Multas ao BD
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: terça nov 06, 2007 5:52 pm
Multas ao BD
boas,
já ouviram falar de alguem ser multado por ter no deposito biodisel????
um senhor da recolha do oleo falou-me de 2 pessoas apanhadas com bd e levaram uma multa de 2000€€€€
sabem de alguma coisa?
já ouviram falar de alguem ser multado por ter no deposito biodisel????
um senhor da recolha do oleo falou-me de 2 pessoas apanhadas com bd e levaram uma multa de 2000€€€€
sabem de alguma coisa?
Joel Rego
-
- Membro Silver
- Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
-
- Membro
- Registado: terça jan 01, 2008 10:36 am
Biodiesel dá multas?
boas
em relação a este assunto, o que posso dizer é que tenho um mercedes 190 2.5 a biodiesel.
já fui com ele ás ipo, acusou pouco co2 como é óbvio, e o inspector apenas me perguntou se eu usava biodiesel devido ao cheiro e ao baixo teor de co2.
nada me referiu em termos de multas ou poibições.
em operações stop é que ainda não sei qual o resultado, pois nunca se deu o caso de me mandarem parar, mas creio que a legislação é omissa em relação ao uso de biodiesel.
contudo, nada de pânicos e vamos seguir o concelho avisado do fry, sem comprovativos não´vale a pena debater este assunto.
cumprimentos para todos e um bom ano
em relação a este assunto, o que posso dizer é que tenho um mercedes 190 2.5 a biodiesel.
já fui com ele ás ipo, acusou pouco co2 como é óbvio, e o inspector apenas me perguntou se eu usava biodiesel devido ao cheiro e ao baixo teor de co2.
nada me referiu em termos de multas ou poibições.
em operações stop é que ainda não sei qual o resultado, pois nunca se deu o caso de me mandarem parar, mas creio que a legislação é omissa em relação ao uso de biodiesel.
contudo, nada de pânicos e vamos seguir o concelho avisado do fry, sem comprovativos não´vale a pena debater este assunto.
cumprimentos para todos e um bom ano
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
oi, tenho um amigo que é da bt e perguntei-lhe sobre o biodiesel e/ou combustíveis alternativos e ele disse-me que só os centros de inspecções podem meter algum problema devido ás emissões, portanto penso que a lei neste caso está do nosso lado, quanto ao transporte isso tá correcto, não se pode transportar biodiesel tal como não se pode transportar qualquer outro combustível (gasóleo, gasolina,etc).
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm
não há qualquer problema se tiverem bio no depósito. quanto ao transporte, este pode ser efectuado por qualquer transportador de mercadorias normal e nem o condutor do camião necessita de carta para materiais perigosos (como no caso dos combustíveis de origem petrolífera).
no entanto, se estiverem a fazer transporte de bio e forem inspeccionados terão obrigatoriamente de ter a guia de transporte passada pelo produtor devidamente licenciado na produção e a factura terá de designar o isp (quantidade paga ou isenção).
no entanto, se estiverem a fazer transporte de bio e forem inspeccionados terão obrigatoriamente de ter a guia de transporte passada pelo produtor devidamente licenciado na produção e a factura terá de designar o isp (quantidade paga ou isenção).
Green fuel is the right choice
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
eu não acredito que seja verdade, porque eu já fui parado numa operação de stop, e a brigada de trânsito não "referiram" nada em relação à utilização do ovd, apesar de cheirar muito a fritos... (tinha chegado à terra, e estava com 90% de ovd)
e não apanhei nenhuma multa
abraços
e não apanhei nenhuma multa
abraços
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

A caminho dos 92.000km
-
- Membro Silver
gostaria de saber de onde obteve essa informação sobre o transporte e em que lei ou portaria se baseia a sua declaração.biopower Escreveu:não há qualquer problema se tiverem bio no depósito. quanto ao transporte, este pode ser efectuado por qualquer transportador de mercadorias normal e nem o condutor do camião necessita de carta para materiais perigosos (como no caso dos combustíveis de origem petrolífera).
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm
bem, então por partes:katzilla Escreveu:gostaria de saber de onde obteve essa informação sobre o transporte e em que lei ou portaria se baseia a sua declaração.biopower Escreveu:não há qualquer problema se tiverem bio no depósito. quanto ao transporte, este pode ser efectuado por qualquer transportador de mercadorias normal e nem o condutor do camião necessita de carta para materiais perigosos (como no caso dos combustíveis de origem petrolífera).
a lei que rege o transporte de combustíveis é omissa em relação ao biodiesel e segundo interpretação jurídica não é necessário o chamado adr do motorista, (pelo menos por enquanto).
quanto à presença de guia de transporte acho que não há dúvidas. quanto á factura e segundo parecer das alfândegas, se for um produtor de biodiesel esse combustível terá de ter o isp pago antes de ir para o cliente ou no caso de peq prod dedicado mencionar a isenção.
espero que tenha ajudado o amigo katzilla
cumprimentos
Green fuel is the right choice
-
- Membro Silver
-
- Membro Silver
- Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm
Re: Multas ao BD
viva caros confrades.
á data de hoje (29/05/2008) existem algumas novidades em relação à circulação legal com biodiesel?
á data de hoje (29/05/2008) existem algumas novidades em relação à circulação legal com biodiesel?
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
só sabemos que é proíbido, e para poderes estar legal terás que estar coletado/ter uma empresa, e ter uma contraactualização com um produtor dedicado de bio, só para ficares legal!
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km

A caminho dos 92.000km
-
- Membro Silver
lamento ser chato, mas do que li não percebi qual o decreto lei ou quais os decretos lei em que se baseiam as autoridades para aplicar as coimas.
o que gostaria era de estar por dentro da legislação, para que no dia em que for autoado saber como me posso defender, e não permitir que me coimem com decretos leis errados.
outra coisa. pelo que entendi, pagando o imposto à alfandega é possivel circular com ovd, porque não é o mesmo possivel para a circulação com biodiesel?
grato.
o que gostaria era de estar por dentro da legislação, para que no dia em que for autoado saber como me posso defender, e não permitir que me coimem com decretos leis errados.
outra coisa. pelo que entendi, pagando o imposto à alfandega é possivel circular com ovd, porque não é o mesmo possivel para a circulação com biodiesel?
grato.
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
mnunespt
após a reunião que os membros desta direcção tiveram , com os chefes de divisão da alfandega de lisboa, relativamente ao cumprimento do isp, e seu enquadramento fiscal, foi-nos informado que o biodiesel só é comtemplado no artigo 7.º do decreto-lei nº 62/2006 de 21 de março de 2006
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 967#p59967" onclick="window.open(this.href);return false;
caso o proprietário do veiculo abasteça em espanha (apenas no depósito), terá de provar a sua aquisição, fazendo-se acompanhar do respectivo documento de compra.
abraço.
após a reunião que os membros desta direcção tiveram , com os chefes de divisão da alfandega de lisboa, relativamente ao cumprimento do isp, e seu enquadramento fiscal, foi-nos informado que o biodiesel só é comtemplado no artigo 7.º do decreto-lei nº 62/2006 de 21 de março de 2006
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 967#p59967" onclick="window.open(this.href);return false;
caso o proprietário do veiculo abasteça em espanha (apenas no depósito), terá de provar a sua aquisição, fazendo-se acompanhar do respectivo documento de compra.
abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Sócio Nº 4
-
- Membro Silver
o artigo 7 fala nos pequenos produtores dedicados,
e o particular que faz um bd caseiro para consumo próprio? estão contemplados ou apenas andam na ilegalidade?
abraço.
e o particular que faz um bd caseiro para consumo próprio? estão contemplados ou apenas andam na ilegalidade?
abraço.
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
apenas foi referida a legalidade:
1º frotas contratualizadas. (prova do contracto)
2º abastecimentos em espanha. (prova da factura)
questões ambientais são assuntos que não dizem respeito aos técnicos alfandegários, segundo nos informaram.
abraço.
1º frotas contratualizadas. (prova do contracto)
2º abastecimentos em espanha. (prova da factura)
questões ambientais são assuntos que não dizem respeito aos técnicos alfandegários, segundo nos informaram.
abraço.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4
Sócio Nº 4
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
-
- Membro Silver
fica sempre tudo em aguas de bacalhau,
depois se se lembrarem de autoar pegam numa coisa qualquer, ou dizem ás descaradas que não sabem porque estão a autoar mas que o dono do veiculo deve saber.
(é como o outro que dava porrada na mulher, e lhe perguntaram porque é que ela estava a apanhar. ele respondeu que não sabia mas que a mulher devia saber.)
concluindo, não existe nada na legislação portuguesa que expressamente proiba o fabrico caseiro particular de biodiesel.
no deposito dizem que não se pode por nada sem pagar ispe, mas não deixam o particular pagar esse mesmo imposto certo?
uma solução que penso ser possivel, é pagar o imposto como se fosse oleo vegetal. ao fim ao cabo quem é a autoridade que vai distinguir se o carro tem bd ou ovd?
o problema é que a legislação diz que além do imposto o veiculo terá de estar adaptado a usar oleo vegetal. coisa que carro a bd não precisa.
depois se se lembrarem de autoar pegam numa coisa qualquer, ou dizem ás descaradas que não sabem porque estão a autoar mas que o dono do veiculo deve saber.
(é como o outro que dava porrada na mulher, e lhe perguntaram porque é que ela estava a apanhar. ele respondeu que não sabia mas que a mulher devia saber.)
concluindo, não existe nada na legislação portuguesa que expressamente proiba o fabrico caseiro particular de biodiesel.
no deposito dizem que não se pode por nada sem pagar ispe, mas não deixam o particular pagar esse mesmo imposto certo?
uma solução que penso ser possivel, é pagar o imposto como se fosse oleo vegetal. ao fim ao cabo quem é a autoridade que vai distinguir se o carro tem bd ou ovd?
o problema é que a legislação diz que além do imposto o veiculo terá de estar adaptado a usar oleo vegetal. coisa que carro a bd não precisa.
-
- Membro
- Registado: quarta mai 28, 2008 3:23 pm
Re:
jmal Escreveu:oi, tenho um amigo que é da bt e perguntei-lhe sobre o biodiesel e/ou combustíveis alternativos e ele disse-me que só os centros de inspecções podem meter algum problema devido ás emissões, portanto penso que a lei neste caso está do nosso lado, quanto ao transporte isso tá correcto, não se pode transportar biodiesel tal como não se pode transportar qualquer outro combustível (gasóleo, gasolina,etc).
atenção, que o rce é claro circular com combustivel diferente do indicado no livrete não é legal.
cumps
-
- Membro
- Registado: quarta mai 28, 2008 3:23 pm
pelo que me estive a informar não só as empresas colectivas com contratos vinculativos a empresas de biodiesel podem adquirir o referido combustivel, um particular que adquira o biodiesel numa empresa certificada, desde que possua o comprovativo de pagamento isp tb pode utilizar bd certo?
afinal,
em termos fiscais, para eu puder circular no meu veiculo com biodiesel,
necessito de algo mais além do documento comprovativo de compra e de pagamento do isp?::
cumps
afinal,
em termos fiscais, para eu puder circular no meu veiculo com biodiesel,
necessito de algo mais além do documento comprovativo de compra e de pagamento do isp?::
cumps