Jatropha - Portugal

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Contacto:

Re: Jatropha - Portugal

Mensagem por Rui de Carvalho »

luciano, eu quando andava na primaria, fiz um desenho sobre o futuro, nele tinha posto as pessoas a viver debaixo do chão, pois o mundo estava destruido, devastado e esgotado. já nessa altura eu pensava que a humanidade estava a caminho da sua própria destruição. infelizmente a cada dia que passa, continuo a pensar cada vez mais nisso, e apesar de gostar de estar errado, acho que não estou...........

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

a matriz energética tem que mudar.
nada mais certo, mas para que isso aconteça tem, que mudar a matriz económica pois, o capitalismo não nos deixa levar nada a bom porto.
isso passa por implementar modelos económicos simples, nos sectores primários da nossa economia.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Contacto:

Mensagem por Rui de Carvalho »

concordo, to miguel, que vamos ter de mudar os modelos económicos, mas não concordo que o culpado desta situação seja do sistema capitalista. o que se passa, no meu ver, é que existe falta de visão das pessoas de uma forma geral. quando a maior parte da população não sabe fazer contas, é normal cairmos na ilusão que os extremos funcionam, que tudo tem uma solução milagrosa, simples e directa. a verdade é que nada tem solução simples, muito menos milagrosa e ainda menos directa.

mas podem ter a certeza que o sistemas económicos vão mudar, o custo de importar, exportar vai aumentar muito, devido ao aumento dos custos dos transportes, levando a um retrocesso no processo de globalização. os produtos vão aumentar de preço, devido ao abrandamento da economia, e vamos ter menos dinheiro nas mãos. assim o consumo vai diminuir e o mundo vai-se reorganizar.

as emissões de co2 vão abrandar muito e acabar por parar, devido a falta de combustíveis fosseis.

vamos voltar em muito sítios no planeta a uma economia de agricultura de subsistência, que não é mau nem bom.

e as empresas vão ficar muito mais localizadas devido ao aumento do custo de transportar os produtos, tanto acabados como matérias primas. levando a uma dispersão das empresas, e a criação de muito mais pequenas e médias empresas que grandes.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

copio a expressão de meus amigos portuguesese:

nem mais! pá!

atribuir as mudanças à uma reforma econômica mundial e coletiva, é levar a decisão da mudança da matriz energética para daqui à muitos anos.

não podemos esperar muito.

precisamos urgentemente de mudar a legislação relativa à recolha de ovu, para dirigirmos esse resíduo tanto às indústrias que produzem biodiesel, quanto ao produtor dedicado, que pode, no seu edifício, recolher ovu suficiente para o seu abastecimento.
e legalizar isso tudo, sem operações stops.

para isso de concretizar, é preciso acionar o parlamento, através de um deputado de peso, com uma bancada de peso, que banque as modificações.
para isso, contamos com a nossa associação e todos que à ela se juntarem, para, num esforço conjunto, mudar a legislação sobre a recolha dos ovus.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

e as empresas vão ficar muito mais localizadas devido ao aumento do custo de transportar os produtos, tanto acabados como matérias primas. levando a uma dispersão das empresas, e a criação de muito mais pequenas e médias empresas que grandes.
plenamente de acordo rui, como diz o velho ditado "a fome faz o lobo ao caminho" e o crescente aumento dos produtos petrolíferos, vão obrigar a grandes mudanças, tanto no sistema de transportes, como nas deslocações.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “BioDiesel”