Bicicleta electrica
-
Canary
Autor do tópico - Membro

- Registado: terça abr 29, 2008 2:17 pm
Bicicleta electrica
boa tarde,
o meu pai precisa de fazer um percurso diário de 15 + 15 km, ou seja 30 km. está reformado e tem ido para a sua quinta agricola de autocarro, mas acontece que os horários dos mesmos mudaram!
estamos a pensar adquirir um bicicleta electrica, pois os custos são muito baixos....
o meu pai habita a zona centro do país, logo com várias subidas, algumas de inclinação acentuada...
será viável este tipo de transporte nestas condições? que potencia de motor é necessária? que outras caracteristicas deve ter? preços? etc. onde encontrar?
cumps,
canary
o meu pai precisa de fazer um percurso diário de 15 + 15 km, ou seja 30 km. está reformado e tem ido para a sua quinta agricola de autocarro, mas acontece que os horários dos mesmos mudaram!
estamos a pensar adquirir um bicicleta electrica, pois os custos são muito baixos....
o meu pai habita a zona centro do país, logo com várias subidas, algumas de inclinação acentuada...
será viável este tipo de transporte nestas condições? que potencia de motor é necessária? que outras caracteristicas deve ter? preços? etc. onde encontrar?
cumps,
canary
-
José Luís Cabete
- Membro Silver

- Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Re: Bicicleta electrica
boas canary, bem-vindo a este cantinho, já agora apresenta-te a esta comunidade, na página inicial á um tópico (apresentações) para o efeito. quanto a bike eléctrica também á um tópico (classificados) onde podes por anúncios de compra e venda, passa por lá talvez possa ajudar.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!
-
RED BARON
- Staff Member

- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
penso que uma scooter electrica seria uma boa opção.
dá uma olhada aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... lit=bereco
dá uma olhada aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... lit=bereco
-
RED BARON
- Staff Member

- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
aqui tem uma à venda usada mas como nova segundo o proprietário. dá uma olhada.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=10&t=6462
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=10&t=6462
-
Canary
Autor do tópico - Membro

boas!
obrigado pelo v/ interesse
em relação à scooter bereco, já tinha visto o tópico, e pareceu-me uma alternativa a considerar.
fica fora de questão a usada, até porque, a nova pouco mais custa actualmente.
a minha principal dúvida reside na capacidade de estes veículos (bicicletas electricas ou scooters electricas), superarem os aclives da zona interior do país. se não, vejamos:

esta é uma subida com inclinação de 11º, ou seja, cerca de 20% de inclinação.
no site da bereco afirma que "inclinação máxima 20%-uma pessoa 10%-duas pessoas "
a minha questão é....o que acontece para subidas mais acentuadas?!!!!nas bicicletas temos sempre a alternativa de pedalar....
ora o meu pai já tem perto de 70 anos, e pedalar 15 km e depois ainda trabalhar na agricultura, e ao fim do dia regressar e pedalar mais 15km ..... e se imaginarmos temperaturas de 35º nos meses de verão.....
a bicicleta seria alternativa se ele pouco precisasse de pedalar....
afinal estes motores electricos são viáveis para zonas com acentuadas subidas?
cumps,
canary
em relação à scooter bereco, já tinha visto o tópico, e pareceu-me uma alternativa a considerar.
a minha principal dúvida reside na capacidade de estes veículos (bicicletas electricas ou scooters electricas), superarem os aclives da zona interior do país. se não, vejamos:

no site da bereco afirma que "inclinação máxima 20%-uma pessoa 10%-duas pessoas "
a minha questão é....o que acontece para subidas mais acentuadas?!!!!nas bicicletas temos sempre a alternativa de pedalar....
ora o meu pai já tem perto de 70 anos, e pedalar 15 km e depois ainda trabalhar na agricultura, e ao fim do dia regressar e pedalar mais 15km ..... e se imaginarmos temperaturas de 35º nos meses de verão.....
cumps,
canary
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
o problema não está nos motores eléctricos, o problema está se as baterias aguentam com essas súbidas. falas em 15km, mas são 15 km sempre a subir ? se para 1 lado é a subir para o outro será a descer, portanto num veículo eléctrico só temos de contar para um lado.canary Escreveu:boas!
cumps,
canary
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Canary
Autor do tópico - Membro

boas,
a zona é a zona de viseu e arredores. seria pior se fosse a cidade da guarda (cidade mais alta da europa).
não são 15km sempre a subir, mas diria que tem 2 ou 3 subidas acentuadas para cada lado. uma das subidas terá cerca de 2km a 20% de inclinação e outra +/- uns 0.4 km a mais de 20%....
mas pelo que vi há bicicletas que carregam a bateria nas descidas....
julgo que apartir de 250w as bicicletas passam a estar no grupo dos ciclomotores....obrigando a seguro e carta.
uma bicicleta de 250w poderá subir com inclinação 20% (a foto dos 11º graus corresponde a 18% de inclinação), apenas com uma ligeira ajuda de pedais?
cumps,
canary
aguentam como? estragam-se? ou gastam-se depressa?o problema está se as baterias aguentam com essas súbidas
a zona é a zona de viseu e arredores. seria pior se fosse a cidade da guarda (cidade mais alta da europa).
não são 15km sempre a subir, mas diria que tem 2 ou 3 subidas acentuadas para cada lado. uma das subidas terá cerca de 2km a 20% de inclinação e outra +/- uns 0.4 km a mais de 20%....
mas pelo que vi há bicicletas que carregam a bateria nas descidas....
em relação aos motores já me apercebi que existem várias potencias....de 200w até 2500w,o problema não está nos motores eléctricos
julgo que apartir de 250w as bicicletas passam a estar no grupo dos ciclomotores....obrigando a seguro e carta.
uma bicicleta de 250w poderá subir com inclinação 20% (a foto dos 11º graus corresponde a 18% de inclinação), apenas com uma ligeira ajuda de pedais?
cumps,
canary
-
jmal
- Membro Platinium

o termo "aguentar" tem a ver com a capacidade que tem de energia armazenado, nas subidas o veiculo vai gastar muita energia, o que faz com que a bateria entre em grande débito e começa a esgotar-se, ela não se estraga, simplesmente perde momentâniamente a sua capacidade, é o que acontece quando um carro a gasolina ou gasóleo não "pega", estamos a dar ao motor de arranque e o motor não arranca, entretanto o motor de arranque começa a querer parar, se esperar-mos uns minutos e voltar-mos a tentar o motor de arranque já parece novo. isto acontece com as baterias de chumbo, com outras tecnologias não acontece.
para essas subidas penso que a bereco será um bom veículo, já que á testemunhos de que ela se porta bem nas subidas. existe pelo menos 2 membros aqui do fórum que têm berecos espera que eles te digam algo sobre ela.
para essas subidas penso que a bereco será um bom veículo, já que á testemunhos de que ela se porta bem nas subidas. existe pelo menos 2 membros aqui do fórum que têm berecos espera que eles te digam algo sobre ela.
Cumps Inovadores
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
hummm está na altura de colocar aqui a minha experiencia para os menos conhecidos, pois bem subo os cabos de avila a uma velocidade conatnte de 30 a 35km/h o que eu acho muito bom para a mota que é!
não sei qual o grau de inclinação mas em ultimo caso tenho o dito botão do overboost que me dá um power extra.
para mim serve me e bem, mais que suficiente e nunca me deixou mal, alias na semana passada fiquei mesmo sem bateria e subiu a subida da minha casa que são ainda uns 300mt a 10km/h sem o motor desligar pois não me estava apetecer por me ao lado da menina como já vi em muitos lados!
não sei qual o grau de inclinação mas em ultimo caso tenho o dito botão do overboost que me dá um power extra.
para mim serve me e bem, mais que suficiente e nunca me deixou mal, alias na semana passada fiquei mesmo sem bateria e subiu a subida da minha casa que são ainda uns 300mt a 10km/h sem o motor desligar pois não me estava apetecer por me ao lado da menina como já vi em muitos lados!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Canary
Autor do tópico - Membro

boas!
pelo que vocês me dizem a bereco é uma opção viável...
e bicicletas? alguém tem experiência? que me podem aconselhar? (gostava de fazer um comparativo entre bicicletas e scooters... para melhor optar)
cumps,
canary
e bicicletas? alguém tem experiência? que me podem aconselhar? (gostava de fazer um comparativo entre bicicletas e scooters... para melhor optar)
cumps,
canary
-
jmal
- Membro Platinium

lê este tópico que estão lá algumas opções.canary Escreveu:boas!
cumps,
canary
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &sk=t&sd=a
Cumps Inovadores
-
Canary
Autor do tópico - Membro

boas,
penso que as bicicletas comerciais têm entre 200w e 250w....é pouco pelo que me apercebi! com esta potência teremos de dar sempre ao pedal nas subidas...
mesmo c/ 400w...é necessário dar ao pedal...mas pelo menos teremos de fazer menos esforço...
terei que ver se no mercado existem bicicletas com mais potencia do que 250w....
a hipotese da bereco não está posta de parte.
obrigado e cumps,
canary
estive a ver....especial atenção para a bike do teu irmão - 400w (a outra bike dele já são watts a mais )lê este tópico que estão lá algumas opções
penso que as bicicletas comerciais têm entre 200w e 250w....é pouco pelo que me apercebi! com esta potência teremos de dar sempre ao pedal nas subidas...
mesmo c/ 400w...é necessário dar ao pedal...mas pelo menos teremos de fazer menos esforço...
terei que ver se no mercado existem bicicletas com mais potencia do que 250w....
a hipotese da bereco não está posta de parte.
obrigado e cumps,
canary
-
edupatorod
- Patrocinador Master

- Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm
canary,
vamos estar no portugal lés a lés com a bereco e emax.
podes experimentar as duas e já vêz o comportamento nas subidas.
se não forem satisfatórias só mesmo uma scoter a gasolina...
alguma questão mais, apita.
eduardo
ecomotores.com
vamos estar no portugal lés a lés com a bereco e emax.
podes experimentar as duas e já vêz o comportamento nas subidas.
se não forem satisfatórias só mesmo uma scoter a gasolina...
alguma questão mais, apita.
eduardo
ecomotores.com
-
rodolfovieira
- Membro

- Registado: quinta jun 19, 2008 10:31 am
olá, estou a pensar em comprar uma bereco, mas também uma bicicleta electrica..
ou melhor estou a pensar comprar um kit electrico tipo este:
Link
mas gostaria de saber a vossa opinião... pois eu confudo-me um bocado qual o motor recomendado e qual as baterias recomendadas..
eu pretendo um kit em que faça sensivelmente 20kms diarios..com uma velocidade de 40 50km/h.
leio foruns estrangeiros dedicados a e-bikes mas como o meu ingles não é dos melhores não consigo compreender certas coisas.
daí eu fazer renascer este tópico a fim dos vossos conselhos e claro que me digam mais ou menos quanto custa um kit destes e onde comprar na europa...
já procurei no ebay mas sem sucesso , pelo menos pelos nomes que pesquizei.
ficam aqui alguns videos destas e-bikes:
[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=oxmbffggc ... re=related[/youtube]
Link
[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=vmvz_orui ... re=related[/youtube]
Link
Link
mas gostaria de saber a vossa opinião... pois eu confudo-me um bocado qual o motor recomendado e qual as baterias recomendadas..
eu pretendo um kit em que faça sensivelmente 20kms diarios..com uma velocidade de 40 50km/h.
leio foruns estrangeiros dedicados a e-bikes mas como o meu ingles não é dos melhores não consigo compreender certas coisas.
daí eu fazer renascer este tópico a fim dos vossos conselhos e claro que me digam mais ou menos quanto custa um kit destes e onde comprar na europa...
Link
Link
-
jmal
- Membro Platinium

oi, procura neste tópico http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &sk=t&sd=a , tem lá uma onde participei na construção, para circulares a essa velocidade numa bicicleta precisas de pelo menos 800w e para fazeres 40 - 50 km com a ajuda nos pedais precisas de pelo menos 500 a 600w de baterias, penso que já ficas-te com uma ideia.rodolfovieira Escreveu:olá, estou a pensar em comprar uma bereco, mas também uma bicicleta electrica..
Link
Link
Link
Cumps Inovadores
-
rodolfovieira
- Membro

- Registado: quinta jun 19, 2008 10:31 am
jmal desculpa mas eu ainda nao tenho posts suficientes e queria falar melhor contigo, podes me mandar uma pm com o teu messenger se tiveres? obrigado
e quando falas em 500watts de baterias falas do motor? ou da voltagem e amperes?
e quando falas em 500watts de baterias falas do motor? ou da voltagem e amperes?
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______