Desenho de novos pontos de carga

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
wolftec
Membro
Membro
Registado: domingo nov 23, 2008 12:57 pm

Desenho de novos pontos de carga

Mensagem por wolftec »

estou a desenhar uns novos pontos de carga, para apresentar a um cliente, e tenho uma duvida crucial.

como é a ligação do vosso veiculo electrico á tomada?

o veiculo tem uma extensão que se liga a uma tomada fixa, ou tem de se levar a tomada até ao veiculo?

já agora gostava de saber se tem ideias ou comentarios do que gostavam num ponto de carga.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: Desenho de novos pontos de carga

Mensagem por Bluesky »

ora aqui está algo importante a ser discutido. bem vindo wolftec. haverá mais gente logo mais opinioes mas falarei por mim. tambem convido a quem tenha scooters/veiculos a enviar fotos das suas extensoes electricas, adaptadores e tudo o mais.

capitulo i - centro de tomadas

em principio sai do veiculo uma extensao com uma ficha, de onde será necessario tomadas no ponto de recarga, mas tambem poderá ser o reverso, como no tesla e ev1. ai a tomada esta no veiculo e a extensao vem do ponto de recarga. como pareçe evidente, a primeira solução é a melhor, pois se um ponto de recarga for um centro de tomadas pode satisfazer mais clientes do que se precisar ser um centro de extensoes electricas, devido à arrumaçao fisica deste componente. alem disso, se o dono de um ve precisar de abasteçer fora de um ponto ou estaçao de carregamento, tomadas vai encontrar por todo o lado, extensoes nem por isso. então é melhor levar a extensão, certo? como centro de tomadas deve ter todo o tipo de tomadas, europeias e nao europeias, ligadas à terra.

capitulo ii - ser programável

um ponto de abastecimento deve ser regulável tal como as estaçoes onde enchemos os pneus, que permita estabeçer a tensao requerida (220 v europeus, 110 v americanos), a corrente maxima permitida ( por exemplo de 3 a a 60 a) e um relógio que regula o timing que queremos carregar.

capitulo iii - ser internacional

analizar as estaçoes de carregamento que começam a apareçer no mundo fora e manter a maior compatibilidade possivel com todos os veiculos electricos em circulação. imaginando que escolhemos o ponto como um centro de tomadas, ter na estação que serve de suporte todos os adaptadores/extensoes caso o veiculo tenha a tomada nele e funcione de outra forma.

estaçoes na india

capitulo iv - soluções ideais

idealmente os pontos de recarga devem ser suportados ou parcialmente suportados por um sistema de celulas fotovoltaicas -sempre que possivel- estruturas essas que funcionam tambem como cobertura solar/chuva aos veiculos que abrigam. os pontos devem estar disponiveis por todo o lado, desde garagens, escolas, centros comerciais, empresas publicas e privadas, parkings etc.

j
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

quanto ás tomadas os ve que existem actualmente são tomadas normais que todos os electro-domesticos, mas penso que quando sairem os ve que estão anunciados e para cargas rápidas as fichas são um pouco diferentes porque têm de suportar correntes maiores.

ter 110 ac não acho muito importante porque só se utilizam noutros 2 continentes.

não interessa ter selecção de corrente, os próprios carregadores dos ve fazem isso, é sim necessária bastante corrente disponivel para estarem vários ve a carregar ao mesmo tempo.

sim ter os vários tipos de tomada disponiveis.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

de acordo. penso mesmo que o sistema 110 ac deviam acabar simplesmente e tornar os 220 universais.

penso que quem implementar centros de carga tem de pedir aos fabricantes as caracteristicas tecnicas dos veiculos a carregar e ter os adaptadores necessarios.

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

eu vou mais longe. porque nao a carga rapida ser numa tensao de 400v ? como todos sabemos permitia a mesma potencia com uma corrente mais baixa, logo, menor secção de cabos e fixas menos caras.

ps: continuarmos a falar de 220v é um erro tecnico da nossa parte. a alguns anos que se encontra definido que a tensao das tomadas domesticas é 230v e das trifasicas 400v

Autor do tópico
wolftec
Membro
Membro

Mensagem por wolftec »

muito obrigado pelas vossa opiniões.

o que estou a desenhar é um ponto de carga para utilizar na rua, mas tambem estou a pensar em apresentar algo para indoor em parques de estacionamento e condominios.

vai ser duplo, com uma saida de cada lado para poder dar energia a duas viaturas ao mesmo tempo.

e estou a desenhar com uns indicadores de utilização no topo para quem anda á procura poder ver que o ponto está a ser utilizado ou não.

a primeira versão deverá ter tomadas a 230v, mas estou a verificar a hipotese de ter uma extensão retractil do estilo aspirador.

mantenho-vos informados.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

tenho umas fotos para partilhar mas a falta de tempo limita me!

depois coloco!

algo como isto!

Imagem

Imagem
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
wolftec
Membro
Membro

Mensagem por wolftec »

já temos as primeiras fotos do projecto, isto ainda está em fase muito primaria, mas já serve para mostrar-mos as features aos clientes.

v0.1
Imagem

Imagem

o ponto pode ter até 8 pontos de carga, 4 em cada lado, no topo tem indicadores de utilização, para quando andamos á procura de um sitio para estacionar, sabermos o que está ocupado ou não.

o utilizador pode escolher entre carga normal 8a ou forte/rapida 16a, e o limite maximo em € quer de carga.

quando vai levantar o carro pode ver um grafico padrão de corrente de consumo.

qual a vossa opinião?

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

penso que a suiça, tem o sistema de 110v !!!

para sistemas actuais passará por algo semelhante, ou mais simples!!!

quanto ao ponto de abastecimento na rua pública deve ter em consideração o vandalismo. no futuro deve ter identificador de viatura. quanto ao sistema na rua, devido a vandalismo penso que passará por um sistema de indução em que o secundário anda no carro e o primário está no pavimento.

cumprimentos.

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

muito bom projecto mas creio que podem simplificar mais!

tipo um pilar ou mesmo num poste de iluminação!

assim com meia dúzia de pontapés acabou a história!

embora seja uma ideia muito interessante mas para parques privados!
Mapa dos pontos de carga

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

tá muito bom, mas esses sinalizadores é mesmo para chamar a atenção de que não tem mais nada para fazer.

uma questão, como funcionam essas tomadas ?

boa continuação.
Cumps Inovadores

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

wolftec, fabuloso. esclarecimento: estas a desenvolver um produto para consumo em superficies privadas ou superficies publicas?

Autor do tópico
wolftec
Membro
Membro

Mensagem por wolftec »

jmal Escreveu:tá muito bom, mas esses sinalizadores é mesmo para chamar a atenção de que não tem mais nada para fazer.

uma questão, como funcionam essas tomadas ?

boa continuação.
obrigado pelo apoio.

os sinalizadores mudam de cor de acordo com a utilização das tomadas, verde tomada disponivel, vermelho tomada ocupada. existe um por cada tomada, neste exemplo 4.

serve para quando de se anda á procura de um ponto de carregamento, sabermos se aquele já está ocupado ou não.

as partes amarelas, não são tomadas, são as tampas das tomadas e tem um trinco para bloquear a tampa, para evitar que algum engraçadinho retire a ficha e ponha-lá a sua.

cada utilizador tem um cartão que o identifica, e que faz a cobrança, (ainda não sabemos como, eu pessoalmente gostava que fosse na conta de electridade).

o projecto ainda está em aberto pelo que ainda podemos aceitar vender a outros clientes.

já agora aqui está o logo que criamos para o projecto carganisso (nome interno).

Imagem

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

pseudominus Escreveu:penso que a suiça, tem o sistema de 110v !!!

para sistemas actuais passará por algo semelhante, ou mais simples!!!

quanto ao ponto de abastecimento na rua pública deve ter em consideração o vandalismo. no futuro deve ter identificador de viatura. quanto ao sistema na rua, devido a vandalismo penso que passará por um sistema de indução em que o secundário anda no carro e o primário está no pavimento.

cumprimentos.
toda a europa incluindo o território da antiga união soviética tem 230v a 50 hz.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

carganisso, até é um nome porreiro.
Cumps Inovadores

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

ui a temene não ia gostar desse nome!

mas já fiz uns desenhos para um futuro acordo de pontos de carga mas só para o ano posso informar mais, é engraçado no como andamos com as mesmas ideias e todas muito próximas!
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
wolftec
Membro
Membro

Mensagem por wolftec »

serges Escreveu:ui a temene não ia gostar desse nome!

mas já fiz uns desenhos para um futuro acordo de pontos de carga mas só para o ano posso informar mais, é engraçado no como andamos com as mesmas ideias e todas muito próximas!
serges, gostaria de falar contigo, podes enviar-me uma mp é que eu ainda não antigi o limite de posts para poder enviar uma.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

tão? a temene ja tem algum nome semelhante nalguma coisa?
Cumprimentos
Nuno Leitão

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

oinq Escreveu:tão? a temene ja tem algum nome semelhante nalguma coisa?

Link
Mapa dos pontos de carga

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

lol não conhecia !
Cumprimentos