tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por Oinq »

não verifiquei a tabela, mas esse valor deve ser a meio dia solar, decrescendo substancialmente à medida que se afasta dessa hora, não nos esqueçamos que os paineis so aquecem de dia ainda
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

Tigre1973
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo fev 08, 2009 1:39 pm
Localização: Montijo

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por Tigre1973 »

oinq Escreveu:não verifiquei a tabela, mas esse valor deve ser a meio dia solar, decrescendo substancialmente à medida que se afasta dessa hora, não nos esqueçamos que os paineis so aquecem de dia ainda
olá amigo,

sim, isso eu percebo (que os paineis só aquecem de dia e preferencialmente com algum sol).
mas o problema está mesmo na tabela...
eu queria entender a tabela, pois tenho umas folhas de cálculo que fiz download de um site (não me lembro qual, ma posso ir procurar e posso também disponibilizar as folhas) e as informações não são nada parecidas....
por isso, gostava de tentar perceber.
é que os fabricantes garantem uma potência nominal de 100w por tubo...
Sem outro assunto,
Melhores cumprimentos,
Tigre1973


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por jbaptista »

boas. pelo que já li deste tópico e sem querer estar a puxar a brasa á minha sardinha, acho que estamos a entrar num campo que não nos leva a absolutamente lado nenhum.

para o sr. que iniciou o tópico, digo-lhe com certeza absoluta, os sistemas solares térmicos, cpc, tubulares e planos não servem para fazer aquecimento central por radiadores. isto já é mais que sabido. se o seu sistema não está a funcionar, não é por ser tubular, é por estar mal instalado.

a inclinação dos painéis tubulares deverá ser como todas as outras tecnologias, e se lhe retirarmos 20º ao azimute (sul)(pelo menos no algarve). têm um funcionamento exemplar. o sol realmente "anda mais baixo" no inverno mas as horas de sol são muito menos no inverno - logo quanto mais a "nascente" tiver mais rendimento vai ter no período que mais necessitamos de energia (inverno).

podemos andar aqui a deambular por tabelas e referências, potências nominais e n sei q, o objectivo é claro: produzir água quente sem recurso á energia convencional. .
se os tubulares têm mais rendimento - logo - vão precisar de menos energia convencional para atingir o mesmo objectivo.

excesso de calor no verão? - contactem um instalador certificado e com experiênciana matéria. ele pode aconselhar se os tubulares ou os planos ou os cpc ou etc são bons para a aplicação pretendida.
pode parecer que estou a tentar vender o meu "peixe", o que é facto é que estou no algarve e aqui era absolutamente indiferente ter um sistema tubular ou plano ou até um saco preto c água aquece. no verão tudo aquece.

o problema é que o algarve está este inverno com temperaturas de 1 - 2ºc. já é necessário ter um sistema que tenha bom rendimento no inverno.


desculpem o desabafo.

abraço a todos

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”