Uma bereco do dia a dia!

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Uma bereco do dia a dia!

Mensagem por serges »

nunio Escreveu:boas.

marcopns, penso que não há problema em responder à tua pergunta, uma vez que tenho uma bereco igual. o serges depois confirma, ou completa a minha resposta.

eu gosto de pensar que quando o ponteiro entra na caixa azul, que a bereco entra na reserva.
se o ponteiro tocar no vermelho a bereco pára. o ponteiro nunca passa a linha vermelha para baixo e muito menos chega ao f. (a não ser com a bereco desligada)
o bom das baterias de chumbo é que quando chegam ao fim, se esperarmos algum tempo, ainda se consegue mais um pouco. mas não é muito aconselhavel espremer as baterias até ao limite. apenas para casos de necessidade extrema.

por exemplo, no final do verão (com o tempo mais quente) eu fazia 30 kms ou 40 kms com o ponteiro sem se mexer, depois em 10 kms o ponteiro começava a mexer, entrava na caixa azul e descia cada vez mais depressa.

agora com mais frio o ponteiro mexe mais cedo mas a teoria é a mesma. muito estável no início, mas quando começa a mexer, desce cada vez mais depressa.

no teu caso específico só tu com a experiência é que vais tendo a noção de quantos kms ainda consegues fazer, porque consoante a quantidade e intensidade de arranques, e quantidade e intensidade de subidas a bereco faz mais ou menos kms. depende dos teus percurso habituais e do teu estilo de condução. é muito subjectivo.
eu tanto faço 30 kms, como hoje fiz 55 kms com o mesmo frio, mas com uma condução diferente.

bons comentários e bons kms
nunio

nada a completar a não ser que o meu não me parece que seja tão linear como o teu pois o meu passa o vermelho até desligar, muito próximo do f, no entanto só noto isso quando já a dita reserva é pouca e a subida íngreme!

mas qualquer coisa apita, mas tens de ganhar a confiança e sentires tu próprio quando ela precisa de algo mais!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

serges,

se a tua bereco só corta já bem dentro do vermelho, então poderá estar a acontecer uma de duas coisas. (ou as duas em simultâneo)

1. o mostrador de carga da tua bereco poderá vir com uma afinação diferente do meu.
2. o controlador da tua bereco poderá estar a cortar a uma tensão inferior à minha.

quando a minha bereco esteve no jmal (para quitar), penso que ele me disse que o controlador cortava aos 39,8v (não tenho a certeza).
que será o mínimo aconselhavel para este tipo de baterias.
se a tua estiver a cortar a uma tensão inferior penso que poderá ser perigoso para as baterias, mas o jmal deve saber melhor disso que eu...

se for a 1ª situação, então não tem importância nenhuma.
eu até acho mais giro a bereco só cortar mesmo no fim do mostrador, mas é apenas um pormenor irrelevante.

bons kms e bons comentários
nunio

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

sim é verdade, aos 39.8 v ele corta, mas esses controladores são iguais portanto devem estar os 2 a cortar por igual, eu aponto para a 1ª hipótese, já que esses indicadores têm pouca precisão, já o controlador tem mais precisão.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

jmal Escreveu:sim é verdade, aos 39.8 v ele corta, mas esses controladores são iguais portanto devem estar os 2 a cortar por igual, eu aponto para a 1ª hipótese, já que esses indicadores têm pouca precisão, já o controlador tem mais precisão.

ora nem mais, pois o eduardo já cá esteve e não detectou nenhuma anomalia na dita, vamos aguardar pela primavera a ver se tudo melhora pois a menina não gosta nada do frio!

deve me estar a preparar para a evo, nada que não queira mas... os €€€€ não crescem!
Mapa dos pontos de carga

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

boas, a minha também só corta quando o ponteiro passa do vermelho, fica no espaço entre o vermelho e o l.
vocês falaram em f!?! ou os nossos mostradores são diferentes ou estou a pensar noutra coisa. o meu mostrador de carga vai de l a h!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

mix Escreveu:boas, a minha também só corta quando o ponteiro passa do vermelho, fica no espaço entre o vermelho e o l.
vocês falaram em f!?! ou os nossos mostradores são diferentes ou estou a pensar noutra coisa. o meu mostrador de carga vai de l a h!

[[]]

tens toda a razão!
lol não sei onde fui buscar o f!!!
Mapa dos pontos de carga

Nunio
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nunio »

ops. peço desculpa.

fui eu que chamei f ao l. foi uma confusão que fiz, porque aqui no computador não estava a olhar para m mostrador da bereco. (está lá em baixo na garagem)
as letras são realmente l em baixo no vermelho e h em cima no azul.

nunio

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

obrigado pelas respostas

já vi que existem algumas diferenças entre os voltimetros...
eu nunca deixei a minha cortar, mas ja vi o ponteiro descer até ao l... após uma carga, ligo as luzes, acelero e vejo o ponteiro descer 1/4. tenho feito 30 km e ponho á carga acho pouco mas nao me posso queixar porque serve a principal necessidade. alem disso ja vi que é a media com estas temperaturas.

so mais um pormenor... na china, 1 km tem apenas 900m...

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

"...china 900m"
não é bem assim. o metro é uma medida si que pertence ao sistema internacional.
cada pais, não pode mudar assim. será que querias dizer outra coisa?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am

Mensagem por marcoluz »

rocker_pt Escreveu:"...china 900m"
não é bem assim. o metro é uma medida si que pertence ao sistema internacional.
cada pais, não pode mudar assim. será que querias dizer outra coisa?
eu cá tenho as minhas dúvidas quanto ao modelo internacional para os chinocas, é que na minha scooter ve, 1km são 900m reais!
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

a nível do velocímetro essa situação é usual em praticamente todas as viaturas, sendo por vezes até mais. ou seja quando nos indica que vamos, por exemplo, a 120 km/h na verdade vamos apenas a menos 5-10-15% menos, ou seja a 114-111-102 km/h. isso hoje é muito evidente com os gps em que se verifica bem que não bate a bota com a perdigota.
em relação á distância percorrida confesso que não me lembro de a ter verificado mas, suponho que já não seja assim. mas vou verificar! porque aí é mais grave.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

ajosemor Escreveu:a nível do velocímetro essa situação é usual em praticamente todas as viaturas, sendo por vezes até mais. ou seja quando nos indica que vamos, por exemplo, a 120 km/h na verdade vamos apenas a menos 5-10-15% menos, ou seja a 114-111-102 km/h. isso hoje é muito evidente com os gps em que se verifica bem que não bate a bota com a perdigota.
em relação á distância percorrida confesso que não me lembro de a ter verificado mas, suponho que já não seja assim. mas vou verificar! porque aí é mais grave.

saudações
pois é bem verdade no meu ibiza quando penso que estou a 100km/h estou sim a 94km/h segundo gps, atenção que quanto mais alta a velocidade maior a diferença, quanto a mota, tive o cuidado de seguir os marcos e acho que anda muito ela por ela, talvez uma diferença de 20 a 30mt!!!! falo claro no meu caso!
Mapa dos pontos de carga

mix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mix »

tenho ideia que existe uma lei que obriga os fabricantes de carros a colocar esse erro no velocímetro, existe até uma formula para calcular o erro, agora nas motas já não sei. em termos de conta km penso que esse erro não deve existir. pelo menos no trajecto que mais costumo fazer, tanto no carro como na mota, marcam os mesmos km percorridos!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

mix Escreveu:tenho ideia que existe uma lei que obriga os fabricantes de carros a colocar esse erro no velocímetro, existe até uma formula para calcular o erro, agora nas motas já não sei. em termos de conta km penso que esse erro não deve existir. pelo menos no trajecto que mais costumo fazer, tanto no carro como na mota, marcam os mesmos km percorridos!

[[]]
já falamos noutro tópico sobre isso, e confirmou-se que só obrigam os veículos de 4 rodas a terem esse erro.
Cumps Inovadores

marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am

Mensagem por marcoluz »

existirá forma de corrigir os 10% na leitura dos kms a mais na minha mota?
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am

Mensagem por jorge_barbosah »

looool isso é um aspirador a beira da minha yamaha ct 50s!

queres picar?
Jorge Barbosa

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jorge_barbosah Escreveu:looool isso é um aspirador a beira da minha yamaha ct 50s!

queres picar?
perdes em todos os aspectos, menos na velocidade e autonomia, mas escusas de insistir nesta ultima, porque já toda a gente sabe disso, caso contrário não havia razão para existir yamaha ct 50s. com a evo, não sei, talvez passes ao fim de um bocado, mas se o dono da evo escolher bem o trajeto, tenho a certeza que perdes.
Cumps Inovadores

Nunio
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nunio »

jorge_barbosah,

eu penso que não podes ver as coisas única e exclusivamente dessa prespectiva (velocidade).
deves avaliar o conjunto dos aspectos e fazer um balanço final.

por ex:
a tua yamaha tem mais velocidade de ponta que a bereco - 1 para a yamaha
a tua yamaha deita muito mais fumo que a bereco (deita-o todo) especialmente quando está fria - 1 para a bereco
quando o tempo está muito frio tens que mandar umas gasadas para o motor ganhar alguma temperatura. (mais fumo e barulho) - 2 para a bereco
a tua yamaha tem uma autonomia muito superior à bereco - 2 para a yamaha (atenção que isso não quer dizer que a autonomia da bereco não seja suficiente para a utilização diária que o serges lhe dá. a minha chega perfeitamente)
a tua yamaha pode ser reabastecida muito mais rapidamente - 3 para a yamaha (se a autonomia é suficiente para um dia, como no meu caso, as minhas 8 horas de sono diárias são suficientes para a reabastecer)
a minha bereo pode ser reabastecida em casa ou no trabalho ou no centro comercial sem ter que me deslocar à bomba de gasolina - 3 para a bereco
com os 3 ou 4 euros que a yamaha gasta em gasolina/mistura para fazer 100 kms, a bereco faz quase 1000 - 4 para a bereco
o motor da tua yamaha tem uma manutenção (custo), o da bereco não tem manutenção - 5 para a bereco
as baterias (de gel) da bereco têm um praso de vida - 4 para a yamaha (com baterias de litio acaba primeiro a mota que as baterias 80 000 kms)

resultado final
yamaha 4 (ou 2)
bereco 5

ps: nos casos da autonomia e tempo de recarga apesar da yamaha ter tido os pontos, na maioria dos casos não é uma mais valia, pois os tempos de recarga e autonomia da bereco são adequados para uma utilização diária.

se me esqueci de algum aspecto, é favor acrescentarem. obrigado.

nunio

mix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mix »

boas,
boa comparação nunio
para quem pensa que a bereco só gasta energia engana-se pois ela também a produz!!
vou contar como descobri isso hoje. o disjuntor da minha bereco anda meio marado pois de vez em quando desliga-se, já me aconteceu estar na garagem ao lado da bereco com ela parada já à algum tempo e ouvir o "tim" do disjuntor a desligar-se.
hoje quando estava a vir para casa mal arranquei a mota desligou-se (o disjuntor tinha desligado), mas como tinha uma boa descida à minha frente pensei em ligar só quando chega-se lá abaixo.
a meio da descida as luzes do velocímetro começaram a piscar e depois de apanhar alguma velocidade os mínimos ligaram-se experimentei ligar os médios e voila fez-se luz e como era de noite até deu jeito :p
como é óbvio no inicio de todas as descidas, do caminho que percorri até casa, parava a mota e desligava o disjuntor
os resultados foram: se tiverem apenas os mínimos ligados a 20/25kmh estes ligam-se a partir dos 35/40kmh já podem ligar os médios e todas as luzes que quiserem (só não experimentei os piscas:p) olhei para o voltímetro e este como era de prever, estava em baixo!
notar que os meus mínimos e luzes do velocímetro são led's, ao todo troquei 4 lâmpadas de 5w (20w no total penso eu) por 4 led's que no total devem consumir menos de 1w.
se quiserem experimentar nas vossas tenham em atenção que a chave deverá estar na posição de ligado!
gostava de perguntar aos entendidos se em descidas com a mota ligada normalmente, sem acelerar, se esta carrega as baterias, por muito pouco que seja.

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

mix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mix »

disse atrás que a bereco produzia energia, como sabemos esse termo não é o mais correcto, deveria ser converte/reaproveita, mas deu para entender!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”