Qual painel???

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

aldo.pedrosa
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda ago 13, 2007 11:13 am

Paineis solares para uso no Aquecimento Central

Mensagem por aldo.pedrosa »

olá,

tenho andado a seguir este forum, pois o meu interesse assemelha-se ao de muitos...poupanças.
e a mim surge-me uma dúvida. um depósito de 300-500l consegue aquecer uma casa de 320 m2, no inverno, durante o dia, mantendo-a quente durante a noite? quantos pianeis solares seriam precisos? a montagem dos paineis em paralelo ou em série tem alguma influência?
AP

ENSACO
Membro
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 8:51 pm

Mensagem por ENSACO »

ola,

eu aconselhava um deposito e 1000l para aquecimento de agua e aquecimento central. e para o principio 4 painéis (17m²) e so
com aquecimento de piso radiante. no nosso caso o máximo sao 4 colectores em linha. se for preciso mais necessitasse mais um circuito. melhor seria também a montagem de dois circuitos com 2 painéis cada. assim a qualquer momento se pode acrescentar painéis sem ter mexer na instalação.
a montagem em linha ou paralelo, tem a ver com os circuitos disponíveis. á sempre um sensor de temperatura que controla a temperatura no painel. so quando este atinge uma temperatura requerida e que abre a circulação. se eu tivesse 4 painéis em paralelo necessitava de 4 circuitos e uma regulação que podesse também regular 4 circuitos. fica tudo muito mais caro. no circuito em linha também se consegue atingir temperaturas muito mais altas.

cumprimentos

editado por violar o ponto 4 das regras de funcionamento do fórum.
orbis

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jul 17, 2007 1:39 pm

Mensagem por Wheel18 »

bem, sem duvida que bati à porta errada ... vou ter mesmo que tomar a decisão com base na teoria.

obrigado a todos.

Claudina
Membro
Membro
Registado: domingo ago 12, 2007 8:42 pm

Mensagem por Claudina »

olá.

desculpa não ter respondido antes mas não tive net e não consegui arranjar o programa ... acho que perdi o cd desculpa desculpa!

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

claudina Escreveu:olá.

desculpa não ter respondido antes mas não tive net e não consegui arranjar o programa ... acho que perdi o cd desculpa desculpa!
não tens q pedir desculpa, muito obrigado pela tua ajuda. apenas queria basear a minha decisão em algo mais do que factos teoricos, atraves de experiencia e conhecimento de quem sabe mais destas coisas ... mas aparentemente terá de ser +/- baseado na tecnica do tiro no escuro .

obrigado.

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

wheel18 Escreveu:
claudina Escreveu:olá.

não tens q pedir desculpa, muito obrigado pela tua ajuda. apenas queria basear a minha decisão em algo mais do que factos teoricos, atraves de experiencia e conhecimento de quem sabe mais destas coisas ... mas aparentemente terá de ser +/- baseado na tecnica do tiro no escuro .

obrigado.
bem, chegado o momento de tomar a decisão e com base na ausencia de factos e experiencia de terceiros , vou optar pelo modelo solahart 302j. a decisão tem por base teorica a marca do equipamento (experiencia e fiabilidade), o elevado numero de equipamentos instalados sem problemas, a proximidade do instalador (em caso de necessidade de assistencia) e a tecnologia comprovada utilizada (pode-se ler antiga ).

comparativamente ao painel com tubos de vacuo "heat pipe" fica a faltar o desempenho superior (especialmente no inverno), mas tambem algumas incertezas relativamente à necessidade das mesmas para o nosso país. tambem a insegurança relativa à marca (fiabilidade/assistencia) e pseudo ausencia de maturidade da tecnologia aplicada em países quentes (portugal, grecia, etc...).

comentarios, mais uma vez, agradecem-se...

muito obrigado.

jalmeida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mai 08, 2007 12:46 am

Mensagem por jalmeida »

experimente ver aqui: http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?t=247, pode ser que leia experiências que lhe interessem.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

sr wheel18.

estou um pouco na mesma situação que tu. embora já tenha instalado um sistema de aquecimento central convencional e aqs com caldeira a gasoleo com deposito de 100l embutido na mesma há 10 anos. no entanto e na demanda de maior economia comecei também a equacionar o solar.
falei com a pessoa que me montou o sistema a gasoleo, pois é de extrema confiança pra mim e que já deu mostras que percebe a teoria e a consegue aplicar com sucesso à pratica, e que também monta solares, que disse que me faria a instalação, mas que como meu amigo não me aconselharia a instalação dos sistema solar para já.
1º porque o meu sistema é mt economico para aqs, fiz as contas e de facto gastei 42l de gasoleo desde 4 de abril deste ano (desde q desliguei o aquecimento central) até ao inicio de setembro. a 0.67centimos o litro é facil fazer as contas do gasto em € para esses 5 meses (abril, maio, junho, julho, agosto).
2º porque a mesma pessoa disse-me que, e isto pedindo desculpa pelo termo, que os sistemas actuais solares são "pu** barata", e que existem na calha novos tipos de sistemas quer fotovoltaicos, quer termicos que irão de facto revolucionar a maneira como olhamos para o solar, para já ainda tem algumas desvantagens e um conforto de utilização menor e são mais problemáticos a nivel de manutenção, a caldeira que tenho a manutenção é apenas todos os anos limpar a chaminé e meto uma "bomba" dentro para queimar totalmente depósitos nos favos do queimador, isto sem ter que subir ao telhado todos os anos ou quando há problemas, pois a caldeira está num anexo ao nivel do chão. por exemplo uma das coisas que me faz não ir para o sistema solar é o custo energético em € de ter backup electrico num deposito de 300l para aqs durante os meses de inverno, esse gasto eléctrico durante os meses de inverno só por si é o preço que pago em termos de gasoleo para aquecer só aqs o ano todo se calhar (conheço quem tem o sistema e o acumulador de 300l tem 6 resistencias, q dão 6,6kwh (mesmo que fosse de 3.6kwh gastaria muita electricidade e demoraria mt mais tempo a aquecer a água em caso de esgotamento de água do deposito) qd o backup eléctrico está ligado (que de inverno será sempre), para quem souber fazer contas de electricidade não é preciso fazer legenda né?). o que torna o abatimento do investimento em tempo util mt complicado, compensaria se calhar em 20 anos, mas aí o sistema solar já estaria mt perto do fim de vida, se é que já n estaria inutilizado por desgaste/corrosão/exposição ás intemperies, etc.
3º segundo a mesma pessoa integrar um sistema de tubo de vacuo em termossifão (que concordo consigo que é o melhorzinho que por aí anda, em termos de rendimento/custo e também o aconselhado por vários instaladores aqui da zona norte), com a minha actual caldeira era uma artistada (que é como quem diz que se faz, mas q está sujeito a problemas, pois entre outras coisas o deposito de 100l da caldeira aguenta temperaturas maximas na ordem dos 80 graus)...

espero ter ajudado de alguma forma.

cumps!

ps: o sr ensaco fala de um deposito de 1000l para aquecimento central e aquecimento de águas sanitárias. a minha questão é se n seria mt mais viável ter 2 depositos separados um para aqs e outro para aquecimento central dado que os requisitos em termos de temperatura de água são diferentes e sem falar que é mt pouco higiénico estár a tomar banho em água que poderá ter ou não vindo do sistema de aquecimento central...e depois de inverno ou quando o sistema solar não tiver rendimento, aquecer 1000l de água com resistencia eléctrica n deve ser nada bonito de se ver...para n falar que caso se esteja a usar só para águas quentes sanitárias com o aquecimento central desligado se tem ali mt água para aquecer sem existirem necessidades a nivel de consumo...

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

toze_feup Escreveu:sr wheel18.

estou um pouco na mesma situação que tu. embora já tenha instalado um sistema de aquecimento central convencional e aqs com caldeira a gasoleo com deposito de 100l embutido na mesma há 10 anos. no entanto e na demanda de maior economia comecei também a equacionar o solar.
falei com a pessoa que me montou o sistema a gasoleo, pois é de extrema confiança pra mim e que já deu mostras que percebe a teoria e a consegue aplicar com sucesso à pratica, e que também monta solares, que disse que me faria a instalação, mas que como meu amigo não me aconselharia a instalação dos sistema solar para já.
1º porque o meu sistema é mt economico para aqs, fiz as contas e de facto gastei 42l de gasoleo desde 4 de abril deste ano (desde q desliguei o aquecimento central) até ao inicio de setembro. a 0.67centimos o litro é facil fazer as contas do gasto em € para esses 5 meses (abril, maio, junho, julho, agosto).
2º porque a mesma pessoa disse-me que, e isto pedindo desculpa pelo termo, que os sistemas actuais solares são "pu** barata", e que existem na calha novos tipos de sistemas quer fotovoltaicos, quer termicos que irão de facto revolucionar a maneira como olhamos para o solar, para já ainda tem algumas desvantagens e um conforto de utilização menor e são mais problemáticos a nivel de manutenção, a caldeira que tenho a manutenção é apenas todos os anos limpar a chaminé e meto uma "bomba" dentro para queimar totalmente depósitos nos favos do queimador, isto sem ter que subir ao telhado todos os anos ou quando há problemas, pois a caldeira está num anexo ao nivel do chão. por exemplo uma das coisas que me faz não ir para o sistema solar é o custo energético em € de ter backup electrico num deposito de 300l para aqs durante os meses de inverno, esse gasto eléctrico durante os meses de inverno só por si é o preço que pago em termos de gasoleo para aquecer só aqs o ano todo se calhar (conheço quem tem o sistema e o acumulador de 300l tem 6 resistencias, q dão 6,6kwh (mesmo que fosse de 3.6kwh gastaria muita electricidade e demoraria mt mais tempo a aquecer a água em caso de esgotamento de água do deposito) qd o backup eléctrico está ligado (que de inverno será sempre), para quem souber fazer contas de electricidade não é preciso fazer legenda né?). o que torna o abatimento do investimento em tempo util mt complicado, compensaria se calhar em 20 anos, mas aí o sistema solar já estaria mt perto do fim de vida, se é que já n estaria inutilizado por desgaste/corrosão/exposição ás intemperies, etc.
3º segundo a mesma pessoa integrar um sistema de tubo de vacuo em termossifão (que concordo consigo que é o melhorzinho que por aí anda, em termos de rendimento/custo e também o aconselhado por vários instaladores aqui da zona norte), com a minha actual caldeira era uma artistada (que é como quem diz que se faz, mas q está sujeito a problemas, pois entre outras coisas o deposito de 100l da caldeira aguenta temperaturas maximas na ordem dos 80 graus)...

espero ter ajudado de alguma forma.

cumps!

ps: o sr ensaco fala de um deposito de 1000l para aquecimento central e aquecimento de águas sanitárias. a minha questão é se n seria mt mais viável ter 2 depositos separados um para aqs e outro para aquecimento central dado que os requisitos em termos de temperatura de água são diferentes e sem falar que é mt pouco higiénico estár a tomar banho em água que poderá ter ou não vindo do sistema de aquecimento central...e depois de inverno ou quando o sistema solar não tiver rendimento, aquecer 1000l de água com resistencia eléctrica n deve ser nada bonito de se ver...para n falar que caso se esteja a usar só para águas quentes sanitárias com o aquecimento central desligado se tem ali mt água para aquecer sem existirem necessidades a nivel de consumo...

ninguem comenta?

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

a água não vem do sistema de aquecimento central. tem de haver sempre dois circuitos separados (secundários) ligados a uma área de permutação de calor, onde se dá o encontro com o circuito ou circuitos primários que vêm dos painéis.

silviofreitas
Membro
Membro
Registado: quinta out 25, 2007 3:12 pm

Re: Qual painel???

Mensagem por silviofreitas »

wheel18 Escreveu:viva,

sou completamente leigo em materia de aqs, porem pretendo adquirir um equipamento de forma a fornecer o meu agregado familiar (3/4 pessoas). o deposito terá que ser exterior, pelo que penso que pretendo um sistema termosifão, certo?

quais as marcas/modelos que me recomendam. já agora onde encontrar os melhores preços na margem sul?

muito obrigado
caro sr wheel18.
nada melhor que a experiência para ajudar alguém.
conto-lhe a minha.
tenho um família de 3 pessoas.uso aqs todos os dias, incluindo para lavar a loiça à mão.adquiri em julho um kitao sol ( é esta a marca) de 350 litros que me dá e basta e é mais que suficiente.a água é sempre quente, há sempre disponibilidade e até hoje não usei outro método para aquecer água.o que me parece nas resposta que lhe foram dadas é que se misturou muito tecnicismo com vontade de vender.
no meu caso tinha um esquentador a gás, daqueles que se ligam quando se abre a torneira, deixei-o estar caso um dia não tenha água quente solar, mas pela experiência isso só vai acontecer 1 ou 2 meses por ano ou talvez nunca. importa explicar que vivo na madeira, mas em portugal também há áreas de boa exposição solar.
para finalizar, aocnselho-o um de 350 litros pois menos não iria dar para tudo.
se tiver mais dúvidas diga.
espero ter ajudado pois a experiência conta muito.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

silviofreitas Escreveu:importa explicar que vivo na madeira, mas em portugal também há áreas de boa exposição solar.
bem me parecia que a madeira não é portugal. em que dia comemoram a independência?

a questão não se prende só com a fonte de aquecimento mas também com as necessidades de aquecimento e realmente em determinadas áreas do continente, no inverno, as temperaturas não têm muito a ver com as da madeira, com excepções dos picos ou da zona de santana, para aí.

silviofreitas
Membro
Membro
Registado: quinta out 25, 2007 3:12 pm

Mensagem por silviofreitas »

orbis Escreveu:
silviofreitas Escreveu:importa explicar que vivo na madeira, mas em portugal também há áreas de boa exposição solar.
bem me parecia que a madeira não é portugal. em que dia comemoram a independência?

a questão não se prende só com a fonte de aquecimento mas também com as necessidades de aquecimento e realmente em determinadas áreas do continente, no inverno, as temperaturas não têm muito a ver com as da madeira, com excepções dos picos ou da zona de santana, para aí.
realmente quando escrevi isso não foi em vão. mas o meu post tinha apenas a intenção de participar no fórum sobre painéis solares.não tem nada de político. mas caro amigo, há países independentes? você quer entrar nessa discussão ou quer falar de painéis solares?

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

parece que não sabe aceitar uma piada. é pena.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

orbis Escreveu:parece que não sabe aceitar uma piada. é pena.
diz-me com quem andas e eu dir-te-ei quem és...

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

silviofreitas Escreveu:
wheel18 Escreveu:viva,

sou completamente leigo em materia de aqs, porem pretendo adquirir um equipamento de forma a fornecer o meu agregado familiar (3/4 pessoas). o deposito terá que ser exterior, pelo que penso que pretendo um sistema termosifão, certo?

quais as marcas/modelos que me recomendam. já agora onde encontrar os melhores preços na margem sul?

muito obrigado
caro sr wheel18.
nada melhor que a experiência para ajudar alguém.
conto-lhe a minha.
tenho um família de 3 pessoas.uso aqs todos os dias, incluindo para lavar a loiça à mão.adquiri em julho um kitao sol ( é esta a marca) de 350 litros que me dá e basta e é mais que suficiente.a água é sempre quente, há sempre disponibilidade e até hoje não usei outro método para aquecer água.o que me parece nas resposta que lhe foram dadas é que se misturou muito tecnicismo com vontade de vender.
no meu caso tinha um esquentador a gás, daqueles que se ligam quando se abre a torneira, deixei-o estar caso um dia não tenha água quente solar, mas pela experiência isso só vai acontecer 1 ou 2 meses por ano ou talvez nunca. importa explicar que vivo na madeira, mas em portugal também há áreas de boa exposição solar.
para finalizar, aocnselho-o um de 350 litros pois menos não iria dar para tudo.
se tiver mais dúvidas diga.
espero ter ajudado pois a experiência conta muito.
a decisão esta tomada (penso eu ), pela proximidade do instalador, marca e tambem preço, vou avançar para um solahart 302j. pelo que constatei é um excelente produto a um preço justo. penso que vai cumprir a sua função bem e por muito tempo.
fico com pena de não instalar um modelo com tubos de vacuo (heat-pipe), porem não encontro na minha zona nenhum instalador de confiança que tenha este tipo de produto...

muito obrigado

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

@silviofreitas devo dizer-lhe que a madeira deve ser muito diferente do continente ness ambito de exposição solar/temperaturas!
não usa outra energia q não a solar para aquecer águas o ano todo?o seu sistema não possui backup eléctrico?não estará este ligado e nem se dá conta de quanto é q é energia solar e de quanto é q é energia electrica?
é que conheço quem possuiu no norte do país tubos de vácuo com fartura (38 penso eu só para aqs) mais um deposito de 300l e desde o inicio de outubro (sim este outubro quente) que o backup electrico entrou em funcionamento para manter a água quente de noite e poder tomar banho quente de manha antes de ir trabalhar...e mesmo durante o dia embora seja só para elevar por exemplo de 40 para 55graus ele entra e daqui para a frente ira entrar cada vez mais até ter o ganho ser mt baixo em termos de aquecimento de águas (para não falar q nas noites frias o depósito cá fora contribui mesmo bem para aquecer o ar frio à volta dele e contribui para 1 conta eléctrica chorudinha como a malta parece gostar por aki!) e só em abril/maio é q o sistema voltará a ser quase totalmente alimentado pelo calor do sistema solar...

há aí qualquer coisa que não devo ter percebido, se me puder escalerecer agradecia...

cumps!

jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Mensagem por jeanuc »

acho estranho ter muiiitos tubos de vácuo e estar a utilizar backup.
eu tenho um sistema com 36 tubos com circulação forçada e um depósito de inercia com capacidade actual de 300l (pode ir até aos 500l) e só tive que ligar o sistema de pós aquecimento (esquentador) quando tenho um consumo elevado de água (máquina de lavar roupa+loiça+ 4banhos), mesmo assim é por uma questão de poucos graus (2 a 5 ºc). e todo o consumo é durante a noite.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

o sistema q refiro está montado no norte do país o sistema é em termossifão n sei se terá algo a ver. mas desde o inicio deste mês q já n tem ganho suficiente para banhos com conforto (o termostato está para 50 graus) e o backup eléctrico tem estado ligado pois tem sido monitorizado em termos de consumo com um daqueles aparelhinhos para medir o consumo comprado no lidl...pode n ser exacto mas dá pra ter 1 ideia.
o sistema neste momento apenas dá calor sem backup se os banhos forem tomados depois das 10h da manhã, se forem antes disso ou dps de ficar noite é o backup eléctrico q entra sempre e n é assim tão pc como diz de 4-5 graus, pois fica bastante tempo ligado para repor a temperatura...
em q zona do país tem o seu montado? na zona do porto?

cumps!

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

feita a escolha agradecia comentarios relativamente à mesma. o que me podem dizer do equipamento solahart 302j (ainda considerei o 302kf, mas fui desaconselhado pelas mesmas razões dos tubos de vacuo)? e relativamente ao preço de 2500€ com instalação, programador horario e valvula misturadora termoestatica?

muito obrigado

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”