faz um esforço que vais ver que entendes...jmal Escreveu: nem mais, um pc portátil rasco custa 600 euros, um pc portátil bom custa 2500 -3000 euros. . não entendo as tuas comparações.
I MIEV
-
- Membro Silver
- Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm
Re: I MIEV
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
esperimenta trabalhar com um de 2500 euros e depois diz-me se é rasco ou não.tvcrabo Escreveu:um portatil rasco... 600 euros.
o meu custou 415 euros e nao o considero rasco. fonix...
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro
- Registado: terça jun 17, 2008 8:33 pm
para mim este veiculo era uma solução ideal... tenho actualmente uma citroen xsara break 1.4hdi e depois de cerca de 6 meses a optimizar o percurso entre benavente (distrito de santarém) e porto salvo (distrito de oeiras), estou a fazer um consumo de 3.6l/100km com diesel normal e 3.4l/100km com geforce diesel.
fiz hoje a minha apresentação onde coloquei todos os passos para obter este consumo, que acho impossível melhorar. (velocidade entre 70km/h e 80km/h, máximo descidas e vasco da gama a favor do vento lisboa - montijo)... ainda assim faço entre 160 e 170 km todos os dias. transportes públicos não são alternativa, por incompatibilidade de horários entre lisboa - porto salvo...
venham os ve!!!!
fiz hoje a minha apresentação onde coloquei todos os passos para obter este consumo, que acho impossível melhorar. (velocidade entre 70km/h e 80km/h, máximo descidas e vasco da gama a favor do vento lisboa - montijo)... ainda assim faço entre 160 e 170 km todos os dias. transportes públicos não são alternativa, por incompatibilidade de horários entre lisboa - porto salvo...
venham os ve!!!!
-
- Membro Platinium
se fazes todos os dias 170 km, penso que é ida e volta, se um ve fizer 120 km de autonomia já serve pra ti, carregas-o no local de trabalho e o teu patrão paga a viagem de volta.dalves Escreveu:para mim este veiculo era uma solução ideal... tenho actualmente uma citroen xsara break 1.4hdi e depois de cerca de 6 meses a optimizar o percurso entre benavente (distrito de santarém) e porto salvo (distrito de oeiras), estou a fazer um consumo de 3.6l/100km com diesel normal e 3.4l/100km com geforce diesel.
venham os ve!!!!
Cumps Inovadores
-
- Membro Silver
- Registado: quarta abr 16, 2008 2:23 pm
10.000 euros é para as baterias, caso desejes uma autonomia decente e baterias para 200.000 ou 300.000km.sagan Escreveu:mas o prius é um carro muito maior e muito mais complexo. um carro eléctrico, além de todas as outras vantagens, é muito mais simples que os carros com motores térmicos, pelo que tem tudo para ser mais barato (excepto as malditas baterias)marte Escreveu: lembra-te, o prius que é hibrido são 27.000 euros, por isso não esperes um carro por menos de 30.000 euros.
marte
o factor preço é crucial. é bom que não se esqueçam que um carro equivalente a este, mas a gasolina, custa pouco mais de 10,000 euros
marte
-
- Membro Silver
nós ficamos maravilhados com o custo da recarga da bateria, mas há outras contas que precisam de ser feitas:marte Escreveu: 10.000 euros é para as baterias, caso desejes uma autonomia decente e baterias para 200.000 ou 300.000km.
marte
se as baterias custarem 10,000 euros e aguentarem 200,000 km, fica um custo por cada 100 km de 10,000 euros / 200,000 * 100 = 5 euros por cada 100 km. mais um euro da carga, fica em seis euros por cada 100 km...
-
- Membro Platinium
ou seja, muito mais barato e ecológico que a gasolina ou diesel, sem contar com as manutenções caríssimas dos carros ci.sagan Escreveu:nós ficamos maravilhados com o custo da recarga da bateria, mas há outras contas que precisam de ser feitas:marte Escreveu: 10.000 euros é para as baterias, caso desejes uma autonomia decente e baterias para 200.000 ou 300.000km.
marte
se as baterias custarem 10,000 euros e aguentarem 200,000 km, fica um custo por cada 100 km de 10,000 euros / 200,000 * 100 = 5 euros por cada 100 km. mais um euro da carga, fica em seis euros por cada 100 km...
Cumps Inovadores
-
Autor do tópico - Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
falou se no preço do veiculo algum tempo atrás e o objectivo da mitsubichi era abaixo dos 20.000€ mas com estas questões todas o preço das baterias desceu e claro pode vir a descer o preço do veiculo mas vamos aguardar pelo ano internacional de 2010
talvez menos...

before you ask: "mitsubishi plans to sell the commercial version in 2010 for less than ¥2 million (us$17,000)."

mitsubishi to launch i miev in 2009, nissan to launch evs in 2012
26 october 2007
thompson financial. mitsubishi motors corp plans to launch its i miev all-electric compact car in 2009, a year ahead of schedule, according to company president osamu masuko.
separately, carlos ghosn, ceo of nissan motor co and renault sa, said that his auto group is planning to mass produce an electric car mainly targeted at big cities by 2012.

before you ask: "mitsubishi plans to sell the commercial version in 2010 for less than ¥2 million (us$17,000)."
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
fica entre 2 - 3 euros a cada 100kmsagan Escreveu:nós ficamos maravilhados com o custo da recarga da bateria, mas há outras contas que precisam de ser feitas:marte Escreveu: 10.000 euros é para as baterias, caso desejes uma autonomia decente e baterias para 200.000 ou 300.000km.
marte
marte
-
- Membro Silver
só a carga ou também a amortização da bateria?marte Escreveu: fica entre 2 - 3 euros a cada 100km
marte
felizmente, se a bolha especulativa do petróleo não rebentar nos próximos 2...3 anos , penso que vai arrancar a produção em massa de baterias de lítio o que inevitavelmente vai fazer baixar os preços.
quando tivermos fábricas a produzir centenas de milhar de baterias por ano, penso que é perfeitamente possível que o preço de um pack de 20 kwh possa descer até aos 2500 ou 3000 euros.
com um preço de 2500 euros e 200,000 km, as contas são bem diferentes: 2500 /200,000 * 100 = 1,25 euros por cada 100 km + o custo da recarga que é insignificante...
eu tenho a esperança que isto vá mesmo acontecer. mas há uma coisa que pode matar o carro eléctrico: se a bolha especulativa do petróleo rebentar, o preço vem outra vez para os 60..70 dólares e estes projectos vão todos para a gaveta
-
- Membro Platinium
sagan Escreveu:só a carga ou também a amortização da bateria?marte Escreveu: fica entre 2 - 3 euros a cada 100km
marte
felizmente, se a bolha especulativa do petróleo não rebentar nos próximos 2...3 anos , penso que vai arrancar a produção em massa de baterias de lítio o que inevitavelmente vai fazer baixar os preços.
quando tivermos fábricas a produzir centenas de milhar de baterias por ano, penso que é perfeitamente possível que o preço de um pack de 20 kwh possa descer até aos 2500 ou 3000 euros.
com um preço de 2500 euros e 200,000 km, as contas são bem diferentes: 2500 /200,000 * 100 = 1,25 euros por cada 100 km + o custo da recarga que é insignificante...
eu tenho a esperança que isto vá mesmo acontecer. mas há uma coisa que pode matar o carro eléctrico: se a bolha especulativa do petróleo rebentar, o preço vem outra vez para os 60..70 dólares e estes projectos vão todos para a gaveta
tanto, apesar do lítio não ser um metal muito abundante, as novas baterias levam muito mais ferro, o preço praticado neste momento destina-se a pagar a investigação. e quando os senhores do petróleo não meterem mais a mão nas baterias, a produção destas vai aumentar em muito, não compreendo o que queres dizer com bolha especulativa do petróleo, mas é impensável que o petróleo vá baixar dessa maneira.
Cumps Inovadores
-
- Membro Silver
só amortização. a dod 80%sagan Escreveu:só a carga ou também a amortização da bateria?marte Escreveu: fica entre 2 - 3 euros a cada 100km
marte
marte
-
- Membro Silver
a bolha especulativa é o que tem feito subir o preço do petróleo.jmal Escreveu:não compreendo o que queres dizer com bolha especulativa do petróleo, mas é impensável que o petróleo vá baixar dessa maneira.
com a crise financeira nos eua motivada pelo sub-prime, os investidores começaram a retirar biliões e biliões de dólares da economia norte-americana. com o dólar a enfraquecer, os investidores perderiam dinheiro se ficassem com dólares "na mão".
então, em vez de ficarem com o dinheiro que iria desvalorizar, transformaram-o em ouro, alimentos e... petróleo. com o aumento da procura destas commodities, os preços começaram a subir, subir e subir...
repara que é uma procura artificial... eles não compram o petróleo para gastar mas sim para revender no futuro. este tipo de especulação va continuar até que um dia começam todos a vender o petróleo e reparam que a oferta é superior à procura.
então dá-se o rebentar da bolha e os preços descem a uma velocidade vertiginosa. é esta a minha visão deste problema, mas posso estar enganado.
na realidade ninguém sabe exactamente o que irá acontecer nos próximos anos...
-
- Membro Platinium
sagan Escreveu:a bolha especulativa é o que tem feito subir o preço do petróleo.jmal Escreveu:não compreendo o que queres dizer com bolha especulativa do petróleo, mas é impensável que o petróleo vá baixar dessa maneira.
com a crise financeira nos eua motivada pelo sub-prime, os investidores começaram a retirar biliões e biliões de dólares da economia norte-americana. com o dólar a enfraquecer, os investidores perderiam dinheiro se ficassem com dólares "na mão".
então, em vez de ficarem com o dinheiro que iria desvalorizar, transformaram-o em ouro, alimentos e... petróleo. com o aumento da procura destas commodities, os preços começaram a subir, subir e subir...
repara que é uma procura artificial... eles não compram o petróleo para gastar mas sim para revender no futuro. este tipo de especulação va continuar até que um dia começam todos a vender o petróleo e reparam que a oferta é superior à procura.
então dá-se o rebentar da bolha e os preços descem a uma velocidade vertiginosa. é esta a minha visão deste problema, mas posso estar enganado.
na realidade ninguém sabe exactamente o que irá acontecer nos próximos anos...
então e o aumento do consumo, os investimentos por parte das empresas que exploram transportam, refinam, o próprio aumento de custo de produção devido às novas regras ecológicas, aumento da procura, e por fim um ligeiro aumento da carga fiscal, isso não conta, a especulação é só para tapar um mal maior.
Cumps Inovadores
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
peço desculpa por me intrometer nesta vossa discussão, mas apesar de não concordar com o sagan em relação a querer o carro eléctrico mais barato apesar de ser mais evoluido e de longe muito melhor, eficiente e ecológico que os a motor de ci, neste ponto especifico do preço ser especulação ele tem razão. enquanto no choque petrolífero de 70 foi porque a opep decidiu que não produzia mais e deixou os preços subir, aqui é por pura especulação. o aumento que muito analistas gostam de imputar ao facto da china e india consumirem cada vez mais não é nem de perto nem de longe responsável pelo aumento do preço. até porque esse aumento tem-se verificado ser de cerca de 4% ou 5% ao ano e a produção tem acompanhado com um aumento de 3% a 3,5% ao ano. o que se passa é que desde que em 2004 (julgo ter sido por aí) se terem começado a negociar contratos de futuros sobre o petróleo na bolsa de londres e de nova york e com a crise do sub-prime os bancos e os grandes fundos de investimento terem que fazer face a ganhar noutro lado o dinheiro que perderam, eles têm manipulado o preço e ganho incalculáveis fortunas com isso. sim, no caminho as gasolineiras e grandes empresas do petróleo também têm beneficiado (assim como o nosso governo), mas não foram elas a fazer a subida acontecer tão drasticamente. também o dubai (eau - emiratos árabes unidos) tem aproveitado e muito isso. basta ver uma foto do dubai em 1990 e outra agora e ver a diferença. em preços actuais o barril custa cerca de 140$ e desses cerca de 80$ são especulação. o ceo da shell, disse numa comissão do congresso dos eua, feita á menos de um mês, mandatada para saber o porquê desta subida do preço, que a shell faria lucro com o barril a 35$-50$. agora, que eu não acredito que venha a cair para os 60$ ai isso não acredito! e mesmo que caia, acho que a revolução já começou e agora não há maneira de a parar. sei que nos custa ainda esperar e o tão falado "ano da novidade" parece longe, mas não tenho duvidas que a revolução já se iniciou e não é possivél para-la!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
-
- Membro Platinium
hmgp Escreveu:peço desculpa por me intrometer nesta vossa discussão, mas apesar de não concordar com o sagan em relação a querer o carro eléctrico mais barato apesar de ser mais evoluido e de longe muito melhor, eficiente e ecológico que os a motor de ci, neste ponto especifico do preço ser especulação ele tem razão. enquanto no choque petrolífero de 70 foi porque a opep decidiu que não produzia mais e deixou os preços subir, aqui é por pura especulação. o aumento que muito analistas gostam de imputar ao facto da china e india consumirem cada vez mais não é nem de perto nem de longe responsável pelo aumento do preço. até porque esse aumento tem-se verificado ser de cerca de 4% ou 5% ao ano e a produção tem acompanhado com um aumento de 3% a 3,5% ao ano. o que se passa é que desde que em 2004 (julgo ter sido por aí) se terem começado a negociar contratos de futuros sobre o petróleo na bolsa de londres e de nova york e com a crise do sub-prime os bancos e os grandes fundos de investimento terem que fazer face a ganhar noutro lado o dinheiro que perderam, eles têm manipulado o preço e ganho incalculáveis fortunas com isso. sim, no caminho as gasolineiras e grandes empresas do petróleo também têm beneficiado (assim como o nosso governo), mas não foram elas a fazer a subida acontecer tão drasticamente. também o dubai (eau - emiratos árabes unidos) tem aproveitado e muito isso. basta ver uma foto do dubai em 1990 e outra agora e ver a diferença. em preços actuais o barril custa cerca de 140$ e desses cerca de 80$ são especulação. o ceo da shell, disse numa comissão do congresso dos eua, feita á menos de um mês, mandatada para saber o porquê desta subida do preço, que a shell faria lucro com o barril a 35$-50$. agora, que eu não acredito que venha a cair para os 60$ ai isso não acredito! e mesmo que caia, acho que a revolução já começou e agora não há maneira de a parar. sei que nos custa ainda esperar e o tão falado "ano da novidade" parece longe, mas não tenho duvidas que a revolução já se iniciou e não é possivél para-la!
cada um faz a análise da situação de maneiras diferentes, eu não concordo que seja uma mera especulação de preços, existem muitas mais razões a influenciar isso tudo, mas acabamos por ficar em off-topic.
Cumps Inovadores
-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
penso que nao devemos considerar a amortizaçao das baterias pelo seguinte motivo...
o motor ci tem uma elevada manutençao que em muitos casos passa os 10 000€ ao fim dos 200 000km...
outro motivo... ha muitos ci que nem conseguem chegar aos 200 000km... grrrr.. o meu ax 14trd...
mais um.. quando completar-mos os 200 000km sera daqui a 5-10 anos... por essa altura um pack de substituiçao sera muito mais barato...
o motor ci tem uma elevada manutençao que em muitos casos passa os 10 000€ ao fim dos 200 000km...
outro motivo... ha muitos ci que nem conseguem chegar aos 200 000km... grrrr.. o meu ax 14trd...
mais um.. quando completar-mos os 200 000km sera daqui a 5-10 anos... por essa altura um pack de substituiçao sera muito mais barato...
-
- Membro Platinium
marcopns Escreveu:penso que nao devemos considerar a amortizaçao das baterias pelo seguinte motivo...
as amortizações devem ser sempre consideradas, nós também não estamos a considerar todas num veiculo tradicional, mas também já chegamos à conclusão que a boas baterias fazem o dobro disso, ou seja 400 000 km, a maior parte dos veículos ci não faz esses quilómetros portanto ainda temos baterias para outro veículo.
Cumps Inovadores
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
não é só o litio que faz o preço alto das baterias, nas baterias de litio convencionais, os electrodos são de cobalto, que é ainda mais caro que o litio, felizmente as baterias lifepo4 tem electrodos em ferro
apesar de serem mais pesadas são bastante mais baratas
que se fabriquem muitas e baratas...
e se o litio acabar , sempre se pode ir para as baterias de niquel , afinal o niquel é bastante mais abundante e muito mais barato.
nunca mais aparecem as baterias de aluminio !
cumprimentos
apesar de serem mais pesadas são bastante mais baratas
que se fabriquem muitas e baratas...
e se o litio acabar , sempre se pode ir para as baterias de niquel , afinal o niquel é bastante mais abundante e muito mais barato.
nunca mais aparecem as baterias de aluminio !
cumprimentos
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
as amortizações têm mesmo que ser consideradas. a melhor parte provem do facto que o processo do veiculo electrico seja imparável, embora os atrasos e asfixias neste processo poderão ser bastante penalizadoras para todos. se finalmente uma normalização chegar e um escudo politico seja conseguido, a evolução e amadurecimento do veiculo electrico passará a ser natural e rápido. nessa altura os packs de baterias inicialmente postos nos veiculos electricos nunca serão substituidos (repostos) por packs identicos, pois passarão a existir packs de maior densidade energética, mais leves e mais baratos devido à inovação - como aconteçe com a industria it - alias sao industrias primas e comuns como irão constactar no futuro. blue - inovaçao e integração #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______