Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

mais uma dúvida o quadrado grande que está situado à direita da placa é para o transformador?, podes dizer-me quais são as medidas reais da placa de ci.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

boa noite já decobri os cis, mais umas dúvidas o quadrado grande á direita do ci é para colocar o tranformador? qual é otamanho real da placa? brigado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boa noite já decobri os cis, mais umas dúvidas o quadrado grande á direita do ci é para colocar o tranformador? qual é o tamanho real da placa? brigado.
o tamanho da placa é 86 x 90mmm. o quadrado à direita é para o transformador sim, mas observe que na verdade ele é apenas um indutor, pois possui apenas um enrolamento. enrole 21 espiras de fio 25 awg em 3 pernas (3 fios paralelos) e ligue o inicio da bobina no primeiro pino e o final no ultimo pino do transformador, os unicos pinos que recebem trilhas no circuito impresso. este enrolamento não é crítico, pode ter umas três espiras a mais ou a menos e o fio pode ser um pouco mais grosso. o transformador tem as medidas aproximadas de 34x30x13mm e tem que ser de ferrite. pode ser retirado de uma fonte de pc (o transformador maior da fonte). para desmontá-lo: coloque em uma panela com água o suficiente para cobrí-lo, cozinhe por 5 minutos e em seguida, com a ajuda de dois alicates separe as duas peças do núcleo, com ele ainda quente.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

desculpa lá o josemir mas tens que ser mais práctico e menos técnico pois como já disse entendo pouco de electrónica, gostava é que me aranjasses um desenho do circuito com os valores de todos os componentes, pois há omissões na ci,quanto ao transformador não entendo essa das três pernas, porque se calhar não estou a ver o núcleo de ferrite que usas-te. estou decidodo a realizar este projecto, mas acho que vou ter bastantes dúvidas.obrigado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:desculpa lá o josemir mas tens que ser mais práctico e menos técnico pois como já disse entendo pouco de electrónica, gostava é que me aranjasses um desenho do circuito com os valores de todos os componentes, pois há omissões na ci,quanto ao transformador não entendo essa das três pernas, porque se calhar não estou a ver o núcleo de ferrite que usas-te. estou decidodo a realizar este projecto, mas acho que vou ter bastantes dúvidas.obrigado.
no desenho da placa de ci do regulador existem poucos componentes sem nome, somente aqueles que achei não serem necessários por serem totalmente diferentes dos demais e também por estarem todos com nome no esquema elétrico que já publiquei antes:
1) os dois ci´s 555, porque de ci´s só existem eles.
2) o transformador, porque também é único
3) a ponte de diodos sbl2040 (tem três pinos qadrados e está ao lado do transformador, ligada a um de seus pinos), também é única.

recomendo que veja a lista de componentes que publiquei anteriormente e o esquema elétrico. mesmo alguém com muitos conhecimentos em eletrônica não monta um circuito olhando apenas para o desenho da placa de ci.
onde você vê uma linha amarela ligando dois pontos (como no pino - bat), isto é um jumper, um pedaço de fio.
sobre o bobinamento do transformador: corte três pedaços de fio 25 awg com aproximadamente 2 metros de comprimento e junte os três, fazendo um só fio de 2 metros. para melhor rendimento prenda uma das pontas e gire a outra para torcer o fio. observe a figura do transformador de ferrite de fonte de pc. na parte de cima dele sai um fio com a mesma técnica de construção que fazemos o nosso: com várias pernas de fio torcido. no caso deste da foto, tem 5 fios torcidos.
TRAFO.JPG
TRAFO.JPG (20.25 KiB) Visto 6511 vezes

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

obrigado josenir acho que agora já não tenho dúvidas talvez quando começar!.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

boa noita tenho mais ums dúvidas, conforme o desenho que vou postar, será que está correcto.os led verde indica o inicio da carga e o led vermelho a carga completa, como é que posso sabeer que o circuito ficou a funcionar correctamente?
06102008(002).jpg
06102008(002).jpg (79.03 KiB) Visto 6426 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boa noita tenho mais ums dúvidas, conforme o desenho que vou postar, será que está correcto.os led verde indica o inicio da carga e o led vermelho a carga completa, como é que posso sabeer que o circuito ficou a funcionar correctamente?
o led carga indica que a bateria está sendo carregada e deve ser verde, e o led vm, que na placa de ci está idenificado como "partida" indica que a tensão do gerador está abaixo de 14v e está sendo elevada. este led deve ser vermelho, se ele estiver apagado, ou o gerador não está fornecendo tensão de pelo menos 6v ou já está fornecendo tensão maior que 14v.
o primeiro "verifica" na parte de cima que está identificado na placa como 4001 é um diodo 1n4001 ou diodo de silício equivalente para 1a.
os dois pontos em "identifica isto" que na placa aparece como vcc devem ser ligados por um fio, o de cima, ligado aos diodos é a tensão retificada do gerador e o outro, que está ligado ao diodo zener de 5,1v é a tensão de referência que entra no ci 555 encarregado de elevar a tensão.
o último "verfica" é o próprio diodo zener de 5,1v já referido.
os dois ci´s 555, o sbl2040 e os irfz44 estão corretamente identificados, observe que na parte de baixo existem mais dois irfz44.

para testar se o regulador de tensão está funcionando ligue uma lâmpada de 12v entre os pinos - bat e + vcc e ligue uma fonte de 6 a 9v nos pinos ac1 e ac2. se tudo estiver correto:
1) os dois leds acenderão
2) a lâmpada acenderá
3) a tensão na lâmpada deve estar em +- 14v

mas para verificar melhor, só ligando nos pinos ac1, ac2, ac3 os fios do bobinamento do gerador e usando um motor em diferentes velocidades para movimentá-lo e observar melhor como se comporta.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

muito obrigado josemir mas o que eu pretendia em relação aos diodos era saber se a posição anodoto - catodoto estava correcta.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:muito obrigado josemir mas o que eu pretendia em relação aos diodos era saber se a posição anodoto - catodoto estava correcta.
os diodos sempre têm uma cinta marcando o catodo, mas por um motivo qualquer não aparece a cinta no desenho. o 1n4001 tem o catodo (lado da cinta) ligado ao ci 7815 e o zener de 5,1v tem o catodo ligado ao terminal vcc.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

boa noite malta tenho uma dúvida com o regulador de tensão, já tenho alguns componentes para iniciar o projecto mas agora surgiu-me um precalço já aranjei o transformador e qeria saber como é que ele se desmonta, o que é que vou separar, não tens a foto do aspecto final, pelo que pude perceber só fica a base com o núcleo onde está o enrolamento, falas en separar as duas peças... outra dúvida saquei o diodo fast, maas a referência dele é sbl1040, será que dá ou terei que procurar outra fonte, o que arranjei tem tres pernas, necessito de dissipador de calor.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boa noite malta tenho uma dúvida com o regulador de tensão, já tenho alguns componentes para iniciar o projecto mas agora surgiu-me um precalço já aranjei o transformador e qeria saber como é que ele se desmonta, o que é que vou separar, não tens a foto do aspecto final, pelo que pude perceber só fica a base com o núcleo onde está o enrolamento, falas en separar as duas peças... outra dúvida saquei o diodo fast, maas a referência dele é sbl1040, será que dá ou terei que procurar outra fonte, o que arranjei tem tres pernas, necessito de dissipador de calor.
o transformador pode ter o núcleo em forma de dois e ou um e e um i. faça como já disse anteriormente: ponha o trafo em uma panela com água o suficiente para cobrí-lo e leve ao fogo para cozihnar por quatro minutos. com ele ainda quente pegue com dois alicates, um na parte de cima e outro na parte de baixo e puxe uma peça para cada lado. independente do formato as peças vão se separar. ele é colado com uma cola que amolece quando está quente, mas se esfriar você não consegue desmontar. no final ficam três peças: o carretel e as duas peças do núcleo.
para o seu gerador o sbl1040 serve, pois como o nome diz ele é de 10a/40v, mas não deixe de pôr um dissipador de calor. ele tem três pernas mesmo, como um transistor de potência, pois são dois diodos no mesmo encapsulamento.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

boa noite forum,já comprei todos os componentes, massurge-me varias duvidas. o condensador electrolitico de 1000 mf, que se encontraem cima do lado direito do ci , é de 25v ou de 16,pois no esquema de ligação postado, aparecem dois com 25v, um ligado ao lm 7815, e outro ligado a um condensador referido no ci como (2mf), que penso ser de poliester dado o sseu tamanho,e cujo valor no esquema de ligação é de 100nf não será de 1mf 250v estou baralhado.

não consegui encontrar condensadoes cerâmicos de 100nf e 1nf, e resistências e 1/8, trouxe condensadores cerâmicos e resist~enciaas e 1/4, e um resistor de 2w 100r,será que dá.

se quiser ligar uma ventoinha de refrigiração onde ligo se aconselhavel?

já agora veifiquei que na lista existe duplicação dos capacitores cerãmicos de 100nf e 1nf,será correcto?
ob

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

sobre os capacitores eletrolíticos, todos são para 16v, exceto o de 4700 uf, pois ele é o único que está ligado direto ao gerador, todos os outros vêm depois do regulador 7815, logo recebem tensão de máximo 15v. se você ver que pode o gerador produzir mais que 25v, altere o de 4700uf para 35v, mas deixe os demais de 16v.
o capacitor de 2uf é de poliéster de pelos menos 100v.
sobre os resistores não há problema se usar de 1/4w, importa apenas os valores das resistências. o resistor de 100r pode ser 2w no caso de um gerador de baixa potência. observe se ele não vai aquecer, se aquecer deve usar um maior.
não recomendo usar ventilador para refrigeração, primeiro porque não precisa e segundo porque vai gastar energia desnecessariamente. se fosse usar um ventilador seria no dissipador dos transistores irfz44. aliás esqueci de dizer que são necessários dois dissipadores de calor para os dois pares de irfz44, mas não precisam ser grandes, qualquer pedaço de alumínio serve.
os capacitores cerâmicos realmente estão duplicados na lista de material.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

boa tarde forum, josenir nao fiquei totalmente esclarecido quanto ao facto de usar capacitores de poliester em vêz de cerãmicos. o capacitor de 2 mf, no ci não será de 1mf 250v pois é esse que está na lista e no esquema de ligação por ti postado está com o valor de 100nf, qual é o correcto?

já agora, devo instalar o regulador de tensão junto do gerador ou junto das baterias. quais as vantagens e desvantagens. ob

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boa tarde forum, josenir nao fiquei totalmente esclarecido quanto ao facto de usar capacitores de poliester em vêz de cerãmicos. o capacitor de 2 mf, no ci não será de 1mf 250v pois é esse que está na lista e no esquema de ligação por ti postado está com o valor de 100nf, qual é o correcto?
já agora, devo instalar o regulador de tensão junto do gerador ou junto das baterias. quais as vantagens e desvantagens. ob
não há nenhuma preferência em capacitores cerâmicos ou poliéster, o que acontece é que com valores até 100nf usa-se capacitores cerâmicos, mas acima disso dificilmente se encontram capacitores cerâmicos, neste caso tem que ser de poliéster, e acima de 10uf dificilmente se encontra de poliéster, então tem que ser eletrolítico. o capacitor de 2uf pode ser de 1uf também, o valor não é crítico. apenas procure usar um com tensão de pelo menos 100v. este capacitor é de poliéster, mas se existisse cerâmico com este valor daria no mesmo.
o regulador deve ser instalado junto ao gerador, pois é a forma mais simples e econômica, logo precisa ter uma pequena caixa para protegê-lo das intempéries, especialmente da chuva.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

boa noite josenir, terminei hoje o regulador de tensão e tenho umas questões a por liguei à sída o multímetro e a voltagem de sáda è superior a 14,5 v, chega mesmo a19v, a luz vermelha acende e logo de seguida a verde só que passsados alguns instantes a verde apaga-se e deixa de dar leitura verificando-se um travamento no gerador, será normal?
se eu não liagr o multimetro aprentemente está tudo normal, será que devo fazer a leitura com uma lampada e não directamente com o multimetro o que me dá a entender é que este provoca uma simulação de carga completa só não entendo é porque não volta ao normal após ter desconectado o multimetro, e só passados alguns minutos.agradecia que explicasses o que acontece quando a carga fica completa. ob

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

para fazer o teste é importante ter uma carga ligada na saída, caso contrário vão ocorrer oscilações que podem ser confundidas com mau funcionamento. então use uma lâmpada de 12v de pisca de carro ou moto e pode ligar o multímetro, mas na escala vdc.
também deve ser usado um motor elétrico para mover o gerador, com uma velocidade compatível com o gerador. aqui eu uso uma polia grande no gerador e uma pequena no motor elétrico. usando um motor elétrico de baixa rotação (1750 rpm) e uma redução 3:1 ou 4:1 normalmente funciona bem. o que se tem que observar é se atensão de saída está saindo regulada em torno de 14,5v.
mas para isso ocorrer é necessário uma rotação constante para o teste e, claro, tem que ter uma carga.
um pequeno detalhe: o nosso regulador possui um sistenma de regulagem que aumenta a tensão quando ela está abaixo de 14v, mas quando ela está acima disso ele não diminui, o que faz é mandar para a carga, logo com o consumo da carga a tensão cai para o valor de 14,5v. se cair de mais, ele ruduz a intensidade do que está sendo enviado para a carga.
isto é desta forma para se ter um aproveitamento melhor da energia gerada, com meos disperdício. mas em compensação você precisa ter uma boa quantidade de baterias para absorver a energia gerada sem causar sobrecarga nelas.
aqui tenho trabalhado com baterias com capacidade 4 vezes maior que o gerador e tem funcionado muito bem. logo se você acha que o seu gerador vai produzir até 10a, use bateria de pelo menos 40a. se usar mais ainda, melhor. mas se usar menos do que isso, as baterias podem sofrer sobrecarga e terem a sua vida útil encurtada. mas isso só acontece se realmente existir um vento ótimo.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

obrigado josenir mas mesmo assim tenho um problema é que no inicio parece que tudo está a funcionar bem acendem os doi ledes, mas passados alguns instantes comeca a prender o gerador e o verde apaga-se e a tensão cai e depois só volta a acender-se depois de parar o gerador.
não sei se algum componente poderá estar a funcionar mal pois quando o testei usei um transformador de 230v-12v 50w próprio para lampadas de alogénio, e ele queimou.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

deve ter algo errado, com certeza. comece verificando os transistores irfz44 se não estão em curto. o ideal seria ter um frequencímetro para medir a frequência no pino 3 dos dois ci para ver se estão oscilando e qual a frequência.
se possível envie uma foto para a gente ver o aspecto da montagem com os componentes. quem sabe visualmente eu consiga identificar algum componente invertido, por exemplo. observe se há aquecimento em algum componente.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”