deve ter mais perda. vamos ver como se porta ao longo do dia.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por ventoinhas »

boas amigo master ao menos neste topico apredeusse muito . e quem optar por este sistema ficou ao corrente de armadilhazs a evitar.agora esta na epoca do pouco sol .chegou a modificar o sistema ou vai ja ficar assim?
apesar do frio nao ajudar o sistema um bom natal a todos .
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”