olá a todos
desculpem a demora nas respostas mas tirei umas mini-mini ferias para afinar e testar o meu recente homemedekit (tudo pegado ) , e então é assim, em relação ás fotos dos esquemas deixei a minha pen no trabalho só amanha posso postar novamente aqui os esquemas grandes , "cfff" se quiseres vendo-te um kit destes mas só te dou garantia das botões de selecção e do filtro (foi uma piada de outro post) mas é como o eléctrico disse estudar ler avaliar testar rebentar (as vezes tb é bom) partir e com carinho e amor oleoso se fabrica uma espécie desta coisa que tenho montada
"manuelcar" sim chamei pré filtro por estar antes de outro filtro que já foi eliminado, é um filtro normal com aquecimento, pertencia a um corsa a igual ao do "electrico" que estava para abater
em relação ao meu kit afinações testes e alterações é o seguinte:
rapidamente me apercebi que os dois filtros em série causavam uma grande perda de carga para a bi e esta não aspirava ov suficiente e sentia-se o motor a perder cada vez mais rotação até parar por falta de gota isto com o pedal bem no fundo e em andamento (subida da a8 sentido carregado - arruda dos vinhos). ao retirar o elemento filtrante o segundo filtro, o que fica na frente do carro e aquecido a agua (filtro original dos clios 1.9 e r5 ), a coisa melhorou foi então que tive a infeliz ideia de puxar pelo bixo para ver se estava tudo a 100% o que aconteceu e que o animal foi a puxar lindamente todas as mudanças já em 5ta e a 140kmh notei que o acelerador estava muito em baixo para aquela rpm então noto que em recta o motor estava a reduzir cada vez mais a rpm até que ficou ao relantim e parou mais uma vez por falta de gota tentei ver o que se passava na hora e abri a mala para ver o tanque pela minha estupidez esqueci-me de colocar um respiro no tanque e este estava todo mamado quando abri a tampa ficou outra vez com a forma original . já com duas alterações feitas sem um filtro e um furaquinho na tampa ficou mais uma vez ok mas acho que não esta a 100% pois de vez em quando ainda noto, ao fim de alguns km uma hesitação do motor em subir de rpm nitidamente por falta de gota mas já não para o motor acho que o problema reside na ligação do retorno com o t manhoso estou aberto a sugestões.
a nível de temperaturas a nível de tempos do estilo quanto tempo preciso de andar a gasóleo para depois passar a ov isso não da para ter em vista porque como devem entender e um circuito dinâmico e tem muitas variáveis como a temperatura ambiente velocidade do carro regime de rpm e temperatura do habitáculo.
passo a explicar o funcionamento do kit manhoso:
1- carro frio s1 fica na posição de gasóleo e o s2 desligado até o motor estar em funcionamento para não consumir energia;
2- motor a rolar vai-se andando até o bichinho apagar uma luz que está no painel de instrumentos que indica que a temperatura do ov já está a 65ºc, é um termóstato que não está no esquema, encontra-se na saída do f1. a esta altura a temperatura do motor já se encontra nos normais 80ºc e a temperatura do pf1 a rondar os 35ºc.a permuta de temperatura em f1 é de a 40ºc e a do pf1 é estabilizada por um termóstato a 35ºc, a temperatura na saída da válvula ronda os 65 a 70ºc.
3- comutação do s1 para ov, automaticamente dá-se a troca da indicação manómetro de combustível v1 e já estamos a andar a ov simples!
4- uns km antes de uma paragem que se adivinha prolongada é só passar o s1 para a posição do gasóleo e desligar o s2 para a rs1 que está a controlar a temperatura electricamente, mais ou menos 1.5km é suficiente pois o circuito é muito pequeno.
avaliação de temperaturas do ov:
em filas na 2ª circular a temperatura máxima á entrada da bi é de 83ºc
em velocidade “cruzeiro” 110km/h com temperatura ambiente de 15ºc temperatura do ov desce para 68ºc.
pode-se ver o termoestato de teste a controlar a temperatura
km do bicho 205000
km já feitos antes do “homemadekit”-16000km
km já feitos com o “homemadekit”- 600km
observações:
se calhar vou diluir um pouco o ov com 10% de gasóleo e 1% de gasolina 95, ta muito frio e nota-se quando se está parado o esforço da bi em manter o relantim certo. a purga de ar p1 é um êxito brutal (já vinha com o carro). o que noto ainda é uma ligeira recusa do motor em subir de rotação quando está a ov, do tipo arranques à pica da vasco da gama é para esquecer porque nota-se que o ov custa a passar pelas tubagens de 8mm e pelo pf1 mesmo com o elemento filtrante retirado do copo do f1 nota-se que o acelerador naquela posição devia dar mais rotação, já fiz o teste em velocidade de cruzeiro a 150kmh a ov e passar para diesel o carro acelera mais indo para os 160kmh. não é muita diferença mas a puxar mudanças nota-se mais, talvez depois de diluir o ov o sistema fique mais apurado.
como sempre estou aberto a opiniões
fiquem bem
boas frituras