AQUECEDOR OLEO

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

zipper
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jun 05, 2007 10:43 pm

Mensagem por zipper »

"o termostato do circuito esta no polo precisamente oposto (na bomba de agua"- aqui perdi-me...

refiro-me à posição do termostato no circuito do radiador..esta no corpo da bomba de agua..se o tivesses à saida do bloco,da cabeça para o radiador (como muitos outros carros têm) seria pior pois n terias circulação de agua sequer enquanto n estivesse à temperatura de funcionamento.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

manuelcar Escreveu:
entre o electrico e a bi haverá apenas cerca de 15 cm de tubo.
e o filtro fica no meio?
o percurso do combustivel que eu tenho na minha carrinha, partindo do depósito, é o seguinte: depósito, filtro, permutador hidráulico, aquecedor electrico (qdo tiver), bi. não tenho mais filtro nenhum, mas eu ando só com um depósito... será kit 1 depósito.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

então deves ponderar se não será mais adequada a seguinte sequencia:
deposito, readmissão do retorno, permutador, aquecedor, filtro, bi, saída do retorno.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

fisicamente implicava mais tubagens e com isso alguma dificuldade na circulação do combustivel quando rodar com percentagens mais elevadas. recordo aqui a dificuldade que o rpl teve (não sei se ainda tem) com a circulação do ov nos tubos de 8 mm. os meus são de 7. pode ser essa a ordem correta, mas por agora e se não houver nenhum risco de maior vai andar assim. duvido que venha a fazer alterações, mas também não digo "desta água não beberei"...
claro que a alimentação passa primeiro no t de realimebntação do retorno, e só depois o filtro!...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

ainda assim parece-me mais prudente aquecer logo antes do filtro. se estás preocupado com a passagem do óleo em tubos de 7 (que também acho demasiado estreitos, imagina então fazê-lo passar por um filtro de 0,001.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

bem, tal como disse, por agora vou manter a ideia que tracei inicial, depois de ter instalado tudo o que pretendo vou tirar umas fotos e coloco aqui. nessa altura, depois de verem as fotos vai dar para perceber melhor o porquê de ter pensado a ordem que tenho. irei rodar com as ligações feitas desse jeito e ver se funciona bem, só depois disso é que estudarei/analisarei o sistema. logo vejo se precisa de alterações e o que devo alterar. mas agradeço as chamadas de atenção.
um abraço...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

[***************] Escreveu:vivam ...

flamingo...tem bom aspecto..sem duvida nenhuma..parabens.......

abraço
[***************]
ora viva...
sr fernando, estou a tentar desenvolver mais algo que em minha opinião e sem ser convencido, terá a mesma apresentação que teve o permutador que fiz e que já se encontra em funcionamento com bons resultados, mas com este tempo e dada as viagens que faço serem curtas, o frio dita as suas leis.
para o que estou a desenvolver precisava de uma informação sua, se tiver conhecimento do objeto em causa, claro!...
no seguinte link verá varios componentes utilizados no circuito da água e do oleo lubrificante do motor. pedia-lhe que observasse o termocontacto com a referencia 35520.
http://www.vieirafreitas.pt/pdf/bw052.pdf
apesar de não ser esse o que tenho aqui em catálogo, esse fisicamente é igual, (o que tenho aqui é referencia 35450). no catálogo diz que é nc (normaly closed=normalmente fechado) e que abre aos 75 graus.
admitindo que abre a essa temperatura, sabe dizer-me qual a oscilação de temperatura para fecho? ou seja, se abre a 75º, a que temperatura aproximadamente ele volta a fechar???... no catálogo diz de alguns a temperatura de abertura e fecho, mas desse e de outros identicos não diz, e esse termocontacto era o ideal para o que pretendo se ele fechar por exemplo a 70 ou 65º.
um abraço e bem haja...

já agora, desejo-lhe um feliz e santo natal, saúde da boa, e boas entradas no ano 2008...(cuidado com as curvas... )


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

flamingo..esses interruptores termicos normalmente funcionam através do circuito de massa..mas como para operarem sobre circuitos de aquecimento deverão interagir através de um relay não existe qualquer problema..

alguem mais entendido que eu em electricidade/electronica deverá dar um melhor parecer que eu..

quanto ás temperaturas de operacionalidade as mesmas devem ser sempre verificadas por nós..e é relativamente facil de o fazer..através do uso de uma lampada piloto e de um medidor de temperaturas..depois é só adequar o dispositivo ás necessidades que ele vai suprir..

abraços
[***************]

umas fabulasticamente boas festas..

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

agradeço desde já a ajuda...
já depois de ter colocado o poste a escolha caiu sobre um outro, espero conseguir arranjar...
realmente tanto esse termocontacto como muitos outros que vi no catálogo funcionam de facto com a massa, mas para o que estou a estudar vou precisar de dois. um pode funcionar assim mas o outro já não uma vez que vão ficar ligados os dois em linha. o sinal vem desse, passa por um outro que será de segurança e vai ao relé. serão os dois fechados e abrem com temperaturas diferentes.
não estou a reinventar a roda, nem a fazer nada que já não se conheça...
o que estou a estudar é nomeadamente o aquecimento electrico, julgo não ter nada de especial, terá sim de diferente e talvez seja mais eficaz, talvez... a ver vamos...
tal como fiz com o permutador, depois do projeto terminado, colocarei aqui as fotos detalhadas de todos os passos que dei até à conclusão do mesmo, bem como a respectiva descrição e funcionamento de tudo. é do meu interesse ouvir as criticas, comentários, sugestões, bem como ser alertado para algo que tenha sido esquecido, mal projetado ou deixado ao acaso, podendo trazer problemas sérios ao funcionamento da maquina, mas por agora o projecto ainda está no pensamento, como tal pouco mais consigo adientar...

já agora aproveito para surgerir que este tópico deveria passar a ser inamovivel uma vez que o tema é uma coisa tão importante na utilização do ov. mas tenham isto como uma sugestão apenas, nada mais.

comprimentos...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

um reporte muito a propósito da escolha do local onde colocar o aquecimento.
desde o início do inverno que tenho notado uma tendência para a acumulação de ar nas tubagens quando mudo para ov100 e que desaparece quando vou a ov30. ontem o motor parou e fui descobrir um tubo em mau estado. o que sucedia era que, dada a viscosidade superior do ov, mesmo quando aquecido, o combustível tinha dificuldade em passar o filtro, pelo que o vácuo ia fazendo entrar algum ar no circuito. o ov30 esse problema não se punha. portanto, para quem ainda acha que se deve aquecer depois do filtro e esperar que o retorno vá aquecendo tudo, sugiro que reflicta ainda mais um pouco sobre a matéria, porque até que o retorno aqueça todo o filtro, ainda muito combustível vai ter que passar por aí.
saúde da boa!

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

não nego nem contrario o que você defende, no entanto tudo passa também por experiencias. este fórum é bem disso um exemplo. se eu tiver que alterar a orientação das tubagens tendo em conta a sua experiencia ou a experiencia aqui do forum pode ter a certeza que o farei sem problemas. será mais uns trocos que gasto com tubos mas não vou prender o meu burro à estaca errada. mas por agora vou seguir a minha ideologia e ver o que dá, entenda-se ideologia e coriosidade, não teimosia!
sobre a capacidade filtrante do filtro diesel, nas pesquisas que eu fiz, a informação que obtive foi que este filtra entre 2 e 5 micron, não obtive informação de que a filtragem fosse a 1 micron, mas admito estar errado já que os meus conhecimentos sobre ideomas estranjeiros são demasiado limitados. tendo em conta essa informação, tenho algo idealizado que ainda não sei se irei por em prática. em causa seria a construção de um "cartuxo" para alojar um elemento filtrante utilizado na filtragem de água, com a capacidade de filtrar a 1 micron. esse cartuxo comportaria 2 tubos metálicos (um dentro de outro) em que entre eles existisse uma camara de água por onde circulava água quente. dentro do tubo interior ficaria alojado um filtro de água de 1 micron de capacidade. a razão dessa ideia prendesse com o facto de esse tipo de filtro ter uma dimensão consideravelmente grande e desta forma permitir um fluxo de combustivel mais eficaz e menos forçoso para a bi, além disso o custo de substituição deste tipo de filtro anda em cerca de um terço quando comparado a um filtro normal de diesel. eu recordo que comprei a 2,42 € já com iva incluido quando foi para a "geringonça" para filtrar o ov... apesar de ser apenas uma ideia que tal como disse ainda não sei se irei por em prática, agradecia comentários á mesma...
um abraço...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Mensagem por GoTcHa_21 »

então e noticis neste novo ano.. ainda nada?
Sandro Valente..

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

gotcha_21 Escreveu:então e noticis neste novo ano.. ainda nada?
se a pergunta se destinava à minha pessoa, espero dar noticias neste tópico em breve, mas mais uns dias... neste momento o projecto encontra-se concluido mas falta a execussâo (o projeto a que me refiro nâo é este descrito no poste anterior, é outro).... espero até final de janeiro ter isso feito. para executar basta um dia, mas como é feito só nas horas vagas, levará o seu tempo...
bom ano, um abraço...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Mensagem por GoTcHa_21 »

flamingo Escreveu:
gotcha_21 Escreveu:então e noticis neste novo ano.. ainda nada?
se a pergunta se destinava à minha pessoa, espero dar noticias neste tópico em breve, mas mais uns dias... neste momento o projecto encontra-se concluido mas falta a execussâo (o projeto a que me refiro nâo é este descrito no poste anterior, é outro).... espero até final de janeiro ter isso feito. para executar basta um dia, mas como é feito só nas horas vagas, levará o seu tempo...
bom ano, um abraço...
sim flamingo era para ti

ok, aguardo então essas noticias..

abraço
Sandro Valente..


jose borges
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado jul 28, 2007 12:06 am

Mensagem por jose borges »

alguém me sabe dizer se existe oficinas que montem esses aquecedores e se existe sabem me dizer se no norte do país (povoa de varzim ) existe alguma.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Mensagem por klinzter »

e que tal fazer a apresentação na secção indicada?

a montagem poderá ser feita por qualquer mecânico, desde que tenhas o material
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por GoTcHa_21 »

entao e toticias?????
Sandro Valente..

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo »

gotcha_21 Escreveu:entao e toticias?????
estou à espera que me executem o projeto. tem lá o material todo mas estão apertados de trabalho. tou em fila de espera...
entretanto comecei a dar passos noutro capitulo, o aquecimento dos tubos dos injetores... passa por esse tópico e podes ver o que já fiz nesse campo...
sobre o resto, quem espera desespera...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo »

aquecedor de ov caseiro...
Imagem
a planta do projeto
Imagem
uma vista isométrica
Imagem
o material. falta apenas 2 parafusos para fixar o dito no motor e o material para os chants das velas
Imagem
o labirinto com 21,5 cm de comprimento
Imagem
era para ter apenas 150 mm, tem mais, foi como me executaram o projeto
Imagem
largura 60 mm
Imagem
expessuras, tampa com 16 mm; parte inferior com 35 mm mas era para ter só 30, como não foi eu a executar o trabalho... (estava lá tudo bem especificado, tiveram medo de cortar,...)
Imagem
tampa, não tem nada de especial...
Imagem
furos de 2 velas
Imagem
furo da outra vela e da valvula de segurança (não será esta valvula que irá controlar a temperatura...)
Imagem
quase tudo montado...
Imagem
aqui já tem a sua forma. de um lado...
Imagem
...e do outro.
espero que funcione bem...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo »

as velas tem cada uma 11 v, 14 amp. as três juntas fazem 462 watts.
a ideia de colocar três velas não tem a ver com grandeza nem superioridade, tem apenas a ver com a possibilidade de desta forma poder ter o labirinto mais comprido, conseguindo assim uma area maior de permuta do calor.
o labirinto tem 21,5 cm de comprimento, 4 mm de largura e 15 mm de profundidade. em termos de largura e profundidade tem uma area ligeiramente superior à de um tubo de 8 mm de diametro interior (cerca de 7 mm quadrados)
a valvula colocada no aquecedor servirá apenas como segurança para o caso de alguma vez acontecer desferrar a bomba por qualquer motivo. a que irá controlar a temperatura estará colocada mesmo à entrada da bi, ou melhor, já lá anda... é a conhecida fae 37730. mas para prevenir alguma vez o desferrar do sistema não correndo combustivel nessa valvula à entrada da bi, as velas ficariam em sobreaquecimento. por esse motivo foi colocada aqui no aquecedor uma valvula que desliga a corrente a uma temperatura ligeiramente superior à outra. esta desliga a 90º e liga a 85º. a valvula fae 37730 desliga a 75º e liga a 70º.
as valvulas são em latão, o que não é por aqui muito aconselhável nem recomendado, mas como não arranjei outras, estas terão que servir, até se fo#&%€/$#"...
como sempre estou receptivo a recomendações, conselhos, ideias e comentários, sejam eles positivos, negativos,... ou até estupidos...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”