205 xad 1.8 a rolar

Responder

Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

já agora o que acharam dos esquemas?
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18


Sag
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta jun 29, 2007 2:09 am

Mensagem por Sag »

mt bom os esquemas, so te peço uma coisa, principalmente no esquema electrico para mim, fikaram mts duvidas sobre o q é o quê?

podes por legendas é q ate no teu esquema foi cortado o que tinha em baixo, se podesses modificar :p


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

??
legendas no esquema eléctrico? ele tem!
o que não entendes
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola rpl
preciso de uma ajuda para perceber ai uma coisa.
embora conheça qualquer coisa de electricidade ,(pois ja apanhei uns choques valentes ate ficar torrado) a electricidade auto passa-me um cadinho ao lado.

a questão e :
o sinal das bóias e corrente proporcional 0-12v ?
sinal pnp ou npn e qual a resistência?

obrigado
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

o sinal no 205 é 0-12 sendo 0 o deposito vazio e 12 deposito cheio


na bóia de origem do 205 existem 3 fios sendo um dele o comum – outro está ligado ao potenciómetro da bóia e outro a um micro que é a reserva.
no caso do outro tanque o funcionamento igual então limitei me a juntar a bóia do tanque de origem + a bóia do tanque extra + a saída para o indicador, para a reserva fiz o mesmo miro do tanque de gasóleo +micro do tanque extra + a saída para a luz de reserva, sendo que a comutação é feita usando o fio comum ou seja o negativo – o positivo liga directo ao manómetro e à luz de reserva.

o mais manhoso não sei se reparaste é que a propria válvula de selecção de combustível tb comuta as indicações de nível já traz cablagem para isso vê aqui
http://pollak.thomasnet.com/viewitems/f ... &forward=1
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

bem visto sim senhor.
portanto uma válvula de 6 vias com comutação
no kit que estou a fazer para o meu carro vou usar antes válvulas de 2/3
entretanto vou disponibilizar o esquema de combustível.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Sag
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta jun 29, 2007 2:09 am

Mensagem por Sag »

rpl Escreveu:??
legendas no esquema eléctrico? ele tem!
o que não entendes
já tou a ver, foi a imagem que n carregou na sua totalidade.
desculpem

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

rpl Escreveu:boas

já fiz a diluição do ov com dinodiesel a 30% + 2% de gasolina 95, o resultado não foi muito notório continua a ter o circuito de alimentação com pressões muito negativas e o motor não se aguenta ao relantim porque não consegue sugar ov do tanque , fiz um teste com o motor a ov e deixei ficar ao relantim até começar ele começar a baixar as rpm depois dei a bomba manual do f1 e o relantim voltou a ficar estável .
será que alguém me pode dar uma opinião ?
mestres preciso de ajuda !

boas frituras
a primeira vista o esquema parece viável. bom trabalho.

os problemas que estás a notar devem-se, provavelmente, ao estrangulamento do caudal em alguma secção (tubagem, válvulas....). pode ajudar instalação de uma bomba auxiliar.

as temperaturas do ov estão demasiado díspares. a temperatura ideal é de 75 ºc que deve manter-se entre 72 e 78 ºc.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

depois de ver as modificações que fizeste e as dificuldades que estás a ter com o relanti, lembrei-me do seguinte. que tal colocares uma bomba de transferencia logo na saída do deposito do ov a ajudar a bi na sua tarefa??? não sei se fizeste isso, eu pelo menos não me recordo de ter lido...
um abraço.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam...

a descrição dos sintomas sugere que a bomba de transferencia (integrada na bi) está com problemas..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

[quote="rpl"]o sinal no 205 é 0-12 sendo 0 o deposito vazio e 12 deposito cheio


ola rpl
consegues saber qual e a resistência do sinal de nivel do tanque?
pode vir a ser util para o meu sistems pois admite entradas proporcionais em tenção.
obrigado
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

[***************] Escreveu:vivam...

a descrição dos sintomas sugere que a bomba de transferencia (integrada na bi) está com problemas..

abraço
[***************]
sem desfazer do que o sr fernando disse, mas sim, aprendendo com o seu conhecimento, se a bomba a que se refere estivesse com problemas não sucedia algo semelhante com o gasoleo? mesmo assim e tendo em atenção os factos descritos creio que uma bomba de transferencia a alimentar a bomba injectora ajudava em muito.


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

pois tb fiquei preocupado com a citação do sr [***************], visto ter larga experiência no ramo, mas tb penso que se fosse problemas tb se notava quando está a gasóleo, o que não se verifica. nem sempre o relantim falha a ov, só quando as temperaturas dentro do tanque de ov rondam os 10 a 15ºc é que se nota as faltas de combustível, quando as temperaturas estão na casa dos 20 a 30ºc, com o carro ao sol e a pegar ás 16h até parece outro, sempre certinho e a puxar bem á maneira.

quanto á bomba de transferência não instalei ainda mas pode vir a ser parte do kit, por agora quero experimentar por os dois tubos de 8mm a admitir ov do pf1 para o f1, são os que já estão instalados um é o de adição e o outro está a fazer a função de purga de ar, quando testar digo algo ainda não tive tempo.

caro eléctrico quando eu tiver disponibilidade faço esse teste e digo-te.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

obrigada rpl

já agora também notei uma falha vez por outra aquando do arranque do meu carro e embora não tenha feito muita atenção parece-me também ter que ver com baixas temperaturas.

mas pode ser também por causa do retorno que esta a fazer serviço de purga de ar e como o nível do tamque esta mais baixo não sei (no kit que vou instalar leva um anti-retorno neste tubo)

o carro ate tem ficado em garagem estrela de propósito para ver o comportamento pela manha e isso não acontece todos os dias aumentei a gasolina para 3% para facilitar e estou a ver o comportamento.

outra coisa alguém tem aquecimento no combustível com % na ordem de 30-40% ? se sim qual e o comportamento ?

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam...

é impressionante o que a diferença de viscosidades provoca..não é ?..

uma bomba nunca poderá ter o mesmo comportamento ao bombear gasoleo..ou ov ou massa consistente..pois não ?

claro que não..se assim fosse só seria fabricado um tipo de bomba..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

[***************] Escreveu:vivam...

é impressionante o que a diferença de viscosidades provoca..não é ?..

uma bomba nunca poderá ter o mesmo comportamento ao bombear gasoleo..ou ov ou massa consistente..pois não ?

claro que não..se assim fosse só seria fabricado um tipo de bomba..

abraços
[***************]
ola
[***************]
como já deu para perceber que e um entendido na matéria diga-me la por favor o que recomenda para atenuar então este efeito baixar % de o.v. ou aumentar a % de gasolina (no caso 30% + 3% gasolina)
se e que e esse o procedimento correcto.
obrigado


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam.. ..

o que recomenda para atenuar então este efeito baixar % de o.v. ou aumentar a % de gasolina (no caso 30% + 3% gasolina)
se e que e esse o procedimento correcto.
..

o procedimento correcto é através de todos os meios possiveis..alguns deles muitissimo bem explicados na alinea "oleo vegetal"..adequar a mistura ou a totalidade de ov á sua utilização ..nada mais que isto..

quanto aos possiveis problemas que o sistema em causa apresenta..e baseio isto no que já li e pelas informações que inferi..dificilmente será encontrada uma solução para os colmatar que não passe por uma intervenção..

vale..e fico..quase que seguramente acompanhado por muitos mais..agradecido pela partilha e relato desses problemas..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

rpl vai ao batista (centro de reciclagem automovel) ai do carregado e compra uma bomba de combustivel para ajudar a bi é baratissima... também gostaria de ver o teu kit um dia destes. comprimentos.
Abraço, Francisco SIlva


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

balurcos de onde achas que o meu kit veio ? batistas claro uma peça aqui outra ali

no que diz respeito à intervenção de que fala sr. [***************], à de modificar o sistema de alimentação , que é o que penso fazer a curto prazo , ou a adaptação do ov em % mais reduzidas ?
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

eu no teu lugar seguia o conselho do balurcos! arranjava a dita bomba e instalava. se não desse resultado, então pensava noutra solução. mas lá diz o ditado: "todos os conselhos tomarás mas apenas o teu seguirás"...
desejo que consigas arranjar uma solução, e quando conseguires não te esqueças de a transmitir aqui...
um abraço.

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”