nunio Escreveu:boas.
marcopns, penso que não há problema em responder à tua pergunta, uma vez que tenho uma bereco igual. o serges depois confirma, ou completa a minha resposta.
eu gosto de pensar que quando o ponteiro entra na caixa azul, que a bereco entra na reserva.
se o ponteiro tocar no vermelho a bereco pára. o ponteiro nunca passa a linha vermelha para baixo e muito menos chega ao f. (a não ser com a bereco desligada)
o bom das baterias de chumbo é que quando chegam ao fim, se esperarmos algum tempo, ainda se consegue mais um pouco. mas não é muito aconselhavel espremer as baterias até ao limite. apenas para casos de necessidade extrema.
por exemplo, no final do verão (com o tempo mais quente) eu fazia 30 kms ou 40 kms com o ponteiro sem se mexer, depois em 10 kms o ponteiro começava a mexer, entrava na caixa azul e descia cada vez mais depressa.
agora com mais frio o ponteiro mexe mais cedo mas a teoria é a mesma. muito estável no início, mas quando começa a mexer, desce cada vez mais depressa.
no teu caso específico só tu com a experiência é que vais tendo a noção de quantos kms ainda consegues fazer, porque consoante a quantidade e intensidade de arranques, e quantidade e intensidade de subidas a bereco faz mais ou menos kms. depende dos teus percurso habituais e do teu estilo de condução. é muito subjectivo.
eu tanto faço 30 kms, como hoje fiz 55 kms com o mesmo frio, mas com uma condução diferente.
bons comentários e bons kms
nunio
nada a completar a não ser que o meu não me parece que seja tão linear como o teu pois o meu passa o vermelho até desligar, muito próximo do f, no entanto só noto isso quando já a dita reserva é pouca e a subida íngreme!
mas qualquer coisa apita, mas tens de ganhar a confiança e sentires tu próprio quando ela precisa de algo mais!