I MIEV

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
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FERNANDO PEREIRA
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Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

blueskyh20 Escreveu:
tb achei desprediço completo a turbina na grelha. a não ser que só esteja em funcionamento e exposta qd parado ou em descidas sem a utilização do motor ou em travagem.
também será bem utilizada a turbina qd parados
exacto concordo plenamente, embora em relação ao estacionamento estava a considerar a turbina eólica do “seu carro” tem um leme parece-me. de resalvar de a mesma turbina poder ter um mecanismo que a recolheria qd em andamento é claro e evidente.

em descida é absurdo pois a travagem generativa é bem mais eficiente que a turbinagem eolica. quando o veiculo está parado já faz algum sentido, mas não dependerá da direcçao que sopra o vento? mesmo que o trafico contrario possa provocar deslocaçoes de ar nao significa que o ar venha na direcçao do nosso "gerador de grelha" e há que contar com a influencia dos ventos, ou nao? como nao bastasse acrescente o facto de quando o carrro se põe em movimento tem que deflectir o vento com uma aleta para longe da turbina eolica ou terá que recolher a propria turbina para dentro do chassi e recolocar a turbina na grelha quando o veiculo pára... pouco pratico, mais peças, construçao mais cara, mais avarias e gasta energia!
penso, há já alguns anos, que para além do aproveitamento da travagem, também devia ser aproveitada a força dos amortecedores. há sempre curvas e em portugal tb mtos buracos.
nao concordo, desculpe-me. nao será verdade que a missao dos amortecedores é nao passar as vibrações provenientes do choque das rodas com as irregularidades do solo ao chassi do veiculo? então tentar colocar lá um co-gerador mecanico talvez nao ajude muito, a menos que consiga adaptar à nova tecnologia de amortecedores activos e electromagneticos da bose o que simplesmente não é muito viável nem simples. ou seja, o amortecedor ideal actico e electromagnetico não serve para cogerar energia como pretende e se conseguir retroalimentar parcialmente o proprio circuito de suspensao já nao seria mau.


http://www.youtube.com/watch?v=4sey0xuu6fe
sim esses, que amortecem os movimentos bruscos das molas de amortecimento primário. senão existissem os amortecedores os carros fartavam-se de dar saltos e não conseguiam ter a estabilidade necessária á condução. referia-me mais ás molas.
em relação ás restantes inviabilidades e impossibilidades, parafraseando um dos participantes deste fórum, “ impossível é um conceito e não uma realidade”

um abraço.

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Bluesky
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Mensagem por Bluesky »

para quê complicar, amigo fernando pereira? para mim o i miev sport servia tal como está, só lhe removia o raio dos geradores eolicos da grelha. inviavel não significa impossivel mas sim uma ideia não muito boa pois existem outras ideias bem melhores, só isso! de resto quem me dera a mim ter um destes carros electricos já no mercado e não a bagunçada dos ditos carros "ecologicos" que eles anunciam por ai. venham de lá os mievs! 1 []

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FERNANDO PEREIRA
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Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

blueskyh20 Escreveu:para quê complicar, amigo fernando pereira? para mim o i miev sport servia tal como está, só lhe removia o raio dos geradores eolicos da grelha. inviavel não significa impossivel mas sim uma ideia não muito boa pois existem outras ideias bem melhores, só isso! de resto quem me dera a mim ter um destes carros electricos já no mercado e não a bagunçada dos ditos carros "ecologicos" que eles anunciam por ai. venham de lá os mievs! 1 []
ok td bem, mas não acho mto bem que não se questione, pense, responda a possíveis mal entendidos e se possibilitize também um pouco. até porque há uns meses atrás andava por aí um participante a colocar a possibilidade de um carro eólico e claro como era português fartou-se de "comer" com a malta.´
um abraço.

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Bluesky
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Mensagem por Bluesky »

há barcos eólicos - os de vela. mas veja bem o compromisso. desejaria um carro com chassi mas sem carroçaria só para permitir o vento circular livremente em todas as direcçoes so para chegar aos seus aerogeradores? e as vibraçoes parasitas pois o carro nao esta na agua que as amortece? e quando o vento sopra contrario ao movimento do veiculo? se calhar é só um problema da minha falta de imaginação neste caso, onde está esse topico? é apresentado alguma solução viavel? saude. [[]]

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serges
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Mensagem por serges »

"continuação"

Imagem

photo caption: mitsubishi has adapted their 'i' gasoline engine 4-door sedan to run on electric power using a 47kw motor and 16kwh lithium-ion batteries. top speed is 80 mph and range is estimated at 100 miles (160 km) per charge.

if there is any question about whether or not mitsubishi is serious about the battery electric car, you have but to watch the above video. of all the vehicles that have been adapted from a conventional gasoline vehicle, the "i" miev is perhaps the closest to being not only a practical substitute for a family-sized electric runabout but also one of the neatest integrations of electric car technology i've seen.

where the "i" normally would have a 660cc turbocharged gasoline engine and fuel tank, the miev instead sports a 47 kw permanent magnet synchronous electric motor mounted in the rear, above which is positioned the controller. buried neatly into the belly pan of the vehicle is a lithium-ion battery pack consisting of 22 large format modules developed by gs yuasa corporation in japan. the 330-volt system has an energy capacity is 16kwh, which is the same capacity as gm is planning for its own 4-passenger, range-extended electric volt concept car. but where the i miev has a projected electric driving range of 100 miles (160km), the volt's target ev-only mode is 60 miles, with a flexible fuel engine reserve of some 580 additional miles.

the i miev is no acceleration sluggard, either. it's electric motor provides 180nm of torque. acceleration is 31% quicker and its noise level is some 5db quieter than the typical gasoline minicar. seating four, it weighs 1,080kg (2380 lbs) and has a top speed of 130km/h (80 mph). using the japanese 10-15 mode driving cycle and the country's current grid power mix, which is heavily reliant on nuclear power, the miev demonstrates a whopping 72% reduction in co2 emissions compared to the gasoline "i".

in terms of operating costs, mitsubishi estimates that using off-peak power at night means it will cost 1/9th the cost of fuel for the gasoline model; and even using daytime power rates, it is still one-third the cost of its petroleum-dependent sibling.

the car can be recharged using normal household current at 100 volts (taking approximately 14 hours to recharge), 200 volts (7 hr recharge time) and 3-phase 200 volt. in the latter case, it would take only 30 minutes to recharge the vehicle to 80 percent soc (state-of-charge) using a quick-charge system. the charger is built into the vehicle, the 100 volt female plug on the right rear, the 200 volt receptacle on the left rear (see photo below).

mitsubishi has joint research programs evaluating the everyday practicality and quick-charge compatibility of these carswith three electric utilities in japan: tokyo electric power, chugoku electric power and kiyushu electric power. the company hopes that it can expand the number of vehicles in operation in japan to as many as 30 in 2008. assuming these tests are successful, mitsubishi hopes to begin mass manufacture of the miev initially for the japanese market in 2009. the company is also looking at offering the vehicle in england.

o video e mais imagens!

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serges
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Mensagem por serges »

se repararem no fim do video o subaru 1e está por lá!!!
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Re: I MIEV

Mensagem por serges »

boas,

só para desenterrar este assunto... pois ele vem aí, mesmo em 2009, primeiro no japão e depois ao fim do memso ano europa!!!

when it comes to city cars, the splash is the future for suzuki – but can the same be said of mitsubishi’s new i? powered solely by electricity, it doesn’t emit any co2 on the move and sprints from 0-60mph five seconds quicker than the petrol version.

called the i miev (which stands for mitsubishi innovative electric vehicle), the car goes on sale in japan next year and could make it here after that. auto express took a drive to see if it really is a glimpse of tomorrow’s world

apart from the stickers and a plug-in socket, the exterior is identical to the regular i. inside, the only changes are the addition of a battery meter, while the auto box is swapped for a selector with two modes – drive and eco.

out goes the 660cc three-cylinder turbo petrol engine and in comes an electric motor running off lithium-ion batteries

spread underneath the seats.

power is identical to the petrol car, at 63bhp, but torque is up from 85nm to 180nm. response is instantaneous, and the i races from 0-60mph in less than nine seconds in virtual silence.

despite carrying an extra 180kg, it actually handles better than the petrol model, thanks to a lower centre of gravity, and it rides comfortably. drive hard, though, and the batteries will run out within one hour – which is where eco mode comes in.

this drops power to 42bhp, and mitsubishi claims you can travel 100 miles before recharging. choose the special quick-charge mode, and you can refill the batteries to 80 per cent capacity in half an hour. or plug in at home, where it takes 14 hours.


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muito bonito, só não gostei do tempo de carga normal, 14h, o resto está 5*, pois em 30min está com 80% de carga!

veio tudo a confirmar se vamos aguardar mais um pouco!
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Bluesky
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Re: I MIEV

Mensagem por Bluesky »

the car can be recharged using normal household current at 100 volts (taking approximately 14 hours to recharge), 200 volts (7 hr recharge time) and 3-phase 200 volt. in the latter case, it would take only 30 minutes to recharge the vehicle to 80 percent soc (state-of-charge) using a quick-charge system.
14 horas sem um sistema de acelaraçao numa ficha de 110v (sistema americano). no sistema europeu (220 v) são menos de 7 horas, sem acelaraçao. com aceleração creio que é possivel carregamentos inferiores a 3 horas e somente 30 minutos para 80% soc. #
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Re: I MIEV

Mensagem por serges »

bluesky Escreveu:
the car can be recharged using normal household current at 100 volts (taking approximately 14 hours to recharge), 200 volts (7 hr recharge time) and 3-phase 200 volt. in the latter case, it would take only 30 minutes to recharge the vehicle to 80 percent soc (state-of-charge) using a quick-charge system.
14 horas sem um sistema de acelaraçao numa ficha de 110v (sistema americano). no sistema europeu (220 v) são menos de 7 horas, sem acelaraçao. com aceleração creio que é possivel carregamentos inferiores a 3 horas e somente 30 minutos para 80% soc. #

com este juro que vendo o meu fumarento!
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Bluesky
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Re: I MIEV

Mensagem por Bluesky »

this drops power to 42bhp, and mitsubishi claims you can travel 100 miles before recharging
mas ainda temos o problema da autonomia. 100 milhas=160 km a 100%, ou seja, 128 km a 80% topo. mas claro que podemos arranjar um pequeno reboque que leva um gerador electrico para fazer as longas viagens...

Imagem
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Re: I MIEV

Mensagem por serges »

mitsubishi i miev electric vehicles at g8 summit (07/06/2008)
mitsubishi today announced that it would provide ten i miev electric vehicles for official use at the g8 hokkaido toyako summit.

the electric vehicles will be used as transport for visiting world leaders and members of the media. additionally, the vehicles will comprise one part of an on-site display and test drive.

mmc hopes that through its small contribution, attendees of the g8 summit will find a new appreciation for the superior practicality and environmental viability of electric vehicles.

mmc will bring the i miev electric vehicle to market next year (2009) in japan, as part of its plan to help reduce climate change and reduce dependence on fossil fuels.

the i miev is based on the " i " minicar, and utilizes a large-capacity lithium-ion battery and a compact, high-output electric motor in place of the traditional powertrain. at present, mmc is conducting fleet tests in co-operation with several domestic electric power companies, in order to make electric vehicles a common sight on japan's roads as soon as possible.

plans are also under way to begin fleet testing of the i miev at more than one u.s. power company as early as this fall. data about the effects of local climate and driving preferences, gathered in the aforementioned tests, will allow mmc to make meaningful progress toward bringing the i miev to market.
esperemos por mais informações!

fonte: green car site
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sagan
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Re: I MIEV

Mensagem por sagan »

há três questões cruciais para o sucesso do modelo:

1-preço do carro, incluindo baterias;
2-duração das baterias;
3-custo de um novo pack;

se o preço for inferior a 25000€, as baterias durarem mais de 2000 ciclos e um novo pack custar menos de 8000 € então sim, temos carro !!!

se estas condições forem satisfeitas, sou dos primeiros a comprar

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jmal
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Re: I MIEV

Mensagem por jmal »

sagan Escreveu:há três questões cruciais para o sucesso do modelo:

1-preço do carro, incluindo baterias;
2-duração das baterias;
3-custo de um novo pack;

se o preço for inferior a 25000€, as baterias durarem mais de 2000 ciclos e um novo pack custar menos de 8000 € então sim, temos carro !!!

se estas condições forem satisfeitas, sou dos primeiros a comprar
não entendo, queres um carro ecologico, mais tecnologico, de menos manutenção, de baixiximo consumo e também mais barato, isto tem lógica para mais alguém aqui do fórum....
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sagan
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Re: I MIEV

Mensagem por sagan »

jmal Escreveu: não entendo, queres um carro ecologico, mais tecnologico, de menos manutenção, de baixiximo consumo e também mais barato, isto tem lógica para mais alguém aqui do fórum....
sim, é isso mesmo que eu quero!

para já é apenas um sonho, mas brevemente se vai tornar realidade. a manter-se o actual preço do petróleo, prevejo que lá para 2015 teremos uma oferta impressionante de carros eléctricos com estas características: mais baratos, sem manutenção e com baterias duráveis e mais baratas.

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Re: I MIEV

Mensagem por jmal »

sagan Escreveu:
jmal Escreveu: não entendo, queres um carro ecologico, mais tecnologico, de menos manutenção, de baixiximo consumo e também mais barato, isto tem lógica para mais alguém aqui do fórum....
sim, é isso mesmo que eu quero!

para já é apenas um sonho, mas brevemente se vai tornar realidade. a manter-se o actual preço do petróleo, prevejo que lá para 2015 teremos uma oferta impressionante de carros eléctricos com estas características: mais baratos, sem manutenção e com baterias duráveis e mais baratas.

e já agora com uma linha de crédito bonificada.
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marte
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Re: I MIEV

Mensagem por marte »

sagan Escreveu:há três questões cruciais para o sucesso do modelo:

1-preço do carro, incluindo baterias;
2-duração das baterias;
3-custo de um novo pack;

se o preço for inferior a 25000€, as baterias durarem mais de 2000 ciclos e um novo pack custar menos de 8000 € então sim, temos carro !!!

se estas condições forem satisfeitas, sou dos primeiros a comprar
lembra-te, o prius que é hibrido são 27.000 euros, por isso não esperes um carro por menos de 30.000 euros.

marte


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Re: I MIEV

Mensagem por tvcrabo »

mas o prius alem do motor electrico tem motor de combustao e em função disso paga ia, coisa que um electrico nao paga


sagan
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Re: I MIEV

Mensagem por sagan »

marte Escreveu: lembra-te, o prius que é hibrido são 27.000 euros, por isso não esperes um carro por menos de 30.000 euros.
marte
mas o prius é um carro muito maior e muito mais complexo. um carro eléctrico, além de todas as outras vantagens, é muito mais simples que os carros com motores térmicos, pelo que tem tudo para ser mais barato (excepto as malditas baterias)

o factor preço é crucial. é bom que não se esqueçam que um carro equivalente a este, mas a gasolina, custa pouco mais de 10,000 euros

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jmal
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Re: I MIEV

Mensagem por jmal »

sagan Escreveu:
marte Escreveu: lembra-te, o prius que é hibrido são 27.000 euros, por isso não esperes um carro por menos de 30.000 euros.
marte
mas o prius é um carro muito maior e muito mais complexo. um carro eléctrico, além de todas as outras vantagens, é muito mais simples que os carros com motores térmicos, pelo que tem tudo para ser mais barato (excepto as malditas baterias)

o factor preço é crucial. é bom que não se esqueçam que um carro equivalente a este, mas a gasolina, custa pouco mais de 10,000 euros
nem mais, um pc portátil rasco custa 600 euros, um pc portátil bom custa 2500 -3000 euros. . não entendo as tuas comparações.
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Re: I MIEV

Mensagem por tvcrabo »

um portatil rasco... 600 euros.

o meu custou 415 euros e nao o considero rasco. fonix...

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