Duvidas sobre misturas BD xx

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
nautiluscb
Membro
Membro
Registado: terça jan 22, 2008 11:06 pm

Duvidas sobre misturas BD xx

Mensagem por nautiluscb »

tenho uma pequena pme com cerca de 15 veículos, que vão desde simples toyotas dynas a camiões mercedes e comerciais skoda, por exemplo.
actualmente, estou a abastece-los só com diesel através de um depósito próprio, mas estou a ponderar comprar uns 3000 lt's de bd100 e mistura-los no meu depósito. gostaria de ouvir as vossas opiniões, sobre algumas duvidas que ainda tenho.

- qual o aumento de consumo de combustível com a utilização de uma mistura b30?

- qual a diminuição no rendimento dos motores? estamos a falar em alguns casos de grandes cilindradas 15000cc....

- terei k trocar os filtros antes da 1ª mistura ou passados alguns klm de consumo?

- existe algum problema em voltar a abastecer com diesel normal e depois encher novamente com b30? (pergunto isto porque como devem calcular os carros circulam pelo pais e obviamente não existe b30 disponível no mercado.)

- a mistura no deposito é estável por quanto tempo?

obrigado
nautiluscb

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Duvidas sobre misturas BD xx

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

aqui na fazenda, utilizamos b40 em todos os tratores. não observamos nenhuma perda de potência, tampouco aumento de consumo, como vc pergunta.

o que sugiro é que você faça uma adaptação dos veículos aos poucos, pois como você sabe, o biodiesel tem o poder de limpar todo o sistema de injeção, carregando para o filtro todas as sujidades.

comece com b10, e vá aumentando à medida que fizeres as trocas de filtros. caso tenha necessidade, comece logo com b30, mas mantenha em cada veículo um filtro de reserva, para emergências, porém acredito que usando b30 vc não terá problemas. não é necessário fazer a troca dos filtros, mas se já estiver quase na hora, aproveite e faça.

o uso do biodiesel se dá com qualquer mistura. se vc tiver um tanque com b30 por exemplo, e quando chegar à metade do nível, vc abastecer com diesel normal, vai fazer com que a mistura torne-se um b15, e assim sucessivamente, até chegar a b"0".
depois, se quiseres voltar a usar um b30, poderá faze-lo sem nenhum problema.

fique atento às borrachas da bi, o nosso colega fry já alertou que as borrachas da bi estragam com o uso do biodiesel, principalmente em misturas muito fortes. ele relata que as da marca viton são as melhores existentes.
mas nada que impeça a migração à esse combustível alternativo. ainda mais se vc aprender a fazer e tiver fonte de matéria barata.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Re: Duvidas sobre misturas BD xx

Mensagem por katzilla »

no meu caso como a minha carrinha já tem uma idadezita e para não correr riscos desnecessarios, retirei o deposito e lavei bem para não haver problemas. tenho tambem sempre um filtro suplente e as respectivas chaves para trocar o filtro.
de resto é b100 e prego a fundo sem problemas, até hoje nem tive problemas de arranque naquelas noites frias, sempre á primeira.

Responder

Voltar para “BioDiesel”