como aquecer a casa com energias alternativas?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
herminio martins
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo out 26, 2008 3:34 pm

como aquecer a casa com energias alternativas?

Mensagem por herminio martins »

boas tardes a todos,vou aumentar bastante a minha casa de 110m para aproximadamente 300m tinha aquecimento a gazoleo agora vai estar fora de questão o gazoleo e quero apostar fortemente nas alternativas como por exp. fogão de lenha preparado para aquecimento paineis solares para aquecer aguas sanitarias ja é obrigatorio. naparte existente da casa que é o 1 andar tem os radiadores no res do chão nao tem nada ainda. tambem vou apostar em lareira e um bom isuamento da casa. como por isto tudo a funcionar corretamente e com o maximo de rendimento;fogão a lenha, paineis solares.o piso radiante é bastante atractivo mas é fiavel ?
para já sem mais assunto e agradecendo a possivel informação sobre a minha duvida.



antonio maximiano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: segunda set 29, 2008 2:25 am

Re: como aquecer a casa com energias alternativas?

Mensagem por antonio maximiano »

olá vê isto.
http://www.youtube.com/watch?v=brzvaaqz ... re=related


Autor do tópico
herminio martins
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo out 26, 2008 3:34 pm

Re: como aquecer a casa com energias alternativas?

Mensagem por herminio martins »

viva obrigado pela resposta,mas não era bem isto que queria,o que queria era saber se dá e como fazer para não ser levado pelos tecnicos


raposo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Re: como aquecer a casa com energias alternativas?

Mensagem por raposo »

herminio martins Escreveu:viva obrigado pela resposta,mas não era bem isto que queria,o que queria era saber se dá e como fazer para não ser levado pelos tecnicos

ou confias nos técnicos! por sao tecnicos! ou confias na tua sabedoria!!!


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: como aquecer a casa com energias alternativas?

Mensagem por manuelcar »

fogão a lenha, paineis solares.o piso radiante é bastante atractivo mas é fiavel ?
para já sem mais assunto e agradecendo a possivel informação sobre a minha duvida
os painéis solares são perfeitos para o piso radiante dado que a temperatura da água vai a cerca de 40º e retorna a menos de 35º, isto quer dizer em todos os dias menos do que completamente nublados consegues ir aquecendo apenas com os colectores. para os dias difíceis e nas noites mais frias uma caldeira a lenha é o ideal, como sugeres. o rendimento destes dispositivos é absolutamente notável. repara que, durante o dia, a caldeira só tem que fornecer um muito pequeno diferencial entre a temperatura dos colectores (<35º) e a temperatura ideal (40º). o inconveniente destas caldeiras é apenas o de não permitirem uma braza pequena que vai queimando lentamente. como as paredes são arrefecidas pela água que circula, qualquer coisa menor que uma boa chama tende a apagar. mas o rendimento desculpa tudo.

quanto ao piso radiante propriamente dito é constituído por um tubo de plástico que resiste a temperaturas de 80º. portanto, todos os cuidados se prendem com o limite máximo da temperatura da água que circula até porque as dilatações da betonilha que cobre o tubo podem ser excessivas se descuidares esse parâmetro. para ter mais calor faz-se circular mais água por mais tempo. a temperatura deve ser limitada aos valores referidos. até porque estão descritas situações de problemas circulatórios nos membros inferiores em casos de temperatura do piso demasiado elevada.

eu mandei montar um sistema destes e já vou no 3º inverno de satisfação, tranquilidade e conforto.

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: como aquecer a casa com energias alternativas?

Mensagem por DJGH »

manuelcar,

se bem percebi tens um sistema climatização ambiente com piso radiante alimentado por painéis solares térmicos, é isso?
quer dizer que és apologista desta aplicação do solar térmico, além do aqs, visto já ires no 3º inverno de satisfação. é uma opinião rara, mas merecedora de crédito. falta é quantificar a poupança comparativamente com os processos tradicionais de aquecimento, e avaliar a amortização desse investimento. será que tens uma ideia?
DJGH


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: como aquecer a casa com energias alternativas?

Mensagem por manuelcar »

ainda não! o sistema foi finalmente concluído agora com uma readaptação do circuito do recuperador e com a instalação de um vaso de expansão acima do telhado. a factura final e o iva só vêm no fim deste mês. mas posso dizer que realizei grandes poupanças relativamente ao custo corrente de um sistema destes:
1º - adquiri os colectores directamente ao fabricante (40% de poupança) o que me permitiu instalar 8m2 (4 colectores);
2º - piso radiante com obras de isolamento e betonilha (130m2) em troca do tubo de cobre dos radiadores que estava por conta do empreiteiro (apenas paguei o material e instalação de 1000 m de tubo em serpentina, fornecidos pelo instalador);
3º - adaptação do recuperador de calor para caldeira, realizado por mim, com testes e instalação fornecidos pelo instalador;
4º - dispensa da caldeira ou esquentador;
5º - €70, cada tonelada de lenha entregue à porta e empilhada em paletes.

assim que tenha a factura final eu divulgo aqui as continhas todas.
e já agora exponho também aquilo que faria diferente se fosse agora.

antes do natal, prometo!

p/s: djgh, muito prazer em te ver por aqui
Porreiro, pá!


taasdg
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça nov 04, 2008 2:22 pm

Re: como aquecer a casa com energias alternativas?

Mensagem por taasdg »

bastante interessante essa solução.

fico á espera da divulgação dos ditos custos.

abraço


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: como aquecer a casa com energias alternativas?

Mensagem por Oinq »

estamos todos
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

postocad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: quinta jul 17, 2008 10:35 pm
Localização: Pombal

Re: como aquecer a casa com energias alternativas?

Mensagem por postocad »

natal ? de que ano?

à espera


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: como aquecer a casa com energias alternativas?

Mensagem por manuelcar »

tens razão. paguei no fim do ano o iva mas ainda não fui buscar a factura que discrimina todos os valores pagos.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”