Uma bereco do dia a dia!

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Uma bereco do dia a dia!

Mensagem por jmal »

já experimentaram a subir nessas estradas com uma scooter a gasolina, ai sim era um belo teste.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

jmal Escreveu:já experimentaram a subir nessas estradas com uma scooter a gasolina, ai sim era um belo teste.

esquece ou estão todos quitadas ou só ganho aos caixotes....

pois noto pelo fumo que mandam e deixo de ver a estrada e por vezes falta me o ar acabo por desistir!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE
Registado: terça set 23, 2008 6:41 pm

Mensagem por pulka »

ja me decidi por uma ecoracer. vou este fim-de-semana fazer um test-drive.

ontem reparei num pormenor curioso. andava indeciso entre comprar uma yamaha neos 50 e uma ecoracer, quando encontro um descritivo de caracteristicas da yamaha em termos de potencia. o quadro fazia comparacoes, e em termos de potencia electrica; equivalia a é 2.0kw que e precisamente a potencia da ecoracer.
(peco desculpa pela falta de acentos, mas este teclado esta marado)

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

as potencias são próximas, mas o modo como a entregam é que difere.

nas scooters a gasolina, acelera-se a fundo, o motor sobe de rotação, e a embraiagem vai digerindo a entrega de potência à roda (o típico whééeééééeeeeeee.....)

na eléctrica roda-se acelerador e ela anda imediatamente, o binario é imediato, não há embraiagem, nem transmissão pelo meio (zzztt e já foi... )

quase todos os que estão habituados a andar numa scooter a gasolina, quando pegam na eléctrica ficam surpresos, porque aceleram a fundo e ela imediatamente rola. não é que salte debaixo da pessoa, mas a resposta inicial é mais imediata. depois do arranque a aceleração é controlada, linear e suave.

isto quando já passaram a fase de ficarem a carregar no usual botão de "start", e a reclamar que não pega... lá tenho de explicar que já está ligada e pronta a andar... e que acelerem devagar.

e depois de um passeio a nossa roupa não cheira a óleo queimado

pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE

Mensagem por pulka »

lá fui ao test drive da eco racer e pronto...reservei uma.

lá para o início de novembro, espero poder começar a partilhar a minha experiência.

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

pulka Escreveu:lá fui ao test drive da eco racer e pronto...reservei uma.

lá para o início de novembro, espero poder começar a partilhar a minha experiência.

mais um, bem vindo a comunidade!
Mapa dos pontos de carga

marte
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta abr 16, 2008 2:23 pm

Mensagem por marte »

serges Escreveu:
pulka Escreveu:lá fui ao test drive da eco racer e pronto...reservei uma.

mais um, bem vindo a comunidade!
bibas!

a eco racer em relação à bereco, é muito diferente em relação ao comportamento?

cumps,
marte

pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE

Mensagem por pulka »

nao experimentei a bereco, mas pelo que sei a ecoracer tem tecnologia mais recente

marte
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta abr 16, 2008 2:23 pm

Mensagem por marte »

pulka Escreveu:nao experimentei a bereco, mas pelo que sei a ecoracer tem tecnologia mais recente
talvez, eu desconheço ambas...
a bereco tem mais 500w e penso que tem um botão de "turbo" para as alturas mais criticas. pode fazer muita diferença em situações mais agrestes.

cumps,
marte

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

pulka Escreveu:nao experimentei a bereco, mas pelo que sei a ecoracer tem tecnologia mais recente
huummm... mais recente? qualquer uma das duas tem tecnologia que existe ha dezenas de anos, a diferença é que, segundo tenho lido no forum, a ecoracer tem o controlador preparado para dar mais potencia... logo esgota as baterias mais depressa. na bereco tens esse botao "turbo" que te dá mais potencia apenas quando necessario.

cax
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mar 03, 2008 11:16 pm

4500 Kms - Baterias começam a fraquejar

Mensagem por cax »

serges, tenho-me apropriado do teu diário para ir fazendo o meu, não leves a mal.
já estou perto dos 5000kms e 1 ano de bereco. começo agora a notar que a autonomia já não é o que era. fazia os 40kms diários com uma carga de 1/2 hora a 45 minutos ao almoço e andava sempre prego a fundo usando o booster 2 a 4 vezes, à vontade.
agora já vejo o ponteiro descer perigosamente (e se ele desce rápido depois de meio!) após 30 kms e tenho de reduzir a velocidade para os 35 km/h. se andar sempre pela cidade, raramente a 50kms/h (viana é pequena e sem grandes avenidas), 40 kms sem problema, já na estrada a 50kms/h faço no máximo 30kms.
lembro-me do serges se queixar de não ultrapassar os 45kms/h quando atinge meia carga, agora isso também me acontece e, no último 1/4 não mais de 40kms/h (e se estiver longe de casa eu próprio reduzo para 25 ou 30).
acho isto perfeitamente normal e até acho que a longevidade das baterias é um ponto forte da bereco, uma vez que estas já têm 1 ano (metade da vida) e 5000kms (1/3 da kilometragem) e só agora começo a notar alguma redução da performance, nada dramático. acredito que possam durar os 2 anos, mas, como ando muito e faço muitas cargas, creio que vou trocá-las bem antes.
calculo que por esta altura, com o que poupei em combustível, já está 1/4 paga. se somar o que poupei em estacionamento e almoços, já está toda paga.
quanto aos 54€ da conservatória, já os recebi sem ser necessário fazer pedido por escrito. demoraram cerca de 15 dias a restituir, reconheceram o erro de imediato e pensei que ia demorar mais. viver numa cidade pequena tem as suas vantagens e até as conservatórias se tornam um lugar simpático onde se encontra sempre gente conhecida.

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Mensagem por edupatorod »

cax e serges,

a velocidade maxima de 50 ou 55km/h na vossa mota pode não ser atingida porque os calços podem estar a travar a roda da frente. não sei de lubrificaram alguma vez os pivots do travão da frente. tem que estar bem lubrificados....
se houver travagem durante o viagem... klaro que terá menos autonomia.

sobre as baterias... sim tenho aqui uam mota com quase 7000km e já não faz 40km... é normal...
esta quantidade de km... é normal que as baterias comecem a ter desgaste.

eduardo
ecomotores.com

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

exacto, constatei o mesmo na minha, a pinça de travão estava ligeiramente presa, em constante fricção com o disco, o que causava aquecimento e chiava.

depois de desmontada, limpa, lubrificada, e com folga ajustada, ficou impecável. sem stress, apenas uma questão de manutenção.

pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE

Mensagem por pulka »

pelo que vi em respostas anteriores, há pessoas a pagar seguro na ordem dos 70€/ano.

já tentei em 3 seguradoras diferentes, explicando com muita calma que é um veículo eléctrico, inclusive enviando os dados da mota do fornecedor, e apanho sempre simulações na ordem dos 140€.
estou a fazer algo errado, ou é por já terem seguros de mota anteriores?

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

caro pulka,

não tem a ver com o facto de ser electrico que a seguradora te vai dar um prçeo mais baixo. o risco é igual se for electrico ou a a gasolina ou quem sabe a ar...

da-me teu email... se quer ponho-te já a pagares 60 eur...

eduardo
ecomotores.com

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Re: 4500 Kms - Baterias começam a fraquejar

Mensagem por serges »

cax Escreveu:serges, tenho-me apropriado do teu diário para ir fazendo o meu, não leves a mal.
já estou perto dos 5000kms e 1 ano de bereco. começo agora a notar que a autonomia já não é o que era. fazia os 40kms diários com uma carga de 1/2 hora a 45 minutos ao almoço e andava sempre prego a fundo usando o booster 2 a 4 vezes, à vontade.
agora já vejo o ponteiro descer perigosamente (e se ele desce rápido depois de meio!) após 30 kms e tenho de reduzir a velocidade para os 35 km/h. se andar sempre pela cidade, raramente a 50kms/h (viana é pequena e sem grandes avenidas), 40 kms sem problema, já na estrada a 50kms/h faço no máximo 30kms.
lembro-me do serges se queixar de não ultrapassar os 45kms/h quando atinge meia carga, agora isso também me acontece e, no último 1/4 não mais de 40kms/h (e se estiver longe de casa eu próprio reduzo para 25 ou 30).
acho isto perfeitamente normal e até acho que a longevidade das baterias é um ponto forte da bereco, uma vez que estas já têm 1 ano (metade da vida) e 5000kms (1/3 da kilometragem) e só agora começo a notar alguma redução da performance, nada dramático. acredito que possam durar os 2 anos, mas, como ando muito e faço muitas cargas, creio que vou trocá-las bem antes.
calculo que por esta altura, com o que poupei em combustível, já está 1/4 paga. se somar o que poupei em estacionamento e almoços, já está toda paga.
quanto aos 54€ da conservatória, já os recebi sem ser necessário fazer pedido por escrito. demoraram cerca de 15 dias a restituir, reconheceram o erro de imediato e pensei que ia demorar mais. viver numa cidade pequena tem as suas vantagens e até as conservatórias se tornam um lugar simpático onde se encontra sempre gente conhecida.

cax por favor dispõe do tópico já que falamos do mesmo e passamos por situações muito semelhantes...

quanto ao cansaço das bateria já tinha falado, realmente nota se e muto a partir do meio do voltimetro...quanto aos travões vou verificar isso junto do meu novo mecânico já que vai fazer a dita revisão da mesma!

para o ano talvez seja cedo dizer mas vai sofrer um upgrade nas baterias já que estas deixam me muito mal, ao que antes fazia 50km de autonomia agora vou nos 40 quando não 30... claro está ando muito no para arranca e com semaforos e obras aqui na zona é mais fácil gastar mas no entanto alegro me em dizer que no fim de novembro tenho a bereco paga, sem recorrer aos almoços só falando nos poucos kms feitos e nas mensalidades do parque pagas (mota não paga) e combustivel que poupei e kms que não fiz no meu vegetariano! tudo isto soma se a manutenção do mesmo...

mais tarde mostro então os valores!
Mapa dos pontos de carga

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

mais tarde mostro então os valores!
oh serges, com essa punhas o rei a andar nu... bota ai! ja agora, o teu proximo pack será litio?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

caros,

queria lembrar que com a temperactura a baixar nestes últimos dias é normal que os valores de autonomia baixem pra 60% da maxima performance.
por exemplo a mota que temos aqui com 7000km faz ái uns 30km com esta temperactura baixa de 10ºc a 15ºc.

eduardo
ecomotores.com

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

edupatorod Escreveu:caros,

queria lembrar que com a temperactura a baixar nestes últimos dias é normal que os valores de autonomia baixem pra 60% da maxima performance.
por exemplo a mota que temos aqui com 7000km faz ái uns 30km com esta temperactura baixa de 10ºc a 15ºc.

eduardo
ecomotores.com

não é por aí eduardo, com uma temperatura de 20 a 30 graus a minha não faz mais que 35km com pouco mais de 1700km...

depende da lotaria das baterias...
Mapa dos pontos de carga

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

serges,

tens muitos para arranca no percurso. só pode ser por isso...

é pá hoje a noite envio-te os contactos que lx... que têm berecos...

eduardo
ecomotores.com

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”