Agua de paragem e 1ª lavagem

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por mnunespt »

caros confrades,

sou daqueles que segue o protocolo mais tradicional no fabrico de biodiesel.
após a reacção uso 5% de agua para parar a reacção e ajudar a decantar a glicerina
utilizo a lavagem com agua. normalmente 3 lavagens.

a minha questão é no sentido de fazer da adição dos 5% de agua e da primeira lavagem, 1 passo só.

vejamos:
assim que terminar o tempo de reacção, em vez de juntar apenas os 5% de agua e deixar decantar, penso que seria possivel fazer logo a 1ª lavagem por aspersão.
a agua iria ajudar a glicerina a descer e iria arrastar logo para o fundo algum lixo do bio.
ao retirar a glicerina sairia a agua juntamente, ficando por cima o bio.

posteriormente, e com sorte, bastariam apenas mais duas lavagens.

as vantagens:
penso que o facto de a temperatura ainda estar nos 55º ajudará a lavagem.
poupa-se logo 5% de agua.
ajudará a glicerina a descer
diminui o tempo total necessário para fazer bio.

estou a pensar em experimentar esta ideia, mas se alguem quiser comentar agradeço, pode ser que evite alguma dor de cabeça com algum pormenor que eu não me esteja a lembrar.

abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas marco

talvez seja possível. temos que ter a mente aberta para todas as possibilidades, inclusive essa.
lembro que quando foi proposto a água de paragem, muitos duvidaram da eficiência. e hoje está provado que retira a glicerina mais rapidamente.

se for testar, teste com pequenas quantidades, por razões obvias.

aguardamos seu relato.

já tentou a lavagem sem água ? inclua ela em suas experiências, precisamos replicar esse protocolo em vários locais.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por mnunespt »

luciano, sempre rápido no "gatilho" do rato em cima do "reply"

sei que vc usa a glicerina para trocar por isso inviabiliza o uso de agua no processo.
no meu caso não tenho destino a dar à glicerina pelo que a agua não me faz diferença.

sim é verdade que a agua ajuda muito na decantação, e mais...
a agua evite que a glicerina fique solida quando faz frio de noite...

lavagem sem agua é algo que não me motiva muito, sempre lavei com agua.

o pó talco deve demorar a filtrar e além disso deve gastar muito os filtros. não sei se compensa.
também tenho dúvidas na eficiencia. mas a falha é minha porque nunca me dei ao trabalho de experimentar.

já li com atenção os post's sobre o assunto e tenho de fazer uns testes.

no entanto e voltando à agua, vou experimentar este processo que referi.

abraço transatlântico,

marco.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas marco

a rapidez sempre foi uma característica desse forum.

veja que estamos usando, depois do pó de talco, a terra diatomácea. eu recebi aqui uma amostra da diatomita e estou louco para testar. falta só um pouco de tempo.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por mnunespt »

fico à espera desses resultados,
isso fica em que preços?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por Luciano Kaefer »

marco

o silicato à uns 0,50 euros o kg. a diatomácea, uns 0,70 euros o kg.

a formula completa e os testes do egasegas você encontra em http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... &sk=t&sd=a

está nas 3 últimas páginas. delicie-se.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por lobão »

marco, os 5% de água da paragem acho que não impota como tu vás colocá-la, por aspersão ou direto no reator, porque a glicerina é ávida por água e vai se agar nela!

mas só experimentando é que vai se chegar a resposta, mãos a obra, e estaremos a sua espera!

boa sorte!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por Luciano Kaefer »

lobão:

penso que o marco quer, ao invés de colocar os 5% de água da paragem, adicionar logo uns 20%, correspondente à 1ª lavagem.

claro que dá pra testar, mas em quantias pequenas.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por Rui de Carvalho »

a mistura de tanta água numa mistura de biodiesel e glicerina vai emulsificar aquilo tudo e fica uma porcaria. nunca mais separa os dois.

é que 5% de água vai-se dissolver na glicerina e sai com ela, 20% vai provocar a emulsificação da mistura e nada vai sair. a mesmos que seja de uma forma extremamente suave a adição da água, de forma a ir absorvendo a glicerina e não virar maionese.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas rui

acho que o propósito do marco, é adicionar a água em forma de uma névoa fina, muito fina mesmo, com todos os cuidados da primeira lavagem.

o que tu achas da lavagem sem água ? já tentaste ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por lobão »

rui de carvalho Escreveu:a mesmos que seja de uma forma extremamente suave a adição da água, de forma a ir absorvendo a glicerina e não virar maionese.
acho que não paga a pena o tempo, o trabalho e o risco de tudo virar uma meleca!!!

marco e luciano precisamos é poupar água, então a purificação sem água é mais viável, apesar de ainda não ter tido condições de faze-lo!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por Rui de Carvalho »

eu trabalho com uma linha com lavagem sem água

eu já tentei mais de 5 formas diferentes de limpar o bio, e os meus resultados foram os seguintes:

com água:

desvantagem: é a forma que perde mais biodiesel,
produz imensa água suja (necessita de tratamento antes de colocar na rede).
maior consumo energético de longe, tanto na lavagem como na secagem
arriscada visto que se o biodiesel tiver muito contaminado pode virar emulsão dificil de separar

vantagem: é a forma que resulta o melhor biodiesel,
é a forma que permite uma maior segurança no resultado final

com silicato de magnesio:
desvantagem: produz um resíduo bastante contaminado que implica destino apropriado,
deixa ficar sólidos de pequenas dimensões, a distribuição de diâmetros é muito grande.
para minimizar o último problema obriga a utilização de um bolo de terra dicotimacia. argila neutra, ou ligeiramente acida, de preferenciais descolorante e desodorizante (vamos juntar o útil ao agradável).
requer um mistura bastante violenta antes de ser filtrada, onde requer a preparação de um bolo bastante bem conseguido.
custo directos mais elevado que a água, não esta contabilizado o custo derivado das perdas de biodiesel, nem do tratamento dos afluentes.

vantagem: menor consumo energético não requer secagem.


resina de absorção:
desvantagem: caras e difíceis de obter
lenta absorção de glicerina na sua estrutura
difícil de regenerar ou impossível (dependo do contaminante)
requer um bom sistema de analises, para determinar a qualidade da limpeza
vantagens: praticamente nenhum custo energético (custo de bombagem)
nenhuma perda de biodiesel a mais.
o sistema mais simples de operar.

os outros dois metodos são para sistemas de produção diferentes do que estão aqui em analise.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por mnunespt »

emulsão não vai ter.
o método de névoa não falha. sempre faço assim as lavagens com zero emulsões.

no proximo "batch" tento fazer logo a primeira lavagem directo. depois conto os resultados.

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por Elios »

boas marco,

eu deixei de usar os 5% de água de paragem porque a próxima etapa para mim é recuperar o metanol durante a reacção e destilando o glicerol depois, e não tenho tido problemas com emulsões e como tenho o meu reactor isolado com lã de rocha desde que as temperaturas não sejam extremas (e se forem, tem rodas) no dia seguinte ainda está morno e o glicerol bem liquido.

também lavo por névoa, nada como tratar o bio de acordo com as situações, processar com vigor, lavar com gentileza lol

abraço
Verde por Excelência


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por Fry »

olá

os protocolos do nosso estimado rui de carvalho, são sempre excelentes, baseados geralmente na preocupação e eficácia numa linha de produção industrial. os processos dependem muito das quantidades, destino da glicerina, recuperação do metanol, ou acessibilidade a resinas apropriadas, etc...

na minha modesta opinião, como pequeno produtor caseiro, a adição dos 5% de água, designada de, pré-lavagem, é aconselhada ao induzir uma mais rápida separação, bloqueio da inversão na reacção e menor viscosidade no subproduto, facilitando a sua extracção, quando as temperaturas exteriores são demasiado baixas. já me aconteceu de inicio, desmontar a tubagem exterior do reactor, para a remoção de glicerina solidificada.

a ideia lançada pelo nosso ilustre mnunespt, pode ter algum significado na busca de menor consumo de energia, ou maior aproveitamento da temperatura da reacção, subentendendo-se, que o destino da glicerina e metanol é menosprezado, pela sua inferior quantidade.

a adição dos 5% de água, entram conjuntamente na turbulência gerada pela bomba no final da reacção. só colocamos 5% por ser esse o limite máximo testado, para que não surja a tãofamigerada emulsão. o tempo da pré-lavagem é de 10 a 15 minutos, para que surta o efeito desejado.

posteriormente, é dado um tempo de repouso, para que a glicerina se separe. se nesta fase iniciarmos a lavagem, mesmo sendo por aspersão, provavelmente vamos aumentar a percentagem de perda de bd. posso não possuir conhecimentos técnicos para expor a teoria, mas a água vai encontrar o veículo ideal (glicerina) para conduzir algum bd, por separar, direitinho ao esgoto. além disso pode-se dar o caso, na extração, de haver menor percepção visual, da natureza dos fluídos.

nesse teu teste, preocupa-te sempre em comparar a percentagem de bd no final do processo. eu perco 8 a 10% em relação ao ov inicial, motivos mais que suficiente para a minha indignação.
se perderes mais, a iniciativa, inverte-se na tua pretenção.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por Rui de Carvalho »

os métodos de limpeza a seco, como eu já anteriormente disse, não são livres de problemas, e numa pequena escala seria melhor utilizar a água para a lavagem, é mais simples, dá melhores resultados com menor esforço, claro que estou a considerar que nesta escala o esgoto é o destino da água suja e o consumo energético é pouco relevante, assim como o destino da glicerina.

tendo essas considerações. pode-se mesmo assim melhorar o procedimento pelo menos para alguém com o reactor preparado para fazer destilação/secagem da água.

ou seja:

quando o a reacção tiver terminada, aquecer a mistura sempre em agitação de forma a destilar o metanol. logo de seguida adicionar os 5 % de água e deixar decantar, remover a glicerina e depois lavar normalmente.

o facto de remover o metanol da mistura bio/glicerina não será um problema porque:
1º a glicerina não solidifica a quente
2º a reacção inversa não é assim tão rápida nem se consegue remover metanol suficiente para esta ser um problema.
3º quando arrefecer a glicerina, não solidifica devido a água, e decanta melhor
4º a reacção para devido a perda do catalisador na presença de água.

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por Elios »

caro rui

obrigado pela sugestão que me agrada bastante visto que evita destilações da glicerina à posteriori, sendo que assim posso fazer a recuperação do metanol no final da reacção, poupando energia e tempo
já agora qual a temperatura máxima que o reactor terá que suportar de forma a permitir tal? o meu equipamento só está preparado para 90ºc, acima disso teria que substituir a bomba principal e remover o indicador de nível ou instalar válvulas neste para isolar.
e até que temperatura aconselha que essa destilação seja feita, acredito que bastarão 80ºc para o efeito, ou em vez disso terá alguma ideia sobre a percentagem de metanol recuperável relativamente à quantidade de metanol que se usou?

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por katzilla »

rui de carvalho Escreveu:resina de absorção:
desvantagem: caras e difíceis de obter...
refere-se a resina gelatinosa ou liquida?

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Agua de paragem e 1ª lavagem

Mensagem por Rui de Carvalho »

ok,

elios, o meu equipamento também só vai até 90ºc, por varios factores, mas a realidade é que se tiveres um bom condensador não será um problema. podes muito bem fazer isto a 90ºc, ve a minha descrição de um condensador no seguinte tópico, ele é bom e simples/barato de fazer.

http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... &start=120

katzilla, quando eu falei de resinas estava a referir-me a resinas de absorção, também conhecidas por zeolitos. são compostos sólidos com centros activos de varias categorias, e com base nesses centros activos podem ou não absorver determinado composto. eles são feitos de forma a permitir ter a densidade e geometria certas para o tratamento apropriado. existem milhares de resinas no mercado e cada uma delas é feita com as características para o trabalho em mãos.

para quem não sabe do que estou a falar, pensem no carvão activado para tratar água, os zeolitos funcionam de forma parecida. ou seja absorvem como uma esponja os compostos para o qual o zeolito foi feito para absorver de forma especifica. ele é solido com dimensões feitas por necessidade, e só existe uma meia dúzia de empresa no mundo a fazer-los, tendo cada uma delas produtos diferentes e patenteados.

nota: que o meu professor de reacções quimicas heterogénias me desculpe por esta explicação simploria, mas não sei explicar de outra forma que não envolva conceitos mais complexos.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”