Vamos criar uma empresa de scooters eléctricas???
-
j.p
- Membro Dedicado

- Registado: segunda mai 26, 2008 9:56 am
Re: Vamos criar uma empresa de scooters eléctricas???
o que aconteceu á fabrica da scoots electricas
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
j.p Escreveu:o que aconteceu á fabrica da scoots electricas
pois, também acho, aproveito para indicar mais uns fabricantes de baterias de lítio.
com packs, bms e carregadores
http://www.lifebatt.com/
http://www.yesa.com.hk/index.asp
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
celsomenaia
- Membro Silver

- Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
a thundersky tambem vende bms e carregadores
-
drlucas
- Membro

- Registado: sexta jun 20, 2008 9:32 pm
bem .....
porque não vamos antes criar uma empresa de "electrictransform"
vamos pegar em 100 ,ou 200 automóveis com diferentes taras e tirar o pré-histórico motor de combustão ou injecção e colocar um futurista motor eléctrico, fazemos um preço simbólico com patrocínios de algumas empresas incluindo a da edp, o meu vw está quase tratado o problema de motor e restantes "pecitas"... e estou a tentar negociar já as portas com a edp.....
se alguem acha que este é um projecto com pernas, vamos tentar elevá-lo até ao ministério do ambiente
vamos pegar em 100 ,ou 200 automóveis com diferentes taras e tirar o pré-histórico motor de combustão ou injecção e colocar um futurista motor eléctrico, fazemos um preço simbólico com patrocínios de algumas empresas incluindo a da edp, o meu vw está quase tratado o problema de motor e restantes "pecitas"... e estou a tentar negociar já as portas com a edp.....
se alguem acha que este é um projecto com pernas, vamos tentar elevá-lo até ao ministério do ambiente
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
este projecto sempre teve pernas para andar falta é o capital e alguém com "tomates" para iniciar, sempre é mais barato que fazer um "futi"!drlucas Escreveu:bem .....
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
HLopes
- Membro Silver

- Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm
bom... se tem pernas para andar, é o que se vai ver...
é começar aí a debitar números... aqui temos acesso a algo que nas pranchas de desenho das grandes empresas não temos...
a opinião do consumidor!
assim, vamos a ver... quem é que aqui comprava uma scooter eléctrica, a que preço e com que autonomia?
a partir daqui faz-se as contas... que motor leva, qual a necessidade de espaço para motores e baterias... etc etc etc...
a mim pareceria-me bem uma scooter com 100km de autonomia, e um tempo de carga de 5 horas... o preço qualquer coisa na faixa 1000€-2000€ não me parece mau...
vamos incubar a primeira ev-empresa online?
é começar aí a debitar números... aqui temos acesso a algo que nas pranchas de desenho das grandes empresas não temos...
a opinião do consumidor!
assim, vamos a ver... quem é que aqui comprava uma scooter eléctrica, a que preço e com que autonomia?
a partir daqui faz-se as contas... que motor leva, qual a necessidade de espaço para motores e baterias... etc etc etc...
a mim pareceria-me bem uma scooter com 100km de autonomia, e um tempo de carga de 5 horas... o preço qualquer coisa na faixa 1000€-2000€ não me parece mau...
vamos incubar a primeira ev-empresa online?
-
Sun_rise_pt
- Membro Silver

- Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm
tenho vindo a apreciar este tópico e outros com afinidades ao tema que já comentei.
é preciso ter não só os imprescidíveis sonhos para a elaboração de qualquero projecto, mas também reflectir (exaustivamente!!!) na realidade do que nos rodeia.
1 - scooters eléctricas já os chineses fazem com um mínimo de qualidade, especialmente na tracção, e conseguem por as máquinas aqui na europa a preços de facto imbatíveis.
será que conseguiríamos acrescentar alguma mais-valia para que o consumidor preferisse as nossas seguramente mais caras?
2 - para se produzir aqui algo até 2 rodas, e/ou com mais de 250w, e sem pedais, a legislação obriga a ter de ser aprovado para ser possível a circulação em via pública.
quanto seria necessário investir então?
3 - considerando que ainda assim a coisa fosse possível, logo estariam os chineses a copiar a máquina com todos os itens que a constituem, como estão a copiar tudo: desde os carros smart e até ás estatuetas da nossa portuguesa sra. de fátima...
vou dar um exemplo que costumo dar cono referência, porque todo o mundo entende:
já algum dia pensaram na tecnologia necessária ás muitas indústrias para a montagem de um simples leitor de dvd?
pois bem: envolve pelo menos várias diferentes: projecto; design; metalurgia diversa; moldes; pintura; cablagem; electrónica diversa; óptica; e mais umas quantas...
agora vejamos a parte dos encargos financeiros com o lucro que os fabricantes chineses terão de acrescentar.
...mais os custos de embalagem e de transporte que é longo.
...mais os custos aduaneiros e fiscais.
...mais o lucro do comerciante que está na ponta final do circuito, sem falar nos "parasitinhas" do tradding...
conclusão: preço final a cerca de 30 euros como se tenm vuisto.
reflexão: qual será o custo real na origem????
então, sejamos realistas:
pondo eles produtos baratos aqui, e também os acessórios, somos realmente competidores com eles??? não!!!
podemos fechar o mercado e fingir que eles não existem??? também não!!!
poderemos transformar máquinas que não sejam consideradas superiores a velocípedes e pô-las a circular na via pública sem grandes custos e burocracias para aprovação do instituto da mobilidade? impossível!!! (neste aspecto tenho alguma admiração pelos e.u., se bem que não concorde que alguma traquitana ponha em causa a segurança de pessoas e bens)
empresa de scooters ou de carros? sim, mas de comércio e/ou assistência a importados...
é preciso ter não só os imprescidíveis sonhos para a elaboração de qualquero projecto, mas também reflectir (exaustivamente!!!) na realidade do que nos rodeia.
1 - scooters eléctricas já os chineses fazem com um mínimo de qualidade, especialmente na tracção, e conseguem por as máquinas aqui na europa a preços de facto imbatíveis.
será que conseguiríamos acrescentar alguma mais-valia para que o consumidor preferisse as nossas seguramente mais caras?
2 - para se produzir aqui algo até 2 rodas, e/ou com mais de 250w, e sem pedais, a legislação obriga a ter de ser aprovado para ser possível a circulação em via pública.
quanto seria necessário investir então?
3 - considerando que ainda assim a coisa fosse possível, logo estariam os chineses a copiar a máquina com todos os itens que a constituem, como estão a copiar tudo: desde os carros smart e até ás estatuetas da nossa portuguesa sra. de fátima...
vou dar um exemplo que costumo dar cono referência, porque todo o mundo entende:
já algum dia pensaram na tecnologia necessária ás muitas indústrias para a montagem de um simples leitor de dvd?
pois bem: envolve pelo menos várias diferentes: projecto; design; metalurgia diversa; moldes; pintura; cablagem; electrónica diversa; óptica; e mais umas quantas...
agora vejamos a parte dos encargos financeiros com o lucro que os fabricantes chineses terão de acrescentar.
...mais os custos de embalagem e de transporte que é longo.
...mais os custos aduaneiros e fiscais.
...mais o lucro do comerciante que está na ponta final do circuito, sem falar nos "parasitinhas" do tradding...
conclusão: preço final a cerca de 30 euros como se tenm vuisto.
reflexão: qual será o custo real na origem????
então, sejamos realistas:
pondo eles produtos baratos aqui, e também os acessórios, somos realmente competidores com eles??? não!!!
podemos fechar o mercado e fingir que eles não existem??? também não!!!
poderemos transformar máquinas que não sejam consideradas superiores a velocípedes e pô-las a circular na via pública sem grandes custos e burocracias para aprovação do instituto da mobilidade? impossível!!! (neste aspecto tenho alguma admiração pelos e.u., se bem que não concorde que alguma traquitana ponha em causa a segurança de pessoas e bens)
empresa de scooters ou de carros? sim, mas de comércio e/ou assistência a importados...
-
ZEV
- Membro Silver

- Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am
se tiverem melhor qualidade que as scooters/carros chineses (o que não é difícil), porque não?
qd estive em madrid recentemente vi a versão ci de uma scooter eléctrica que deve estar para aparecer brevemente no mercado, e... não sei realmente como dizer da falta de qualidade do material....
qd estive em madrid recentemente vi a versão ci de uma scooter eléctrica que deve estar para aparecer brevemente no mercado, e... não sei realmente como dizer da falta de qualidade do material....
-
Njay
- Membro Gold

- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
acho que estás um pouco deslocado da realidade, zev. o sun_rise tem toda a razão naquilo que diz. se fosses fazer o fabrico por cá, o preço ia ser várias vezes mais alto do que qualquer produto vindo da china. e lá também se fabricam coisas de qualidade (aliás, tudo vem de lá, mesmo os aparelhos das melhores marcas). há muito que o ocidente deslocou o fabrico para o oriente.zev Escreveu:se tiverem melhor qualidade que as scooters/carros chineses (o que não é difícil), porque não?
que mais valias ias adicionar ao produto para que justificasse um preço várias vezes superior? só se fosses fabricar à mão meia dúzia de scooters todas com design diferente e único "prada" e fazer disso uma peça de arte é que eventualmente conseguirias algum cliente (ainda assim duvido, é só uma scooter); mas penso que a intenção inicial é o mass-market.
só desenhando o produto cá e mandando fabricar na china (que é como fazem todas as marcas) é que os preços podem ser competitivos. mas aí terias que homologar o veículo.
esperemos pelas leis da conversão de veículos para eléctrico, aí sim, podia-se pensar numa empresa de conversão de scooters/motas, um negócio muito mais realista e rentável (e ainda assim é preciso muito mais do que uma manifestação de intenções num fórum ).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
-
tvcrabo
- Membro Silver

- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
acho que o governo devia incentivar a criação de investigação e de empresas dedicadas as baterias. trata-se de um componente que será vendido mundialmente e se for bom... será vendido numa escala imensamente grande.
-
Sun_rise_pt
- Membro Silver

essa é a realidade, conforme o njay também diz!
há paralelamente ao preço baixo uma melhoria da qualidade dos produtos orientais.
fiquei deveras surpreendido com aquela scooter monty e-70 que foi minha fazer o percurso de mais de 30km entre tomar e fátima, havendo nele consideráveis desníveis (subidas acentuadas e longas), e tendo a máquina exclusivamente usado a tracção do motor brushless alimentado por 4 pequenas baterias de chumbo/ácido de 12v.
realmente, como dá a entender tbcrabo na msg anterior, o ponto fraco de todos os ev actualmente está nas baterias e num sistema de reabastecimento da carga.
ainda assim, gerindo bem a construção dos veículos, aligeirando-os sem prejudicar a resistência, ao invés de insistirmos em designs ultrapassados onde a lataria pesada e as dimensões desproporcionadas ao real uso, imperam, então o rendimento já estará aliciante até para os cépticos.
melhoremos também a aerodinâmica e a nossa forma de comportamento na condução.
em suma: nâo continuemos a desperdiçar energia!!!
esperemos a curto prazo mudanças irreversíveis em todos os aspectos.
quem sabe os mercados emergentes não irão fazer as marcas tradicionais que até agora têm mandido o estatuto de todas-poderosas, façam com que os valores dos produtos tendam a descer?
há paralelamente ao preço baixo uma melhoria da qualidade dos produtos orientais.
fiquei deveras surpreendido com aquela scooter monty e-70 que foi minha fazer o percurso de mais de 30km entre tomar e fátima, havendo nele consideráveis desníveis (subidas acentuadas e longas), e tendo a máquina exclusivamente usado a tracção do motor brushless alimentado por 4 pequenas baterias de chumbo/ácido de 12v.
realmente, como dá a entender tbcrabo na msg anterior, o ponto fraco de todos os ev actualmente está nas baterias e num sistema de reabastecimento da carga.
ainda assim, gerindo bem a construção dos veículos, aligeirando-os sem prejudicar a resistência, ao invés de insistirmos em designs ultrapassados onde a lataria pesada e as dimensões desproporcionadas ao real uso, imperam, então o rendimento já estará aliciante até para os cépticos.
melhoremos também a aerodinâmica e a nossa forma de comportamento na condução.
em suma: nâo continuemos a desperdiçar energia!!!
esperemos a curto prazo mudanças irreversíveis em todos os aspectos.
quem sabe os mercados emergentes não irão fazer as marcas tradicionais que até agora têm mandido o estatuto de todas-poderosas, façam com que os valores dos produtos tendam a descer?
-
Sun_rise_pt
- Membro Silver

não pretendo desmoralizar ninguém, mas vejam esta foto reparando no plano de fundo do pavilhão onde se pode constatar a dimensão de uma das industrias de ev's chinesa:
http://www.made-in-china.com/image/2f0j ... s320a-.jpg
http://www.made-in-china.com/image/2f0j ... s320a-.jpg
-
Papalitros
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: terça mai 09, 2006 5:13 pm
concordo que não é fácil. os chineses fazem tudo barato demais!!!
se pensarmos em algo inovador....
se pensarmos em algo difícil de copiar....
...
...
neste momento tenho disponibilidade de entrar com 2 ou 3 mil euros.
abraço
se pensarmos em algo inovador....
se pensarmos em algo difícil de copiar....
...
...
neste momento tenho disponibilidade de entrar com 2 ou 3 mil euros.
abraço
-
vnevoa
- Membro

- Registado: sábado jun 14, 2008 12:05 am
dada a realidade chinesa, para mim só faz sentido pensar na seguinte fórmula para uma empresa portuguesa: conversão de veículos de combustão para veículos eléctricos (ou híbridos).
penso que é a melhor alternativa, porque:
1 - a homologação é mais fácil e barata do que a de um veículo novo;
2 - não acarreta os custos do desenvolvimento, fabrico, e logística de um veículo novo;
3 - recicla os veículos em circulação, dando-lhes uma nova vida, possivelmente duplicando-lhes o tempo útil;
4 - reaproveita os veículos que já são de qualidade aceite pelo mercado;
5 - pode-se concorrer em termos de preços, pois a conversão deverá ser mais barata do que a compra dum novo inteiro (mas mesmo assim é preciso lutar pelos preços baixos, pois os chineses conseguem vender o veículo pelo preço do kit eléctrico).
acho que uma conversora de bicicletas, scooters, e motorizadas é um bom primeiro passo. depois os automóveis, à medida que a malta tiver experiência com os clientes e com a lei.
2 - não acarreta os custos do desenvolvimento, fabrico, e logística de um veículo novo;
3 - recicla os veículos em circulação, dando-lhes uma nova vida, possivelmente duplicando-lhes o tempo útil;
5 - pode-se concorrer em termos de preços, pois a conversão deverá ser mais barata do que a compra dum novo inteiro (mas mesmo assim é preciso lutar pelos preços baixos, pois os chineses conseguem vender o veículo pelo preço do kit eléctrico).
acho que uma conversora de bicicletas, scooters, e motorizadas é um bom primeiro passo. depois os automóveis, à medida que a malta tiver experiência com os clientes e com a lei.
Lemmings, nunca! A cabeça é para pensar e acima de tudo sonhar.
-
Papalitros
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: terça mai 09, 2006 5:13 pm
concordo.vnevoa Escreveu:dada a realidade chinesa, para mim só faz sentido pensar na seguinte fórmula para uma empresa portuguesa: conversão de veículos de combustão para veículos eléctricos (ou híbridos).
pessoal do norte!!! juntem-se à lista. depois combinamos um almoço/jantar e combinamos em que cada um pode contribuir.
eu sou um.
- tiago carneiro (maia)
-
Zamith
- Membro Dedicado

- Registado: sábado mai 24, 2008 6:53 pm
já somos dois.
- tiago carneiro (maia)
- henrique zamith (vila nova de famalicão)
- tiago carneiro (maia)
-
milkshake
- Membro

- Registado: terça jul 22, 2008 11:31 pm
boa noite
tenho seguido com muito interesse toda a área dos ve nas últimas 3/4 semanas e deixei sempre para outra altura este tópico, para quando quando já reunisse mais alguma informação sobre o que existe realmente hoje em termos tecnologia que possa ser aplicada.
a tecnologia existe, mas os custos de produção, partilhando neste ponto algumas opiniões dadas por outros utilizadores, sobretudo numa fase de arranque de projecto, tornam a ideia de uma empresa de produção de scooters eléctricas portuguesa praticamente inviável.
surgiram-me diversas ideias enquanto lia muitos dos tópicos que tive oportunidade de ler, três principalmente. a primeira é muito comum entre todos os utilizadores, uma empresa de conversões.
contudo julgo que para fazermos a diferença, a aposta, como aqui já foi dito, deve ser na qualidade e na inovação. devemos almejar produtos que o mercado ainda não tenha em abundância. as minhas outras duas ideias enveredam por esse caminho.
veículos de alta performance. julgo, e olhando para o exemplo da tesla, que a viabilidade do sucesso é muito maior. a minha aposta segue mais para a produção de motociclos de alta performance ou aeronaves eléctricas, esta última do gosto pessoal e formação .
julgo que são áreas em que ainda não existe muita oferta, correndo o risco de estar enganado, e que dependem mais da qualidade do produto oferecido que propriamente do preço final do produto. nesta área julgo que os portugueses, se arranjarem coragem suficiente para arriscar, algo que muitas vezes falta neste país, conseguem projectar e construir produtos de grande qualidade a um preço competitivo.
cumprimentos
leite
tenho seguido com muito interesse toda a área dos ve nas últimas 3/4 semanas e deixei sempre para outra altura este tópico, para quando quando já reunisse mais alguma informação sobre o que existe realmente hoje em termos tecnologia que possa ser aplicada.
a tecnologia existe, mas os custos de produção, partilhando neste ponto algumas opiniões dadas por outros utilizadores, sobretudo numa fase de arranque de projecto, tornam a ideia de uma empresa de produção de scooters eléctricas portuguesa praticamente inviável.
surgiram-me diversas ideias enquanto lia muitos dos tópicos que tive oportunidade de ler, três principalmente. a primeira é muito comum entre todos os utilizadores, uma empresa de conversões.
contudo julgo que para fazermos a diferença, a aposta, como aqui já foi dito, deve ser na qualidade e na inovação. devemos almejar produtos que o mercado ainda não tenha em abundância. as minhas outras duas ideias enveredam por esse caminho.
veículos de alta performance. julgo, e olhando para o exemplo da tesla, que a viabilidade do sucesso é muito maior. a minha aposta segue mais para a produção de motociclos de alta performance ou aeronaves eléctricas, esta última do gosto pessoal e formação .
julgo que são áreas em que ainda não existe muita oferta, correndo o risco de estar enganado, e que dependem mais da qualidade do produto oferecido que propriamente do preço final do produto. nesta área julgo que os portugueses, se arranjarem coragem suficiente para arriscar, algo que muitas vezes falta neste país, conseguem projectar e construir produtos de grande qualidade a um preço competitivo.
cumprimentos
leite
-
j.p
- Membro Dedicado

- Registado: segunda mai 26, 2008 9:56 am
meus caros amigos tenho ao longo dos tempos vindo aperciar este forum e desculpem que o diga mas sinto-me desiludido com a mentalidade de algumas pessoas. é pelas razões aqui expostas que o portuga não vai a lado algum . é precisamente por causa dessa mentalidade que portugal está na cauda da europa não apenas geograficamente mas industrialmente. quando viajo por este lindo portugal verifico uma realidade muito triste e enganosa , em determinadas zonas expecialmente nas periferias das cidades se veêm lindas placas informativas de (zona industrial) ,mas reparem bem quando se entra nessas ditas zonas o que se vê são apenas grandes armazens de produtos importados aqui nada se fabrica apenas se importa e é disso que este belo país vive,e acreditem que enquanto assim o for a lado nenhum vamos , e não me venham cá com a teoria dos chineses porque muitos paises como uma frança , alemanha ,inglaterra e canadá são fabricantes no caso preciso de motores electricos para bicicletas e motas e não me venham dizer que os mandam fabricar na china porque eu não me acredito. lanço aqui um desafio ao potencial das pessoas deste forum e sem querer falar em nomes , vejo aqui pessoas de grande valor em conhecimentos técnicos para nos lançar na construção de um motor de aplicação na roda trazeira ou dianteira da bike, se há pessoas capazes de calcular as bobines do motor eu estou cá para o construir. não estou a tentar inventar nada que já não esteja inventado ,mas o que se pretende não é inventar mas sim tornar mais barato aquilo que eu entendo que chega a portugal muito caro . temos pessoas neste forum capazes de calcular o controlador de volocidade , porque não partir por aqui? vi recentemente num site soponho do candá que o próprio controlador estava inserido no cento do motor, pensem na construção dos novos motores da maquina de lavar da lg são de construção simples e eficaz. sei que de seguida me vão perguntar pelos imans,sei que não os podemos fazer ,mas os podemos importar ,até já há aneis já com o grupo de imans montados. como é ovio teremos que recorrer á importação destes mas paciência não havendo outo remédio porque não o fazer! agurdo que apareça por aqui um amigo que queira lançar nesta aventura ,para já o que voz peço é o calculo das bobines para um motor entre os 250 a 500w . haverá alguém por aí com essa sabedoria ? o resto deixem comigo. sei que vão chover montes de criticas, mas não tenham problemas madem tudo cá para fora ,porque já é por habito este ser um país de criticos , que só criticam e nada fazem senão criticar
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
contem comigo!
- tiago carneiro (maia)
- joao pedro cary (braga)
- tiago carneiro (maia)
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
PhoenixStFire
- Membro Dedicado

- Registado: sábado ago 23, 2008 2:37 pm
mais um para a festa!!!! e tou a ver que é tudo do norte ate agora!
uma ideia para a malta, nao fazer so scooters, motas desportivas e chopers tambem sao de duas rodas!
- tiago carneiro (maia)
- rudi servo (maceda)
uma ideia para a malta, nao fazer so scooters, motas desportivas e chopers tambem sao de duas rodas!
- tiago carneiro (maia)
- rudi servo (maceda)
Todos os Genios são Malucos
Mas nem todos os Malucos são Genios!
Mas nem todos os Malucos são Genios!