Desenho de novos pontos de carga
-
wolftec
Autor do tópico - Membro

- Registado: domingo nov 23, 2008 12:57 pm
Desenho de novos pontos de carga
estou a desenhar uns novos pontos de carga, para apresentar a um cliente, e tenho uma duvida crucial.
como é a ligação do vosso veiculo electrico á tomada?
o veiculo tem uma extensão que se liga a uma tomada fixa, ou tem de se levar a tomada até ao veiculo?
já agora gostava de saber se tem ideias ou comentarios do que gostavam num ponto de carga.
como é a ligação do vosso veiculo electrico á tomada?
o veiculo tem uma extensão que se liga a uma tomada fixa, ou tem de se levar a tomada até ao veiculo?
já agora gostava de saber se tem ideias ou comentarios do que gostavam num ponto de carga.
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Re: Desenho de novos pontos de carga
ora aqui está algo importante a ser discutido. bem vindo wolftec. haverá mais gente logo mais opinioes mas falarei por mim. tambem convido a quem tenha scooters/veiculos a enviar fotos das suas extensoes electricas, adaptadores e tudo o mais.
capitulo i - centro de tomadas
em principio sai do veiculo uma extensao com uma ficha, de onde será necessario tomadas no ponto de recarga, mas tambem poderá ser o reverso, como no tesla e ev1. ai a tomada esta no veiculo e a extensao vem do ponto de recarga. como pareçe evidente, a primeira solução é a melhor, pois se um ponto de recarga for um centro de tomadas pode satisfazer mais clientes do que se precisar ser um centro de extensoes electricas, devido à arrumaçao fisica deste componente. alem disso, se o dono de um ve precisar de abasteçer fora de um ponto ou estaçao de carregamento, tomadas vai encontrar por todo o lado, extensoes nem por isso. então é melhor levar a extensão, certo? como centro de tomadas deve ter todo o tipo de tomadas, europeias e nao europeias, ligadas à terra.
capitulo ii - ser programável
um ponto de abastecimento deve ser regulável tal como as estaçoes onde enchemos os pneus, que permita estabeçer a tensao requerida (220 v europeus, 110 v americanos), a corrente maxima permitida ( por exemplo de 3 a a 60 a) e um relógio que regula o timing que queremos carregar.
capitulo iii - ser internacional
analizar as estaçoes de carregamento que começam a apareçer no mundo fora e manter a maior compatibilidade possivel com todos os veiculos electricos em circulação. imaginando que escolhemos o ponto como um centro de tomadas, ter na estação que serve de suporte todos os adaptadores/extensoes caso o veiculo tenha a tomada nele e funcione de outra forma.
estaçoes na india
capitulo iv - soluções ideais
idealmente os pontos de recarga devem ser suportados ou parcialmente suportados por um sistema de celulas fotovoltaicas -sempre que possivel- estruturas essas que funcionam tambem como cobertura solar/chuva aos veiculos que abrigam. os pontos devem estar disponiveis por todo o lado, desde garagens, escolas, centros comerciais, empresas publicas e privadas, parkings etc.
j
capitulo i - centro de tomadas
em principio sai do veiculo uma extensao com uma ficha, de onde será necessario tomadas no ponto de recarga, mas tambem poderá ser o reverso, como no tesla e ev1. ai a tomada esta no veiculo e a extensao vem do ponto de recarga. como pareçe evidente, a primeira solução é a melhor, pois se um ponto de recarga for um centro de tomadas pode satisfazer mais clientes do que se precisar ser um centro de extensoes electricas, devido à arrumaçao fisica deste componente. alem disso, se o dono de um ve precisar de abasteçer fora de um ponto ou estaçao de carregamento, tomadas vai encontrar por todo o lado, extensoes nem por isso. então é melhor levar a extensão, certo? como centro de tomadas deve ter todo o tipo de tomadas, europeias e nao europeias, ligadas à terra.
capitulo ii - ser programável
um ponto de abastecimento deve ser regulável tal como as estaçoes onde enchemos os pneus, que permita estabeçer a tensao requerida (220 v europeus, 110 v americanos), a corrente maxima permitida ( por exemplo de 3 a a 60 a) e um relógio que regula o timing que queremos carregar.
capitulo iii - ser internacional
analizar as estaçoes de carregamento que começam a apareçer no mundo fora e manter a maior compatibilidade possivel com todos os veiculos electricos em circulação. imaginando que escolhemos o ponto como um centro de tomadas, ter na estação que serve de suporte todos os adaptadores/extensoes caso o veiculo tenha a tomada nele e funcione de outra forma.
estaçoes na india
capitulo iv - soluções ideais
idealmente os pontos de recarga devem ser suportados ou parcialmente suportados por um sistema de celulas fotovoltaicas -sempre que possivel- estruturas essas que funcionam tambem como cobertura solar/chuva aos veiculos que abrigam. os pontos devem estar disponiveis por todo o lado, desde garagens, escolas, centros comerciais, empresas publicas e privadas, parkings etc.
j
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
quanto ás tomadas os ve que existem actualmente são tomadas normais que todos os electro-domesticos, mas penso que quando sairem os ve que estão anunciados e para cargas rápidas as fichas são um pouco diferentes porque têm de suportar correntes maiores.
ter 110 ac não acho muito importante porque só se utilizam noutros 2 continentes.
não interessa ter selecção de corrente, os próprios carregadores dos ve fazem isso, é sim necessária bastante corrente disponivel para estarem vários ve a carregar ao mesmo tempo.
sim ter os vários tipos de tomada disponiveis.
ter 110 ac não acho muito importante porque só se utilizam noutros 2 continentes.
não interessa ter selecção de corrente, os próprios carregadores dos ve fazem isso, é sim necessária bastante corrente disponivel para estarem vários ve a carregar ao mesmo tempo.
sim ter os vários tipos de tomada disponiveis.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Bluesky
- Membro Platinium

de acordo. penso mesmo que o sistema 110 ac deviam acabar simplesmente e tornar os 220 universais.
penso que quem implementar centros de carga tem de pedir aos fabricantes as caracteristicas tecnicas dos veiculos a carregar e ter os adaptadores necessarios.
penso que quem implementar centros de carga tem de pedir aos fabricantes as caracteristicas tecnicas dos veiculos a carregar e ter os adaptadores necessarios.
-
tvcrabo
- Membro Silver

- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
eu vou mais longe. porque nao a carga rapida ser numa tensao de 400v ? como todos sabemos permitia a mesma potencia com uma corrente mais baixa, logo, menor secção de cabos e fixas menos caras.
ps: continuarmos a falar de 220v é um erro tecnico da nossa parte. a alguns anos que se encontra definido que a tensao das tomadas domesticas é 230v e das trifasicas 400v
ps: continuarmos a falar de 220v é um erro tecnico da nossa parte. a alguns anos que se encontra definido que a tensao das tomadas domesticas é 230v e das trifasicas 400v
-
wolftec
Autor do tópico - Membro

muito obrigado pelas vossa opiniões.
o que estou a desenhar é um ponto de carga para utilizar na rua, mas tambem estou a pensar em apresentar algo para indoor em parques de estacionamento e condominios.
vai ser duplo, com uma saida de cada lado para poder dar energia a duas viaturas ao mesmo tempo.
e estou a desenhar com uns indicadores de utilização no topo para quem anda á procura poder ver que o ponto está a ser utilizado ou não.
a primeira versão deverá ter tomadas a 230v, mas estou a verificar a hipotese de ter uma extensão retractil do estilo aspirador.
mantenho-vos informados.
o que estou a desenhar é um ponto de carga para utilizar na rua, mas tambem estou a pensar em apresentar algo para indoor em parques de estacionamento e condominios.
vai ser duplo, com uma saida de cada lado para poder dar energia a duas viaturas ao mesmo tempo.
e estou a desenhar com uns indicadores de utilização no topo para quem anda á procura poder ver que o ponto está a ser utilizado ou não.
a primeira versão deverá ter tomadas a 230v, mas estou a verificar a hipotese de ter uma extensão retractil do estilo aspirador.
mantenho-vos informados.
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
tenho umas fotos para partilhar mas a falta de tempo limita me!
depois coloco!
algo como isto!

depois coloco!
algo como isto!

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
wolftec
Autor do tópico - Membro

já temos as primeiras fotos do projecto, isto ainda está em fase muito primaria, mas já serve para mostrar-mos as features aos clientes.
v0.1

o ponto pode ter até 8 pontos de carga, 4 em cada lado, no topo tem indicadores de utilização, para quando andamos á procura de um sitio para estacionar, sabermos o que está ocupado ou não.
o utilizador pode escolher entre carga normal 8a ou forte/rapida 16a, e o limite maximo em € quer de carga.
quando vai levantar o carro pode ver um grafico padrão de corrente de consumo.
qual a vossa opinião?
v0.1

o ponto pode ter até 8 pontos de carga, 4 em cada lado, no topo tem indicadores de utilização, para quando andamos á procura de um sitio para estacionar, sabermos o que está ocupado ou não.
o utilizador pode escolher entre carga normal 8a ou forte/rapida 16a, e o limite maximo em € quer de carga.
quando vai levantar o carro pode ver um grafico padrão de corrente de consumo.
qual a vossa opinião?
-
pseudominus
- Membro Silver

- Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
penso que a suiça, tem o sistema de 110v !!!
para sistemas actuais passará por algo semelhante, ou mais simples!!!
quanto ao ponto de abastecimento na rua pública deve ter em consideração o vandalismo. no futuro deve ter identificador de viatura. quanto ao sistema na rua, devido a vandalismo penso que passará por um sistema de indução em que o secundário anda no carro e o primário está no pavimento.
cumprimentos.
quanto ao ponto de abastecimento na rua pública deve ter em consideração o vandalismo. no futuro deve ter identificador de viatura. quanto ao sistema na rua, devido a vandalismo penso que passará por um sistema de indução em que o secundário anda no carro e o primário está no pavimento.
cumprimentos.
-
serges
- Administrador

muito bom projecto mas creio que podem simplificar mais!
tipo um pilar ou mesmo num poste de iluminação!
assim com meia dúzia de pontapés acabou a história!
embora seja uma ideia muito interessante mas para parques privados!
tipo um pilar ou mesmo num poste de iluminação!
assim com meia dúzia de pontapés acabou a história!
embora seja uma ideia muito interessante mas para parques privados!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
jmal
- Membro Platinium

tá muito bom, mas esses sinalizadores é mesmo para chamar a atenção de que não tem mais nada para fazer.
uma questão, como funcionam essas tomadas ?
boa continuação.
boa continuação.
Cumps Inovadores
-
Bluesky
- Membro Platinium

wolftec, fabuloso. esclarecimento: estas a desenvolver um produto para consumo em superficies privadas ou superficies publicas?
-
wolftec
Autor do tópico - Membro

obrigado pelo apoio.jmal Escreveu:tá muito bom, mas esses sinalizadores é mesmo para chamar a atenção de que não tem mais nada para fazer.
boa continuação.
os sinalizadores mudam de cor de acordo com a utilização das tomadas, verde tomada disponivel, vermelho tomada ocupada. existe um por cada tomada, neste exemplo 4.
serve para quando de se anda á procura de um ponto de carregamento, sabermos se aquele já está ocupado ou não.
as partes amarelas, não são tomadas, são as tampas das tomadas e tem um trinco para bloquear a tampa, para evitar que algum engraçadinho retire a ficha e ponha-lá a sua.
cada utilizador tem um cartão que o identifica, e que faz a cobrança, (ainda não sabemos como, eu pessoalmente gostava que fosse na conta de electridade).
o projecto ainda está em aberto pelo que ainda podemos aceitar vender a outros clientes.
já agora aqui está o logo que criamos para o projecto carganisso (nome interno).

-
orbis
- Membro Platinium

- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
toda a europa incluindo o território da antiga união soviética tem 230v a 50 hz.pseudominus Escreveu:penso que a suiça, tem o sistema de 110v !!!
cumprimentos.
-
jmal
- Membro Platinium

carganisso, até é um nome porreiro.
Cumps Inovadores
-
serges
- Administrador

ui a temene não ia gostar desse nome!
mas já fiz uns desenhos para um futuro acordo de pontos de carga mas só para o ano posso informar mais, é engraçado no como andamos com as mesmas ideias e todas muito próximas!
mas já fiz uns desenhos para um futuro acordo de pontos de carga mas só para o ano posso informar mais, é engraçado no como andamos com as mesmas ideias e todas muito próximas!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
wolftec
Autor do tópico - Membro

serges, gostaria de falar contigo, podes enviar-me uma mp é que eu ainda não antigi o limite de posts para poder enviar uma.serges Escreveu:ui a temene não ia gostar desse nome!
-
Oinq
- Membro Silver

- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
tão? a temene ja tem algum nome semelhante nalguma coisa?
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
-
serges
- Administrador

Mapa dos pontos de carga