1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »

fry Escreveu:esse bd não foi bem feito certamente. todos os carros cá de casa (são 6, tdi,jdt,commonrail) sistemas por sinal bastante sensiveis á qualidade do bd, andam presentemente a b100+2% de gasolina. não noto qualquer diferença.
após mais uma leitura encontrei isto... já nem te deves lembrar de ter escrito se calhar...

isto devido ao facto de eu ter achado que qualquer carro pode andar a b100 se for bd como deve ser... de modo que precisava mesmo que alguém me pudesse fazer testes ao meu bd... ficaria eternamente grato!!

abraaaaaaaaaaaaaaçoss!!!!


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Fry »

olá

realmente já foi há uns tempitos.

os testes, para quem não tem meios, nem quantidades que justifiquem analises laboratoriais, são bastante simples e eficazes.

1º teste de água.

após o final da reacção, numa garrafa transparente, juntar 50%/50% bd/água, agitas 10 segundos vigorosamente e deixas repousar 30 minutos. se a separação é completa, sem nenhuma camada significativa entre os dois liquidos, poder-se-á considerar que a reacção foi aceitável e as lavagens não ser fáceis de executar, segundo os metodos já aconselhados. aproveitas e medes o ph e registas.

2º teste do 3/27.

no fim de lavado e seco, adicionas 3 partes de bd e 27 de metanol. agitas e deixas repousar. se estiveres na presença de uma boa reacção, não deverá existir qualquer gota de ov por reagir no fundo do frasco.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Luciano Kaefer »

no fim de lavado e seco, adicionas 3 partes de bd e 27 de metanol. agitas e deixas repousar. se estiveres na presença de uma boa reacção, não deverá existir qualquer gota de ov por reagir no fundo do frasco.
a ausência de qualquer gota indica que a conversão foi próxima à 100%.só para lembrar, os motores à diesel, aceitam trabalhar com quantidades pequenas de ov sem nenhum problema ( vide a seção ovd ).
portanto, mesmo que o teste do 3/27 revele a presença de algumas gotas, tem que quantificar, para saber que percentual não reagiu. se for até 10% ( se usaste 3 ml de biodiesel, e obtiver até 0,3 ml de óleo não reagido, dá para usar sem problema ).

note que para obter-se 1 ml de óleo, conta-se aproximadamente 18 gotas. esse valor pode modificar de acordo com o conta-gotas utilizado. mas basta contar quantas gotas possuem 1 ml de óleo e vais saber a medida.

no caso específico do 3/27, se eu contar até 5 gotas de óleo em 3 ml, uso normalmente, pois estarei abaixo dos 10%.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por paulosga »

boas
lois, suponho que tenhas cerca de 1l de bio, certo?
se assim for, fazes os testes propostos pelo fry e luciano e é só deitar no depósito.
acho que não há razão para preocupação, pois 1 litro de bio nem se vai notar. isto se tiveres vários litros de gasóleo no depósito, claro.

o destino que dei ao produto das minhas recentes experiências foi:
- 1 litro queimei-o na caldeira de aquecimento que por sinal resultou muito bem ( 95% de bio e 5% de gasolina)
- o outro litro foi directamente para o depósito do carro
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Luciano Kaefer »

esqueci desse detalhe: se misturares o bio que produziu, com diesel comum, pode fazer com que a mistura final fique à no maximo 10% de óleo não reagido.
não creio que a quantia de óleo não reagido seja relevante.
apenas faço o teste 3/27 para ter certeza de que não aconteceu nenhum "acidente" no meio do caminho, e ter a certeza de que, eventualmente, o óleo não reagido, não é superior à 10%. se fosse, iria misturar diesel comum e rasgaria tuo que aprendi sobre biodiesel.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por paulosga »

é evidente que, se for para utilizar b100 convem fazer os testes mais rigorosos, pois alem do dois já referidos há ainda a medição do ph que deverá ser proxima do neutro (7).

corrijam-me se estiver errado...
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Luciano Kaefer »

boa lembrança, paulo. o ph deve ser próximo à 7. mas se for diferente disso, não passa no teste da água, pois esta, ao invés de estar cristalina, vai estar esbranquiçada, vítima do excesso de naoh. se não passar no teste, não coloque no motor. torne à lava-lo.
mesmo que sua intenção seja usar b100, lembre-se que qualquer motor à diesel, sem nenhuma adaptação, pode usar 10% de ovu ( limpo e filtrado ), em qualquer temperatura. no verão, aumenta-se esses percentuais, ( vide seção ovd )

como, eventualmente ocorrem dias frios, é prudente usar sempre, no máximo 10% de ovu.

parece ser contraditório falar em biodisel citando o ovd. mas eles se completam.

no caso do biodiesel, temos a grande vantagem de não ter resíduos indesejaveis, visto que eles misturam-se à glicerina e não no motor.

se for no caso do ovd, não temos todo o processo de transesterificação necessário, não temos custo de metanol e soda. nem mesmo do trabalho exigido.

todos os processos tem suas vantagens e desvantagens. cada usuário escolhe sua melhor opção. diga-se de passagem, que ambas as opções são boas!
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »

como prometido (já tardiamente) aqui deixo a foto do meu 1ºlitro de bd!!

Imagem

agradeço pelos comentários e ajudas de todos os que o fizeram... quanto aos testes vou fazer se tiver material para isso, no entanto ainda tenho de adquirir mais material (medidor de ph, metanol, etc...).

neste momento ainda não tenho ovu suficiente nem para fazer mais um litro , no entanto este fim de semana já devo arranjar algum e para a semana então, vou tentar começar a produzir 5litros de bd por dia, uma vez que não tenho processador ainda o processo vai ser o mesmo que utilizo para um litro mas apenas aumentando a escala 5 vezes.. já me dá para o gasto à vontadinha, pois há semanas porvezes, inteiras que nem 1litro/dia gasto!! sou muito poupadinho.. hehe

então assim que tiver resultado aos teste volto a postar, se não postar resultados dos teste, postarei dúvidas!!

para começar já na parte das dúvidas:
onde comprar (em lisboa) metanol ao melhor preço?!? comprei no aki a cerca de 2.20€ 1 litro, mas acredito que o pessoal arranje mais barato, não?

abraço a todos!!


Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »

ps. a foto está um pouco esbaçada, pois não é de telemóvel, a máquina é que não presta mesmo afoto já foi tirada agora às 23h e se fosse à luz do sol tinha ficado bem melhor... o que interessa é que se olharem o plano de fundo e o compararem ao bd, podem ter uma ideia que está mesmo translúcido!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Luciano Kaefer »

neste momento ainda não tenho ovu suficiente nem para fazer mais um litro
nunca te passou ela idéia adorar batatas fritas ? com jeitinho a maria faz, e sempre sobra um ovu, visto que não pode usar muito, pois dá câncer...

essa é a nossa melhor fonte de ovu. depois, os vizinhos e parentes. depois, os amigos que tem restaurantes etc...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »

o pior é que a minha relação peso/altura, o peso já ultrapassa demasiado para a altura!!

o óleo que vou buscar é precisamente o dos meus sogros e da minha mãe este fim de semana, e com sorte ainda trago uns garrafões do restaurante dos tios da minha maria!!

caro luciano, bem se vê que a foto não está grande coisa mas dá para ver mais ou menos... que dizes?!?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Luciano Kaefer »

o pior é que a minha relação peso/altura, o peso já ultrapassa demasiado para a altura!!
trocando no portugues simples: estás gordo ! igual eu!
o óleo que vou buscar é precisamente o dos meus sogros e da minha mãe este fim de semana, e com sorte ainda trago uns garrafões do restaurante dos tios da minha maria!!
problema de fornecimento de ovu resolvido. à principio, em pequena escala.. breve em alta escala...
caro luciano, bem se vê que a foto não está grande coisa mas dá para ver mais ou menos... que dizes?!?
mais menos do que mais... capriche na próxima foto. com mais luz, da para ver a transparência. vi que as letras que estão por detrás da garrafa são visíveis, mas não dá para ter certeza absoluta. teste 3/27

amanhã, tire mais uma foto, com claridade e alguma revista por trás. daí dá pra ter uma idéia mais acertada sobre a transparência de seu bio. a partilha é o que nos move. tanto para aprender, como para ensinar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »

pois realmente deveria ter tirado a foto de dia... mas quando acordei era quase noite...

enfim, quanto a batatas fritas, como poucas vezes e mesmo assim já são demais... estou mesmo a ficar obeso!!

quanto à produção futura não estou a pensar fazer em larga escala, pois o meu consumo é mínimo e mesmo que possa abastecer o carro do meu pai e do meu vizinho também espero não trabalhar para eles senão terei de cobrar!!

um grande obrigado por todas as ajudas e ensinamentos, desde que frequento este forum já aprendi imenso mesmo!!! estou mesmo muito feliz por ter encontrado este fórum!!!

abraço a todos!!


Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »

bom, quanto ao meu 1º litro de bd, estava tão lindo t~~ao lindo que nem fiz testes nem nada... foi imediatamente para dentro do depósito!!

estarei a trabalhar até às 9h00 da manha e assim que acabar o turno irei até leiria, de modo que não guardei nem um ml... quando regressar a lisboa, penso trazer de lá pelo menos uns 20 ou 25l de ovu que a partir de 2ªf irei então começar a processar aos 5l de cada vez, sendo que aí sim, já quero fazer testes para não correr riscos!!

abraços e obrigado ao fórum!!

continuarei a postar os meus passos na minha saga do bd!!

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”