Duvida na lavagem!

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
metoxido
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda nov 26, 2007 12:45 pm

Duvida na lavagem!

Mensagem por metoxido »

tenho uma duvida como se fase a lavagem com agua!

depois de se colocar a agua no reactor deve-se ligar a bomba de circulação para misturar o biodiesel com a agua para promover uma melhor lavagem!? ou não se deve ligar a bomba e apenas retirar a agua do fundo do reactor!?

è que eu liguei a lomba e uma grade parte do biodiesel virou a sabão!

ricardo

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

metóxido:

quando vc usa a própria bomba do reator para introduzir água da lavagem, tem que fazer com muita calma, pois a força da água é quem cria a emulsão.
você deve prever de ao colocar a água sobre o bio, fazer com que caia a água em forma de micro gotas, que você consegue colocando na ponta da mangueira um bico de pulverização.
demora mais para passar a água, mas é mais eficiente.

particularmente, eu não uso mais água para fazer as lavagens.

procure nos tópicos sobre lavagem sem água, que estamos trabalhando. talvez vc se interesse pela maneira de purificar o seu bio sem usar água.

a emulsão você quebra ela com sal ou com vinagre. eu consigo melhores resultados adicionando 1,5 l de vinagre em 100 litros de bio.

existem também tópicos sobre a emulsão.

para lhe facilitar, procure lá em cima da página o item pesquisar, insira a palavra emulsão que vai aparecer todos os tópicos que possuem essa expressão em seus conteúdos.

e boa leitura.

não esqueça de relatar aqui no seu tópico seus resultados.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
metoxido
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda nov 26, 2007 12:45 pm

Mensagem por metoxido »

obrigado pela resposta luciano.

a minha pergunta era se utilizam a agitação por recirculação depois de adicionarem a agua, ou seja, adiciona-se a agua através dos espressores e depois para uma melhor lavagem liga-se a bomba de recirculação.

fala-se por aqui em 5% de sal, esse valor tem de ser obrigatoriamente rigoroso ou é um valor aproximado?

ricardo

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas,

se não for muito grave um pouco de calor e a agua separa do bio, como fica por baixo é só drenar em seguida

eu nunca faço re-circulação de água nas duas primeiras lavagens apenas pulverizo com água de rede e controlo a pressão da mesma com a torneira de entrada, em circuito independente.
nas lavagens seguintes posso re-circular mas não uso a bomba principal nem o circuito desta, uso uma bomba de 12v e baixo débito para mais umas vez lavar por pulverização de micro-gotas.

em relação ao sal e vinagre existem bastante tópicos sobre os mesmos, como os usar e o porquê da preferência do sal em relação ao vinagre, mas como nunca tive emulsões a sério não tenho experiencias, uma das vantagens de uma lavagem delicada.

abraço
Verde por Excelência

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”