Inicio de aventura... com um e-Golf
-
MVS
- Membro Silver

- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
O e-Golf estava pensado para ter gestão de temperatura activa no pack (NMC).
"A separate air cooling system ensures a constant thermal environment in the battery compartment."
Fonte (2010): aqui
mas acabou por não se concretizar depois de terem sido efectuados extensos testes:
VW decides against active-cooling system for e-Golf lithium battery
O chassis funciona como dissipador passivo durante por exemplo as cargas rápidas.
Estão aqui a ser comparadas diferentes químicas de baterias com requisitos de gestão térmica também distintos.
"A separate air cooling system ensures a constant thermal environment in the battery compartment."
mas acabou por não se concretizar depois de terem sido efectuados extensos testes:
O chassis funciona como dissipador passivo durante por exemplo as cargas rápidas.
Estão aqui a ser comparadas diferentes químicas de baterias com requisitos de gestão térmica também distintos.

-
Edu_Rod
- Membro Silver

- Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
pois, todas as noticias que tinha visto apenas referiam que a VW tinha abandonado o sistema de refregiração, sendo assim só falta perceber que tipo de ventilação é que tem....MVS Escreveu:O e-Golf estava pensado para ter gestão de temperatura activa no pack (NMC).
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
-
sugarstorm
- Membro Silver

- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
Os i-Miev também têm controlo do pack por ar forçado:
https://www.youtube.com/watch?v=EmgRuhq ... kM&index=7
Ao segundo 35 vemos o tubo de saída e ao segundo 50 a entrada com filtro de ar e tudo
Ao segundo 35 vemos o tubo de saída e ao segundo 50 a entrada com filtro de ar e tudo
- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Nem mais...sugarstorm Escreveu:Os i-Miev também têm controlo do pack por ar forçado:
Enfim acho que a refrigeração liquida é fantástica tem os seus problemas mas creio que é a melhor...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
sergiomms
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Lá está, uma coisa são os preconceitos e receios dos utilizadores, outra é a realidade nua e crua, eles é que sabem quais as temperaturas dos mercados onde vão introduzir o carro.MVS Escreveu:O e-Golf estava pensado para ter gestão de temperatura activa no pack (NMC).
Eu gosto mais deste tipo de "bunker térmico" em que as baterias estão.
Na minha opinião o arrefecimento por liquido pode ser perigoso em caso de fuga do liquido pelas variadas formas, o arrefecimento por ar, sujeita as baterias a mudanças bruscas de temperatura (se estiverem quentes de uma carga rápida numa garagem e o carro começa a andar com temperaturas baixas na rua).
sergiomms
-
MVS
- Membro Silver

- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
"...intelligent thermal control (which regulates the amount of energy expended form each of the cells to keep the heat down) and the ability to dissipate what heat is created into the chassis and away from the pack."Edu_Rod Escreveu:... sendo assim só falta perceber que tipo de ventilação é que tem....
Se funcionou bem no Deserto do Nevada e Death Valey até com cargas rápidas vai de certeza cumprir no nosso clima.

-
apr
- Membro Silver

- Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am
sergiomms, eu não citei o Musk por acaso, no que toca a EV's, para mim, é a pessoa com o discurso mais despretensioso. Infelizmente para ele e para mim as conclusões que ele escreveu são totalmente erradas para o caso do Leaf.
No Inverno o pack encolhe mas nao degrada e no calor o pack degrada bastante.
A Nissan fez exatamente o mesmo que a VW faz agora, testou e chegou à conclusão que o pack com aquela quimica não precisava de controlo de temperatura para nenhum mercado onde ia ser vendido. Estava totalmente errada e os VE's que lança como a e-NV200 já vem com controlo ativo da tempratura do pack de baterias. E as baterias até já são mais tolerantes à tempratura - mas sempre com controlo ativo.
Se a VW não mete controlo ativo ela lá sabe, mas gato escaldado de àgua fria tem medo - Não encontro nenhum documento técnico da VW a justificar porquê. Há artigos na Net que pouco falam sobre isso por isso acho legitimo desconfiar.
Se a boa gestão da bateria define a longevidade e usabilidade de um VE acho um bocado desleixo deixar essas questões soltas para individuos leigos como eu poderem duvidar, é só isso.
A Nissan fez exatamente o mesmo que a VW faz agora, testou e chegou à conclusão que o pack com aquela quimica não precisava de controlo de temperatura para nenhum mercado onde ia ser vendido. Estava totalmente errada e os VE's que lança como a e-NV200 já vem com controlo ativo da tempratura do pack de baterias. E as baterias até já são mais tolerantes à tempratura - mas sempre com controlo ativo.
Se a VW não mete controlo ativo ela lá sabe, mas gato escaldado de àgua fria tem medo - Não encontro nenhum documento técnico da VW a justificar porquê. Há artigos na Net que pouco falam sobre isso por isso acho legitimo desconfiar.
Se a boa gestão da bateria define a longevidade e usabilidade de um VE acho um bocado desleixo deixar essas questões soltas para individuos leigos como eu poderem duvidar, é só isso.
-
O_volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Mas Chademo?visitante1 Escreveu:este sempre aceitouO_volt Escreveu:Já aceita cargas rápidas?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
t3lmo
- Moderador

- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
À muito que as escolhas já estão feitas:O_volt Escreveu:Mas Chademo?
CHAdeMO - Nissan, Citroen, Kia, Mitsubishi, Tesla, Toyota
CCS - Audi, BMW, Daimler/Mercedes, Ford, GM, Porche, Volkswagen
AC43 - Renault, Tesla
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
sergiomms
- Membro Gold

Apesar de concordar com muita coisa que ele diz, oha que não é, bem pelo contrário, ele já é como o professor martelo e o michael sousa tavares, tiveram demasiado tempo de antena, e agora pelo protagonismo dizem mais asneiras que outra coisa.... (desculpem a minha opinião pessoal)apr Escreveu:sergiomms, eu não citei o Musk por acaso, no que toca a EV's, para mim, é a pessoa com o discurso mais despretensioso. ....
Ele precisa de vender os carros dele para ter investidores para voos mais altos.
Não sei, mas o facto da e-NV200 ter sistema de arrefecimento activo, dado que a opinião publica gosta de arrefecimento activo, essa questão pode ser apenas uma questão de marketing, só para "calar" os mais "chatos", Isto porque a nissan tem uma grande comunidade de utilizadores de VEs que mais nenhuma marca tem.
sergiomms
-
Edu_Rod
- Membro Silver

- Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
pois, "intelligent thermal control" esta frase é puro marketing, o que eu lei-o é: portanto a bateria é arrefecida porque o calor produzido na bateria é dissipado para o chassi e este é arrefecido pelo ar que passa pelo carro "A separate air cooling system" lol, não sei... não me convence.MVS Escreveu:"...intelligent thermal control (which regulates the amount of energy expended form each of the cells to keep the heat down) and the ability to dissipate what heat is created into the chassis and away from the pack."Edu_Rod Escreveu:... sendo assim só falta perceber que tipo de ventilação é que tem....
Se funcionou bem no Deserto do Nevada e Death Valey até com cargas rápidas vai de certeza cumprir no nosso clima.
já agora se usam o chassi para dissipar o calor, então também posso dizer o contrario, que a bateria pode ser aquecida pelo chassi....
a informação que existe acho que ainda é muito vaga, e por isso estou com um pé atrás, para já.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
-
CAA
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: quarta fev 25, 2015 7:28 pm
Boa tarde. Os engenheiros dizem que não é necessário arrefecimento por liquido...
http://insideevs.com/volkswagen-follows ... ng-e-golf/
Nao tenho conhecimento tecnico para tal.
Carregamento por CCS, pois... Quando houver postos suficientes e disponiveis...
Preço base... Cerca de 38000...
Vou ver se consigo o incentivo ao abate...sempre são 4500. Ja alguém usufruíu do incentivo?
http://insideevs.com/volkswagen-follows ... ng-e-golf/
Nao tenho conhecimento tecnico para tal.
Carregamento por CCS, pois... Quando houver postos suficientes e disponiveis...
Preço base... Cerca de 38000...
Vou ver se consigo o incentivo ao abate...sempre são 4500. Ja alguém usufruíu do incentivo?
Última edição por CAA em quinta fev 26, 2015 8:30 pm, editado 2 vezes no total.
-
t3lmo
- Moderador

- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
38.650€ + despesas de documentaçãoCAA Escreveu:Preço base...
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
-
O_volt
- Membro Platinium

Com a rede atual o Chademo reina.t3lmo Escreveu:À muito que as escolhas já estão feitas:O_volt Escreveu:Mas Chademo?
CHAdeMO - Nissan, Citroen, Kia, Mitsubishi, Tesla, Toyota
CCS - Audi, BMW, Daimler/Mercedes, Ford, GM, Porche, Volkswagen
AC43 - Renault, Tesla
AC43 não há.
CCS deve estar quase...mas não está....e é pena.
Mesmo quando houver haverá sempre mais Chademo, pois há concessionários nissan que têm.
Será que as outras marcas tb vão ter???
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
O_volt
- Membro Platinium

Que opções compraste?t3lmo Escreveu:38.650€ + despesas de documentaçãoCAA Escreveu:Preço base...
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
CAA

Extras:
Pack com Cruise control adaptativo e travagem de emergencia;
Pintura - Branco;
Airbags laterais traseiros;
Alarme;
Vidros traseiros escurecidos;
Espelhos eléctricos;
Extensão do Car-net;
e acho que é tudo.
Pack com Cruise control adaptativo e travagem de emergencia;
Pintura - Branco;
Airbags laterais traseiros;
Alarme;
Vidros traseiros escurecidos;
Espelhos eléctricos;
Extensão do Car-net;
e acho que é tudo.
-
O_volt
- Membro Platinium

Traz mennekes?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
CAA

Sim, cabo menekes e cabo para a tomada "schuko", já estão incluidos de série.
-
O_volt
- Membro Platinium

E qt consegues cargar no máximo em AC?CAA Escreveu:Sim, cabo menekes e cabo para a tomada "schuko", já estão incluidos de série.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
sergiomms
- Membro Gold

A imprensa diz que tem um carregador de 7.2kW (teoria +- 31Amp), deve ser como o leaf....
sergiomms