BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
Responder

Amiga Anjo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jan 17, 2007 9:03 pm
Localização: Açores

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Amiga Anjo »

muito bem! estou gostando de aprender convosco.
continuem assim!
beijinhos!


rjfabreu
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça jan 29, 2008 2:06 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por rjfabreu »

bom afinal aquilo nao é soro de leite mas sim gordura do processo do fabrico do leite, pois o soro é usado, bem como das gorduras retidas nas tabugens. eu estaria a pensar em uma "nata" coagulada, pois se assim for será muito melhor do que o soro, mas so na quarta ou quinta é qeu vou poder colocar mãos à obra para ver o teor de gordura existente e tentarei colocar fotos da mesma!

miuto obrigado pelas vossas críticas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

não conheço o processo de obtenção desse resíduo. se for decorrente de uma limpeza das tubagens com água quente, a quantia de gordura será realmente pouca.
de posse de uma amostra, pode-se mandar analisar a qualidade em um laboratório. aqui em porto alegre temos a ufrgs. imagino que em sua cidade também tenha laboratórios de universidades, que fazem esse serviço de forma mais econômica.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


rjfabreu
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça jan 29, 2008 2:06 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por rjfabreu »

este trabalho que estou a tentar fazer é de uma universidade para uma empresa de lacticinios como tal terei de analisar o produto mas não tenho muita esperança no teor de gordura, pois deverá ser muito baixo para ser rentável e poder retirar a gordura necessária para o meu objectivo final

Avatar do Utilizador

BioPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por BioPower »

rjfabreu Escreveu:este trabalho que estou a tentar fazer é de uma universidade para uma empresa de lacticinios como tal terei de analisar o produto mas não tenho muita esperança no teor de gordura, pois deverá ser muito baixo para ser rentável e poder retirar a gordura necessária para o meu objectivo final
depois de algum tempo sem intervenções, volto a este tema que tanto gosto, e fico feliz por ainda haver assunto com interesse real para este post.
caro rjfabreu, os 400 m3 de material que tens dísponiveis são homogéneos? ie, existem camadas de materiais diferentes? se assim for é teoricamente fácil de separar o material que interessa e o teu projecto tem pernas para andar (na minha opinião claro).

cumprimentos
Green fuel is the right choice


rjfabreu
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça jan 29, 2008 2:06 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por rjfabreu »

olá pessoal, já mandei as minhas amostras para laboratório para poder determinar com precisão o teor de gordura presente e espero que seja suficiente para poder realizar o meu objectivo inicial (bd).

o material é homogéneo e tem uma altura de 1 metro de um total de 6 metro de profundidade, 5 metro é apenas água em regime anaeróbio. se diz que é "fácil" retirar a gordura desta massa então diga lá como é por favor!!

segundo http://paginas.unisul.br/grucenso/parti ... lho_04.pdf este artigo o processo é viável mas como podem verificar é complicado e requer alguns recursos laboratoriais, que nem sempre existem.

Avatar do Utilizador

BioPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por BioPower »

rjfabreu Escreveu:olá pessoal, já mandei as minhas amostras para laboratório para poder determinar com precisão o teor de gordura presente e espero que seja suficiente para poder realizar o meu objectivo inicial (bd).

o material é homogéneo e tem uma altura de 1 metro de um total de 6 metro de profundidade, 5 metro é apenas água em regime anaeróbio. se diz que é "fácil" retirar a gordura desta massa então diga lá como é por favor!!

segundo http://paginas.unisul.br/grucenso/parti ... lho_04.pdf este artigo o processo é viável mas como podem verificar é complicado e requer alguns recursos laboratoriais, que nem sempre existem.
refraseando, o que disse foi: se tiveres várias camadas na nata sobrenadante e souberes qual a camada que tem a maior concentração em gordura eliminarás do tratamento por extracção a maior parte do material que não é rico em triglic.
se em vez de 400 m3 tiveres 40 m3 (de uma camada), e neles estiver concentrada a gordura será economicamente mais viável a extracção. era a esta "facilidade" que me referia.

já percebi que o material sobrenadante é todo ele homogéneo talvez por estar todo ele contido numa emulsão estável (este tipo de emulsões não tem nada a ver com as emulsões do bd), e que deste material 4% é gordura (certo?).

o que sinceramente, e acho que também já percebeste, a não ser que a extracção dessa gordura seja um método expedito e barato poderá inviabilizar a aplicação prática.

no entanto acho que a ideia é fantástica e este trabalho será sem dúvida dos mais interessantes que já ouvi falar no que toca ao aproveitamento de gorduras para biodiesel.
o facto de o partilhares com esta comunidade fez com que eu me voluntariasse para escrever e incentivar a continuação.

cumprimentos
Green fuel is the right choice

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

eu também estou interessado e apoio integralmente a pesquisa.
não deixe de trazer à comunidade os resultados.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

força aí rjfabreu e mãos a obra quando tiveres resultados não interessa se eles forem bons ou maus posta aqui, se possível com fotos!

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


jarcampos
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo mar 23, 2008 10:45 pm
Localização: Chaves

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por jarcampos »

boas,
sou novo aqui, e gostaria de saber qual o processo de inicio ao fim para produzir bd apartir de banha/sebo.
já li mas ainda não encontrei um post onde explique todo o processo desde o inicio.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

conseguimos fazer bio de gordura animal de forma diferente do processo vegetal.
no meio do tópico, existem receitas que estás procurando, mas seria conveniente ler quando tiveres tempo, pois os erros cometidos ensinam melhor do que os acertos.
base 11g/l de naoh ou 16g/l de koh. temperatura de processamento à 70ºc. reator aberto ou com valvula de segurança. está tudo aqui dentro. prepare-se para rir dos erros. e aprender com eles.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


jarcampos
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo mar 23, 2008 10:45 pm
Localização: Chaves

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por jarcampos »

boas luciano,
já á bastante tempo que acompanho este forum sem nunca me ter registado. agora finalmente resolvi faze-lo e tenho visto que existe muita gente com vontade ás alternativas.
para já só tenho teorias, ainda não passei á pratica, mas brevemente vou fazer um curso de produçao de bd, após isso comprar e reactor e começar a trabalhar.
já agora como estas no brasil o preço dos oleos no produtor quanto custam? e se forem baratos não era interessante importar para portugal?
já sei que o melhor seriam oleo usados, mas não são faceis e para alimentar a minha frota (6 viaturas) qualquer tipo de poupança abaixo do +/- 1,20€ já é muito bom. o bd de compra é para as empresas é +/- 0,95€ lt por isso gostava de o conseguir abaixo deste valor.

boa sorte
abraços

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas jarcampos

o óleo no brasil está na estratosfera. inviável produzir biodiesel à partir de óleo comprado em empresas produtoras. o litro de óleo está custando 1 euro. ao passo que o diesel fossil está custando 0,75 euros nas bombas.
se for considerar os custos de metanol, naoh, energia e mão de obra, está inviável produzir bio com esse tipo de óleo por aqui.

a solução está no ovu, ou no sebo bovino, banha de porco e outros. pelo menos por enquanto.

as industrias de bd devem estar com problemas sérios na sua produção, pois volumes grande, de 10 milhões de litros mensais, não se faz com sebo ou com ovu. só com óleo comprado mesmo. não sei até quanto aguentam.

você fala em comprar um reator. sugestão: construa o seu. aqui mesmo na seção experiencias e protocolos você encontra os detalhes construtivos dos melhores reatores que existem.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Amiga Anjo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jan 17, 2007 9:03 pm
Localização: Açores

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Amiga Anjo »

bem-vindo jarcampos !
sempre é bom aprendermos algo que gostamos, sentimos nos bem realizando e fazendo o que gostamos .
aqui se aprende muito.
boa sorte para que consiga aprender e a realizar seus gostos .
beijinhos e fica bem!
boa semana!

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

jarcampos seja bem vindo, aqui no brasil como disse o luciano os óleos vegetais estão caros, o que ainda conseguimos com preço mais acessível é o sebo, porque nem todos tem a tecnologia necessária para transforma-lo em bd, além das limitações de uso com o frio.

comece disponibilizando fontes de abastecimento de matéria prima e mãos a obra, porque é muito fácil produzir bd depois que se pega o jeito, quando precisar estaremos aqui para dirimirmos as dúvidas.

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


jarcampos
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo mar 23, 2008 10:45 pm
Localização: Chaves

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por jarcampos »

boas
concordo com voces relativamente á situação de os oleo de sebo serem para já a solução e vou começar a caminhar nesse sentido, mais que não seja para fazer descer o preço medio de custo da produçao de bd. embora acho, por tudo o que li relativo aos vossos resultados que a formula b100 está posta de lado. talvez b50 ou b80.
assim sendo em termos de b50 e preço de custo fica-me +- 0,70€ o que já não é nada mau em comparação com os 1,20€.

abraços

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por escalavardo »

jar, vai tirar curso de biodiesel pago? digo-te já que não vais aprender mais do que já está aqui explicado.. aliás, cá aprendes mais..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

o bd de sebo para ser b100 só com temperaturas acima dos 20°c abaixo disto só com aquecimento dos tubos dos injetores!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

escalavardo Escreveu:jar, vai tirar curso de biodiesel pago? digo-te já que não vais aprender mais do que já está aqui explicado.. aliás, cá aprendes mais..

além disso, isso aqui é uma verdadeira biblioteca virtual animada, onde os "livros" interagem com a gente. basta uma só dúvida e toda a gurizada corre para lhe ajudar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por mnunespt »

com ajuda internacional e tudo!

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal”