Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Responder
Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por pseudominus »


luciano

gosto de desafios !!!
você está a lançar-me um.
de qualquer forma temos de ser razoáveis se queremos ajudar essas pessoas. e não podemos pensar em soluções baratas com pouco rendimento, em que as pessoas troquem um dia todo a recolher lenha por uns poucos kw.

o comentário á ofensa era brincadeira como deve ter percebido na conversa.

as letras garrafais era para assustar mesmo eheh, você deve ter pensado " o que foi que eu fiz?"eheh
se quiser retiro comentário

cumpts

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

seja bem vindo à troupe de loucos desse tópico, novamente.
quero ver do que tu é capaz!

o josenir está testando o motor com um cilindro de ar comprimido.
sabemos que o vapor possui uma capacidade de expansão muito grande. razão pela qual, não vai ser necessário passar o dia à recolher lenha para abastecer a caldeira.

vai ter que existir uma relação proporcional, entre o volume de vapor produzido e o consumo do motor.

seja louco, mas não seja maluco.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

vejam aí umas fotos do eixo de comando:
Motor_fusca_com.JPG
Motor_fusca_com.JPG (20.31 KiB) Visto 3408 vezes

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

estou quieto... pois por ora não tenho nada a acrescentar... ao que já postei... para não ser chato e repetitivo... como por exemplo, dizer de novo que a eficiência dos motores alternativos é maior do que a das turbinas... e que vale a pena o pseudominus ou outro novato no tópico ler todas as páginas... prá gente não ficar aqui feito papagaio...

ah lembrei de algo:
um motor de 4 tempos com 4 cilindros funcionando como 2 tempos... funciona apenas como um motor de 2 cilindros dobrados...
o ideal, para ter partida, seria um de 3, 5, 6, etc cilindros...

e de mais algo:
um projeto destes pode utilizar ferro velho apenas como protótipo... assim como um agricultor pode pensar num trator velho apenas para iniciar sua luta... e por isso mesmo volto a sugerir uma vaquinha prá financiar as estripulias do josenir...
não acho justo ele arcar sozinho com as consequencias, crendices e ilusões dos demais insuflados palpiteiros...
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

quando falamos de ferro-velho, não estamos falando de motores destinados ao derretimento.
estamos falando de motores encostados, parados por serem muito "gastadores" e, portanto, de baixíssimo custo. muitos deles nem precisariam passar por trocas de anéis.

creio que o josenir tem uma necessidade pontual. tem oficina e não necessita de "vaquinhas".
e "vaquinhas" não dão certo. eis aí o seu amigo que cobrou e não acrescentou nada ao debate.

havia aberto uma excessão, mas o resultado provou o que eu temia. o austríaco deve estar rindo até agora. o forum não é um local de prospectar negócios. artigo 4º do regulamento.

o tópico está aberto à idéias e propostas que nos levem para frente.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

se vc não conseguiu encontrar nada de relevante no projeto do austríaco... não posso fazer nada...
eu achei as informações muito válidas, justas e corretas.

o que acho injusto é iludir alguém e não querer participar financeiramente com essa embromação...
isso me cheira religiosidade... charlatanismo puro.

e se vc cortar minhas palavras de novo... pode me excluir dos debates. por favor.
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

alto lá, fendel

ninguém aqui está iludindo ninguém. estamos correndo atrás de respostas para problemas comuns.
há quem queira colaborar e fazem sugestões, que serão acatadas ou não porquem possui a disponibilidade de montar o protótipo, no caso o josenir.

o moderador só atua quando há descumprimento das regras, como já foi feito no passado.

quanto á exclusão, eu, como usuário, acho que você já se excluiu desse grupo faz tempo. depois que resolveu usar metáforas e pistas inconclusivas, deixaste de colaborar com esse tópico.
é uma pena. sei que tem talento, e sei também o quão difícil e cabeçudo também és.
achei que se deliciaria nesse forum partilhando sua experiências com esse bando de loucos e malucos por energias acessíveis.

se tiveres informações acerca do tópico, podes postar quando quiseres.
isso aqui está começando a ficar , e precisamos direcionar as palavras para o objetivo central do tema.
se desejares explicações, contate por pm.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

vcs por acaso não iludiram o josenir com a estorinha esotérica da turbina tesla?
neste caso as despesas dele foram poucas...
mas agora a coisa está tomando vultos maiores e é uma sacanagem graúda ficar iludindo ele com abobrinhas.
inclusive com risco de morte... afinal, uma caldeira é uma bomba na mão de habilitados fabricados por habilitados... imagina uma caldeira feita no grito, com toda admiração e profundo respeito que tenho pelo grande josenir.

claro que ele é bem crescidinho, e sabe cuidar de si.
eu apenas quero evitar dissabores para ele... e para nós.
e pior, assistir ele gastar seu tempo e dinheiro em função de achismos dos outros que se negam a colaborar financeiramente.

quanto a vc achar que eu não contribuo com o forum... isso vc só acha quando é contrariado, quando eu mostro teu modo perverso de agir. (mesmo que seja involuntário, por ignorância).
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

post moderado por não conter assuntos pertinentes à matéria em questão.
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

vejam o vídeo do motor vw 1500 cc adaptado para vapor. a pressão mínima de trabalho dele por enquanto está em 60 libras e com esta pressão ele atinge apenas 150 rpm, mas com 120 ele chega a 500 rpm, mas ainda tem muito o que fazer nele. as válvulas de admissão estão vedando bem com até 100 libras, com 120 começa-se a perceber um leve vazamento, mas eu estou quase concluindo que o vazamento é mais pelas guias do que pelas sedes. ademais, pelo que se vê esse vazamento é insignificante em relação ao seu consumo normal de ar.

lamento alguns desentendimentos dos colegas, mas se ajudar, eu gostaria de acrescentar que realmente ainda trabalho para o meu sustento e que sempre reservei um pouco da minha renda para os projetos que desenvolvo por conta própria, e como disse, isso é a minha "cachaça", isso me faz bem. este mês a conta excedeu um pouco ao que normalmente gasto, mas isso não é culpa de ninguém, e antes de tudo, vejo isso como um investimento de longo prazo, que no tempo certo dará frutos, não é um investimento perdido, com certeza. e também não sou de todo um "coitado".

se vocês todos quiserem desistir deste projeto, sintam-se à vontade, mas eu continuarei até o final, pois há vinte anos atrás eu já tinha este projeto em mente. eu era professor numa comunidade rural e tinha uma pequena propriedade rural próxima à escola onde lecionava, e lá já existia muita madeira e eu já matutava um jeito de fazer um motor a vapor. mas naquela época eu ganhava um salário que mau dava para comer. hoje já vivo uma situação mais confortável e posso me dar ao luxo de ter uma oficina mecânica completa apenas para meus inventos. tenho aqui também um estoque de componentes eletrônicos que equivale quase a uma loja e uma sala bem equipada que me serve de laboratório de informática e eletrônica, isso é um luxo. penso que seria até um "atestado de incapacidade", com tantos recursos que tenho hoje, deixar de obter um bom resultado neste trabalho.


Link

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

josenir

todos nós lutamos com dificuldades. arrisco um palpite que a maioria das pessoas que chegam até o forum, chegam via google porque pesquisaram algo como biodiesel, ovd, gerador solar e outros temas que surgem por causa da necessidade de economia.

todos sabemos onde apertam os sapatos. construi meu reator com peças de sucata e alguns canos novos, mas todos com orientação dos "professores" aqui do forum.

eu não abro mão desse projeto do motor à vapor para todos.. é um sonho antigo também. vou usar em benefício próprio, mas farei da fazenda um ponto de referência para as pessoas virem aqui aprender a construir os seus.

e tenho certeza de que quase todos os outros usuários desse tópico não abandonarão a idéia. existem interesses dos "ofendidos" que perderão receitas por causa desse (re)invento.

quando chegarmos na parte da caldeira, vamos ter que redobrar os cuidados, pois trata-se realmente de uma bomba que, se não tiver os dispositivos de segurança, podem causar mal às pessoas que estiverem por perto.

mas também não sejamos pessimistas: guardadas as proporções, uma panela de pressão, que nossas marias cozinham feijão ou carnes, é uma caldeira. possui um corpo que aguenta a pressão, possui uma valvula de escape para mandar a pressão acima de um limite para fora ( regulado pelo peso da válvula ) e possui um dispositivo de segurança que rompe antes de causar uma explosão. o cilindro de gnv é uma alternativa segura pela pressão que resiste. mas isso é matéria para mais adiante.

não vamos cair no conto das dificuldades posto que quem dificulta é exatamente quem vende e quer manter intacto seu mercado. o que é legítimo.

os homens que acreditam no projeto permanecerão por aqui. pode apostar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...

josenir..as guias das valvulas não vedam nada nem é essa a sua função..pelo que "vedar" as valvulas e respectivas sedes recorrendo a uma massa/pasta de esmeril é uma operação que sempre deverá ser feita aquando da montagem de um motor..

fendel..pela pratica que a frequencia deste forum me tem proporcionado são rarissimos os casos (fora do ambito meramente comercial e/ou mercantilista) em que alguem ilude ou tenta induzir ilusão sobre outrém e nunca..mas mesmo nunca..com a intenção de prejudicar o potencial "iludido"..

algumas ideias que são lançadas sobre qual a forma de atingir a solução para este ou aqueloutro problema mesmo parecendo numa primeira analise como sendo estapafurdias ou desconexas levam a que se pesquise e não foram poucas as vezes que mesmo essas ideias despoletaram uma serie de descobertas ou aplicações..ex..a ideia não serve para isto mas serve para aquilo..

nunca aceitei de bom grado..muito antes pelo contrario..acusações colectivas do genero da que fizeste quando afirmaste em mas agora a coisa está tomando vultos maiores e é uma sacanagem graúda ficar iludindo ele com abobrinhas...se achas que alguem o está iludindo com "abobrinhas" deves mencionar quem..de outra forma lanças uma suspeita sobre todos e cada um que teem contribuido para este topico..eu incluido..

a minha participação/intervenção neste topico tem reflectido a minha forma de participar/intervir neste forum..ou seja..quando creio ter algo a aportar divulgo..quando assim não acontece deixo-me ficar pela leitura e aproveito para aprender..neste topico em particular estamos a assistir a algo que para mim é uma novidade..a de converter um motor a 4 tempos..que conheço muito bem funcionando com formas de energia "classicas"..ci para funcionar a vapor..é aliciante o desafio..é gratificante verificar que alguem como o josenir abraçou o projecto e deita mãos á obra..já muitos de nós fizemos o mesmo sobre outros assuntos daí eu ter felicitado..conforme já eu felicitei muitos outros e tambem eu mesmo já ter sido felicitado..

é minha opinião recente..dado os conhecimentos que neste topico já adquiri..que talvez este topico se tenha iniciado um pouco ao contrario..começamos pelo motor a vapor sem primeiro termos estudado e/ou desenvolvido a sua fonte de alimentação..a caldeira..não a convencional que se comercializa..e é sobre a caldeira que eu particularmente confio muito na tua experiencia e sentido de partilha para o desenvolvimento de um modelo fiavel..economico (a nivel de construção) e sobretudo seguro..

mas o inverso á minha opinião anterior tambem faz sentido..para quê desenvolver uma caldeira simples e segura sem termos conseguido um consenso ou praticabilidade da conversão de um motor ci para vapor ?..

uma vez mais josenir as minhas felicitações..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

josenir, muito bacana ver o motor rodando
josenir, eu acredito que o motor somente continua a girar com pressão acima de 60lbs por que o tempo de abertura da valvula de admissão está muito pequeno, isso faz com que entre pouco ar pressurizado e apenas acima de 60lbs entra o suficiente para a expansão adquada...abaixo disso entra pouco ar.
aumentando o tempo de abertura entrará mais ar e poderemos utilizar uma pressão menor...acho isso fundamental para não termos um caldeira com pressão alta demais, aumentando os riscos.
pelas fotos, achei os cames muito agressivos.
outra coisa...já vi mecanicos preparadores aliviarem o peso do volante para o motor atingir velocidades maiores...esses volantes são pesados para ajudarem na compressão da mistura, devido a energia inercial que eles guardam. como não temos essa fase de compressão e o motor está a funcionar a 2 tempos e como sempre teremos 2 cilindros fazendo trabalho, creio que não precisamos desse peso no volante.
faça uns testes nesse sentido.
Nós somos a consequência do que pensamos.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...

grande ideia que me deste sandro..creio que tens alguma razão..vamos ver se o josenir a aceita experimentar..

a minha ideia para este motor que está a ser desenvolvido consiste em construir um volante de motor leve com contrapesos moveis (limitados a um certo curso) e/ou afinaveis no que concerne á sua localização..servirão para "embalar" o motor..consistindo numa reserva extra de energia..

alguns tipos de motores de citroen 2cv tinham volantes deste tipo (para utilização desportiva)..e como o seu tipo tambem era "boxer"..................

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

somos loucos, mas não estamos sozinhos...


Link
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

luciano, só não dá ideia de fazer vaquinha pra comprar esse projeto, heim?!!!
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

sandro_ventania Escreveu:josenir, muito bacana ver o motor rodando
josenir, eu acredito que o motor somente continua a girar com pressão acima de 60lbs por que o tempo de abertura da valvula de admissão está muito pequeno, isso faz com que entre pouco ar pressurizado e apenas acima de 60lbs entra o suficiente para a expansão adquada...abaixo disso entra pouco ar.
aumentando o tempo de abertura entrará mais ar e poderemos utilizar uma pressão menor...acho isso fundamental para não termos um caldeira com pressão alta demais, aumentando os riscos.
pelas fotos, achei os cames muito agressivos.
outra coisa...já vi mecanicos preparadores aliviarem o peso do volante para o motor atingir velocidades maiores...esses volantes são pesados para ajudarem na compressão da mistura, devido a energia inercial que eles guardam. como não temos essa fase de compressão e o motor está a funcionar a 2 tempos e como sempre teremos 2 cilindros fazendo trabalho, creio que não precisamos desse peso no volante.
faça uns testes nesse sentido.
o que você chama de "agressivo" ? eu mesmo achei eles tão "comportados" ! fazem o trabalho certinho de abrir as válvulas no tempo certo e nem reclamam. eh eh eh !
não se esqueça que eles possuem a metade da altura que tinham e a base ocupa o mesmo espaço dos antigos cames, o que torna a sua subida e descida bem mais suaves, o que aliás já pretendo mudar, diminuindo a largura da base para diminuir o tempo de abertura e fechamento.

sobre a abertura de válvula, não apenas o tempo de abertura está pouco, como também a altura da abertura está muito reduzida. nesta segunda montagem, refiz os cames de comando para tentar corrigir um problema que ví na primeira montagem. o caso é que no pms estava ocorrendo uma abertura da admissão antes do fechamento do escape. eu tinha deixado neste ponto um defasamento de 70º entre os cames neste estágio e isso estava pouco. nesta nova montagem aumentei este defasamento para 82º e ainda está pouco, continua havendo o mesmo problema, com menor intensidade. para fazer o motor funcionar, tive que deixar as regulagens das válvulas de admissão com uma folga absurda, de mais ou menos a metade da altura dos cames. como os cames já têm metade da altura original e eu ainda desperdicei mais metade, a abertura realmente está muito pouca. mas pretendo corrigir isso apenas diminuindo a largura da base dos cames e não aumentando para 90º o defasamento.

sobre o volante, imediatamente pensei em testar o motor sem ele, mas logo lembrei que a base dele faz a vedação no retentor do virabrequim, logo tirando ele, o óleo vai jorrar pela parte de trás do motor. mais tarde vou fazer uma peça para pôr no lugar desta vedação e se der tempo, ainda hoje faço um teste sem o volante. mas não se esqueçam que o austríaco fez exatamente o contrário disso, aumentando ainda mais o peso do volante.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por lobão »

ufa!!!
fiquei alguns dias afastado do fórum e "ganhei" muitas horas lendo e os progressos foram grandes, e fica aqui meus parabéns ao josenir pela sua obstinação ao trabalho!!

quanto ao volante com menos peso neste caso acho que não vai surtir muito efeito, porque o que se pretende é uma baixa rotação, no caso dos motores a explosão quando se deseja que o motor alcance um alto giro em pouco espaço de tempo se diminui o peso do volante, (com o sacrifício do torque em baixa rotação) mas quando se precisa de torque a baixa rotação se faz o oposto.
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

josenir, se a base está do mesmo tamanho mas com a metade da altura, então realmente eles não estão agressivos...foi impressão minha.
como eu disse anteriormenteeeeee...a abertura tem que ser generosa...no tempo certo, mas generosa...como eu disse, acho que a abertura tem que ser no inicio do pms e só fechar em pelo menos 25% do curso do pistão.
esse motor é complicado pra ficar mexendo, né...isso vai ser um problema para os testes.

lobão, motores ci realmente tem um problema muito grande para ter torque em baixa rpm, por isso o uso do volante mais pesado quando se quer mais torque, mas esse torque é só na arrancada, quando aceleramos o motor, parte da energia é guardada no volante, e na arrancada a usamos para ajudar o motor...depois disso é prejudicial, no caso de uma retomada o efeito é ao contrario.
o motor a vapor é diferente do ci pois possui alto torque em baixa rpm...se tornando desnecessario guardar essa energia...assim eu vejo...mas posso estar errado
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por pseudominus »

boas pessoal

ainda não fui buscar elementos para estudar uma possível caldeira, ficando assim adiado por uns dias as minhas conclusões. no entanto em termos de segurança não é assim tão perigoso, desde que se tomem os devidos cuidados. pelo que já vi e li do josenir, estamos perante uma pessoa capacitada e com suficientes conhecimentos para ver até onde pode ir.

josenir:

gostei muito do video e das fotografias, pois assim temos uma ideia mais próxima do seu trabalho, e mantém os forenses mais entusiasmados com o projecto.

quanto aos cames pela fotografia parecen-me com pouco tempo de abertura como disse o sandro. para mim o tempo total de entrada de vapor deveria ser de cerca de 135º de rotação (na descida) e 190º na expulsão, e parece-me que a sua distribuição ainda está longe. tem de dar um bom tempo de entrada e muito tempo de saída, pelo menos todo o tempo de exaustão (subida).
gostaria se possivel de ver o diagrama (aproximado) que está a usar (desenho ou descrição).
a descrição que fez no ultimo post não percebi bem.

outro facto que deduzi pelas imagens é que você está medindo a pressão fora do motor, talvez no compressor, ora as perdas que ocorrem até ao colector parecem-me não despreziveis dado o caudal, e a pressão real deve estar mais abaixo, confirma???.

quanto ao volante não acho relevante no caso dado a rotação, se para alta rotação, e mudanças de regime rápidas, sim muito importante, para as 600 rpm +- constantes, não acho relevante para já.

no caso do motor a funcionar com vapor, penso que vão existir surpresas, pois as perdas térmicas vão fazer das suas, mas isto sou eu a "agoirar". acho que se deve tentar aperfeiçoar para já ao máximo o comando.

quanto à entrada de ar no motor continuo a achar que está errado ser pela admissão.

bem isto com imagens e opiniões começa a ser contagiante e a dar vontade de entrar na parte prática. ontem, olhei para um motor desmontado e pensei... talvez amanhã vou ver que motores tenho para estragar.

luciano - o video do carro com motor a vapor é engraçado, motor monocilindrico, silencioso eheh, agora uma coisa que me questionei foi o porquê do volante á direita!!! seria para despistar as autoridades e dizer que era jnglês, japonês ou outro, e que lá no pais dele, o carro era de ultima geração e era 100% legal? lololll

cumpts
Última edição por pseudominus em domingo dez 21, 2008 8:12 pm, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”