Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Responder

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

e existiu até um avião a motor a vapor...

http://br.youtube.com/watch?v=nw6nfmcnw ... re=related
energias descentralizadas e definitivas.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

e aqui notícias em inglês, sobre um carro alemão com motor a vapor, de 1990...

http://cat.inist.fr/?amodele=affichen&cpsidt=782900

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

achei o motor a vapor moderno:

http://www.spilling.de/produkte.php
Anexos
grafik_dampfmotoren.jpg
grafik_dampfmotoren.jpg (41.04 KiB) Visto 6160 vezes

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

agradeço a sua boa vontade, mas como já tinha dito, essas máquinas de 100 anos atrás não me servem, nem servem a ninguém, a não ser a algum museu. o que fazer com um avião de 1933, por exemplo ?
a única que promete é a spilling, que mostra uma caixa, fala exageros e diz que isso é um motor a vapor mas não mostra o que tem dentro. por que será que não mostram ?
a última notícia da spilling que eu tenho é de uma cotação feita pela agropecuária pontual, de santa vitória do palmar - rs, em que se informa o preço de um motor spilling de 300 kw por us$ 90.000,00 em 2001. o que já era um absurdo, imagine a que preço ele estará hoje...
mas valeu de qualquer forma, valeu a intenção.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

pronto taí o motor por dentro...
Anexos
e5b1d98fdf.jpg
e5b1d98fdf.jpg (27.66 KiB) Visto 6142 vezes

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

e aqui segue um rascunho do motor automotivo a vapor....
mais detalhes custam 10 euros em:
http://www.atzonline.de/index.php;do=sh ... c=3/id=542
Anexos
m05-01-08.jpg
m05-01-08.jpg (8.46 KiB) Visto 6141 vezes

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

se alguém tem um tradutor online do alemão pro português, pode passar o texto abaixo que fala do protótipo a vapor da skoda em 2001...

dem auto dampf gemacht
eine tochterfirma von vw entdeckt eine historische art der energieerzeugung neu: die dampfmaschine
von egon morawietz

zwei sondermodelle des skoda fabia ein kleinwagen surrt über die straße. aus dem motorraum ist ein summen zu vernehmen, das zuerst an einen elektromotor denken lässt. doch wer die motorhaube des skoda fabia öffnet, entdeckt als antrieb eine dampfmaschine.

eine vision auf dem sprung in die wirklichkeit: der vorführwagen ist bislang noch ein standmodell. das skurrile antriebsaggregat schnurrt auf einem prüfstand, eine attrappe in originalgröße ist unter die haube des kompakten aus dem volkswagen-konzern eingepasst. wenn es freilich nach den plänen der berliner ingenieursgesellschaft auto und verkehr (iav) geht, könnten ähnliche fahrzeuge im nächsten jahrzehnt für jedermann zu kaufen sein: die wiedergeburt der mobilen dampfmaschine, eigentlich ein relikt aus den vergangenen jahrhunderten, steht womöglich bevor.

das forschungsprojekt betreibt die iav – die zu 50 prozent dem vw-konzern gehört – gemeinsam mit dem senat der hauptstadt und der technologiestiftung berlin. bis mitte dieses jahres wird versuchsweise gedampft, dann soll über die weiterentwicklung bis zur serienreife entschieden werden.

mit den dampfrössern der eisenbahnhistorie, die schwarzen rauch in den himmel pusten, hat das neue konzept wenig gemein. für ihren dampfer versprechen die ingenieure das genaue gegenteil: auch ohne katalysator oder filter soll er deutlich sauberer arbeiten als konventionelle motoren.

laut entwickler herbert clemens liegen die giftigen stickoxide bei unter 30 prozent der kalifornischen sulev-norm – also den äußerst strengen grenzwerten für fahrzeuge mit so genannten superultraniedrigen abgaswerten. kurzerhand taufte clemens´ team seinen motor zee: zero emission engine, die null-abgas-maschine.

betrieben wird sie mit benzin oder diesel, raps oder erdgas. alle flüssigen oder gasförmigen energieträger können in den brenner wandern – jenes bauteil, dessen revolutionäres konzept der dampfmaschine eine neue chance beschert.

kernstück der erfindung ist die so genannte porenbrenner-technologie. in einem schwammähnlichen aluminiumschaum verbrennt das gemisch aus luft und treibstoff ohne sichtbare flamme und extrem sauber – wie in einem thermischen reaktor.

über die glühenden metallporen wird die energie zur erzeugung des dampfes weitergeleitet, der seinerseits einen kolbenmotor antreibt (siehe kas-ten). im endeffekt hat iav also einen dreizylindermotor mit dampfeinspritzung erfunden.

hohe anforderungen stellt dieses konzept an die schmierung: öl würde bei den hohen betriebstemperaturen schnell verbrennen und könnte den sensiblen wasserkreislauf verschmutzen. also griffen die berliner zu einer weiteren verblüffenden high-techlösung: einer wasserschmierung. zusammen mit der ebenfalls in berlin ansässigen bundesanstalt für materialforschung und -prüfung hat iav eine stahl-keramik-kombination für zylinder und laufbuchsen entwickelt, die so geringe reibung aufweist, dass wasser als gleitfilm ausreicht.

auf verschiedenen tagungen haben motorspezialisten aus aller welt den dampfer des 21. jahrhunderts bestaunt. so auch auf dem renommierten wiener motorensymposium, wo auch vw-chef ferdinand piëch gern seine vorträge hält. „eine sehr innovative idee“, bewertet veranstalter hans peter lenz von der technischen universität wien das konzept, „das in zehn oder 20 jahren mit den herkömmlichen motoren konkurrieren könnte.“

mindestens sechs jahre forschungsarbeit sieht herbert clemens auf sich zukommen, bis der dampfmotor die serienreife erlangt. „immerhin erreichen wir bei motorleistung und kraftstoffverbrauch jetzt schon werte, die sich mit denen eines modernen common-rail-diesels vergleichen lassen“, betont der iav-entwicklungschef.

sollte piëch das konzept zur serienproduktion zulassen, könnte er zumindest den titel „erfinder des automobils“ mit einstreichen. denn schon der flandrische jesuitenpater ferdinand verbiest hatte ein dreirädriges dampfwagenmodell präsentiert – im 17. jahrhundert am hofe des kaisers von china.

komplexe technik

die spritverbrennung in den porenbrennern erbringt die energie für die dampferzeugung.

das speisewasser wird durch restwärme im abdampfwärmeübertrager vorgewärmt und gelangt in den abgaswärmeübertrager. erst im dampferzeuger wird das wasser-dampf-gemisch zum rund 500 grad heißen gas. der injektor des zweitakters spritzt periodisch mit bis zu 500 bar druck den dampf durch den überhitzer in den arbeitsraum. die anschließende ausdehnung drückt den kolben – nach unten, vorbei an den auslassschlitzen. über die schlitze strömt der dampf wieder in den abdampfwärmeübertrager. ein kondensator wandelt den abdampf „ wieder in speisewasser um.

skoda fabia mit dampfmotor

der kompaktwagen fungiert als projektträger für einen dreizylinder-dampfeinspritzer.

motor 3 zyl.; 992 ccm

brennerleistung 6 x 36 kw

endleistung pkw 50 kw (68 ps)

max. drehmoment 500 nm

maximaldrehzahl 2500 u/min

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

um motor a vapor de pistões rotativos de 4 kw...

http://www.armakmotor.de/index.php?s=armak-dampfmotor
Anexos
motor-005.jpg
motor-005.jpg (52.36 KiB) Visto 6132 vezes

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

na verdade o que falta é gente séria para desenvolver um motor a vapor. tudo isso que foi mostrado eu já estou cansado de ver. essas engenhocas em formato de caixa que nada se parecem com motores são feitas para esconder a tecnologia do vapor, que aliás é mais simples do que dos motores a combustão e não tem rendimento tão ruim como se diz e está muito longe de ser tão perigosa como a energia nuclear, por exemplo. e que polui menos do que o melhor motor a combustão que já foi inventado. todos nós sabemos que existem interesses que divulgam o vapor dessa forma e impõem o seu modelo de energia porque é este que lhes dá maior lucro. e decidem o que vamos usar ou o que será melhor para nós, que na verdade só é melhor para eles.
eu já tinha em mente a idéia de transformar um motor a combustão em vapor, mas só nos últimos 30 dias resolvi pôr em prática e fazer alguns experimentos. pois já tem alguns dias que estou com ele funcionando aqui. o primeiro que fiz foi com um motor a gasolina de 2,5 cv e já estou funcionando ele experimentalmente com um compressor de ar. já está ligado a um gerador de energia, que por enquanto é um alternador automotivo, mas assim que terminar a caldeira e funcionar no vapor, vou pôr um gerador de 220v x 1kw para ver como se comporta.
e sabem quanto me custou a adaptação ? duas varetas de eletrodo cromo-níquel (2 x r$ 1,70 = r$ 3,40) e nada mais. nenhuma peça nova para ser adaptada, pelo contrário, sobraram algumas.
a idéia é simples e pode ser adaptada com a maior facilidade em qualquer motor a diesel ou gasolina de 4 tempos. e eu mesmo, que nem sou mecânico desmontei, fiz a adaptação e montei novamente. e garanto fazer no maior motor a diesel que vocês encontrarem.
pelos testes que tenho feito com ar comprimido, ele tem apresentado um rendimento ótimo. aposto que rende muito mais do que qualquer engenhoca dessas de 100 anos atrás. e provavelmente rende tanto quanto o melhor motor spilling. não porque o josenir seja um gênio, apenas porque a tecnologia do vapor é muito simples mesmo. o que acontece é que já nascemos com os olhos vendados para este tipo de tecnologia que não permite concentrar todo o lucro na mão de poucos.
imaginem qualquer agricultor pobre pegando um motor da sucata a preço de banana e levando a um mecânico qualquer e em poucas horas saindo de lá com um motor a vapor. e qualquer funileiro fazendo uma pequena caldeira em qualquer fundo de quintal e vendendo a troco de um dia de trabalho ? seria a democratização da energia.
mas eu até já imagino imediatamente o que aconteceria: os governos imediatamente providenciariam alguns acidentes forjados e mais que depressa providenciariam uma lei proibindo e punindo com cadeia as pessoas a usarem tais recursos, alegando a defesa do meio ambiente e a segurança das pessoas.
por isso, peço a compreensão dos colegas, especialmente ao luciano que me convidou a participar deste tópico, mas vou precisar de um pouco de tempo para pensar com muita calma o que fazer com esta descoberta.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sobre a notícia em alemão é mais uma "balela" destas que promete um carro maravilhoso e eficiente "para todos" e "para daqui a 10 anos"... todos nós já conhecemos essa velha lorota !

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Mensagem por sandro_ventania »

olá josenir,

eu e um amigo já andamos matutando sobre a adptação de um motor a combustão interna pra funcionar a vapor...pelos nossos calculos, varias peças precisavam ser modificadas sim e um monte seriam tiradas tambem.
a primeira coisa que descobrimos foi que o volante do camando de valvulas tem que ter o mesmo diametro do volante do virabrequin...
analizem:
um motor 4 tempos o virabrequin da 2 voltas enquanto o comando de valvulas da 1 volta...isso para que aja os 4 tempos...mas no motor a vapor não pecisamos dos tempos de admissão e compressão...esses dois tempos são convertidos a expansão e exaustão respectivamente.
aqui eu peço uma atenção...
o tempo de compressão dos motores a combustão interna rouba muita energia do motor, pois parte da energia ganha na explosão é desperdiçada tendo que comprimir a mistura...imagina a força que o motor tem que fazer pra comprimir a mistura a uma taxa de 10:1 !! não é pouca coisa não!
na conversão além de eliminarmos esse problema ainda convertemos os dois tempos sem trabalho (admisão e compressão) em trabalho...o motor passa a trabalhar em regime de 2 tempos.
só até aqui, podemos garantir que um motor de 4 tempos convertidos a vapor, vai ter muito mais potencia que o original a gasolina...
bom, mas nem tudo são flores...temos a parte da admissão...se usarmos a valvula de admissão original, não poderemos aumentar muito a pressão da caldeira pois senão ela irá abrir a valvula de admissão, temos então que controlar a pressão de forma que a mola da valvula suporte a pressão fechada. a solução seria alimentar pelo furo da vela e criar uma valvula para essa função ou fazer a valvula de admissão funcionar ao contrario...entenderam?
josenir, se voce só usou 2 varetas de solda certamente voce não fez essas modificação e já se agradou do resultado...pense nisso que escrevi acima...é facil de implementar e voce notará o ganho de desempenho!
Nós somos a consequência do que pensamos.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

vivemos num mundo consumista, onde nos são oferecidos tudo que precisamos ( e até as coisas que não precisamos ), em troca apenas de... $$$$

estivéssemos nós em épocas remotas, onde a capacidade inventiva do ser humano não possuia limites, muitas soluções baratas já estariam sendo colocadas em prática.

o que move muita gente é a certeza de que tudo pode comprar, pois sempre tem uma empresa disposta à vender. quando surge uma idéia que funciona, logo uma empresa que seria afetada, compra o "invento" e enterra em águas profundas, pois existem soluções que pela sua simplicidade, não poderiam ser compradas por valores altos.

o que me trouxe para esse forum, foi que aqui existe uma verdadeira partilha de informação. existem pessoas dispostas a ajudar e a serem ajudadas. tudo em torno de um só objetivo: partilha de conhecimentos.

josenir, não se preocupe com o tempo. ele é efêmero. preocupe-se nesse ideal de partilha e em pouco tempo seu nome estará disseminado pela net, através dos motores de busca. bastará colocar seu nome no google e aparecerá inúmeros tópicos direcionando para o forum.
continue partilhando seus erros e acertos. você já deu provas de sua capacidade. qualquer dúvida, acerto ou angústia que tenha, partilhe. você vai ver como surgem soluções de onde sequer imagina.

nós tinhamos aqui no forum um outro gênio, mas era um gênio do mal. abria tópicos propondo soluções, todo mundo ficava espantado com a possibilidade levantada, mas algum tempo depois de aberto, dizia que não mais escreveria, apenas quando tivesse algo pronto e funcionando. o objetivo dele, depois de vários tópicos abertos, era apenas rir e debochar com a incredulidade que suas fantasias mentais causava nas pessoas. lamentamos a ação de banimento que tivemos que tomar. mas fizemos baseado no nosso regulamento e na defesa dessa grande comunidade que está aqui para partilhar, e não para zoar.

o tópico proposto pelo sandro cresceu, evoluiu e atraiu muitas pessoas que querem fazer esse motor à vapor à muitas mãos. continuem no bom caminho. todos ganhamos com isso.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Mensagem por joaquimdelisboa »

se há tópico que não perco... é este.

uma razão é não ser necessário ser "doutor ou engenheiro" para ver que há tanto combustível que é desperdiçado e que, sazonalmente, dá origem a incêndios descomunais. cá por portugal, não só se desaproveita o que a natureza oferece grátis como se gastam muitos milhões com a extinção e danos dessas fogueiras milionárias.
bastariam equipas devidamente apetrechadas para que da floresta saissem toneladas e toneladas de "tijolos" de matéria orgânica - que até poderia ser classificada de classe 1, 2 ou 3 - para que uma enorme quantidade de barris de petróleo se poupassem.

outra razão são os ares que sopram dos lados do atlântico sul. dali não vem só o paleio mas, sem citar nomes, facilmente nos apercebemos que há pessoas que põe as mãos na massa e mesmo que a coisa nasça torta estão sempre prontos a recomeçar de novo.

quase me apetece candidatar-me a mecaníaco, apanhar um avião a vapor e ir cortar lenha para as florestas do sul a fim de alimentar as máquinas que hão-de passar a rolar por aquelas bandas.

saravá!

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

exatamente, o motor a vapor é de 2 tempos... e se for de dupla ação, como os antigos, é de praticamente um tempo só (2/2 = 1)...
o do filme já postado abaixo:
http://br.youtube.com/watch?v=_yiy5ifclqa
injeta vapor num motor a combustão adaptado de 4 para 2 tempos, quando o pistão se encontra entre 3 mm antes e 3 mm depois do ponto morto superior, com uma válvula tipo esfera para admissão, neutralizando a válvula de admissão original, e utilizando a válvula de exaustão, exatamente como sugeriu o ventania.
o motor spilling é caro pois é feito para durar várias décadas sem manutenção, e por dentro ele é um motor a vapor convencional, modular, sendo que a pressão de entrada, para ser eficiente, é de 60 bar...
os motores modernos spilling não requerem mais óleo no vapor, como os antigos.
uma caldeira de baixa pressãp não é um brinquedinho prá energúmenos... imaginem uma de alta...
conheci pessoalmente um velho técnico em caldeiras... que morreu numa reforma e teste a vapor de uma caldeira de baixa pressão, aqui na minha cidade.
já comprei caldeira em mg, que matou 2 após reforma mal pensada...
o motor a vapor do skoda vw também mostrado abaixo,
http://www.atzonline.de/index.php;do=sh ... c=3/id=542
tem uma parafernália de trocadores e recuperadores de calor e de água, e seu rendimento já consegue chegar próximo aos motores diesel, queimando combustíveis líquidos e gasosos, que são muito mais fáceis de queimar do que os sólidos.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sandro_ventania Escreveu:olá josenir,
eu e um amigo já andamos matutando sobre a adptação de um motor a combustão interna pra funcionar a vapor...pelos nossos calculos, varias peças precisavam ser modificadas sim e um monte seriam tiradas tambem.
a) a primeira coisa que descobrimos foi que o volante do camando de valvulas tem que ter o mesmo diametro do volante do virabrequin...
b) na conversão além de eliminarmos esse problema ainda convertemos os dois tempos sem trabalho (admisão e compressão) em trabalho...o motor passa a trabalhar em regime de 2 tempos.
só até aqui, podemos garantir que um motor de 4 tempos convertidos a vapor, vai ter muito mais potencia que o original a gasolina...
c) bom, mas nem tudo são flores...temos a parte da admissão...se usarmos a valvula de admissão original, não poderemos aumentar muito a pressão da caldeira pois senão ela irá abrir a valvula de admissão, temos então que controlar a pressão de forma que a mola da valvula suporte a pressão fechada. a solução seria alimentar pelo furo da vela e criar uma valvula para essa função ou fazer a valvula de admissão funcionar ao contrario...entenderam?
josenir, se voce só usou 2 varetas de solda certamente voce não fez essas modificação e já se agradou do resultado...pense nisso que escrevi acima...é facil de implementar e voce notará o ganho de desempenho!
pois então, sandro,
todos nós somos inventores, pelo menos em potencial, logo gostaria de dizer que o primeiro mandamento do inventor deve ser:
1) toda vez que você pensar em resolver um problema e se deparar com uma solução muito complicada, dê meia volta e comece a analisar tudo de novo, pois as melhores soluções são as mais simples. (josenir, 01/01/1998)
se você tivesse pensado assim, já há muito tempo teria sido você o inventor do "motor a combustão adaptado para vapor", pois logo se vê que você realmente entende do problema, falta apenas chegar à melhor solução. ao contrário de alguns, que tendo mais recursos que nós, se iludem com as muitas "balelas" que são jogadas na mídia e esquecem de racionar por sí mesmos em busca de soluções no mundo real.

a) logo, fazer o diâmetro do comando de válvulas ser igual ao do volante, com certeza faria o motor a combustão funcionar com apenas 2 tempos, mas seria uma alteração mecânica complicada, que dependendo da construção do motor, acabaria até inviabilizando a adaptação. isso eu consegui com apenas umas soldas nos lugares certos.

b) sobre a potência do motor convertido para vapor ser aumentada, eu diria que não, pois a potência desenvolvida no motor, em primeiro lugar vai depender da pressão da caldeira e em segundo lugar, não se deve esquecer que o motor a combustão tem o seu pistão impulsionado por um explosão, logo há uma liberação de energia muito grande intantânea, que produz um impulso brusco no pistão, o que não ocorre no vapor. o que tenho observado no funcionamento do meu é que ele funciona muito mais suave e sem trepidação, e com velocidade mais estável e constante. e este meu motor tem apenas uma cilindro, logo é de se esperar que ele produza muita trepidação. mas este comportamento é esperado porque o motor a combustão de 4 tempos produz força em apenas um tempo, logo 25% do ciclo, enquanto o motor a vapor, como possui apenas dois tempos, produz força a 50% do tempo.

c) aqui mais uma vez, vê-se que você conhece o problema: o fato de a válvula de admissão estar recebendo o vapor de admissão pelas costas, a posição contrária para a qual ela foi feita para vedar. não precisamos necessariamengte recorrer a soluções complicadas para resolver este problema, e na verdade, nem precisamos fazer uma vedação 100%. aqui eu também consegui uma solução de baixíssimo custo que na prática fica até difícil perceber que não ficou 100%, mas que a relação custo/benefício está mais do que aprovada até para os mais exigentes.

enfim, sandro, meus parabéns, você conhece a fundo o problema, credito a você parte do meu sucesso neste trabalho. mas se você ou alguém matar a charada e apresentar a solução, eu não ficarei ressentido, pelo contrário, me alegro quando as pessoas pensam e conseguem resolver seus problemas e de seus semelhantes, especialmente se não estiverem pensando apenas em quanto vão ganhar e nem em aparecer.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

engraçado... o cara vive pedindo opinião e não é capaz de postar aqui o que faz... quer que os outros adivinhem... tipo criança mimada.
ele soldou mais uma saliência no eixo de comando das válvulas... e assim fez a válvula de saída trabalhar em 2 tempos...
e fica se achando o grande mestre... só se for do joguinho esconde-esconde.
mais uma dica: aprenda a injetar pouco ar (ou vapor) e deixe este se expandir dentro do pistão...

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

alguém já ouviu uma estória do problema dos astronautas da nasa em escrever seus relatórios à caneta no espaço ? pois dizem que a nasa gastou 10 milhões de dólares para desenvolver uma caneta que escrevesse de cabeça para baixo para facilitar a vida dos astronautas, mas os japoneses resolveram o mesmo problema sem gastar um centavo. apenas mandaram os seus astronautas escreverem os relatórios a lápis.

é claro que isso deve ser uma lenda, mas ilustra aquilo que eu já disse anteriormente, e mesmo não sendo verdade merece a nossa admiração o autor deste conto.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

descobri a profissão do cara: pastor de igreja...

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

é inegável que deste debate já saíram muitas boas contribuições para o estudo dos motores a vapor e que algumas vieram do fendel, não há a menor dúvida.
mas seria ótimo se os participantes deste fórum se concentrassem em apresentar contribuições, e se concentrassem nos "problemas" e não nas "pessoas". não estamos aqui numa competição, podemos considerar isso aqui como uma conversa entre amigos, em que todos têm direitos de dizer uma bobagem aqui ou outra alí, mas sempre com a intenção de ajudar a chegar a uma solução, e não mostrar quem sabe mais.
se passei a impressão de que estou segurando a bola e parei o jogo, podem ter certeza de que não foi a minha intenção. o que aconteceu apenas foi que finalmente consegui ver um motor a vapor "decente" funcionando na minha frente, e feito por mim, mas que ainda não tenho uma caldeira para atestar o seu real rendimento. mas devido aos testes com ar comprimido, estou convencido de que cheguei a uma solução a que ainda não ví ninguém chegar. isso não impede que qualquer um de vocês venha a fazer o mesmo, e neste momento tenho procurado ajudar os colegas a também chegarem a um objetivo.
apenas acho que seria precipitado dar imediatamente a receita do bolo, uma vez que temos aqui pessoas que talvez sejam muito mais qualificadas e mais indicadas para fazerem isto. mas no tempo certo, penso que tudo se resolverá a contento.
então não se esqueçam amigos, o alvo aqui é o motor a vapor e não nós mesmos !

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

já temos problemas e inimigos suficientes... nas instituições... na mídia... nas hierarquias, etc, e realmente não devemos ficar gladiando aqui, embora um pouco de pimenta favoreça os cérebros.
talvez o sr. josenir é mais novo do que eu... eu já aprendi com a vida de que é bobagem querer guardar segredinhos... ainda mais se tratando de um grupo que almeja o bem comum.
muito pelo contrário, quanto mais boa vontade a gente dedica ao grupo, maior é o retorno, afinal nossos inimigos pelegos corporativos tem tudo na mão, e se quisermos descentralizar alguma coisa, temos que ter união dentro de certos limites.
aliás, quanto mais gente compartilhar de nossas idéias, maior é a chance de nosso êxito.
e quanto mais concorrentes temos... melhor temos que ser..
qualquer máquina, por mais simples que seja, depende de uma montanha de detalhes...
fazer um protótipo é uma coisa... fazer algo útil é bem mais complexo...
motores a vapor já existiam e continuam existindo...
no campo da energia tem muito disque-disque... aliás em todos os campos...
vamos avante... com nossa lança quixotesca...

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”