BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas carlospoças!

o óleo de palma parece comportar-se da mesma forma que que o bio de gordura animal.

eu defendo a tese de que tanto o óleo de palma, como todos os demais ovu, que passaram por frituras, contém, dentro de si, muita gordura animal.

pense num frango frito, na pele... você descartaria que naquele óleo vegetal não está impregnado de gordura animal ?

dependendo da quantidade de fritos que fez, e da sua origem, bisteca, frango, costeletas suinas etc...

quanto à solidificação, estamos engenhando soluções no outro tópico, sobre liquefazer banha de porco, mas, por extensão, pode adaptar-se perfeitamente ao óleo de palma, por isso as atenções estão voltadas para esse tópico em especial.

lobão: ainda tenho os 80 kg de sebo. já o vinho e o capão, já foi no fim de semana...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 236
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por ZEV »

luciano,

dirias q esta experiência está sendo positiva, e poderia avançar para mais larga escala?
(de facto, a quantidade de gordura animal que se perde em matadouros, etc, é enorme e seria excelente reciclá-la de forma positiva e criando energia)


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por egasegas »

zev Escreveu:luciano,

dirias q esta experiência está sendo positiva, e poderia avançar para mais larga escala?
(de facto, a quantidade de gordura animal que se perde em matadouros, etc, é enorme e seria excelente reciclá-la de forma positiva e criando energia)
boas
desculpa discordar, mas pelo menos em portugal, não tou a ver onde nos matadouros, se perde alguma gordura.
pode dar a impressão para quem não conhece o meio que há grande desperdicio, mas nos que conheço e conheço muitos, tentei arranjar banhas e gorduras para fazer bio e isto é já um sub-produto caro, pois conseguem vende-lo com um alto valor acrescentado.senão vejam o preço de 1 kg de banha no supermercado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

egasegas Escreveu:
zev Escreveu:luciano,

dirias q esta experiência está sendo positiva, e poderia avançar para mais larga escala?
(de facto, a quantidade de gordura animal que se perde em matadouros, etc, é enorme e seria excelente reciclá-la de forma positiva e criando energia)
boas
desculpa discordar, mas pelo menos em portugal, não tou a ver onde nos matadouros, se perde alguma gordura.
pode dar a impressão para quem não conhece o meio que há grande desperdicio, mas nos que conheço e conheço muitos, tentei arranjar banhas e gorduras para fazer bio e isto é já um sub-produto caro, pois conseguem vende-lo com um alto valor acrescentado.senão vejam o preço de 1 kg de banha no supermercado.
dirias q esta experiência está sendo positiva, e poderia avançar para mais larga escala?
boas zev:

os matadouros matam muito boi durante o dia. isso é fato.
os matadouros vendem tudo que produzem. isso é fato.
os matadouros vendem o resíduo para indústrias de sabão, que é um produto barato. isso também é fato.
para os matadouros, tanto faz para quem vendem, desde que livrem-se desse rejeito.

aqui no brasil, a gordura in-natura é vendida por r$ 0,08, o que deve dar uns 0,03 euros o quilo.

lembrando que esse preço é para o produto in-natura. existem empresas que compram isso dos matadouros e processam, vendendo o sebo pronto, líquido. nesse caso, paga-se bem mais, quase 20x o valor inicial.

quando fui buscar a primeira vez, levei um bidon de 200 litros, que foi cheio em menos de 30 minutos, com todo o tipo de vísceras. até pedaços ( pequenos ) de fígado, vinha junto.

à medida que ia tirando do bidon, com uma faca, tirava os pedaços de carne que vinha junto, e passava tudo no moedor.

depois de moido, ia para um tacho, uma panela grande com fogo embaixo, e um mexedor automático acima, impedindo que queimasse no fundo, parecido com uma paneça de pipocas.

transcorrido um certo tempo, achei que aquilo não resultaria, pois era uma massa de cor marron, fétida.

como não tinha nada à perder, deixei mais tempo no fogo. algum tempo depois, quando fui inspecionar, estava puro óleo. quase da cor da gasolina. tem fotos aqui no tópico.

isso eu transformei em 80% de sebo. considerando os preços, vale a pena.

egasegas: desconheço a realidade portuguesa, mas não deve ser muito diferente da do brasil, afinal esse resíduo é abundante. salvo se vocês importam a maioria das carnes que consomem. nesse caso, o resíduo fica na mão do país exportador.

qualquer dúvida, basta perguntar. já rodei alguns kms no bio de sebo e posso ajudar todos que queiram informações, pois aqui, o que me move, é a partilha. tão somente a partilha do conhecimento.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por katzilla »

já foi referido num tópico qualquer sobre a impossibilidade de utilização e o transporte de sebo por particulares em portugal.

só empresas de recolha de residuos podem transportar sebo para posterior tratamento para biodiesel.

são poucas as empresas de recolha que se dedicam a este trabalho, por ser extremamente dificil conseguir licença para este tipo de residuo.

só para terem uma ideia, os carros de recolha têm de ter câmara de frio e ter licença veterinária além de outras a licença de recolhedor tambem é especial.

só o produtor pode transportar o sebo, sempre acompanhado das respectivas guias até um local de tratamento devidamente autorizado para esse fim.

talhos e matadouros são obrigados a terem recolha dos residuos, tal como acontece com os restaurantes que são obrigados a entregar o oleo a empresas de recolha devidamente licenciadas para esse fim.

logicamente que se quizerem dispensar sebo a alguem, podem fazer porque dificilmente será detectado, a não ser que sejam grandes quantidaes ou apanhados em flagrante.

as sanções se para restaurantes (oleo) é multa, para talhos e matadouros é bem pior, além de multa podem ver a casa fechada.


daniel_rg
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado out 25, 2008 12:51 am

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por daniel_rg »

olá,
sou novo no fórum e passei meu dia de ontem lendo e aprendendo sobre o processo de obtenção de biodiesel de sebo de boi, acabei achando o fórum e me interessei em ler todo procedimento que vocês realizaram, os erros, acertos e vi que conseguiram no geral resultados positivos e agradáveis, o que me animou bastante para iniciar o processo.
sou aluno de um curso técnico em meio ambiente aqui no rio de janeiro e minha turma vem apresentando a vontade de desenvolver um projeto nessa área, porém temos como prazo até a próxima sexta-feira para apresentar um biodiesel de razoável qualidade para os orientadores do projeto.
então, após ler o tópico iniciei hoje o processo da seguinte forma:
- pesei 568g de sebo cortado em pedaços pequenos e com a menor quantidade possivel de resíduos de carne.
- aqueci esse sebo diretamente em um recipiente de vidro grande, mexendo sempre por cerca de 2 horas até que consegui a formação de boa quantidade de óleo e restou um "torresmo" no fundo do pote, que para poupar tempo desconsiderei e não utilizei, passando o óleo por uma grade e recolhendo ele em um novo recipiente, nesse processo não controlei a temperatura.
- no novo recipiente obtive cerca de 400ml de óleo, sem muita precisão na medição (+- 5% de erro), mantive um aquecimento a cerca de 100ºc por uns 20 minutos, enquanto preparava a solução de metóxido.
- para preparar a solução usei as proporções citadas anteriormente, onde utilizou-se para 1l de óleo obtido, 200ml de metanol e cerca de 11 g de naoh, como usei 400ml de óleo usei apenas 80ml de metanol e 4,4g de naoh. juntei o sal e o metanol em um pote e mantive em agitação por um tempo, com muito pouco aquecimento, na verdade quase nenhum. depois de conseguir juntar os dois passei o líquido para um cilindro com tampa e misturei um pouco.
- coloquei o óleo obtido a uma temperatura entre 50 e 58ºc e adicionei a solução de metoxi, isso tudo sob agitação.
- nesse momento tive a surpresa, o óleo até então estava com ótima aparência, achei que fosse obter bons resultados, porém depois que adicionei o metóxi formou-se um filme pastoso ao redor do termometro e alguns pedaços de gordura parecia começar a aparecer, não quis aumentar a temperatura para não perder o metanol, já que ele evapora a 67ºc, então mantive a no máximo 60ºc. outra caracteristica foi a formação de bolhas no momento da adição, isso pode indicar que acabei formando sabão!?
- mantive sob agitação por duas horas e depois desse tempo passei para um funil de decantação para que as fases se separasem, no momento estou aguardando o resultado, porém somente uma fase muito pequena foi obtida e a outra é essa mistura citada acima.

muito obrigado pela atenção de quem teve paciência de ler até aqui, conto com a ajuda de vocês para conseguir produzir meu biodiesel.


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá daniel:

esse tópico foi aberto por mim e ao longo de muito tempo, conseguimos transformar sebo em biodiesel.

li atentamente seu relato e verifiquei apenas um equívoco decisivo no seu processo: não utilizou a temperatura de reação à 70ºc durante o processo.

você fala que o metanol evapora à 65ºc, o que não é bem uma verdade. isso ocorre no metanol puro. ocorrendo misturas, dizemos que o metanol evapora à partir de 65ºc, dependendo do meio disperso.

quando o nosso amigo red baron indicou essa necessidade, a maioria das pessoas fizeram oposição. os testes revelaram que ele estava certo.

essa formula foi replicada em outros lugares e funcionou.

leia mais, tente com essa temperatura e depois revele aqui os resultados que obtiveste.

não esqueça que o bio de sebo tem que ser misturado ao diesel para manter uniforme sua estrutura.

se deixar o bio de sebo puro, à noite, quando esfriar, vai ficar opaco, ou até branquear. durante o dia, com o sol e calor, volta ao normal.

se usar b50, isso nunca ocorre. são as limitações do bio de sebo.

qualquer dúvida, volte à postar.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

não esqueça que a agitação tem que ser vigorosa durante o tempo de reação.
outro detalhe: você diz que manteve o óleo aquecido à 60ºc e depois adicionou o metóxido.

ao fazer a mistura, você deve ter reduzido a temperatura à menos de 50ºc, muito abaixo dos 70ºc necessários, formando os "grumos".

recomendo que antes da adição do metóxido, force a temperatura do óleo ficar à uns 78ºc, pois quando colocar o metóxido, vai baixar para uns 70ºc.

bom trabalho. acredite. dá certo.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


daniel_rg
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado out 25, 2008 12:51 am

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por daniel_rg »

luciano, muito obrigado pela resposta, fico feliz em ver que posso contar com ajuda em desenvolver o projeto.=d
alias aproveitando seu comentário sobre a pureza do metanol, vocês tem dados sobre o que vocês usaram aqui? eu utilizei um para laboratórios, acredito que tenha uma pureza maior, além disso o naoh que usei também tem pureza bem elevada, cheguei a ficar com medo de usar essa quantidade mas como foi dito que o excesso acaba melhorando o processo no caso do biodiesel de sebo achei melhor manter a quantidade relativa a 11g mesmo, fiz certo né?
bom saber então que não terá problema de reagir o metóxi a 70ºc, passarei a usar essa temperatura e vou tentar repetir esse processo durante a semana.
hoje fui ver o resultado e tudo que tive foi um sólido branco, acredito que realmente devo ter formado somente sabão
somente confirme uma coisa,se possível, na hora que prepara-se a solução de metóxi há necessidade de manter o preparo sobre agitação e aquecimento de 55ºc mesmo? tive mais um problema nesse processo porque uma vez que a reação é exotérmica esquenta e libera gás, e o recipiente que eu usei para armazenar era fechado como pede o procedimento, sendo que ao agitar esse cilindro sua tampa saiu com a pressão e parte do metanol saiu, daí repeti o procedimento de preparo do metóxi.
sua observação estava correta, quando adicionei o metoxi a temperatura caiu para uns 47ºc mas tentei ajustar o mais rápido possivel, não esperava que a mistura esfriasse e sim o oposto mas esse tempo mínimo e a falta de temperatura pelo jeito foram responsáveis por formar esse "grumos". uma pequena dúvida é sobre tempo de reação, há necessidade de um tempo especifico de reação entre metanol e naoh? e entre o metóxi e o óleo posso usar duas horas mesmo ou é um tempo excessivo?

alias sobre essa citação de que o bio de sebo tem que ser misturada, aqui no rj, está fazendo bastante calor, inclusive a noite, será que nesse caso poderia ser usado ele puro ou mesmo assim há necessidade de mistura-lo?

e finalmente sobre o processo de lavagem com silicato de magnésio, ele pode ser usado em outros procedimentos como o com óleo de cozinha? qual a quantidade que vocês obtiveram melhor resultado? 20g/l ou as 40 citadas?

muito obrigado e desculpe pela empolgação com perguntas e mais perguntas

tentarei, errarei, repetirei mas o importante é que um dia consiguirei (espero rs)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

daniel: como diria jack: vamos por partes!
vocês tem dados sobre o que vocês usaram aqui? eu utilizei um para laboratórios, acredito que tenha uma pureza maior, além disso o naoh que usei também tem pureza bem elevada, cheguei a ficar com medo de usar essa quantidade mas como foi dito que o excesso acaba melhorando o processo no caso do biodiesel de sebo achei melhor manter a quantidade relativa a 11g mesmo, fiz certo né?
pureza do metanol... bom, você está no brasil, e eu diria no mundo. no mundo dos espertos. muita gente já reclamou de comprar metanol adulterado. vai ter que confiar. apostar num fornecedor e comprar sempre do mesmo.
existe um medidor de teor de alcool, o alcoometro. encontra no mercado livre. na dúvida, sempre bom é testar.
hoje fui ver o resultado e tudo que tive foi um sólido branco, acredito que realmente devo ter formado somente sabão


parecido com esse ?

Imagem
somente confirme uma coisa,se possível, na hora que prepara-se a solução de metóxi há necessidade de manter o preparo sobre agitação e aquecimento de 55ºc mesmo?
não entendi bem, mas se perguntas sobre a preparação do metóxido, este é feito à temperatura ambiente. se quiseste dizer em manter a temperatura do óleo aquecido, enquando prepara o metóxido, este tem que ser aquecido até 78ºc e mantido em agitação, para evitar que parte do óleo tenha uma temperatura e parte, outra.
tive mais um problema nesse processo porque uma vez que a reação é exotérmica esquenta e libera gás, e o recipiente que eu usei para armazenar era fechado como pede o procedimento, sendo que ao agitar esse cilindro sua tampa saiu com a pressão e parte do metanol saiu, daí repeti o procedimento de preparo do metóxi.
meninos... tua sorte foi que a tampa explodiu. senão teria sido tudo, causando um acidente que você iria querer esquecer, embora as queimaduras dos corpos não deixariam...

para você trabalhar num reator fechado, tem que ter manômetro de pressão, valvula de escape ( eficiente ) e um ambiente controlado.

faça a reação em reator aberto. é muito mais seguro. fechado, só para recuperar metanol da glicerina, mas isso é outra aula.

o preparo do metóxido se faz num recepiente aberto. o nosso colega e moderador mnunespt sugeriu uma técnica que é muito boa: coloque toda a soda e vá colocando o metanol aos poucos, e não tudo de uma vez.

eu utilizo um balde antigo de graxa ( 20 litros ). adaptei em um motor de ventilador velho, uma haste e na ponta, coloquei a parte de cima de uma torneira de jardim, fazendo um batedor. fiz alguns furos nas pontas da tampa, longe do motor, para que os vapores do metanol saiam por esses furos e não fiquem perto do motor, que eventualmente produz faíscas.
sua observação estava correta, quando adicionei o metoxi a temperatura caiu para uns 47ºc mas tentei ajustar o mais rápido possivel, não esperava que a mistura esfriasse e sim o oposto mas esse tempo mínimo e a falta de temperatura pelo jeito foram responsáveis por formar esse "grumos".
o sebo possui caracteristicas diferentes do óleo vegetal. a cadeia da gordura é mais longa, por isso necessida de mais calor e mais base para fazer a reação.

até chegarmos nesse número, foram dúzias de litros posto fora. tens aqui uma receita que funciona. aumente a temperatura num reator aberto e veja a coisa funcionar.
uma pequena dúvida é sobre tempo de reação, há necessidade de um tempo especifico de reação entre metanol e naoh? e entre o metóxi e o óleo posso usar duas horas mesmo ou é um tempo excessivo?
a reação do metóxido se completa quando não se tem mais cristais de soda no fundo. se depois de concluído, notar que parte não reagiu, pese e compense com mais um pouco, senão vai ter uma reação incompleta. depois que comecei a usar a técnica do mnunespt, nunca mais fiquei com soda no fundo.

duas horas para a transesterificação é o suficiente. há quem faça com menos. eu gostei desse tempo e fico por aqui. experimente fazer em tempos diferentes, vai aparecer o resultado nos testes de qualidade que vais fazer depois.
alias sobre essa citação de que o bio de sebo tem que ser misturada, aqui no rj, está fazendo bastante calor, inclusive a noite, será que nesse caso poderia ser usado ele puro ou mesmo assim há necessidade de mistura-lo?
se tiveres garantia de que não vem uma frente fria, ok! já vi casos de motores que tiveram que passar um maçarico na bomba injetora, tanque e tubulação por causa de um frio atípico. melhor prevenir do que remediar, mas...
e finalmente sobre o processo de lavagem com silicato de magnésio, ele pode ser usado em outros procedimentos como o com óleo de cozinha? qual a quantidade que vocês obtiveram melhor resultado? 20g/l ou as 40 citadas?
limpeza sem água pode ser feito em qualquer processo. utilizo 20g/l combinado com terra diatomácea. veja os relatos no tópico aberto sobre o assunto nessa mesma seção.
muito obrigado e desculpe pela empolgação com perguntas e mais perguntas
nada que um convite para tomar um ( vários ) chopps em copacabana não resolva.
tentarei, errarei, repetirei mas o importante é que um dia consiguirei (espero rs)
tenha certeza disso.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


daniel_rg
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado out 25, 2008 12:51 am

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por daniel_rg »

rrsrs mto obrigado luciano
ficou bem parecido com a primeira garrafa, a sem formação de fases

quando perguntei sobre a temperatura da reação era sobre o do metoxi mesmo, porque algumas pessoas fizeram aquecendo durante o processo, estranhei isso mas não usei no meu processo, na verdade somente teve o aquecimento porque a superficie onde fiz a reação tinha sido aquecida antes.´

sobre a reação em recipiente fechado... sei que errei mesmo, mas tinha feito a reação em um aberto e depois transferi para o fechado e sacudi, provavelmente ainda não tinha terminado, por isso a tampa saiu, sorte minha
vou passar a fazer sempre em reator aberto e alertar aos outros que fizeram em recipiente fechado sobre o perigo.

e a pergunta sobre a temperatura aqui no rj é mais por conhecimento mesmo, não pretendo aplica-lo sem mistura em nenhum local, mas é um bom exemplo comentar na apresentação sobre os problemas com a solidificação dele no interior dos carros.

mais uma vez muito obrigado pela ajuda


daniel_rg
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado out 25, 2008 12:51 am

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por daniel_rg »

refiz o procedimento e mais uma vez deu errado, formou sabão, conforme adicionei o metóxi foi formando espuma e mais espuma....
segue exatamente o procedimento usado:
- tornei líquido 794,90g de sebo bovino
- mantive o óleo obtido a aquecimento até parar de estalar
- obtive então cerca de 680ml de óleo
- mantive o óleo a 78ºc
- preparei solução metóxi usando 136ml de metanol p.a. e 7,478g de naoh puro
- adicionei lentamente o metanol ao naoh, misturando, com isso consegui fazer a solução sem que ficasse com corpos no fundo, sem precipitados.
- adicionei o metóxi ao óleo sob agitação razoavelmente forte.
- foi então que formou-se espuma e mais espuma e depois uma gelatina que é fato que não é bd =(

o que ocorreu? alguém sabe dizer o que pode ter dado errado? pensei em repetir o procedimento usando a quantidade normal de naoh que recomendavam, 3,5g/l será que pode ter sido isso que influênciou? ou pode ter alguma relação a agitação durante a mistura? não ter sido forte o sufuciente.. sei lá... apesar de achar que estava bem rápida a agitação usada.
um integrante do grupo está pensando em repetir o processo usando aquela banha que vende em mercado para testar, alguém sabe se os resultados são os mesmos?

obrigado =)


daniel_rg
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado out 25, 2008 12:51 am

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por daniel_rg »

ah.. mais um detalhe... ao tornar o sebo líquido vocês somente aquecem mesmo ele? ou fazem alguma mistura ou procedimento diferente?
valeu

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por jmal »

não estou muito dentro do assunto do bd de gordura animal, mas à primeira vista o que me salta é a temperatura que tinha quando fizeste a mistura, 78 ºc, assim que adicionas-te o metóxico, o metanol desapareceu, evaporou, portanto o que ficou foi a soda.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


daniel_rg
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado out 25, 2008 12:51 am

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por daniel_rg »

pois é... também tinha esse medo, mas o luciano já me explicou acima que quando realiza-se a mistura a temperatura para evaporar o metanol acaba sendo alterada e com isso não há perda significativa, porém como o sebo de gordura animal possui uma cadeia maior ele necessita dessa temperatura de 78º (para depois ser mantida em 70ºc ) para poder quebrar a estrutura e propiciar a reação.
obrigado pela ajuda =)
alias... onde eu consigo comprar silicato de magnésio para fazer a lavagem a seco (depois que conseguir fazer o bd para isso...) procurei em farmácia mas ninguém tinha... usar talco antisséptico não né? escutei que poderia ser usado por ter o silicato de magnésio, mas tem muito mais coisas nele, como ácido bórico e etc.
vlw

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

pela forma que relatas, deves estar fazendo o experimento em um ambiente controlado, onde as variáveis que poderiam influenciar no resultado são descartadas, como erros na temperatura, qualidade do naoh ou metanol.

posso lhe garantir que para conseguir fazer a transesterificação, tens que usar uma base forte e precisa processar a reação à 70ºc.

o único fto que pode não ter sido controlado foi no nosso processo ( e não no seu ), que talvez seja a adição do metanol não à 78ºc, mas numa temperatura abaixo da teórica temperatura de ebulição do metanol.

experimente aquecer o óleo até 50ºc, adicione o metóxido e após, eleve a temperatura até chegar à 70ºc. mantenha nessa temperatura durante 2 horas, com agitação forte. lembre que por forte é inferior à agitação promovida por um liquidificador.

talvez o choque do metanol com o sebo muito quente possa ter ocasionado esse problema.

relate o que vem acontecendo conforme vai evoluindo nos seus testes.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

daniel_rg, seja bem vindo ao clã!

talvez o erro esteja ocorrendo em misturar o metóxico numa temperatura muito alta (78ºc), parte do metanol evapora em contato com o sebo quente, eu sempre misturo o metóxico a 55ºc depois vou elevando a temperatura aos 70ºc ou mais no meu caso possuo um reator fechado vou até os 85ºc, mas a 70ºc funciona perfeitamente.
outra coisa que temos que ter cuidado é que o sebo tem de estar isento d'água.
daniel_rg Escreveu:um integrante do grupo está pensando em repetir o processo usando aquela banha que vende em mercado para testar, alguém sabe se os resultados são os mesmos?

a banha que é vendida no mercado é uma gordura do suíno mais nobre que o sebo, conseqüentemente mais cara, mesmo assim tem de ter cuidado em aquece-la para a devida retirada da água que existe nesse produto, na minha opinião deves repetir o processo com o sebo para não fugir ao teu propósito!

vão em frente que é errando que se aprende, não desanimem se precisarem estaremos aqui do outro lado!

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

pois, aqui todos aprendemos à cada dia. ao tentar ajudar, acabei danificando a experiência do daniel.

repita daniel, o chopp desta vez fica por minha conta !

ah, e do lobão também, que demorou para aparecer.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

claro mano velho que o chopp desta vez é por minha conta, mas para brindar a nova experiência do daniel!

um abraço a todos!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


daniel_rg
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado out 25, 2008 12:51 am

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por daniel_rg »

olá!
volto aqui para dar as boas notícias e agradecer muito a vocês
sei que demorei mas é que tive um monte de trabalhos para entregar e fiquei sem tempo de mexer no computador, mas então:

repeti o procedimento e usei o valor normal de 3,5g naoh e fiz logo paralelamente um com cerca de 9g de naoh, e cheguei a uma conclusão:
observei que durante o tempo de reação o recipiente que estavamos usando tinha o fundo muito ligeiramente arredondado e com isso o agitador magnético que ficava dentro dele começava a sair da rota e parava de girar por algum tempo, até meu amigo ver e colocar ele girando novamente, e observando de perto todo processo vi que a grande chave para isso foi a agitação mesmo, já que no recipiente com esse problema deu errado e no outro onde a agitação foi normal ele deu certo ( usando 3,5g naoh). além disso mexi na temperatura como indicado elo amigo lobão, adicionei a 55 ºc e aumentei para 70ºc, depois disso, por falta do silicato de magnésio no dia, acabei usando a lavagem com ácido, porém bem regulada e o biodiesel que obtive foi muito claro e bonito, ficará exposto na estante de casa rs, depois de tanto trabalho.
para melhorar quebramos a expectativa de várias pessoas que disseram que ninguém ia conseguir fazer mesmo, para deixar para lá, todos os grupos conseguiram ( somente o meu era com sebo).

nos testes de qualidade tudo deu certo, queimou, separou-se rapidamente da água ( um integrante do grupo quase me mata de susto ao usar um pote sujo com detergente para fazer o teste, formou tanto sabão que me assustei, mas depois de repetir tudo deu certo rs) e o ph ficou em 7, neutro como recomendado. a única coisa que fiquei em dúvida foi sobre o rendimento, o meu foi bem baixo, cerca de 40% ( se calculei corretamente)

muito obrigado a todos e assim que puder posto fotos dele aqui para vocês verem, colocarei agradecimentos a vocês na minha apresentação =d

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal”