MOTORES RECICLADOS PARA EV
-
Xinbalau
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: segunda set 25, 2006 2:40 pm
MOTORES RECICLADOS PARA EV
penso que será util identificar motores eléctricos com bom potencia para deslocarem um ev (carro ou mota) que possivelmente se poderão encontrar em sucatas ou outros sitios por um preço bastante mais acessivel do que motores novos.
por exemplo a maior parte deste pessoal deve de saber que um motor de carrinho de golf é um bom motor para converter um ev assim como os motores de empilhadores eléctricos (encontrar usados é k é o diabo!).
de certeza que por ai em aplicações industriais deverão de existir bons motores para o mesmo efeito e que devido ao facto de não estarem ligados aos evs permite a sua aquisição por um bom preço.
somos muitos a pensar venham lá dai as vossas ideias.
já vimos k de máquina de lavar e aspiradores possivelmente são mais perigosos do que uteis, mas venham mais ideias nessa onda.
alternadores modificados por exemplo (de camião ou outro veiculo de grande porte).
venham de lá essas ideias.
por exemplo a maior parte deste pessoal deve de saber que um motor de carrinho de golf é um bom motor para converter um ev assim como os motores de empilhadores eléctricos (encontrar usados é k é o diabo!).
de certeza que por ai em aplicações industriais deverão de existir bons motores para o mesmo efeito e que devido ao facto de não estarem ligados aos evs permite a sua aquisição por um bom preço.
somos muitos a pensar venham lá dai as vossas ideias.
já vimos k de máquina de lavar e aspiradores possivelmente são mais perigosos do que uteis, mas venham mais ideias nessa onda.
alternadores modificados por exemplo (de camião ou outro veiculo de grande porte).
venham de lá essas ideias.
-
Aldeia
- Membro Dedicado

- Registado: quarta fev 28, 2007 11:32 am
Re: MOTORES RECICLADOS PARA EV
já vi uma bicicleta com um motor de arranque de um camião. a construção era "artesanal" mas funcionava muito bem. a bateria (também de camião) era alojada lateralmente numa espácie de "side car" mas que permitia a inclinação do veículo a curvar. apesar do seu aspecto "rustico" o sistema funcionava bastante bem, apesar de pouco mais servir do que ir ao café da aldeia.
Cumprimentos, j.aldeia
-
Xinbalau

ora ai estava uma coisa engraçada de se ver, não tens umas fotozinhas por ai por acaso?
motor de arranque é capaz de não ser o ideal uma vez que não está preparado para funcionaar continuamente (parece que não tem rolamentos e tal) .
mas o belo do alternador modificado... era capaz de ser uma coisa jeitosa inda por cima se a conversão não fosse dificil (parece que nem é)!
motor de arranque é capaz de não ser o ideal uma vez que não está preparado para funcionaar continuamente (parece que não tem rolamentos e tal) .
mas o belo do alternador modificado... era capaz de ser uma coisa jeitosa inda por cima se a conversão não fosse dificil (parece que nem é)!
-
Aldeia
- Membro Dedicado

- Registado: quarta fev 28, 2007 11:32 am
lamento mas não tenho fotos. o motor de arranque não é certamente a melhor solução, tanto que o sujeito andava sempre a dar "toques" em vez de carregar continuamente no pedal.
de resto não percebo nada de electricidade, não sei se essa estória do alternador resulta........
de resto não percebo nada de electricidade, não sei se essa estória do alternador resulta........
Cumprimentos, j.aldeia
-
Xinbalau

mais alguma sugestão?
tanta gente que ganha a vida no ramo da electricidade e ninguém sabe de nada do género que procuramos?
ouvi falar em bombas para hidraulicos de equipamentos de construção tipo retro-escavadoras e afins parece-vos bem?
tanta gente que ganha a vida no ramo da electricidade e ninguém sabe de nada do género que procuramos?
ouvi falar em bombas para hidraulicos de equipamentos de construção tipo retro-escavadoras e afins parece-vos bem?
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
eu conheço muitos muitos motores que podem ser utilizados em ev, eu próprio já adaptei um motor que saiu de uma máquina que estava na sucata, era um motor dc de 130v, com 3 kw, e nunca mais volto a fazer o mesmo, isto porque perdi imenso tempo e dinheiro para fazer a adaptação do motor, o pequeno ev nunca andou nada de jeito e andava pouco tempo, isto porque o motor fervia em pouco tempo, conclusão o motor tinha um íman partido, o que faz com que fique com pouco rendimento e aqueça muito. fiquei fulo e jurei para nunca mais cair no mesmo erro de andar com coisas velhas, entretanto no ebay encontrei motores brushless por pouco mais de 50 euros já com controlador incluído, já comprei vários, e também queimei outros tantos com as quitações, mas o meu mano é perito em electrónica e reparou-os, alias a bike eléctrica dele utiliza estes motores.
conclusão, por vezes perdemos tempo e dinheiro em coisas desajustadas, entretanto desistimos por falta de algum sucesso na coisa, depois a culpa são dos equipamentos que não prestam, com isto não quero desincentivar ninguém a procurar motores que sirvam para um belo ev, simplesmente poderem aquilo que querem fazer e procurem nesse âmbito, não procurem "um motor de um tractor para meter dentro de um carro".
deixo aqui uma ideia para possíveis motores para ev, para um bicicleta por exemplo, os motores dc das direcções assistidas de alguns automóveis, são motores com grande qualidade de construção e trabalham a 12v, portanto evitam um monte de baterias. na sucata já se devem, encontrar alguns.
conclusão, por vezes perdemos tempo e dinheiro em coisas desajustadas, entretanto desistimos por falta de algum sucesso na coisa, depois a culpa são dos equipamentos que não prestam, com isto não quero desincentivar ninguém a procurar motores que sirvam para um belo ev, simplesmente poderem aquilo que querem fazer e procurem nesse âmbito, não procurem "um motor de um tractor para meter dentro de um carro".
deixo aqui uma ideia para possíveis motores para ev, para um bicicleta por exemplo, os motores dc das direcções assistidas de alguns automóveis, são motores com grande qualidade de construção e trabalham a 12v, portanto evitam um monte de baterias. na sucata já se devem, encontrar alguns.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
visitante
- Membro Gold

- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
até vos dou um exemplo concreto..tive um acidente de que resultou a perda total do meu hyundai matrix crdi..o salvado já tem promitente comprador (um sucateiro)..segundo informação da minha seguradora que até o identificou com contactos e tudo..pela quantia de €500,00-quinhentos euros..
deixei passar uns dias e hoje telefonei (sem dizer nada a respeito do acidente..apenas me identifiquei como mecanico) para o sucateiro a indagar da possibilidade de me fornecer um motor para um accent crdi...até me estão a dar voltinhas no estomago..acreditem..
"é pá..você está cheio de sorte..já temos apalavrado um matrix..que tem o mesmo motor do accent..se puder aguardar uma semanita ou duas até podemos já reservar o motor para si..tem poucos quilometros..ainda nem virou..tá para aí com 40.000kms (o meu tem +ou-96.000..só nisto dos quilometros já estava a aldrabar* )..e é engraçado (para ele) que até teve o acidente aí prós seus lados..no algarve..fazemos-lhe o motor completo..com a injecção e tudo..por €3.500,00-três mil e quinhentos euros..e olhe que é um bom preço..que motores usados destes não se encontram com facilidade..e no estado deste..quase novo..ainda menos..
esta é a "filosofia de vida" ou sensibilidade ecologica dos sucateiros..estão-se nas tintas se a peça que pretendemos é para aplicar num equipamento ecologico se para susbstituir outra mantendo a sua função original..o mote é o lucro..muito lucro..
abraços
[***************]
só nisto dos quilometros já estava a aldrabar* gostaria de deixar um alerta á comunidade..quando alguem por razões imperiosas tiver que comprar um motor usado que seja comandado por correia de distribuição..nunca..mas nunca..o montem sem a substituição dos elementos da distribuição (correia..rolamentos de passagem e rolamentos tensores)..poupar-vos-á muitas dores de cabeça e muitos euros..além da tranquilidade de espirito..
essa sim é de facto a grande ideia..reciclar tambem é salvaguardar o ambiente..pena que muitos sucateiros não pensem assim..sabem que a peça nova custa x e vendem-na no minimo por metade..tudo depende da disponibilidade no mercado de reposição da existencia dessa peça..jmal Escreveu:deixo aqui uma ideia para possíveis motores para ev, para um bicicleta por exemplo, os motores dc das direcções assistidas de alguns automóveis, são motores com grande qualidade de construção e trabalham a 12v, portanto evitam um monte de baterias. na sucata já se devem, encontrar alguns.
até vos dou um exemplo concreto..tive um acidente de que resultou a perda total do meu hyundai matrix crdi..o salvado já tem promitente comprador (um sucateiro)..segundo informação da minha seguradora que até o identificou com contactos e tudo..pela quantia de €500,00-quinhentos euros..
deixei passar uns dias e hoje telefonei (sem dizer nada a respeito do acidente..apenas me identifiquei como mecanico) para o sucateiro a indagar da possibilidade de me fornecer um motor para um accent crdi...até me estão a dar voltinhas no estomago..acreditem..
"é pá..você está cheio de sorte..já temos apalavrado um matrix..que tem o mesmo motor do accent..se puder aguardar uma semanita ou duas até podemos já reservar o motor para si..tem poucos quilometros..ainda nem virou..tá para aí com 40.000kms (o meu tem +ou-96.000..só nisto dos quilometros já estava a aldrabar* )..e é engraçado (para ele) que até teve o acidente aí prós seus lados..no algarve..fazemos-lhe o motor completo..com a injecção e tudo..por €3.500,00-três mil e quinhentos euros..e olhe que é um bom preço..que motores usados destes não se encontram com facilidade..e no estado deste..quase novo..ainda menos..
esta é a "filosofia de vida" ou sensibilidade ecologica dos sucateiros..estão-se nas tintas se a peça que pretendemos é para aplicar num equipamento ecologico se para susbstituir outra mantendo a sua função original..o mote é o lucro..muito lucro..
abraços
[***************]
só nisto dos quilometros já estava a aldrabar* gostaria de deixar um alerta á comunidade..quando alguem por razões imperiosas tiver que comprar um motor usado que seja comandado por correia de distribuição..nunca..mas nunca..o montem sem a substituição dos elementos da distribuição (correia..rolamentos de passagem e rolamentos tensores)..poupar-vos-á muitas dores de cabeça e muitos euros..além da tranquilidade de espirito..
-
Xinbalau

pois é vamos lá animar a conversa, após algum chafurdanço (palavra bonita) encontrei alguns sitios que reciclam empilhadores eléctricos.
a questão é que os motores são muitos e variados, ac/dc abertos e fechados!
geralmente encontro motores dc de tracção mas para além de serem descomunais em tamanho são abertos num dos lados pois foram feitos para acopolarem directamente á transmissão dos empilhadores, mas tb encontro motores dc para os hidraulicos estes sim fechados e de tamanhos mais em conta.
a minha questão é:
poderei utilizar um motor destes para tracção?
que parametros deverei observar?
danka!
a questão é que os motores são muitos e variados, ac/dc abertos e fechados!
geralmente encontro motores dc de tracção mas para além de serem descomunais em tamanho são abertos num dos lados pois foram feitos para acopolarem directamente á transmissão dos empilhadores, mas tb encontro motores dc para os hidraulicos estes sim fechados e de tamanhos mais em conta.
a minha questão é:
poderei utilizar um motor destes para tracção?
que parametros deverei observar?
danka!
-
hjmrodrigues
- Membro Dedicado

- Registado: quinta set 25, 2008 3:55 pm
de facto os motores dc de empilhadores e bombas hidráulicas são aceitaveis para ve´s eu tenho um na minha scooter de 2kw a 24v e ando a procura de um motor mais forte para o proximo passo (4 rodas) era bom se colocasse informação de onde consegue encontrar tanta variedade.
o principal contra que eu encontro neles é a baixa rotação, mas tem como vantagem elevado binario.
um motor a 48v de cerca de 5kw já servia para uns ensaios...
atenção que ao comprar o motor convém pedir factura, e o motor deve ter chapa de características para poder pedir à marca o certificado emc (electromagnético) do mesmo, que é exigido ao efectuar o pedido de homologação do futuro ve, (quando aplicável).
venham de lá esses motores
o principal contra que eu encontro neles é a baixa rotação, mas tem como vantagem elevado binario.
atenção que ao comprar o motor convém pedir factura, e o motor deve ter chapa de características para poder pedir à marca o certificado emc (electromagnético) do mesmo, que é exigido ao efectuar o pedido de homologação do futuro ve, (quando aplicável).
HR
-
jmal
- Membro Platinium

será que são, eu tenho um motor igual ao que tens na scooter e ainda tentei fazer algo com ele, mas quando vi que não era eficiente meti-o logo de lado, esse motor é pouco eficiente e além disso está preparado para trabalhar pouco tempo. se o tiveres a trabalhar por muito tempo até consegues assar sardinhas em cima dele. a rotação depende sempre das caracteristicas dele e da desmultiplicação, se tiver torque não precisa de rotação, o problema é que normalmente não utilizamos caixa de velocidades como se utiliza nos de combustão, dai a sua faixa de rotações parecer menor, mas na verdade é maior que qualquer outro motor.hjmrodrigues Escreveu:de facto os motores dc de empilhadores e bombas hidráulicas são aceitaveis para ve´s eu tenho um na minha scooter de 2kw a 24v e ando a procura de um motor mais forte para o proximo passo (4 rodas) era bom se colocasse informação de onde consegue encontrar tanta variedade.
Cumps Inovadores
-
Romi
- Membro Silver

- Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm
uma coisa que nao consigo compreender é o porquê de nao utilizarem caixas de velocidades (com pelos menos 2 velocidades) num veiculo propulsionado com motor electrico. lá porque tem um torque monstruoso comparado com um equivalente c.i. desde as 0 rpm e la porque nao precise de tar a trabalhar ao ralentim, nao acho que deva descurar uma caixa de velocidades bem escalonada.
por exemplo essas scooters que por aí andam, se tivessem mais uma desmultiplicaçao que fosse, davam de certeza mais que 45/50km/h. não é que elas nao tenham mais força a 50km/h, o motor é que nao faz mais rotação. com uma "engrenagem" conseguiriamos aproveitar o binario do motor para o transformar em rotação às rodas da mota.. ou não?
por exemplo essas scooters que por aí andam, se tivessem mais uma desmultiplicaçao que fosse, davam de certeza mais que 45/50km/h. não é que elas nao tenham mais força a 50km/h, o motor é que nao faz mais rotação. com uma "engrenagem" conseguiriamos aproveitar o binario do motor para o transformar em rotação às rodas da mota.. ou não?
Há + de 40000 km's a virar frangos 
-
hjmrodrigues
- Membro Dedicado

é o que tenho na minha scooter, um variador chamado de cvt, que é uma espécie de caixa automática linear, se não fosse o cvt a minha scooter não andava a mais de 15km/h, o que já me aconteceu quando os rodizios que estão no interior do cvt se estragaram(ficaram quadrados). como está atinge 50km/h em recta e espero que ande ainda mais com as bateria novas que chegaram hoje. eu acho a caixa de velocidades ou algo que a substitua essencial, para termos força no arranque e para vencer subidas e também velocidade de ponta em rectas e descidas.
jmal:
será que são, eu tenho um motor igual ao que tens na scooter e ainda tentei fazer algo com ele, mas quando vi que não era eficiente meti-o logo de lado
como é que viste que não era eficiente?
e além disso está preparado para trabalhar pouco tempo
as bombas de óleo estão preparadas para trabalhar horas a fio... mas continua a ser um motor com escovas!!!
se o tiveres a trabalhar por muito tempo até consegues assar sardinhas em cima dele.
adoro sardinha assada!!
a rotação do motor só depende das suas características
o meu motor é de 1500rpm... como a maior parte dos motores destas utilizações, apesar de haverem motores dc com muuuiiiito mais rpm's. o motor ci que equipava a minha scooter atingia facilmente as 5500rpm...
lamento não estar de acordo contigo jmal, já sigo o fórum a algum tempo e costumo estar de acordo com as tuas ideias, mas neste caso, falo por mim, se eu não colocasse as mão á obra com o que tinha em casa, provavelmente nunca iria construir um ve. não sou da opinião de usar motores de betoneira em bicicletas, mas motores de empilhadores e bombas hidraulicas talvez, porque funcionam assim assim...
jmal:
será que são, eu tenho um motor igual ao que tens na scooter e ainda tentei fazer algo com ele, mas quando vi que não era eficiente meti-o logo de lado
como é que viste que não era eficiente?
e além disso está preparado para trabalhar pouco tempo
as bombas de óleo estão preparadas para trabalhar horas a fio... mas continua a ser um motor com escovas!!!
se o tiveres a trabalhar por muito tempo até consegues assar sardinhas em cima dele.
adoro sardinha assada!!
a rotação do motor só depende das suas características
o meu motor é de 1500rpm... como a maior parte dos motores destas utilizações, apesar de haverem motores dc com muuuiiiito mais rpm's. o motor ci que equipava a minha scooter atingia facilmente as 5500rpm...
lamento não estar de acordo contigo jmal, já sigo o fórum a algum tempo e costumo estar de acordo com as tuas ideias, mas neste caso, falo por mim, se eu não colocasse as mão á obra com o que tinha em casa, provavelmente nunca iria construir um ve. não sou da opinião de usar motores de betoneira em bicicletas, mas motores de empilhadores e bombas hidraulicas talvez, porque funcionam assim assim...
HR
-
jmal
- Membro Platinium

porque a caixa também consume energia, coisa que pouco interessa quando se tem um motor ci, mas como as baterias não armazenam muito energia convém ter o máximo de eficiência possivel.romi Escreveu:uma coisa que nao consigo compreender é o porquê de nao utilizarem caixas de velocidades (com pelos menos 2 velocidades) num veiculo propulsionado com motor electrico. lá porque tem um torque monstruoso comparado com um equivalente c.i. desde as 0 rpm e la porque nao precise de tar a trabalhar ao ralentim, nao acho que deva descurar uma caixa de velocidades bem escalonada.
hjmrodrigues, não estou de modo algum a criticar o teu trabalho, é um grande desenvolvimento e tens o meu apoio nisso, estou apenas a tentar ajudar com esse motor, penso que se trata de um daqueles motores que as camionetas pesadas têm para a báscula, esses motores são para trabalhar durante pouco tempo, são pouco eficientes porque não têm imans e trabalham a baixa tensão 24v, com o tempo vais verificar essa situação, agora quando tiveres mais baterias vais ver o que ele aquece, isto porque vais ter mais autonomia e mais corrente para lhe dar.
claro que devemos aproveitar todas as opções e neste caso em conta para fazer algo, mas como disse isto é uma critica construtiva ao teu trabalho que vai continuar com certeza e vais melhora-lo cada vez melhor. outra situação quero dizer é convém utilizar baterias de ciclo profundo (deep cycle), no meu primeiro ve que também está aqui no fórum, utilizei baterias de ups de 18 amps e duraram muito pouco tempo, isto porque são baterias que não aguentam descargas profundas.
Cumps Inovadores
-
hjmrodrigues
- Membro Dedicado

e bem verdade! o cvt ainda é pior que uma caixa de velocidades porque a correia tem bastante atrito nas polis e também tem escorregamento, imagino perder naquela engrenagem entre 5 e 10% do rendimento global, mas é um mal necessário.
HR
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
ola pessoal, depois de vos acompanhar penso que está na hora de intervir. claro que o cvt é um mal necessário e o meu ve vai ter um de certeza. em relação às dicas sobre motores usados estou muito virado para alternadores de escova em que substituimos o rotor (armadura) por um nucleo com imans permanentes. vi isto em aplicaçoes para geradores eolicos mas penso que obteremos tambem desses alternadores transformados motores bem eficientes para os nossos ves.
vejam...
Link
Link
vejam...
Link
Link
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
hjmrodrigues
- Membro Dedicado

tambem ando a perseguir essa ideia!
já transformei um alternador mas ainda não substitui o rotor porque não sei se o conseguimos por a trabalhar como motor sincrono, precisaria de um controlador com feedback de posição para não perder o sincronismo e bloquear.
a minha ideia é transformar num motor assincrono, curto-circuitando o enrolamento do rotor e eliminando as escovas.
podemos tambem, se for funcional trabalhar com ele nas duas configurações, alimentando ou "shuntando" o sr. rotor!
na próxima quarta-feira vou á estg fazer uns testes de binário no laboratório de maquinas para ber como se comporta o nosso amigo alternador nas diversas configurações. logo dou noticias!
já transformei um alternador mas ainda não substitui o rotor porque não sei se o conseguimos por a trabalhar como motor sincrono, precisaria de um controlador com feedback de posição para não perder o sincronismo e bloquear.
a minha ideia é transformar num motor assincrono, curto-circuitando o enrolamento do rotor e eliminando as escovas.
podemos tambem, se for funcional trabalhar com ele nas duas configurações, alimentando ou "shuntando" o sr. rotor!
na próxima quarta-feira vou á estg fazer uns testes de binário no laboratório de maquinas para ber como se comporta o nosso amigo alternador nas diversas configurações. logo dou noticias!
HR
-
hjmrodrigues
- Membro Dedicado

apesar de não ter nada contra quem escreve "ber" lamento ter-me enganado, é que o "v" e o "b" estão mesmo ao lado um do outro.. acontece....
HR
-
levathar
- Membro Dedicado

- Registado: segunda abr 13, 2009 2:39 pm
bom, realmente vejo que existem muitas opiniões divergentes, e venho indicar algumas ideias minhas:
- um motor eléctrico se desmultiplicado vai descarregar mais devagar as baterias, porque aproveita bem o binário elevado que tem e não consome mais energia com rotação extra, já que o esforço é maior ao veio e a rotação final é mais baixa.
- os motores de empilhadores associados a bombas hidraulicas ou outros componentes têm bastante binário, e apesar de aquecerem bastante é possivel utilizar a deslocação do veiculo para ajudar na refrigeração.
vejo também que existem bastantes participantes do forum com muitos conhecimentos seja em termos de electrónica seja em termos de onde conseguir as melhores peças etc, pelo que este post é muito válido.
leva a que exista um grande fosso entre os recém chegados e os mais experientes, pelo que considero os encontros dos membros (eventuais socios) muito uteis para explicar nem que seja in loco muitas duvidas que existem nas nossas inexperientes cabeças.
tenho pena de na minha licenciatura não ter estudado mais a electrónica por trás destes motores dc ac geração de corrente etc.
para já são só estes os comentarios que posso deixar.
um abraço!
- um motor eléctrico se desmultiplicado vai descarregar mais devagar as baterias, porque aproveita bem o binário elevado que tem e não consome mais energia com rotação extra, já que o esforço é maior ao veio e a rotação final é mais baixa.
- os motores de empilhadores associados a bombas hidraulicas ou outros componentes têm bastante binário, e apesar de aquecerem bastante é possivel utilizar a deslocação do veiculo para ajudar na refrigeração.
vejo também que existem bastantes participantes do forum com muitos conhecimentos seja em termos de electrónica seja em termos de onde conseguir as melhores peças etc, pelo que este post é muito válido.
leva a que exista um grande fosso entre os recém chegados e os mais experientes, pelo que considero os encontros dos membros (eventuais socios) muito uteis para explicar nem que seja in loco muitas duvidas que existem nas nossas inexperientes cabeças.
tenho pena de na minha licenciatura não ter estudado mais a electrónica por trás destes motores dc ac geração de corrente etc.
um abraço!
-
jmal
- Membro Platinium

exacto, a desmultiplicação "trocas" velocidade por força (torque), mas em algumas aplicações também precisamos de velocidade.levathar Escreveu:bom, realmente vejo que existem muitas opiniões divergentes, e venho indicar algumas ideias minhas:
um abraço!
Cumps Inovadores
-
sergio ferraz
- Membro Silver

- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
encontei este exemplo no ev album
parece-me exelente opcao
tem um motor ac inducao
80kg
11kw
72.5nm
modelo 1980
sem embriagem ou caixa de velocidades
motor250dl
controlador2000dl
bateria+extras2500dl
http://www.evalbum.com/1149
quem percebe diga o que acha!
funciona num carro mais pequeno?
parece-me exelente opcao
tem um motor ac inducao
80kg
11kw
72.5nm
modelo 1980
sem embriagem ou caixa de velocidades
motor250dl
controlador2000dl
bateria+extras2500dl
http://www.evalbum.com/1149
quem percebe diga o que acha!
funciona num carro mais pequeno?
- Anexos
-
- motor ac inducao 3 fases reutilizado
- 1149i.jpg (31.56 KiB) Visto 6009 vezes
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.