testemunhos reais

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: testemunhos reais

Mensagem por Oinq »

estou a pensar muito seriamente otimizar para o inverno, isto porque, de verão a produção é sempre suficiente entrada de agua 10 graus acima, mais horas e melhores de exposição. de que me adianta ter a coisa optimizada para o ano todo, se depois no verão tenho energia que não uso? prefiro baixar essa energia que não uso, e o apoio que usaria no inverno, eventualmente usa-lo no verão...

acham muito disparatado?
Cumprimentos
Nuno Leitão


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por manuelcar »

a inclinação padrão para portugal não está optimizada para o verão. de verão a maior duração do dia e menor incidência de dias nublados aliados às menores necessidades energéticas dispensam a optimização. inversamente, a optimização para uma época onde os dias são muito curtos e frequentemente nublados também resulta numa má opção, porque na altura do ano para a qual o sistema está optimizado a produtividade será necessariamente pequena. tem que haver um compromisso, é nas estações intermédias que um sistema solar pode fazer a diferença pois o que conta é a fracção solar média anual.

para dar uma analogia, imagina que todos os dias fazes de bicicleta um percurso de 4 km sendo 1 km a subir, 2km em recta e 1 km a descer. só podes meter uma mudança, qual vais utilizar? a 1ª, adequada à subida mas que ocupa apenas 1/4 do caminho total ainda que sendo o mais difícil de fazer?
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: testemunhos reais

Mensagem por Filho da Natureza »

e é preciso ter em conta o aquecimento global.

Avatar do Utilizador

original
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda out 30, 2006 3:06 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por original »

no verão quando a água aquece demais e sendo um painel com termocifão, como é que se livra do excesso de pressão ? abrindo válvulas e libertando vapor ?

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: testemunhos reais

Mensagem por orbis »

aquecimento global? olha lá não apanhes um escaldão a tomar banho.


Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por Abiliodinis »

chegamos ao fim do ano e já da para fazer as contas com consumo de electricidade com o apoio ao meu sistema solar forçado, pois montei um contador de energia, só para contar quanto consome a resistência. desde 1 de maio até 31 de dezembro gastou 71 kwh x11 centimos=7.81 euros para 4 pessoas e nos meses dejunho, julho, agosto,setembro, para 8 pessoas.
cumprimentos


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por manuelcar »

pois montei um contador de energia, só para contar quanto consome a resistência
seria interessante publicares um mapa de consumos mensais. estou certo que seria uma grande ajuda para quem tem dificuldade em calcular a amortização do investimento.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”