Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Responder

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

ventania

pelo contrário... a força mecanica que vc faz para abrir a válvula com mola, vc ganha de volta quando ela fecha... portanto aí a perda de energia é mínima... já no caso da solenóide vc tem de gerar essa energia elétrica e não a recebe de volta quando a desliga...
energias descentralizadas e definitivas.

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...
sandro_ventania Escreveu:ué...agora eu fiquei intrigado...voce não leram minhas mensagens anteriores não? pois voces estão escrevendo como se não tivessem lido!
até essa ideia de injetar o vapor pela abertura da vela e isolar a dmissão eu já tinha dito aqui...
a ideia de usar um solenoid de caminhão é muito boa josenir...não ei se eu cheguei a comentar em usar controle eletronico, mas é exatamente o que está em minhas teorizações...por dois motivos...um vc acabou de comentar...facilidade de ajuste e outra é que vc retira mais um esforço do motor (abrir a valvula), com isso melhora ainda mais o rendimento.
já começaram as corridas ?..

abraços
[***************]

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...
fendel Escreveu:ventania

pelo contrário... a força mecanica que vc faz para abrir a válvula com mola, vc ganha de volta quando ela fecha... portanto aí a perda de energia é mínima... já no caso da solenóide vc tem de gerar essa energia elétrica e não a recebe de volta quando a desliga...
convirás que o comando por solenoide inferirá um muito melhor aproveitamento energetico para o funcionamento do motor..e que o fornecimento de electricidade para o accionamento das valvulas solenoides poderá ser feito a partir do proprio gerador que o motor fará funcionar..e o consumo de electricidade de solenoides é irrisorio quando comparado com o ganho da sua aplicação..(basta verificar o consumo das valvulas de corte existentes nas bi)

abraços
[***************]

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

sem dúvida um bico eletrônico é muito melhor...
mas, a energia do alternador não é grátis... e tem de ser descontada do valor total... e tem a correia... e tem a ventoinha... nada despresível...
e no caso estamos discutindo conceitos...
Última edição por Fendel em quarta nov 26, 2008 10:33 pm, editado 1 vez no total.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

ooooooops....... o motor à vapor já vai começar a ficar caro. colocar nele um gerador, pressupõe que o motor comprado baratíssimo no ferro velho, tenha um alternador incluído. ( normalmente o alternador e a primeira peça vendida em separado de um motor de sucata ).

calma, calma. não interpretem o que digo como uma obstrução à modernidade!

sabemos que todos sabem que um motor à vapor é algo obsoleto. da idade da pedra, que tem perdas, que polui...

o maior trunfo que conseguiremos com a adaptação de um motor de ci para vapor, será a sua facilidade na transformação.

também resta saber quanto isso custará no final. daqui à pouco estamos falando em poucos euros, o que não fará diferença.

quero apenas chamar a atenção dos amigos para terem em mente fabricar um motor barato, e não seguir por um caminho que torne a idéia obsoleta por causa dos custos.

tem que ser barato. senão não emplaca.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

aiaiaiai ... estamos mal...
se não dá prá gastar mil pratas num bico... para ganhar eficiência... podemos esquecer o projeto... e vamos discutir o efeito das flatulências da vaca nas chuvas em sc...

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

o motor de 6 canecos, por r$ 350,00 o bico pra ganhar eficiência r$ 1.000,00, o gerador r$ 500,00. ainda tem os custos de adaptação e ainda a caldeira.
hoje um motorzinho de 14 cv à diesel, custa uns r$ 1.000,00, só faltando uma boa limpeza.
pensem bem: nessa vertente, o projeto fica inviável, não por perdas, mas por custos.

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

esta contabilidade do luciano está totalmente exagerada. luciano, relaxa companheiro... eh eh eh !
se a contabilidade fosse essa, eu mesmo já teria decretado a sua inviabilidade.

como eu não gosto de perder tempo, já comprei o solenóide de ar de caminhão. e no momento já estou fazendo uns testes preliminares. o preço é bem acessível. aqui na minha cidade, onde tudo é mais difícil e mais caro, paguei r$ 86,00. tinham vários modelos. escolhi um que acho que dará boa vazão de ar, coisa que acredito não seria possível com um bico injetor de gasolina ou diesel, que são feitos para pequenos volumes.
o consumo dele é baixo: 11w. logo qualquer dois imãs presos no volante do motor e uma bobina de força de motocicleta fazem um gerador mais que de sobra para alimentar os 4 solenóides e o circuito eletrônico de controle, para um motor de 4 cilindros.
vou fazer alguns testes e depois digo o resultado.
mas atenção, isso não significa nenhuma mudança brusca de rumo em direção ao "motor a vapor para todos". pelo contrário, quanto mais opções disponíveis melhor: cada um vai poder escolher a opção de construção e rendimento que caiba no seu bolso ou atenda melhor a sua necessidade.

para mim, o motor automotivo adaptado para vapor com as alterações mecânicas que já foram expostas aqui já é uma realidade plenamente viável. ele não depende de ter o seu rendimento melhorado para já ser usado na prática. o que eu vejo no momento é que há espaço para ir um pouco mais além. mas o "motor a vapor para todos" na sua versão simplificada já está, a meu ver, resolvido.

daqui para frente podemos tratar da evolução do motor a vapor, aquilo que deveria ter sido feito a 100 anos atrás, se tivesse interessado a alguém.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

confesso-lhes que minha especialidade não é mecânica. tampouco seus preços.
a informação de r$ 1.000,00 pelo bico foi dada pelo fendel, alguns posts atrás.

temos que pensar nisso que você falou: motor à vapor para todos

é nisso que penso e por isso participo desse projeto, não o tanto que gostaria, devido às minhas limitações técnicas, mas gostaria de propor soluções simples, viáveis à qualquer pessoa.

lembram do linux ? software aberto, grátis, que funciona e está acessível à todos pelo preço.
como o linux sobrevive ? das consultorias para adaptar o linux básico às necessidades das empresas. é alí o seu ganho.

não tenho dúvida que esse projeto, consumado, poderá ser adaptado por qualquer usuário, à custos muito baixos. para possuir um windows, só pagando e alto. o linux é de graça, o que faz os olhos de todos virarem-se para ele.

aí, vai aparecer "n" empresários, ou particulares, que não querem dar-se ao trabalho de adaptar e aí procurarão o [***************], o sandro ventania, o fendel e o josenir para adapta-los às necessidades da empresa que os contrata.

código aberto. essa é a minha proposta.

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...
luciano kaefer Escreveu:ooooooops....... o motor à vapor já vai começar a ficar caro. colocar nele um gerador, pressupõe que o motor comprado baratíssimo no ferro velho, tenha um alternador incluído. ( normalmente o alternador e a primeira peça vendida em separado de um motor de sucata ).

calma, calma. não interpretem o que digo como uma obstrução à modernidade!

sabemos que todos sabem que um motor à vapor é algo obsoleto. da idade da pedra, que tem perdas, que polui...

o maior trunfo que conseguiremos com a adaptação de um motor de ci para vapor, será a sua facilidade na transformação.

também resta saber quanto isso custará no final. daqui à pouco estamos falando em poucos euros, o que não fará diferença.

quero apenas chamar a atenção dos amigos para terem em mente fabricar um motor barato, e não seguir por um caminho que torne a idéia obsoleta por causa dos custos.

tem que ser barato. senão não emplaca.
kaefer..já cá andavas nos primordios do topico sobre ov não andavas ?..isto é em tudo semelhante..pelo menos eu acho que seja..

considero que até ao momento já..entre todos..temos vindo a apresentar sugestões de como fazer funcionar através de adaptações um motor originalmente ci com pressão de vapor..e de forma transversal..há ideias para todos os gostos e todas as bolsas..desde as que representam um desempenho sofrivel até ás que levarão a um desempenho razoavelmente satisfatorio..no entanto o satisfatorio adquirido não é..nem pode ser..impeditivo da busca pelo excelente..

isso já aconteceu noutras materias e/ou assuntos neste mesmo forum..fora dele..e sempre assim será..

e já agora..qual a surpresa de o motor que funciona a vapor fazer com que uma parte da energia que gera ser utilizada para fazer com que um gerador/alternador forneça electricidade para alimentar componentes da sua gestão ?..é que mesmo que de acordo com o titulo do topico sem ser de forma electrica como se faria funcionar os indicadores de direcção..farois..luzes de travão..etc..sem a electricidade ?..

para os limpa vidros existem sistemas que não dependem da electricidade..mas e para a iluminação ?..vá..digam-me..

abraços
[***************]

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

custos do gerador. apenas isso. se for barato, assino embaixo.

já se formos agregando tecnologias de forma que transforme o conjunto ( motor + caldeira ), com preços que extrapolam em muito um motor convencional, não terá atratividade.

temos exemplos disso aqui no forum: um processador de biodiesel, custa nas lojas, mais de 5000 euros. aqui no forum, ensinamos à fazer em casa, com segurança, por menos de 500 euros. um preço 10% do modelo pronto da loja.

isso é a democratização da energia. tornar a energia acessível à qualquer pessoa. mesmo que ela pague um pouco mais por um motor transformado ( + caldeira ), ainda assim o usuário sabe que basta uns 3 meses de uso com biomassa, para ver que à partir daquele momento, vai ser altamente compensador.

e fazendo isso, estamos nos independizando do petróleo. vilão de todos os vilões.

e livres da porcobrás! ( para tentar ganhar a simpatia do fendel )

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...

mau..mas afinal andamos a fazer o quê e para quê aqui ?..

é que se for apenas para fazer um originalmente motor a ci funcionar a pressão de vapor..só para o ver funcionar..eu salto já fora do debate..

eu..por exemplo..pego em motores ci e coloco-os a funcionar sozinhos..sem estarem ligados a nada..sem produzirem nada..mas apenas para que façam a chamada rodagem de bancada..assim que a terminam e feitas as verificações necessarias lá vão eles direitinhos para o que devem fazer mexer..sejam automoveis..empilhadores..acoplagem a bombas de agua de alta pressão..geradores etc..

ou então para que raio se quereria um motor ?..

abraços
[***************]

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

tá certo, fernando. você tem razão. sempre.
desisto.

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...
luciano kaefer Escreveu:tá certo, fernando. você tem razão. sempre.
desisto.
ó kaefer..então pá ?...o que dizes é verdade..mas pela forma como eu interpreto e não pela forma como queres que eu e os outros interpretem...

é claro e evidente que eu tenho sempre razão..a minha razão..mas não detenho a razão...

e por ninguem deter a razão é que existem debates..anda lá pá..

abraços
[***************]

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

Mensagem por lobão »

luciano larga de ser mão de vaca!!!!

boas pessoal!!
ainda não tive tempo para ler todo tópico, mas quero dizer aos amigos que todos os projetos costumam ser caros num primeiro instante, depois dele funcionando é que se consegue baixar os custos!
o pouco conhecimento que tenho nesse assunto aponta que o caro sempre é caldeira, pela segurança que precisa ter pois na verdade ela é uma bomba se não for tomada todas as precauções quanto a segurança.

quando me inteirar sobre tudo o que esta aqui escrito vou trocar idéias co vocês.

um abraço a todos!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

eu gostaria de saber se alguém aqui ainda duvida que o motor a combustão com as adaptações mecânicas que foram aqui discutidas realmente funciona e é viável para uso com vapor ?
não viram o vídeo que eu fiz de um motor, que depois foi considerado por mim mesmo como sendo de baixo rendimento, puxando um gerador e acendendo uma lâmpada de boa potência, apenas com pressão de 50 libras de ar ?
será que ainda existe um tomé entre nós que não esteja convencido de que estas alterações mecânicas feitas a um motor automotivo seria ainda mais viável ?
se este incrédulo existe, está convidado a vir aqui na minha casa ver o motor funcionando. mas tem que vir logo, pois se demorar muito já vai encontrá-lo funcionando na versão "electronic steam injection"... eh eh eh !

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Mensagem por sandro_ventania »

eu defendo que o motor deve ser aperfeiçoado ao maximo...porem sem pular etapas...assim vamos ter um motor democratico...pois de acordo com meus desejos ou possibilidades vou fazer a adaptação no motor.
já estamos certos que a adaptação é plenamente viável de forma estritamente mecanica e com poucas alterações, já chegamos a esse ponto e talvez nesse ponto já atenda as necessidades do luciano por exemplo.
se é de comum acordo entre nós que já chegamos ao maximo possivel de um motor puramente mecanico, aí sim ...devemos aperfeiçoa-lo, não devemos parar, devemos torna-lo cada vez mais eficiente...vamos passar agora a injeção eletronica...essa etapa vai nos ajudar a descobrir qual o melhor momento de abertura e fechamento da valvula e isso poderá ser feito com o motor em funcionamento, buscando o melhor torque ou velocidade e tudo isso em "tempo real", depois de levantados esses dados, eles poderão ser levados para os cames do eixo de comando, para os que querem o motor estritamente mecanico pelo preço e simplicidade.
e ainda falta fazermos uso do vacuo que poderá quase que dobrar o rendimento do motor, mas que ainda assim é um recurso eletronico...e que talvez só seje viavel trabalhando junto com a injeção eletronica.
tambem deve ficar claro que qualquer um pode começar com um motor somente mecanico e depois ir embarcando tecnologia, de acordo com a disponibilidade ou necessidade.

fendel...voce tem toda razão...me passou desapercebido o detalhe que a energia gasta para abrir a valvula é devolvida no fechamento.
é por isso que esse grupo é importante, pois juntos somos mais fortes e mais inteligentes, todos contribuindo faz com que a unidade seje de elevado valor!

no nivel que já estamos já seria possivel melhorar a qualidade de vida de muitas familias que vivem no campo, onde ainda não chegou a energia eletrica e onde ainda se cozinha no tradicional fogão a lenha...todos sabem que nessas casas um fogão a lenha nunca se apaga, são feitas entre 3 a 5 refeições diarias, gerando calor suficiente para mover um pequeno motor parecido com esse do josenir (motor de motocicleta de sucata), ligado a um alternador gerando energia que seria usada para carregar um banco de baterias, para uso em iluminação e alguns aparelhos eletronicos.
isso sim é independencia energetica e seria fantastico de se ver em uma casa de familia simples!!
Nós somos a consequência do que pensamos.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

como tomé não chegou, agora só tem "electronic steam injection" em fase experimental, mas que já funciona. mas se ele vier, garanto que não perde a viagem. vejam aí umas fotos:
Motor_vapor_el.JPG
Motor_vapor_el.JPG (111.7 KiB) Visto 3858 vezes

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...

josenir...tás lá..

abraços
[***************]

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Mensagem por sandro_ventania »

voce não perde tempo em companheiro!!!
parabens por essa força!!
Nós somos a consequência do que pensamos.

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”