Alterações Corsa 1.5 D

Responder
Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

se estiveres interessado em fazer uma experiencia nesse teu aquecedor, toma atenção e faz o seguinte:
conforme se vê na foto do link que colocaste, à direita tens a entrada das águas. desaperta esses records (os das águas), vai a uma casa de material para hidráulica, e compra 2 records com a mesma rosca, mas com a escama do record da dimensão dos que ficam do lado esquerdo, que são os do combustivel. substitui então os records que vem para a circulação da água por estes que compraste. depois faz uma ligação direta com tubo de combustivel entre os dois records superiores de um lado para o outro, ou seja, liga o record de combustivel que se encontra no lado esquerdo superior com o record que acabaste de colocar no lado direito superior. desta forma anulas a parte dá água, e colocas o combustivel também a circular por ela, ou seja, o combustivel entra no lado esquerdo inferior, sobe, entra no tubo que colocaste e que o leva até ao lado direito, volta a entrar no aquecedor, desce, e sai no lado direito inferior...
o que ganhas:
o combustivel tem uma area de contacto com o aluminio bastante superior.
a calor produzido pela vela que se encontra do lado direito passa a ser aproveitado (como está agora essa vela de nada te serve a não ser gastar bateria)...
no caso de não resultar também não estragas nada, gastas sim mais uns trocos nos records, mas também ai 5 € da para fazer a festa, e se forem em latão ainda são mais baratos...
não tens nada a perder a não ser o aquecedor/permutador passar a ser só aquecedor...
podes ainda colocar também o termocontacto mais afastado da zona onde se encontram as velas, mais no limite do aluminio e talvez entre os dois furos centrais, ou seja, ao centro e no topo, tendo como ponto de partida a foto do link...
caso não entendas o que especifiquei, faço-te um croqui num papel, fotografo e coloco aqui...
bom ano e um abrço...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola flamingo

a ideia que destes e correta em principio pois duplica a área de contacto do combustível proporcionando maior aquecimento.

no entanto embora não esteja fora de causa vai um pouco contra o espírito do teste que era a verificação das capacidades do equipamento face a descrição de quem o comercializa.

foi por essa mesma razão que não usei isolamento logo desde o inicio.

de qualquer modo esta previsto para breve um teste a outro permutador combinado de outra marca.

http://seealte.europecon.net/adapta-o-d ... tivel.html

poderá efectivamente também ainda haver algum problema que não tenha detectado ,quero ainda confirmar se existe ou não uma câmara de ar dentro do permutador que poça estar a criar alguma dificuldade no aquecimento ,e que os tubos estão ao contrario o que esta mais em cima e a entrada e o que esta pelo lado debaixo a saída ( a válvula fica por cima do permutador) ainda os vou trocar para me certificar que se e ou não indiferente a posição dos mesmos .

de qualquer forma obrigado pela tua ajuda.

cumprimentos


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

esse permutador combinado é igual ao do josef! acho que ele fez teses com um permutador desses, tenta falar com ele não vale a pena gastares dinheiro a toa!
fica bem
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Mensagem por klinzter »

eu estou a espera de uma coisa dessas
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

rpl Escreveu:esse permutador combinado é igual ao do josef! acho que ele fez teses com um permutador desses, tenta falar com ele não vale a pena gastares dinheiro a toa!
fica bem
obrigada rpl pelo conselho mas eu ainda tenho algumas coisas que quero experimentar com o permutador que tenho a ver se resulta a possível troca e so no fim de esgotadas todas as possibilidades.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola
mais uns km e la esta o corsa a queixar-se e o dono também (la vão eles €€€€€)
desta feita alternador, o que? por causa do o.v. não ou talvez
pois e desta feita uma visita ao electricista auto para ver o alternador - queimado pois então.
como o fulano já sabe o que se esta a usar no carro la vem a pergunta;
com isso tudo ai montado não terá havido sobrecarga e o alternador arreia-se?
bem parece estranho a questão mas depois analisada mais a frio pode fazer algum sentido.
normalmente as baterias e os alternadores estão dimensionados para as necessidades normais do carro e para os picos de consumo do mesmo (aquecimento e arranque).
o alternador inicia a reposição de carga da bateria imediatamente a seguir ao arranque.
acontece que para alem disso ocorre um consumo de pico no arranque do aquecimento que pode ser na ordem de mais 80a (+/-) sobre o normal consumo do carro mas baixando gradualmente ate chegar por +/- 30a, levando a puxar mais pela bateria e em consequência pelo alternador.pelo menos foi o raciocino e a conclusão a que chegamos.ao que me parece existe por aqui membros do fórum a trabalhar nesta área e se não for pedir muito gostava de uma apreciação mais técnica sobre o assunto.
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola
para tentar verificar o que se esta a passar com o consumo de energia no carro por parte dos componentes para o o.v. la voltei aos testes.
desta feita para tentar perceber se o problema do alternador teve ou não alguma coisa a ver com o o.v.foi montado no carro um amperímetro para analisar o debito do alternador.
como foi posto em causa que o problema era por ai tenho de testar.
mas antes de testar foi medido o consumo de algumas partes do equipamento para ter uma ideia do consumo,as medições foram efectuadas não com corrente da bateria mas com corrente a partir de um carregador.
assim para o permutador combinado +/- 12a (370w)
para os aquecedores dos filtros 13a cada
assim teríamos na pratica cerca de 38a (não foi considerado os picos) de carga máxima não estou a levar em conta as válvulas e a bomba.
nos próximos dias vou efectuar alguns testes de carga em diversas circunstancias quer com o equipamento para o.v.quer sem ele ,depois reporto o sucedido.
mais um problema para solucionar que a juntar aos outros que ate aqui têm surgido são a prova vivida do que já por aqui se disse que e errada a ideia de que por um carro ser velho não há muito a perder e por isso não hã grande problema,ate aqui o que notei e que não há falta de problemas
saúde da boa
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


heitorf
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
Localização: Setubal

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por heitorf »

boas eletrico

fico intrigado com os valores tão baixos que consegue medir na alimentação da bi (20º e 30º).
a pregunta que lhe quero fazer é se a saida da bi está a realimentar o circuito ou está a encaminhar para o deposito?

fico com duvida que valores conseguirei medir no meu jeep.
meu jeep tem só um filtro com aquecimento e liga com a chave de ignição.
fica sempre ligado tanto no arranque a gasoleo e depois ao comutar para ov. tem 2 depositos.
ao fim de 15 minutos de o motor estar a trabalhar, ao apalpar, com as mãos, os tudos da alimentação ou o topo do filtro noto temperatura alta sem queimar.
arrisco a pensar que está entre valores de 40 a 50º...
a meu ver com esta temperatura (que vou ter de medir de algum jeito) já será satisfatório para ovda 50%.
intrigo-me agora é como vou aquecer os tubos dos injectores para os 100º para optimisar a combustão...

boas mensagens.
Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por orbis »

o alternador não se deve ter queimado por causa do consumo eléctrico. a bateria está lá para dar resposta aos grandes consumos. claro que estes têm de ser repostos pelo alternador, mas se o consumo for superior à produção, o que é natural é a bateria ficar em baixo e o carro não arrancar, não queimar o alternador. os alternadores, especialmente os velhos também entregam a alma ao criador.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

orbis Escreveu:o alternador não se deve ter queimado por causa do consumo eléctrico. a bateria está lá para dar resposta aos grandes consumos. claro que estes têm de ser repostos pelo alternador, mas se o consumo for superior à produção, o que é natural é a bateria ficar em baixo e o carro não arrancar, não queimar o alternador. os alternadores, especialmente os velhos também entregam a alma ao criador.
ola concordo com tudo o que disseste orbis.
e no caso destes carros parece ate não ser muito incomum ,pelo menos eu ja o levei ao conserto 3 ou 4 vezes(e no mesmo sitio).mas como foi posto em causa achei por bem descrever o sucedido de qualquer forma na próxima revisão do sistema (ainda tenho que preparar tudo)o consumo ira ser levado em conta. alem disso ja tive o cuidado de pedir a um membro do fórum que trabalha na área que pudesse comentar e dar o seu parecer e que isto de suposições não e formula de calculo para ninguém e e sempre bom levar em conta todos os aspectos a fim de se criar um sistema seguro e funcional.
um abraço oleoso mas pouco para a malta não ter de ir para o tanque
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola
um novo apontamento de temperatura.
depois de algum tempo a verificar as temperaturas cheguei realmente a conclusão que não há muito a mais a fazer em termos de isolamento isolei o filtro o permutador tubos e não tive nenhum sucesso com aquilo estou bem em crer que o permutador com furos e so para enfeitar e para quem se queira convencer e não medir temperaturas.alem disso eu não consigo mais que 28º em distancias curtas acho ate que aquele permutador funciona muito bem como dissipador e digo isto porque ja aconteceu com o aquecedor do filtro do carro ter perto de 45ºc

alias isso já tinha sido mencionado em tempos pelo manuelcar mas penso sem testes.

não quero estar a dizer mal deste ou daquele equipamento nem a defender esta ou aquela marca mas para que não haja incautos levados pelo preço (como eu pois cria servir-me baratinho)
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

depois de algum tempo a o.v. hoje por acaso lembrei-me de tirar uma vela ao bicho para ver não deu para tirar fotos o maquina estava manhosa mas como já não e a primeira vez que faço e pelo que conheço do carro não se nota nenhuma diferença , não há nada de goma o aspecto e limpo porem com uma ligeira fuligem como e normal aparecer quando só consome diesel e o carro já passou a barreira dos 10.000 com varias % de o.v.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por orbis »

quando aparece fuligem é sinal que a vela já se reformou.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

orbis Escreveu:quando aparece fuligem é sinal que a vela já se reformou.
não percebi bem mas fui agora ver ainda faz patanisca pode estar reformada mas não morta.
agora a sério a vela aquece e ainda não tive problemas de arranque a frio embora que o carro só da sinal que se note mais quando são duas.talvez eu não tenha explicado bem e um ligeira camada na parte fina mais junto a rosca nada de anormal na minha opinião já acusa isso sim algum desgaste mas também já nem me lembro quando foi que as mudei pela ultima vez.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Flamingo »

heitorf Escreveu: (...)
arrisco a pensar que está entre valores de 40 a 50º...
a meu ver com esta temperatura (que vou ter de medir de algum jeito) já será satisfatório para ovda 50%.
intrigo-me agora é como vou aquecer os tubos dos injectores para os 100º para optimisar a combustão...

boas mensagens.
tem que ler um pouco mais o forum...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por hynek »

até 60 ºc consegue-se manter a mão numa peça quente. ter um aquecedor a esta temperatura não significa necessariamente que o combustível na saída tenha essa temperatura também, é sempre menos. se o combustível estiver a esta temperatura, já não é nada mau.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


heitorf
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
Localização: Setubal

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por heitorf »

boas

caro flamingo

ler o forum para mim é um prazer... já li e reli muitos tópicos e vou voltar a fazer muitas mais vezes..
sua mensagem é genérica. agradecia que foca-se a sua opinião mais objectivamente.

quando me refiro que 40º a 50º já me parece satisfatório.. refiro apenas satisfatório.. comparando com leituras reais e outras situações apresentadas em diversos tópicos...
coloquei em outro tópico que pretendo comprar e adicionar um permutador de calor eléctrico com termostato pois como faço deslocações curtas,
só o filtro aquecido não aquece o combustível com a rapidez desejada.

quanto ao aquecimento dos tubos dos injectores já li que a temperatura ideal ronda os 130º. na minha mensagem refio o valor de 100º.
ora para quem não tem nada ai instalado 100º já é algo próximo.

se se refere a outra questão, agradeço que a refira para que possamos "discutir".

já instalei o turbo novo no meu jeep.. trabalha impecável..

as saudades que eu tinha do cheirinho a oleo
Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Flamingo »

sim, de facto peço desculpa pela direta.
referia-me a este tópico...

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 67&start=0

sobre os tubos dos injetores eu tenho andado a fazer umas experiencias nesse capitulo, e todas as experiencias que fiz estão lá relatadas. ainda não "achei água" mas para lá caminho. estou a tentar...
mas, já agora acompanhe o que se faz por lá e talvez até dê para ter alguma ideia partindo do que já se fez e se encontra lá descrito.
é a partir do debate de ideias que evoluimos...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por hynek »

heitorf Escreveu:
.....quanto ao aquecimento dos tubos dos injectores já li que a temperatura ideal ronda os 130º. na minha mensagem refio o valor de 100º.
ora para quem não tem nada ai instalado 100º já é algo próximo.
100º c não tens aí, isso garanto-te. estes tubos, na saída da bi, podem chegar a uma temperatura de 40 a 50 ºc (em caso do pré-aquecimento do ov instalado), junto do injector poderão ter mais por causa da proximidade com a cabeça do motor que está quente. obviamente que o combustível, dentro do tubo, terá uma temperatura inferior. tens de medir para poder confirmar.

o ideal seria aquecer todo tubo, desde a bi, para o calor tiver tempo passar para o combustível
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola, retornando ao tópico mais uma vez.
o velho corsa esteve um upgrede estes últimos dias.
embora ainda em fase de conclusão já foi para a estrada para testes.
as alterações efectuadas embora um pouco demoradas não obrigaram a instalação de mais equipamento, salvo termo contactos e um módulo de controlo do estado da bateria desenvolvido em parceria com o hynek que tem tido uma paciência extraordinária para me aturar.
então as alterações foram as seguintes;

- redimensionamento de circuitos
- isolamentos
- recondiciomento do permutador
- instalação de um modulo de controle de estado de bateria
- melhoramentos na gestão de energia
- alterações ao nível da unidade de gestão de processo

assim hoje já foi efectuado um teste de estrada em cerca de 19kl como não tinha pendura não deu para tirar mais variareis conto faze-lo nos próximos dias de qualquer forma ficam os resultados

Imagem

o teste foi sem qualquer tipo de aquecimento por lapso também não vi a temperatura ambiente antes tinha tido o carro a trabalhar na garagem por algum tempo para ferrar o circuito que inicialmente esta a 20ºc pela manha.

os picos de temperatura teem que ver com velocidades mais baixas
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”