Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por hynek »

[***************] Escreveu:vivam ...

camaleo..o aquecimento dos tubos dos injectores é de primordial importancia..quer se trate de kit de 1 deposito ou de dois..a fiabilidade do sistema de injecção..e sobretudo a do proprio motor.. dependem dessa condição..

abraço
[***************]
concordo plenamente, infelizmente ainda não tenho isso dominado completamente. os sistemas em testes ainda não estão suficientemente fiáveis.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Camaleo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por Camaleo »

vamos ter que avançar com o aquecimento dos tubos injectores.....

mas só quando tiver tudo ok.....

talvez o amigo [***************] possa dar uma maozinha...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por Flamingo »

neste tópico:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3867

há atualmente muita informação, embora alguma ainda não devidamente testada, que pode ajudar. é uma questão de ler o observar aquilo que por lá está feito...

Avatar do Utilizador

Camaleo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por Camaleo »

ora viva... cá venho actualizar a situação do meu carrito....

mais ou menos 1000 klm percorridos com ov50 novo...

tudo impecável....

passei agora para ovu50...., mas pretendia ir subindo mais um pouco...

bom no arranque a frio..., no entanto por vezes nos primeiros 2 minutos, um ou outro soluço... que me tem parecido insignificante...

amigo hynek.... já que conhece a forma como está montado... e viu o meu oleo usado... até onde me recomenda ir....

quanto ao ar... o tubo de purga sempre que vou ver, agito um pouco o t e lá saem umas bolhitas.... tenho purgado.... mas julgo que não se tem refletido em qualquer problema... a ver vamos quando aumentar as concentrações.....

quanto à protecção da bi.... já coloquei uma chapa ( a fazer de blindagem) que protege da deslocação de ar a que está muito exposta... no entanto não tenho como testar a temperatura à entrada da bi...

não sei se ajudou... mas estou convencido que sim.

quanto à deformação pelo calor do pré-filtro... até agora está ok.... no caso do almera... não seria calor proveniente do bloco do motor.... ou colector de escape ou assim?....

oxalá continue a queimar asfalto como até agora...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por hynek »

foi feito tudo ao nosso alcance para correr bem, o teu esforço durante montagem foi notável.

quanto às percentagens, convém não abusar. aconselho o seguinte:
- inverno ov50-60, verão ov80-90 (acima de 20 ºc)
- em caso de ovu, ainda baixar as percentagens em 5 a 10% (os sacos de filtragem funcionam bem? o ovu deve ficar limpinho, como novo....)

no teu caso não me parece que devias aumentar as percentagens, alguns soluços podem significar um aviso. o mais crítico é o período inicial de 5 minutos, até motor aquecer. espera pelo tempo mais quente.

se há pouco ar no tubo, podes prolongar os períodos de verificação. a purga, sem demora, deve ocorrer quando o motor começa a ter tendência para engasgar (falta de combustível). claro que é melhor prevenir do que ter de fazer isso em plena autoestrada....

a chapa, a proteger a bi, deve ter ajudado.

obrigado pelo relatório e mantém-nos informados.
Última edição por hynek em quarta mar 19, 2008 4:54 pm, editado 1 vez no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Camaleo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por Camaleo »

ainda transpirei durante a montagem.....lol........

mas eu queria acabar no mesmo dia.....

quanto aos sacos de 1 micron... só agora consegui fazê-los, mas duvido que nos orificios das costuras não passe mais alguma coisa......

sinceramente, mais algum tempo e depois dou feed-back sobre eles...

o ov fica limpinho, mas cor mel...

já arranjei um processador para efectuar a secagem...

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por klinzter »

tópico mudado para o local certo:!:
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Camaleo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por Camaleo »

cá venho novamente com mais notícias, 1600klm percorridos após a instalação do kit...

relativamente à purga de ar, já deu para tirar conclusões... julgo que no meu caso a valvula de purga é dispensável pois as bolhas de ar que surgem são muito esporádicas... no entanto tenho vigiado, quer em frio como em quente, e vou purgando de vez em quando...

no entanto estou no fim do 1º depósito em que pus oleo usado

então
20l de gasóleo
22l de ovu (que só estava filtrado com as pernas das calças de ganga, ma medida em que não tinha ainda os sacos de filtragem a 1 micron prontos)
0,8l de gasolina

tinha o meu conta kilómetros avariado há anos.... e agora começava a chatear-me de não poder tirar conslusões concretas... fui à sucata trouxe um, e voilá....

fiz 600 klm com a mistura (a passar)

pelas minhas contas dá uma média de 7 litros aos 100... e eu não fui brando na condução....

antes gastava entre 7 e 8l........

tenho assim a sensação que está mais poupadinho....

no entanto surgiu um problema, desde o início do oleo usado, que coincidiu com uma descida das temperaturas que se têm feito sentir, acentuaram-se os soluços no 1º minuto do arranque a frio.
mal aquece tudo ok.

além disso mal se põe a trabalhar em frio, se deixar ao ralenti (não tenho conta-rotações) fica incerto, como que uma respiração ofegante (imagino uma variação rápida das rotações entre 1000 e 500), no entanto sem ir a baixo....

isto durante 1 minuto.

só em frio, notando-se mais se ficar fora da garagem, como quando faço turnos nocturnos...

como 1º raciocínio pensei que fosse ar.... mas pelo que descrevi no início, essa hipótese está posta de parte.

como fiz a asneira de facilitar na filtragem do oleo.... pensei, será que é o filtro colmatado? tirei o filtro do gasóleo e está como novo, assim como o pré-filtro também se apresenta limpo.

após abertura do circuito para visualizar o filtro, fiz a purga de ar e aí foi preciso usar o tubo de purga.

penso que o descrito se deverá apenas ao frio... no entanto aguardo a vossa opinião e sugestões.


já agora o material cedido pelo hynek para efectuar o sacos de filtragem até 1 micron funciona aparentemente bem.

o oleo após ter sido filtrado com as calças de ganga, e depois passado por este filtro, resulta numa deposioção de sedimentos bem visível nestes.


Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por orbis »

sim...mas os filtros não são a solução milagrosa. com o tempo o óleo volta a ter partículas em suspensão.

Avatar do Utilizador

Camaleo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por Camaleo »

olá
sensivelmente 3000 klm percorridos

quanto a purgas de ar - completamente desnecessárias.....

a concentração tenho usado sempre a mesma

22l oleo usado (filtrado por mim)
20 litros de gasóleo
1/2 litro de gasolina

no entanto neste último depósito que estou a terminar tenho notado o seguinte:

quando o depósito está perto do fim, o carro tem um comportamento ao ralenti incerto

tal como já tinha descrito em tópicos anteriores que me acontecia com o motor frio
camaleo Escreveu:no entanto surgiu um problema, desde o início do oleo usado, que coincidiu com uma descida das temperaturas que se têm feito sentir, acentuaram-se os soluços no 1º minuto do arranque a frio.
mal aquece tudo ok.

além disso mal se põe a trabalhar em frio, se deixar ao ralenti (não tenho conta-rotações) fica incerto, como que uma respiração ofegante (imagino uma variação rápida das rotações entre 1000 e 500), no entanto sem ir a baixo....

isto durante 1 minuto.

só em frio, notando-se mais se ficar fora da garagem, como quando faço turnos nocturnos...

agora estanto perto do fim do depósito... o ralenti fica também incerto com o motor quente...

adicionei por isso à mistura mais 5 litros de gasóleo (devia ter no depósito sensivelmente 10 a 12 litros de mistura)

e atenuou imenso esse sintoma, ficando "quase normal" em quente.

concluo por isso que este facto tem a ver com a mistura estar pouco homogénea no depósito, ficando para o final uma concentração perto de ov100...

na realidade sempre fui céptico quando alguns defendiam a prévia mistura antes do abastecimento, tendo em conta que os solanvancos não seriam suficientes para homogeneizar a concentração...

pelos vistos estava enganado, e há motivos para pensarmos que o oleo terá tendência em parte a separar-se e a ficar "à tona"...


boas frituras

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por hynek »

quando ov usado fica algum tempo parado, há tendência de sedimentação das gorduras mais espessas (saturadas). é isso que poderá acontecer, penso eu, também nos depósitos dos carros. por isso é aconselhável deixar descansar o ov durante algum tempo e, quando se abastece, não meter este sedimento no depósito do carro.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por Flamingo »

sobre a ausencia de necessidade de purga, não me surpreende nada...

sobre o resto descrito, também já notei algo identico embora não bem soluços, mas notei que para o fim estava a queimar bastante mais ov que diesel. vou passar a fazer a mistura fora do depósito, pelo menos com boa parte do diesel embora não seja todo. ainda não foi neste abastecimento mas será no proximo. por isso, pelo menos não és o único a quem isso aconteceu...
sobre as gorduras referidas pelo hynek, por uma experiencia não propositada apercebime que misturando previamente bem misturada a gasolina correspondente no ov, este ficava um pouco mais lucido. mas como aquilo aconteceu sem estar a fazer conta, tenho que fazer a experiencia a sério...

Avatar do Utilizador

Camaleo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por Camaleo »

hynek Escreveu:quando ov usado fica algum tempo parado, há tendência de sedimentação das gorduras mais espessas (saturadas). é isso que poderá acontecer, penso eu, também nos depósitos dos carros. por isso é aconselhável deixar descansar o ov durante algum tempo e, quando se abastece, não meter este sedimento no depósito do carro.
penso que não é o caso hynek, isto porque tenho deixado repousar duas semanas naquelas barricas que me cedeu...

e o ovu fica impecável...

não sei no entanto se misturara ovu + petrodisel + gasolina fora do depósito obterei melhor resultado.....


no entanto algo me confunde no meio de tudo isto....

pois no caso de eu ter um kit duo tanque ele deveria funcionar bem (depois de quente) mesmo com altas concentrações......

haverá algo que me está a escapar.....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por hynek »

camaleo Escreveu:
hynek Escreveu:quando ov usado fica algum tempo parado, há tendência de sedimentação das gorduras mais espessas (saturadas). é isso que poderá acontecer, penso eu, também nos depósitos dos carros. por isso é aconselhável deixar descansar o ov durante algum tempo e, quando se abastece, não meter este sedimento no depósito do carro.
penso que não é o caso hynek, isto porque tenho deixado repousar duas semanas naquelas barricas que me cedeu...

e o ovu fica impecável...

não sei no entanto se misturara ovu + petrodisel + gasolina fora do depósito obterei melhor resultado.....


no entanto algo me confunde no meio de tudo isto....

pois no caso de eu ter um kit duo tanque ele deveria funcionar bem (depois de quente) mesmo com altas concentrações......

haverá algo que me está a escapar.....
se tiveres ov muito espesso, nem o kit duotanque evita isso. este está concebido para uma determinada viscosidade de ov, embora existem kits também para óleo de palma, gorduras animais, etc....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Camaleo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por Camaleo »

o meu oleo é de girassol e de soja....
o meu oleo conheço bem a proveniencia, pois su eu que o compro novo......

não uso oleos de palma, nem banha... etc.....

ele é bastante liquido, e nunca deposita aquele sedimento viscoso no fundo depois de filtrado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por hynek »

camaleo Escreveu:o meu oleo é de girassol e de soja....
o meu oleo conheço bem a proveniencia, pois su eu que o compro novo......

não uso oleos de palma, nem banha... etc.....

ele é bastante liquido, e nunca deposita aquele sedimento viscoso no fundo depois de filtrado
claro, isso foi só um exemplo. mas qualquer ov usado e reciclado continua a sedimentar. deixa uma embalagem de 10 lt um mês a descansar e verifica......
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Camaleo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por Camaleo »

tenho colhido amostras de todos os abastecimentos que fiz.... e até agora todos com bom aspecto, apesar de num ou noutro haver um pouco de humidade.... mas em pouca quantidade......

no entanto o gasóleo também traz água.... e não é pouca....

por acaso no meu carro tenho uma luz avisadora e um purgador de água que se vai separando no filtro do gasóleo....

voltando ao problema inicial... diluí mais um pouco a mistura que tinha no depósito com 5 litros de gasóleo e os sintomas desapareceram em quente...

continuo convencido que tem a ver com a deficiente mistura entre os componentes da mesma.

vou dando notícias

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por Flamingo »

camaleo, dado o meu parco conhecimento sobre o fenómeno, será prematuro dizer que é disto ou daquilo... mas faço aqui a chamada de atenção e quem de melhor conhecimento do que eu souber, que poste.
não será falta de aquécimento dos tubos dos injetores???
eu já notei para o fim do depósito mais concentração de ov. mas não soluços. mas como tenho aquecimento dos tubos de injeção,... talvez isso no meu caso evite...(???) não sei...

Avatar do Utilizador

Camaleo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por Camaleo »

pois é... confirmo que sempre que se aproxima o final do depósito... a concentração de ov sobe..... e julgo que significativamente......

aproveito também para reportar que o meu pré-filtro está agora pela primeira vez ligeiramente deformado pelo calor....

notei também sujidade no seu interior... tipo placas que descolaram dos tubos... (presumo eu) devido à acção detergente do óleo vegetal...

no entanto, tudo a carburar bem.....

tenho mesmo que avançar agora para a próxima etapa... aquecimento dos tubos injectores....


Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Kit de 1 depósito no Peugeot 306 XAD

Mensagem por Flamingo »

pela minha parte e até agora com o kit que eu instalei e que eu próprio desenvolvi, está tudo a rolar bem. os sintomas que estou a notar são apenas que para o fim do depósito também noto mais concentração de ov na combustão, e à semelhança daquilo que relatou o user mco, também noto um ligeiro aumento de sonsumo, penso que isso se deve à falta de retaragem dos injetores para mais cerca de 15 a 20% da pressão de abertura.
a seu tempo espero tratar disso.
agora quero recuperar o investimento feito, e tenho outras coisas em mente...

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”